Skip to main content

Para que serve Suavicid?

Você conhece Suavicid? É uma pomada, disponibilizada pelo laboratório Legrand Pharma, que contém na sua composição hidroquinona, tretinoína e fluocinolona de acetonida, substâncias que ajudam a clarear manchas escuras da pele, especialmente no caso de melasma provocado pela exposição excessiva ao sol.

Uso Dermatológico

Uso Adulto

Creme para uso tópico, contendo 40 mg de hidroquinona, 0,5 mg de tretinoína e 0,1 mg de fluocinolona acetonida por grama de produto. Ela pode ser encontrada em bisnagas contendo 6g, 10g, 15g, 20g, 30g, 60g. E pode ser comprada nas farmácias convencionais com apresentação de receita de um dermatologista. 

Suavicid possui devido registro na ANVISA, na classe terapêutica de medicamentos desmelanizantes.

Esta pomada está indicada para clarear manchas escuras de melasma no rosto, especialmente na região da testa e das bochechas.

Composição de Suavicid

Cada g do produto contém:

hidroquinona…………………………………………………………………………… 40 mg

tretinoína………………………………………………………………………………. 0,5 mg

fluocinolona acetonida………………………………………………………………. 0,1 mg

excipiente……………………………………………………………………………. q.s.p. 1g

Excipiente constituído de álcool cetoestearílico, laurilsulfato de sódio, miristilsulfato de sódio, propilparabeno, metilparabeno, metabissulfito de sódio, álcool cetílico, glicerol, ácido cítrico, butilidroxitolueno, álcool etílico, água purificada.  

Como Suavicid funciona? Qual seu mecanismo de ação?

Suavicid age clareando as manchas escuras do melasma. A melhora ocorre gradativamente com o decorrer do tratamento, e os primeiros resultados aparecem geralmente após 4 semanas de tratamento. 

Existe algum risco ou contraindicação de Suavicid?

Não use o produto se você for alérgico ao medicamento ou aos seus componentes.

Este medicamento é contra-indicado para menores de 18 anos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sob suspeita de gravidez ou lactantes sem orientação médica. 

Quais as precauções e advertências a que devo me atentar?

Evite a exposição excessiva à luz solar natural ou artificial, pois as manchas podem ficar ainda mais escuras. Utilize filtro de proteção solar com fator 30 (no mínimo) e roupas protetoras, incluindo chapéu ao sair de casa.

Se você tiver queimadura de sol, interrompa o uso de Suavicid até que a pele volte ao normal.  

Não use o produto em excesso e não aplique com frequência maior que o recomendado pelo médico. Ele poderá irritar a pele, e não dará resultados melhores ou mais rápidos. 

Interações medicamentosas de Suavicid

É importante não cobrir a área após a aplicação de Suavicid creme. Evite produtos que possam ressecar ou irritar a pele tais como: sabonetes e cosméticos contendo álcool, fragrâncias ou certos shampoos e produtos para permanente dos cabelos. 

Uso de Suavicid na gravidez e amamentação

Não existe nenhuma recomendação para grávidas. 

Nós sempre deixamos claro aqui que você não deve usar medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde. 

Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Como armazenar, verificar a data de fabricação, o prazo de validade e o aspecto físico de Suavicid?

Manter à temperatura ambiente (15°C a 30°C). Proteger da luz e manter em lugar seco. 

Suavicid é um creme homogêneo, na cor amarelo-esverdeado, isento de grumos e impurezas. 

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o na sua embalagem original.  

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças. 

Qual a posologia, dosagem e as instruções de uso de Suavicid?

Lave o rosto com um higienizador suave (não use esponja). Enxágue e enxugue a pele.

Aplique Suavicid à noite, no mínimo 30 minutos antes de deitar.

Coloque uma pequena quantidade (aproximadamente o tamanho de uma ervilha) de Suavicid na ponta dos dedos. Aplique uma camada fina para cobrir as manchas e mais 0,5 centímetro de pele normal ao redor da mancha. Após algum tempo de tratamento, você poderá notar que vai precisar aplicar uma quantidade um pouco menor de medicação.

Espalhe o creme suavemente e de maneira uniforme. O creme deve “desaparecer” na pele quase imediatamente. Se isso não acontecer, significa que você aplicou produto em excesso.

Não aplique nos cantos do nariz, boca, olhos ou na pele machucada. Espalhe o produto sempre evitando estas áreas.

Para ajudar a evitar o ressecamento, pode ser utilizado hidratante pela manhã, após lavar o rosto. Cosméticos podem ser usados durante o dia, desde que não sejam comedogênicos ou irritantes.

Após o término do tratamento com Suavicid, continue a proteger a sua pele do sol. Se o melasma reaparecer, o tratamento poderá ser reiniciado, até que ocorra novamente o clareamento das manchas. O produto se mostrou seguro para uso intermitente (não-contínuo) durante até 6 meses. 

Se a pele tornar-se muito irritada, pare de usar o produto e consulte o médico. 

Em caso de ingestão acidental, recomenda-se consultar o médico.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.  

Suavicid possui efeitos colaterais?

As seguintes reações adversas são relatadas com o uso do Suavicid creme: vermelhidão leve a moderada, descamação, ardência grave ou inchaço da pele, ressecamento ou prurido (coceira), irritação grave ou continuada da pele, bolhas, formação de crostas, irritação dos olhos, nariz e boca, manchas escuras na pele (hiperpigmentação), sensação de picada, aumento da sensibilidade da pele, erupções, acne, vermelhidão da pele, vesículas, linhas vermelhas finas ou vasos sanguíneos visíveis através da pele (telangiectasia).

Alguns pacientes alérgicos aos sulfitos podem apresentar reações alérgicas graves ao Suavicid, com reações que incluem problemas respiratórios ou ataques graves de asma.

As seguintes reações adversas locais foram relatadas de forma infrequente com outros corticosteroides tópicos, e podem ocorrer com maior freqüência com o uso de curativos oclusivos, especialmente com corticosteroides de maior potência. 

Em ordem aproximada de ocorrência decrescente: hipopigmentação (diminuição da produção de pigmentos da pele), dermatite perioral (erupções ao redor da boca), dermatite alérgica de contato (alergia), infecção secundária, estrias e miliária (erupção cutânea relacionada com as glândulas de suor).  

Informe ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.  

Leia também:
Principais pomadas cicatrizantes
Dermatite seborreica no rosto: o que é e como tratar?

O que fazer em caso de superdosagem de Suavicid?

O uso excessivo não trará resultados terapêuticos melhores ou mais rápidos, podendo ocorrer irritação da pele. 

Em caso de ingestão acidental ou uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e se possível leve a embalagem ou bula do medicamento. 

Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.  

A hidroquinona como aliada no combate ao melasma

Para controlar essas manchas estimuladas tanto pelo sol, como pelas alterações hormonais, chamadas de melasma, o tratamento é realizado na base de várias substâncias clareadoras, principalmente a hidroquinona, em conjunto com o ácido retinoico (tretinoína). 

Além da hidroquinona, há outros tipos de tratamentos, como laser, microagulhamento e bons dermocosméticos que tratam da mancha deixando-a quase imperceptível. Mas é sempre bom lembrar que o uso do protetor solar é bastante eficaz para evitar que a mancha fique cada vez mais evidente, não se esqueça de aplicá-lo diariamente mesmo em estações mais frias, como o Outono-Inverno.

Importância do ácido retinoico ou tretinoína e da fluocinolona acetonida

O ácido retinoico é uma substância derivada da vitamina A e um dos compostos mais estudados para tratamento tópico do envelhecimento da pele.

É indicado, principalmente, no tratamento dos sinais do fotoenvelhecimento, que incluem: rugas finas, hiperpigmentação, manchas, sardas, aspereza, e irregularidades na textura pele. 

O que normalmente ocorre é que a radiação ultravioleta do sol estimula a produção de substâncias que danificam o colágeno da pele, causando o aparecimento de todos esses sinais, e o ácido retinoico (tretinoína) ajuda a repará-lo, além de estimular a produção de colágeno novo.

O ácido retinoico é muito usado no tratamento da acne, complementando os demais tratamentos. Apesar de não curar completamente o excesso de oleosidade da pele, ameniza o problema e costuma ter uma ação bastante duradoura após o tratamento. Nas pessoas com acne, os poros da pele entopem com maior facilidade o que leva à formação dos cravos (comedões) e espinhas. 

Isso por que ocorre queratinização anormal dos poros, ou seja, um excesso de queratina em suas paredes internas, fechando-os. A tretinoína normaliza a queratinização dentro dos poros e impede esse entupimento, evitando o aparecimento de novas lesões de acne.

Melhora a textura da pele, o que ajuda também no tratamento das cicatrizes de acne.

Já o fluocinolona acetonida é um corticosteroide primariamente usado em dermatologia para reduzir inflamação da pele e aliviar coceiras. É um derivado sintético da hidrocortisona. Ele tem a função de ser um anti-inflamatório tópico.

Onde comprar?

No buscador e comparador de preços Cliquefarma, você encontra a pomada Suavicid nas farmácias e drogarias mais próximas da sua região, também consegue comprar com maior facilidade já sabendo os preços e condições de entrega que mais lhe atraem. Confira agora mesmo!

Você já fez uso de Suavicid? Como foi sua experiência com o medicamento? Conte para nós nos comentários abaixo, teremos prazer em interagir com você!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

3 Comments

Leave a Reply

<