Shampoo Infantil

Shampoo Infantil – o que é importante saber

31/08/2021 Off Por cliquefarma

Shampoo Infantil: desde o momento que os pais descobrem a gravidez as ansiedades começam. A partir daí começa toda uma preparação para a chegada do herdeiro. É necessário arrumar o quarto, cuidar das roupinhas e ver qual os melhores produtos de higiene para o bebê.

Depois que o bebê nasce as preocupações aumentam ainda mais! Essas preocupações são infinitas e só aumentam à medida que o bebê cresce.

Os pais sempre querem o melhor para os filhos e ficam atentos a cada detalhe para cuidar deles da melhor forma possível.

Essas ansiedades são super válidas, afinal aquele bebê é o fruto do amor de um casal e a continuação de uma família. 

Mas com a chegada do bebê e a medida que ele cresce, muitas dúvidas vão surgindo em relação aos cuidados que devem ser tomados com a criança. As principais dúvidas estão relacionadas aos cuidados com a alimentação e os cuidados com a higiene do bebê.

Alguns cuidados são passados de geração em geração. Mas a melhor pessoa para responder a essas dúvidas é o pediatra, o médico que cuida da saúde do bebê.

O pediatra pode dar os melhores e mais exatos conselhos a respeito dos cuidados com a alimentação e com os cuidados com a higiene.

Um produto de higiene que talvez levante muitas dúvidas, é o shampoo infantil. Principalmente os pais de primeira viagem têm dificuldade de saber ao certo qual o melhor momento para começar a usar e como usar esse produto na higiene da criança.

Para te auxiliar nessas questões, nesse artigo vamos abordar mais informações a respeito do shampoo infantil, você vai ver alguns detalhes importantes a respeito do uso deste produto. Mas já informamos de antemão que as informações apresentadas neste artigo não substituem os conselhos de um pediatra.

Por que alguns bebês nascem com cabelo?

A principal razão pela qual alguns bebês nascem peludos é a genética. O DNA de uma pessoa determinará a cor dos olhos, do cabelo e outras características físicas. Também identificará se um bebê vai nascer com cabelo ou não. Essa característica pode ser algo que o bebê herdou de um dos pais.

Outra razão importante pela qual alguns bebês nascem com cabelo é o nível de hormônios a que foram expostos no útero de suas mães. Na verdade, todas as mulheres experimentarão um aumento dos hormônios em seus corpos durante a gravidez, mas algumas terão níveis hormonais mais elevados do que outras e isso faz com que os bebês nasçam com cabelo.

Agora, não se preocupe se o seu bebê nasceu com cabelo e agora começa a perdê-lo. A maioria dos bebês passa por um período de corte de cabelo e isso pode acontecer repentinamente de semanas a meses após o nascimento.

Todos os bebês recebem uma fina camada de cabelo enquanto estão no útero. Esse cabelo serve para proteger a pele do líquido amniótico. A maioria dos bebês perderá essa camada de cabelo antes do nascimento, embora alguns nascerão com ela.

O bebê recebe hormônios de sua mãe enquanto ainda está no útero. Após o nascimento, o suprimento de hormônio é interrompido, de modo que o cabelo extra será removido por si só. Agora, em relação à careca, passar muito tempo deitado de costas é uma razão pela qual os bebês podem ficar carecas e não deve ser um motivo para alarme.

Saiba quando começar a usar Shampoo Infantil

Com certeza você já percebeu que um bebê não cheira mal como os adultos, então eles não precisam tomar banho com tanta frequência. Mas estourar fralda, cuspir e bagunçar com a comida são coisas inevitáveis para o bebê ​​e podem mandar você correndo para a banheira com seu filho.

Durante as primeiras semanas do recém-nascido, água morna é suficiente para limpar seu bebê. Durante a primeira semana ou mais, até que o coto do cordão umbilical caia, opte por banhos de esponja (não mergulhe o bebê na água).

Por volta das 4 a 6 semanas de idade, você pode começar a usar algumas gotas de um shampoo suave para bebês no cabelo ( se houver ) e no corpo. Você só precisa usar um pequeno pedaço do tamanho de uma ervilha.

É importante não exagerar na quantidade de produto usado na pele do bebê, pois o excesso de shampoo pode acabar removendo a proteção natural da pele sensível do bebê.

À medida que seu bebê fica mais velho e com uma cabeça cheia de cabelo, você pode começar a usar um pouco mais de shampoo para limpar o cabelo. A pele do bebê é mais fina e seca muito mais rápido do que a pele do adulto, portanto, escolher um shampoo suave e adequado para o bebê pode ajudar a evitar que a pele fique seca e com coceira.

Como escolher um shampoo infantil

Ao comprar shampoo infantil, é provável que você seja bombardeado com toneladas de embalagens brilhantes e informações como “sem parabenos” e “sem ftalatos”. Outras marcas de shampoo afirmam que são “livres de lágrimas” ou “totalmente naturais”, mas o que isso significa? Como você pode saber o que é seguro para crianças e o que não é? 

Acontece que o shampoo é bastante complexo. Os shampoos são feitos de quatro categorias principais de ingredientes. Surfactantes, que limpam e desengorduram o cabelo, agentes condicionantes para hidratar o cabelo, ingredientes especiais que atendem a problemas específicos como caspa ou couro cabeludo sensível e, em seguida, fragrâncias e aditivos de cor.

Os shampoos para bebês e crianças, principalmente de marcas naturais, evitam versões mais duras dos produtos químicos usados ​​em shampoos para adultos, de acordo com alguns dermatologistas.

Outra categoria de ingredientes que provavelmente será excluída dos produtos para bebês são as fragrâncias e alguns conservantes. Fragrâncias adicionadas podem ser irritantes para a pele e os olhos. Os conservantes são importantes até certo ponto para evitar o crescimento excessivo de bactérias em produtos, mas podem ser limitados em produtos para bebês.

Para escolher um shampoo ideal para o seu filho, procure um produto sem perfume e sem sulfato, principalmente se o bebê tiver tendência a dermatite ou eczema.

Quando começar a lavar o cabelo do recém-nascido com Shampoo Infantil

Você pode lavar o cabelo do seu bebê imediatamente após o nascimento. No hospital, a enfermeira geralmente dá ao seu bebê o primeiro banho para limpar a pele antes de vesti-lo.

Talvez você esteja hesitando em lavar o cabelo do seu bebê depois de voltar do hospital para casa. No entanto, com algumas dicas e truques, não há com o que se preocupar.

O recém-nascido não precisa de banho todos os dias e, na verdade, só é necessário lavar os cabelos duas vezes por semana. Mesmo que seu bebê não tenha muito cabelo, ainda é importante lavar o couro cabeludo com cuidado, para se livrar do excesso de oleosidade.

Se achar que o cabelo do seu bebê pode precisar de uma pequena limpeza entre esses intervalos, você pode simplesmente usar uma toalha e água. Molhe o pano e torça-o, em seguida, limpe suavemente o cabelo do seu bebê. Isso deve funcionar bem até a próxima sessão de lavagem.

É importante ressaltar que nas primeiras semanas após o nascimento, não há necessidade de lavar o cabelo do recém-nascido com shampoo. Somente a água morna deve ser o suficiente para realizar a limpeza necessária.

Como lavar o cabelo do bebê com Shampoo Infantil

Muitas mães, principalmente as de primeira viagem, ficam com medo de lavar o cabelo do bebê. Mas não existe mistério para fazer isso. É claro que você pode pedir a uma pessoa mais experiente para te ensinar como fazer isso. Mas para te ajudar, veja algumas dicas e um passo a passo de como lavar o cabelo do bebê.

Para lavar o cabelo do bebê de forma fácil, é importante separar alguns itens e deixá-los perto de você, principalmente se você não tiver quem te ajude a pegá-los. Você vai precisar de:

  • Uma banheira, bacia ou pia.
  • Uma toalha.
  • Uma toalha de rosto.
  • Um shampoo hidratante e seguro para bebês.
  • Opcional: um hidratante ou óleo.

A seguir, veja o passo a passo para lavar o cabelo do seu bebê.

Passo 1 – Encha a banheira

Encha a banheira com cerca de 5 a 10 cm de água morna. Se você tiver um termômetro, verifique se a água está a cerca de 37 graus.

Não tem um termômetro à mão? Use a parte interna do pulso ou cotovelo para testar a água. A água deve estar morna, mas não quente.

Passo 2 – Dê banho no bebê normalmente

Dê banho em seu bebê como faria normalmente. Muitos pediatras recomendam deixar o cabelo por último, para que o bebê não fique com o cabelo molhado por muito tempo, além do necessário.

Na hora de lavar o cabelo do bebê, primeiro umedeça-o um pouco com a mão, um copo ou um pano, evitando que a água escorra pelo rosto. Pegue uma pequena quantidade de shampoo infantil e passe suavemente no cabelo. Você nunca deve esfregar vigorosamente.

Use sua mão, xícara ou pano para enxaguar o shampoo com cuidado, mas completamente. Uma maneira excelente de fazer isso é alternar entre água e varrer da frente para trás com a mão.

Se você está preocupado com a possibilidade de a espuma entrar nos olhos do seu bebê, use a toalha. Molhe e limpe suavemente o cabelo do seu bebê.

Passo 3 – Tire o bebê da banheira e seque-o

Quando terminar, tire o bebê da banheira e seque com uma toalha macia imediatamente. Esfregue suavemente o cabelo com a toalha. Vista-os adequadamente e aconchegue-se por algum tempo de relaxamento.

Quando você está feliz, seu bebê fica feliz. Se você estiver se sentindo nervoso, é provável que seu bebê sinta suas vibrações – então, tente manter a calma.

A prática leva à perfeição. Mais cedo ou mais tarde, você será um gênio no processo, e é provável que seu filho até comece a gostar da sensação de ter o cabelo lavado.

É necessário secar o cabelo do bebê? Veja como fazer!

A secagem do cabelo do seu bebê após o banho é baseada nas preferências pessoais. Alguns pais gostam de deixá-lo secar naturalmente, enquanto outros preferem o contrário. Se estiver frio, você pode optar por fazer isso imediatamente.

Os bebês podem perder muito calor corporal através da cabeça. No entanto, eles também podem superaquecer se a cabeça ficar coberta por muito tempo. Investir em uma toalha com capuz é uma excelente maneira de levar o seu filho do banho ao seu vestiário sem que ele pegue vento na área da cabeça.

Como secar o cabelo do bebê

Se você quer fazer mais do que deixar o cabelo do seu bebê secar naturalmente, existem alguns métodos que podem te ajudar a fazer isso.

Toalha seca

Depois do banho, use uma toalha macia para acariciar suavemente o cabelo do bebê e a toalha irá absorver a água restante.

Escova macia

Se o seu bebê tem cabelo fino, apenas escova-lo algumas vezes depois de acariciá-lo com uma toalha pode remover o excesso de umidade. No entanto, se seu bebê tiver mais cabelo, esse método pode ser tedioso e não ter muito sucesso.

Secador

Alguns pais querem usar um secador de cabelo após o banho, mas se usar, tome muito cuidado. Os secadores de cabelo podem ficar muito quentes. Os bebês têm pele sensível, que pode queimar com muita facilidade.

Mas se mesmo assim você quiser usar um secador de cabelo para secar o cabelo do seu filho, veja como fazer isso da forma mais segura possível:

  • Defina a temperatura – É fundamental que você use um secador com uma configuração “fria”.
  • Mantenha uma distância segura – Mantenha o secador a pelo menos 30 centímetros de distância da cabeça do bebê. Provavelmente, o cabelo do seu bebê é fino, então não precisa de mais de um minuto para secar de qualquer maneira.
  • Teste a temperatura na parte interna do braço primeiro – Tente verificá-lo à mesma distância que faria com o seu filho.
  • Use uma escova – Você pode usar uma escova, pente ou os dedos para acariciar suavemente o cabelo enquanto seca. Isso irá acelerar o processo e evitar emaranhados.
  • Nunca direcione o ar diretamente para o rosto do seu bebê – Isso pode assustar seu bebê e fazê-lo temer a hora do banho no futuro.

Cuidados especiais com cabelos cacheados e crespos dos bebês

Cabelos crespos ou cacheados tem a tendência de serem mais grossos e secos, é recomendado que os pais tratem o cabelo com um regime semanal de óleos para evitar quebras e mantê-lo saudável

Óleos naturais como abacate, jojoba e óleo de amêndoa podem ser aplicados após o banho, esfregando-os no cabelo e no couro cabeludo e, em seguida, usar uma escova macia ou um pente de dentes largos para aplicar no cabelo.

Os cuidados com os cabelos não se limitam apenas à hora do banho. Os pais devem usar escovas macias para evitar que o cabelo se emaranhe à medida que cresce, para evitar a formação de nós.

Mas, à medida que o cabelo fica mais comprido, os emaranhados são inevitáveis, mas é necessário cuidar com bastante cuidado, para que esse emaranhado não acabe causando dor na criança ou no bebê na hora de pentear o cabelo.

Com cabelos mais compridos, se você começar a escovar pela parte de baixo e subir, tende a funcionar um pouco melhor. Mas para os bebês, não há realmente uma maneira mais fácil de fazer isso.

Os cabelos cacheados e crespos devem ser escovados com mais frequência e com mais cuidado. Porém, os pais não devem fazer isso quando o cabelo estiver seco. Um hidratante natural pode ser usado para evitar dor ao pentear e o emaranhamento extra.

Cuidados ao lavar o cabelo das crianças

As crianças geralmente não gostam de lavar os cabelos porque água e o shampoo podem entrar em contato com os olhos. Seus cabelos também são mais finos do que os de adultos e mais propensos a quebras ou emaranhados, o que significa que escovar e pentear podem ser uma experiência estressante para você e seu filho.

No entanto, cuidar do cabelo do seu filho não precisa ser traumático. Veja como manter os cuidados com os cabelos do seu filho sem lágrimas.

Lavar

Se seu filho for pequeno, você pode lavar o cabelo três vezes por semana ou conforme necessário. Depois que seu filho começar a escola, pode precisar se lavar com mais regularidade, especialmente depois de nadar.

Se o cabelo do seu filho tiver tendência a formar nós, escove-o ou penteie-o antes de lavar para evitar que os emaranhados piorem quando o cabelo estiver molhado.

Escolha um shampoo infantil suave que foi especialmente formulado para o cabelo e a pele das crianças. Molhe bem o cabelo do seu filho e massageie uma pequena quantidade de shampoo no couro cabeludo antes de enxaguar com água morna.

Se você está receoso em cair shampoo nos olhos da criança ou eles têm dificuldade em mantê-los fechados, tente pedir-lhes para segurar uma flanela limpa sobre os olhos ou procurar um shampoo que não irrite os olhos.

Shampoo Infantil

Pentear

Antes de pentear, esprema suavemente o excesso de umidade do cabelo do seu filho, usando uma toalha. Penteie o cabelo ainda úmido com um pente de dentes largos ou uma escova desembaraçante. Distrair seu filho com um filme ou livro enquanto você penteia o cabelo pode ser uma boa ideia.

Comece penteando a ponta do cabelo e vá subindo até o couro cabeludo, penteie primeiro a área ao redor da nuca, pois essa área tende a ficar mais emaranhada.

Antes de pentear, aplique um creme desembaraçante infantil ou um creme para pentear formulado especialmente para crianças. Isso pode ajudar bastante no processo.

Secar

O ideal é deixar o cabelo do seu filho secar naturalmente, pois o calor do secador pode danificar o cabelo e o couro cabeludo. Se você secar, use uma configuração de temperatura baixa e segure o secador de cabelo a 15 cm de distância da cabeça.

Como fazer o cabelo da criança crescer mais rápido

Assim que os bebês terminam o período inicial de queda de cabelo, um novo tipo de cabelo deve começar a crescer. Eles formarão uma camada de cabelo de cor clara conhecida como cabelo velo e crescerão durante toda a infância.

O cabelo do bebê pode aparecer durante os seis meses, mas depende. Pode ser diferente no caso do seu filho, por isso pode aparecer já no terceiro mês ou pode ser no 18º mês.

Após os 6 meses do nascimento do bebê, existem algumas coisas que você pode fazer para promover o crescimento saudável dos fios de cabelo do seu filho.

Vitamina E

Estudos demonstraram que, além de ser ótima para a pele, a vitamina E ajuda no bom crescimento do cabelo e é usada em vários produtos para o cuidado do cabelo.

Além disso, após os 6 meses você pode introduzir na dieta do seu filho, alguns alimentos ricos em vitamina E. Para saber mais sobre esses alimentos, consulte um pediatra.

Use uma toalha macia

Esfregar o cabelo do seu bebê com uma toalha áspera pode danificar os folículos capilares e causar desbaste e queda de cabelo. Em vez disso, use uma toalha macia e esfregue levemente o cabelo molhado do seu bebê, para evitar danos à pele e ao cabelo do seu filho.

Amêndoas

As amêndoas são uma grande fonte de proteínas e aminoácidos essenciais. Experimente dar ao seu filho 2 a 3 amêndoas por dia para aumentar o crescimento do cabelo. Você também pode usar óleo de amêndoa para massagear a cabeça do bebê.

Ferro

O ferro é outro nutriente importante que ajuda a melhorar o crescimento do cabelo, pois evita a quebra dos fios, resultando em cabelos mais grossos e longos. Inclua ingredientes ricos em ferro na dieta do seu filho, como vegetais de folhas verdes, feijão, abóbora e muito mais.

Higiene

Apenas passar um pente suavemente no couro cabeludo do seu filho também pode ajudar a melhorar o crescimento do cabelo. Também pode melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo.

Você também pode cortar o cabelo para mantê-lo bonito. No entanto, cortar ou raspar o cabelo não promete maior crescimento. Cortar o cabelo só pode ajudar a torná-lo mais arrumado e dar-lhe uma aparência espessa e exuberante.

Passe óleo no cabelo

Lubrificar e massagear ajuda na circulação sanguínea e fornece a umidade necessária para o crescimento saudável do cabelo. Você pode usar óleo de coco puro e orgânico para obter ótimos resultados, ou qualquer outro óleo natural de sua preferência.

Condicionador

Você pode usar um condicionador, caso o cabelo do seu filho seja muito crespo e espesso. Um condicionador adequado para crianças pode não apenas ajudar no manuseio fácil do cabelo, mas também fornecer nutrientes essenciais para o couro cabeludo. Também ajuda na remoção de caspas.

É uma boa ideia experimentar alguns condicionadores naturais como ovo, hibisco e iogurte. Eles não contêm produtos químicos prejudiciais que podem prejudicar o bebê e fazer maravilhas no amaciamento do cabelo.

Babosa

Todo mundo sabe que a babosa faz maravilhas na pele, mas também pode ajudar muito no crescimento do cabelo. Você pode aplicar o suco de Aloe Vera diretamente no couro cabeludo do seu filho ou mistura-lo com shampoo ou condicionador para obter melhores resultados.

Experimente produtos diferentes

O cabelo vem em diferentes tipos e texturas. Embora um shampoo infantil e um condicionador sejam adequados para cabelos cacheados, podem não ser adequados para cabelos lisos.

Além disso, os produtos destinados exclusivamente a bebês são isentos de produtos químicos e seguros para uso. Experimente produtos diferentes, até encontrar um que se adapte perfeitamente ao cabelo do seu filho, em vez de ficar apenas com um produto. 

Experimente obter sachês de shampoo e condicionadores diferentes e tente usar um diferente a cada semana. Eventualmente, você saberá qual se adapta melhor ao seu filho.

Fique longe de penteados apertados

Está tentando enfeitar o cabelo do seu filho com um penteado? Apenas evite puxá-lo para trás com força e use faixas de cabelo macias ou grampos que não puxem os fios para fora ou os quebrem.

Cuide da dermatite seborreica

Se aparecerem manchas vermelhas e escamosas no couro cabeludo do bebê, alivie essa condição comum da pele – também chamada de dermatite seborréica – com óleo mineral e lavagem regular. Isso pode ajudar a limpar as escamas e pode acelerar o crescimento do cabelo.

Concentre-se em alimentos saudáveis

Isso é essencial para o crescimento e desenvolvimento geral do seu bebê, portanto, nesse sentido, refeições e lanches saudáveis ​​irão fortalecer e apoiar esses cabelos alongados. 

Leite materno ou fórmula é tudo o que seu filho precisa antes dos 6 meses. Assim que ele começar a comer sólidos, introduza uma ampla variedade de alimentos saudáveis ​​e concentre-se nos nutrientes que são especialmente importantes para os bebês. Pense em proteínas, cálcio, grãos inteiros e carboidratos complexos, gorduras saudáveis, ferro, ômega 3 e vitaminas A, B, C e E.

Perguntas

Depois de ler esse artigo completo, com certeza você sabe muito mais sobre os cuidados necessários com o cabelo dos pequenos e sobre o uso correto do shampoo infantil. Para que não reste dúvidas, separamos algumas perguntas com suas respectivas respostas, com o objetivo de te manter ainda mais informado sobre esse universo.

Pode lavar o cabelo do recém-nascido com shampoo?

Bebês recém-nascidos não precisam de shampoos para lavar o cabelo, mesmo que seja um shampoo infantil. Só introduza shampoos na rotina de higiene do seu filho, depois que seu bebê tiver cerca de 2 meses de idade.

Quando a criança pode usar shampoo de adulto?

Nenhum produto de higiene pessoal de adulto deve ser usado na rotina de cuidados com as crianças. Os médicos e especialistas recomendam que até os 12 anos de idade, as crianças usem produtos específicos para a sua faixa etária.

Sendo assim, crianças só podem usar shampoo de adulto, após os 12 anos de idade. Antes disso, as crianças devem usar shampoo infantil, pois esses produtos são feitos especificamente para lidar com o couro cabeludo e a pele sensível de bebês e crianças.

Qual o shampoo para recém-nascido?

Mesmo o shampoo infantil não deve ser usado em recém-nascidos. Durante as primeiras semanas de vida, os médicos pediatras recomendam que os cabelos dos recém-nascidos sejam lavados apenas com água morna.

Por que cabelo cacheado do meu bebê resseca tanto?

O cabelo do bebê pode ressecar por vários motivos. Um deles é a frequência com que lava o cabelo e a quantidade de shampoo usado. Todos nós possuímos óleos naturais que ajudam a manter a hidratação natural da pele e do cabelo.

Se você lavar o cabelo do seu filho com muita frequência, isso pode remover os óleos naturais, causando ressecamento. Além disso, usar o shampoo em uma quantidade muito grande na lavagem, também pode remover os óleos naturais que ajudam a manter o cabelo hidratado.

E se meu bebê for careca?

Hormônios ou condições hereditárias podem fazer com que seu bebê fique careca. No entanto, o couro cabeludo ainda precisa de cuidados. Lave uma vez por semana com menos água, pois não há cabelo para reter a água. Certifique-se de que seus olhos estão protegidos o tempo todo.

Dar banho a um bebê recém-nascido torna-se uma atividade que se torna desafiadora com o tempo. Ao lavar o cabelo de um recém-nascido pela primeira vez, é necessário observar que os shampoos não devem ser usados ​​até 6 a 8 semanas após o parto do bebê. Um couro cabeludo limpo e um cabelo saudável não são difíceis de conseguir e você também aprenderá a se ajustar às tendências do seu bebê.

Shampoo Infantil

Onde encontrar shampoo infantil com o melhor preço?

Existem vários tipos de shampoos infantis, de diferentes marcas. Tantas opções também variam muito de preços. Os produtos infantis geralmente possuem um preço mais elevado, visto que a necessidade de um cuidado maior na produção desses produtos.

Se você quer encontrar os melhores produtos de higiene infantil com os melhores preços, experimente usar a ferramenta comparativa de preços da cliquefarma. Com essa ferramenta você encontra tudo o que precisa de forma prática, segura e com preços que cabem no seu bolso!

Gostou do nosso artigo? Então curta, comente e compartilhe com outros!