Glicast: Miss Flórida 2024 conta como sobreviveu à parada cardíaca

Tempo de leitura: 1 minuto
Parada cardíaca: Glicast #51
Índice do conteúdo
Índice do conteúdo
Avalie esse post

A cada ano, mais de 230 mil brasileiros morrem por doenças cardiovasculares¹, um número alarmante que representa cerca de 30% das mortes no país², segundo o Ministério da Saúde. Em casos de parada cardíaca, cada segundo conta, e a rapidez no atendimento pode ser a diferença entre a vida e a morte.

No episódio 51 do Glicast, o apresentador Ricardo Moraes conversa com Janaína Bonassi, influenciadora e Miss Flórida 2024, que sobreviveu a uma parada cardíaca e se recuperou sem sequelas. Participam também o marido dela, Ricardo Bonassi, que assistiu e ajudou a trazê-la de volta à vida, e o cardiologista Rogério Peron. Juntos, eles falam sobre como tudo aconteceu, destacam a importância da massagem cardíaca (RCP) e mostram que qualquer pessoa pode ajudar a salvar uma vida.

Dê o play e aprenda mais sobre como agir em uma emergência. Esse conhecimento pode fazer toda a diferença!

Referências bibliográficas

1. GUEDES, Mylena. “No Brasil, mais de 230 mil pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2021”. CNN Brasil. Publicado em 29 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/no… Acesso em 15 de agosto de 2025.

2. “Doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde”. Jornal da USP. Publicado em 06 de agosto de 2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/doenc… Acesso em 15 de agosto de 2025.

Quem escreveu este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *