Tornozeleira

Tornozeleira – cuide dos seus tornozelos

07/04/2021 0 Por cliquefarma

O que é

A tornozeleira é um equipamento que ajuda no tratamento e alívio de dores musculares no tornozelo e,muitas vezes, seu uso é recomendado por um médico ortopedista. Muitos fatores podem ser determinantes para o uso de uma tornozeleira, seja uma lesão, doença hereditária, sobrepeso, problemas de postura. 

Muitos atletas e esportistas recorrem ao uso da tornozeleira para evitar fraturas e deslocamentos e para imobilizar o tornozelo quando este precisa de repouso e de uma rápida recuperação. 

A tornozeleira tem a função de proteger a articulação do tornozelo, evitar fraturas e deslocamentos, além de servir como uma compressão e manter o tornozelo quente, ajudando no alívio da dor. 

Mesmo que esse acessório seja vendido para qualquer pessoa e sem prescrição médica, seu uso correto deve ser acompanhado por um especialista para que não seja usado indevidamente e cause prejuízos. 

Pra que serve

A tornozeleira serve para ajudar a aliviar as dores musculares e tratar algumas lesões do tornozelo que dificultem ou impeçam a pessoa de andar, praticar exercícios ou executar algumas atividades básicas do dia a dia. Ela ajuda na recuperação e reabilitação desse membro para que a pessoa volte a sua rotina normal.  

É muito comum que, após um esforço ou prática de algum exercício físico que cause impacto no tornozelo, surjam algumas dores e incômodos nessa região que acabam por dificultar as tarefas do dia a dia, por isso, os ortopedistas recomendam o uso da tornozeleira.

Esse equipamento ajuda a proteger as articulações e ligamentos do tornozelo, evitando que ocorram lesões e por manter uma compressão e aquecer a região, possibilitando o alívio da dor e uma rápida recuperação.  

Nesse sentido, a tornozeleira serve para:

  • evitar lesões e entorses
  • ajudar no tratamento e na recuperação
  • aliviar as dores 
  • estabilizar e mobilizar o tornozelo 
  • melhorar o desempenho do atleta 

É bom lembrar que, mesmo que ela sirva para várias situações, seu uso deve ser recomendado e acompanhado por um médico ortopedista, pois ele saberá qual o melhor momento de colocar e quando tempo usar, pois, quando usada de maneira equivocada, pode acabar prejudicando o seu pé. 

Benefícios da tornozeleira

A tornozeleira ajuda a estabilizar a articulação do tornozelo e confere maior segurança na nora de andar, pois, quando bem posicionada, ela impede que o tornozelo se desloque. Também ajuda a evitar lesões por promover a movimentação correta. Além de ajudar  na recuperação e reabilitação do tornozelo por permitir que ele repouse adequadamente e não fique sobrecarregado.

Em outras palavras, a tornozeleira promove os seguintes benefícios:

  • Promover estabilidade
  • Evitar lesões e deslocamentos
  • Favorecer a recuperação
  • Proteger a articulação do tornozelo;
  • Manter uma compressão ou o tornozelo aquecido, aliviando as dores causadas por baixas temperaturas;
  • Evitar deslocamentos e lesões;
  • Melhorar a coordenação muscular;
  • Imobilizar o tornozelo
  • Dar estabilidade para os tornozelos quando estão fracos ou machucados;
  • Prevenir torções no pé;
  • Quando tem algum tipo de problema que cause o comprometimento da articulação;
  • Recuperar lesões como contusões e entorses;
  • Imobilizar o tornozelo após uma cirurgia para evitar complicações no pós-operatório e acelerar o processo de cicatrização;
  • Manter uma compressão na região;
  • Melhorar a coordenação da musculatura.

Lembrando que é muito importante fazer o uso correto desse equipamento e de acordo com a recomendação médica para que só seja benéfico para a saúde e não agrave seu problema e intensifique a dor. 

Qual a melhor tornozeleira

Para saber qual é a melhor tornozeleira, antes de tudo você deverá consultar seu médico para ele avaliar o seu caso e te recomendar o melhor modelo, sendo que isso será indicado de acordo com o problema que você quer resolver, se é um caso mais sério ou não.  

Desse modo, se for para ajudar no tratamento de alguma lesão será um tipo, se for para auxiliar na prática de esportes e para evitar novas fraturas e deslocamentos, será outro. Por isso é importante a orientação médica, para não acabar comprando e usando de maneira errada e, no final, acabar prejudicando a sua saúde.  

Depois de saber qual o melhor tipo para você, está na hora de saber qual você deve comprar, para isso, existem diversos tamanhos e materiais para escolher. O tamanho certo é essencial, pois evita que ela fique muito apertada ou muito frouxa e não consiga cumprir sua finalidade, por isso, os modelos ajustáveis são a melhor opção.

O material de fabricação da tornozeleira vai contribuir para a sua durabilidade e conforto que proporciona. Outro fator determinante é o custo-benefício desse equipamento, isso porque é possível comprar uma boa e durável por um preço acessível, sendo essa uma questão de apenas comparação e pesquisa entre marcas e modelos.  

Tornozeleira Ortopédica

 A tornozeleira ortopédica é um equipamento usado para proteger a articulação do tornozelo e para manter uma compressão, evitar deslocamentos e lesões, melhorar a coordenação muscular e, em casos mais graves, imobilizar o tornozelo machucado. 

Ela também permite que essa região fique aquecida, aliviando as dores. Esse equipamento é recomendado pelos médicos para a recuperação de lesões, torções e entorses. Também para ajudar no pós-operatório, facilitando a recuperação e cicatrização. 

A tornozeleira ortopédica é um dos modelos desse acessório e é indicada para pessoas que estão em processo de reabilitação de alguma lesão ou cirurgia e precisam fazer tratamento com fisioterapia regularmente, pois ela é feita com um material mais reforçado, oferecendo mais proteção e segurança para o paciente.

Elas oferecem suporte e estabilidade para o tornozelo, e, em qualquer caso, seu médico irá orientar qual será a melhor para seu problema e para tratá-lo da melhor forma e mais eficiente maneira. 

Tornozeleira

Tornozeleira com Peso

A maioria das pessoas buscam recursos que as ajudem a atingir um resultado mais rápido na academia, dessa forma, a tornozeleira ou conhecida também como caneleira, de peso facilita e auxilia o trabalho e crescimento da musculatura de membros inferiores como as pernas e glúteos e é indicada para quem quer melhorar os treinos e intensificar o trabalho muscular na parte inferior do corpo e melhorar o desempenho físico.

Ela serve para aumentar a estabilidade e a resistência do em exercícios da academia, oferecendo segurança para executá-los. Ela é encontrada com diversos pesos, que dependerá da sua capacidade e nível de treinamento, sendo muitas vezes usada em exercícios para reabilitação em sessões de fisioterapia.

Tornozeleira Estabilizadora

O estabilizador de tornozelo, ou tornozeleira estabilizadora, promove uma compressão em volta do tornozelo e melhora a sensação de estabilidade da articulação. Por causa do material de que é feito, ajuda a reter o calor, deixando a região lesionada aquecida e contribuindo para o alívio da dor.

Esse equipamento é indicado para tratamento de lesões que exijam limitações nos movimentos do tornozelo, reabilitação de fraturas, tendinites, bursites, prevenção de entorse e contusões leves durante a prática de exercícios e outras atividades físicas. 

Além de ajudar a prevenir algumas doenças que eventualmente possam surgir como artrites reumatóides e possibilita que o paciente volte a praticar as atividades físicas e esportes que costumava fazer. 

Tornozeleira Anti Torção

Torcer o pé é um problema muito recorrente que já aconteceu com a maioria das pessoas. Em alguns casos mais leves, o usos de medicamentos para dor ajuda e logo passa, entretanto, algumas entorses são mais graves e exigem alguns cuidados de médicos ortopedistas,  pois além da dor muito intensa, causa inchaço e uma limitação para andar e para praticar atividades básicas do dia a dia. 

Desse modo, o uso de tornozeleira é indicado para ajudar no tratamento e recuperação dessas entorses, permitindo com que o tornozelo fique em repouso e com pouca movimentação, para que a recuperação seja rápida e eficiente.  Por outro lado, a tornozeleira anti torção também é usada para evitar que ocorram lesões ou novas entorses quando acabou de se recuperar de uma, pois ela estabiliza o tornozelo, dando mais segurança para andar e praticar atividades físicas e esportes. 

Esse tipo de tornozeleira é muito usada por atletas e esportistas nos treinos e nas competições, para que protejam o tornozelo  e permitam que eles tenham um desempenho melhor e sem medo de machucar e de se lesionar novamente. 

Alguns cuidados básicos são necessários para evitar torcer o pé, como por exemplo, fazer alongamentos antes de começar a se exercitar, usar sapatos e tênis confortáveis e estar sempre atento onde pisa quando for caminhar ou correr. 

Tornozeleira esportiva

A prática de esportes, seja ela qual for, requer muito esforço físico e um bom condicionamento porque afeta diretamente os membros, principalmente os pés, tornozelos e joelhos, já que a maioria deles requer saltos, corridas, pulos e agachamentos.

Por isso, é muito comum que quem se exercita diariamente seja acometido por dores no pé e no tornozelo devido ao esforço feito durante os exercícios, por isso, os praticantes de atividades físicas e atletas esportivos buscam pela tornozeleira esportiva para ajudar na recuperação imediata do tornozelo quando esse se encontra lesionado e para voltar a praticar as tarefas diárias e os treinos com melhor segurança e firmeza.

O modelo em neoprene é o mais indicado para o dia a dia, já que permite que o tornozelo fique aquecido, aliviando a dor e, estimulando a circulação sanguínea, pois exerce uma compressão na região. 

Tornozeleira elástica

A tornozeleira elástica serve como uma compressão e estabiliza o tornozelo sem limitar os movimentos, prevenindo lesões e inflamações, além de ajudar no alívio da dor e garantir uma proteção para os atletas durante a prática de atividades físicas e esportes. Esse modelo de tornozeleira, geralmente, é de tamanho único, e serve em pessoas. 

Ela é usada como se fosse uma meia e tem uma abertura na ponta dos pés e no calcanhar, sendo a mais comum e mais utilizada para a atividade física, já que auxilia na prevenção de lesões. 

Tornozeleira infantil

Quando se trata de criança, a proteção delas é fundamental, principalmente quando elas estão aprendendo a andar de bicicleta, de patins, skate ou praticando algum esporte.

Essa preocupação é importante porque o crescimento e desenvolvimento da criança ainda não estão completos e, no caso de quedas, fraturas de membros e lesões graves, podem ser que esses ferimentos e machucados atrapalhem o desenvolvimento delas, deixando alguma sequela ou cicatriz, sem contar que essa lesão pode causar um trauma na criança. Por isso, antes de deixar a criança praticar alguma atividade que tenha esse risco de lesão, é muito importante equipá-la com itens de proteção, como a tornozeleira.

Entretanto, mesmo quando se faz a devida proteção da criança, é bem provável que ela caia e se machuque, dessa forma, se acontecer uma lesão no tornozelo, seja uma torção ou uma fratura mais grave, o médico irá recomendar o uso desse acessório para poder mobilizar o membro e permitir que ele repouse e consiga se recuperar o mais rápido possível. 

Tornozeleira Basquete

Os jogadores de basquete costumam fazer o uso da tornozeleira porque é muito comum ocorrer lesões e torções durante os treinos e os jogos, ainda mais porque eles precisam correr e saltar, causando grandes impactos no tornozelo.

Tornozeleira

Durante o tratamento de alguma lesão, é comum que os médicos recomendem o uso de tornozeleiras para melhor e imediata recuperação e para evitar que eles se lesionem novamente.   

Tornozeleira com tala

As tornozeleiras com tala são indicadas para o tratamento de lesões que precisam que o tornozelo faça o mínimo de movimento possível, pois ela o estabiliza, ajudando na recuperação rápida. Para colocar essa tornozeleira é só posicioná-la de modo que o calcanhar fique no meio e que as abas fiquem uma de cada lado do tornozelo.

Depois feche as abas maiores ajustando a compressão necessária. Depois passe a faixa elástica menor por cima do pé unindo ao fecho aderente ao lado contrário, de modo que fique confortável. Transpasse as duas faixas elásticas maiores pela frente da canela, para que o fecho aderente da faixa maior encontre o fecho aderente da faixa na parte posterior do membro.

Esse tipo de tornozeleira é regulável com velcro e com partes removíveis que facilitam a limpeza e lembrando que para o uso correto desse equipamento é feito pelo médico ortopedista de acordo com suas necessidades. 

Kit tornozeleira e joelheira

Todos sabem a importância de se proteger na hora de  praticar esportes e de evitar  lesões e quedas, e por isso, uma boa alternativa é comprar kits de tornozeleira e joelheira de acordo com o esporte a ser praticado e com o nível de proteção que você precisa.

Os kits, normalmente, são mais acessíveis e oferecem proteção para diversas partes do corpo, como o joelho e o tornozelo, que estão suscetíveis a quebrar e fraturar quando acontece um acidente.

É sempre importante usar equipamentos de proteção quando for praticar algum exercício físico na academia ou esportes, como futebol, corrida, ciclismo, já que o tornozelo e o joelho são as partes que ficam mais expostas e com chance de serem lecionadas.

A tornozeleira oferece suporte, apoio e proteção aos tornozelos, diminuindo assim o risco de machucados e também ajudando a aliviar a dor, e, da mesma forma, funciona a joelheiras, oferecendo proteção aos joelhos quando da prática de atividades que mais os atinge. 

Tornozeleira magnética 

A tornozeleira magnética  é feita com imãs que ajudam a aliviar as dores articulares e a firmar a região afetada, ativando a circulação sanguínea no local e relaxando os músculos e descontraindo os nervos. Facilita o alívio das dores e reduz inchaços, ainda permite eliminar a energia estática. 

Também ajuda a acelerar a cicatrização e regular as funções corporais. Isso porque o magnetismo atua sobre o nosso corpo proporcionando uma melhora no funcionamento dos nervos e relaxando os músculos.

Ela ajuda a aliviar dores no tornozelo, ajuda no tratamento de lesões musculares e na recuperação de lesões articulares, ajuda a prevenir lesões na prática de esportes e treinos na academia, por aumentar a estabilidade nesta região. 

Tornozeleira de vôlei

Da mesma forma que os jogadores utilizam tornozeleiras, os de vôlei também o fazem, devido aos vários casos de torções ao longo dos treinos ou das partidas.  A tornozeleira para vôlei é feita em com material neoprene, ou seja, de boa qualidade e encontrada em diversos tamanhos que atendem as necessidades de várias pessoas. 

Ela tem como principal finalidade prevenir e tratar lesões nos tornozelos por estabilizar os movimentos da musculatura dessa região e, também para absorver e diminuir  impactos na região dos tornozelos.  Desse modo, esse tipo de tornozeleira ajuda a prevenir lesões, promovem um melhor desempenho do atleta e contribui para a recuperação e cicatrização do tornozelo 

Tornozeleira com velcro

Esse tipo é só mais um dos vários outros que existem para esse equipamento. A tornozeleira com velcro oferece compressão em torno do tornozelo que ajuda a melhorar a sensação de estabilidade dessa região, sentindo mais firmeza para andar, correr, pular e outras atividades. 

Seu uso é recomendado para tratar lesões e prevenir entorses, além de ajudar no tratamento fisioterapêutico, permitindo uma rápida recuperação e aliviando as dores. E, por ser ajustável com seu fechamento aderente, possibilita que o paciente consiga posicioná-la da melhor maneira, sem que cause desconforto por estar apertada demais, já que muitas vezes o tornozelo fica inchado. 

Exercícios com tornozeleira

É muito comum que os frequentadores de academia procurem fazer exercícios que sejam acompanhados de algum peso para melhorar o desenvolvimento muscular e o desempenho físico na horas dos treinos, para isso, eles se beneficiam das tornozeleiras ou caneleiras com peso para obter melhores resultados no final. 

Alguns desses exercícios indicados pelo personal trainer são os treinos dos glúteos, a elevação das pernas, isometria com dois apoios, avanço frontal, balanço lateral, agachamento com uma perna, avanço bulgaro, avanço lateral, agachamentos, entre outros. Importante lembrar que esses exercícios devem ser feitos com o acompanhamento de um profissional para que eles sejam executados da maneira correta. 

Tornozeleira imobilizadora

Quando acontece um acidente ou uma queda que acarrete na fratura no tornozelo, que muitas vezes precisa passar por um procedimento cirúrgico para recolocá-lo no lugar, o momento pós-operatório necessita de muito repouso e o menos de movimentação possível dos pés.

Diante dessa necessidade, os médicos ortopedistas solicitam o uso de uma tornozeleira imobilizadora, que, como o próprio nome já diz, irá imobilizar o tornozelo, deixando com que ele fique de repouso e possa se recuperar o mais rápido possível, para que o paciente consiga voltar a fazer suas atividades diárias sem nenhuma limitação. 

Tornozeleira para entorse

A entorse do tornozelo é uma lesão comum caracterizada pelo fato de que os ligamentos do tornozelo se esticam tanto que acabam se rompendo. Em outras palavras, é quando o tornozelo vira de uma forma brusca e o acaba sendo lesionado.

Algumas situações podem aumentar a chance dessa torção, quais sejam: músculos e ligamentos muito desgastados, lesões antigas, pisar em falso, grandes impactos, calçados desconfortáveis, enfim, vários motivos podem levar a uma entorse.

Portanto, para tratar esse problema, os médicos ortopedistas recomendam o uso de tornozeleiras, tanto para evitar com que aconteça como para tratar o que já aconteceu e ajudar na rápida recuperação, cicatrização, quando precisa de intervenção cirúrgica, para aliviar as dores e para ajudar a voltar a fazer ativadas costumeiras com mais segurança e tranquilidade. 

Tornozeleira ajustável

A tornozeleira ajustável possui uma faixa com fechamento com velcro que possibilita o ajuste no corpo da pessoa, impedindo com que ela fique larga ou apertada demais, para que consiga atingir sua finalidade e não te prejudicar. Geralmente ela é de tamanho único e serve vários tamanhos. 

Ela promove uma compressão em volta do tornozelo que estabiliza a articulação e ela pode ser ajustada conforme a necessidade através de faixas de regulagem. Essa tornozeleira é indicada para tratar lesões que precisam de suporte compressivo, além de prevenir novas entorses e deslocamentos. 

Como fazer a higienização da tornozeleira

Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de fazer a limpeza desses equipamentos e não sabem qual o procedimento correto, mas a melhor forma de limpar a sua tornozeleira é lavando-a com as mãos em água e sabão neutro, sem produtos próprios para tirar manchas ou com cloro e deixar secar naturalmente ao ar livre,de forma  escorra toda a água. Não é recomendado fazer lavagem a seco ou em máquinas e nem passar com o ferro, pois isso pode estragar o equipamento. 

Tornozeleira

Perguntas:

Tornozeleira tira dor?

Sim, a tornozeleira pode ajudar a aliviar a dor, reduzir o inchaço e estabilizar os impactos nas articulações e nos músculos, isso porque o material de que são feitas permite que sirvam como uma compressão e também como suporte para o tornozelo, permitindo que fique em repouso e se recupere logo. Ela é  recomendada pelos médicos ortopedistas para ajudar no tratamento de algumas entorses e no pós-operatório. 

Como escolher o melhor tipo pra mim?

Antes de comprar uma tornozeleira, você deve consultar seu médico, pois ele irá avaliar o seu caso e recomendar qual o melhor tipo para você  conseguir tratar o seu problema, até porque, quando usada de maneira errada, ao invés de ajudar, acaba prejudicando a sua saúde e intensificando a sua dor.

Algumas características importantes como o tipo, o material, a resistência, a durabilidade, o tamanho, o ajuste e formas de higienização deverão ser levadas em conta para escolher a melhor tornozeleira. Outro fator importante e determinante na hora da compra é o custo-benefício, que vai variar conforme a marca, material e modelo. 

É importante saber o modelo ideal, porque, geralmente, para cada tipo de problema, é recomendado um tipo de tornozeleira e também para que seu uso seja feito adequadamente e não te prejudique, pois o uso inadequado pode trazer problemas a longo prazo.

Quais os tipos de tornozeleira?

Os principais modelos da tornozeleira são: elástica, ortopédica e esportiva. E cada tipo possui uma finalidade específica para ajudar em alguma situação, da mais leve até a mais grave. A tornozeleira elástica é a mais comum e fácil de usar por se assemelhar a uma meia, sendo de fácil colocação e esse tipo é o mais usado por atletas e esportistas para evitar lesões. 

O modelo ortopédico é indicado para o tratamento de luxações, entorses, demais lesões. A tornozeleira esportiva é usada para a recuperação de lesões e ao mesmo tempo proteger o tornozelo durante a prática de exercícios físicos. Geralmente, elas são ajustáveis, ou seja, tamanho único que se ajusta no tornozelo de cada pessoa. 

Tornozeleira previne doenças?

Sim, ela pode ajudar a evitar doenças que podem aparecer a longo prazo, devido aos impactos causados no tornozelo, principalmente por quem pratica exercícios físicos e esportes constantemente, isso porque, seu uso ajuda a estabilizar o tornozelo evitando que ele faça movimentos fortes que podem fazer com que ele se lesione, entorse ou fratura. Também pode ajudar a evitar possíveis inflamações nos nervos e nos tendões desta região, que causam doenças como a tendinite. 

Como saber se preciso usar tornozeleira?

Antes de qualquer coisa, seu médico ortopedista é a pessoa certa para saber se será preciso ou não o uso de uma tornozeleira, a depender do grau de lesão que você tem, mas, os sintomas que levam ao seu uso são: dores freqüentes no tornozelo que se intensificam ao andar, correr e pular ou por ter acontecido alguma torção que deixou o tornozelo inchado e que só medicamentos para dor não estão sendo suficientes. 

Quando usar e quando não usar?

O médico ortopedista irá prescrever o uso adequado desse equipamento de acordo com suas necessidades. Mas elas devem ser usadas durante a prática de exercícios e esportes que demandam mais esforço do tornozelo, bem como para evitar que novas lesões ocorram, além de serem usadas para a recuperação de entorses e alívio da dor. Seu uso não deve ser de forma que fique muito apertada e prejudique a circulação e também não deve ser usada por longos períodos de tempo. 

Quais os usos da tornozeleira?

A tornozeleira tem como finalidade principal o tratamento fisioterapêutico e seus usos são para algum tratamento de lesões ou entorses causadas no tornozelo ou para evitar que elas aconteçam. 

Também são usadas por atletas para melhorar seu desempenho físico na execução dos treinos e por esportistas durante as partidas para ajudar a fazer os movimentos com mais segurança e estabilidade, sem medo de se machucar. 

Como escolher o tamanho da tornozeleira?

Normalmente, as tornozeleiras são do tipo ajustáveis, isto é, de tamanho único, mas de qualquer forma, existem também as que são do padrão tradicional, ou seja, P, M, G e GG. Dessa forma, é só verificar qual fica melhor em você e adquirir a sua. Lembre-se que é muito importante que ela se posicione corretamente no seu pé, para não ficar nem muito larga e nem muito apertada.

Onde comprar uma tornozeleira

No nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma, você pode encontrar diversos modelos, tamanhos e tipos de tornozeleira para te ajudar com os benefícios desse acessório de segurança. Com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor opção de entrega do seu produto. Acesse agora mesmo e adquira o seu! 

E, aí? Gostou do texto? Já quer adquirir e usar a sua tornozeleira? Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos e de buscar orientação médica para saber as suas necessidades! E, se restar alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco!