- Home
- Vitaminas e Suplementos
- Suplemento Vitamínico
- Vita - Jr Solução 120Ml
- Bula de Vita - Jr Solução 120Ml
para o que é indicado e para que serve?
Para que serve Vita Jr é um suplemento vitamínico que age como auxiliar nas anemias carenciais (carência de elementos essenciais para produção de hemácias); é indicado para períodos de crescimento acelerado, para recém-nascidos, lactentes (crianças que ainda estão amamentando) e crianças em fase de crescimento.Continue lendo...
ofertas de Vita - Jr Solução 120Ml

ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.
Para que serve
Vita Jr é um suplemento vitamínico que age como auxiliar nas anemias carenciais (carência de elementos essenciais para produção de hemácias); é indicado para períodos de crescimento acelerado, para recém-nascidos, lactentes (crianças que ainda estão amamentando) e crianças em fase de crescimento. Vita Jr também é indicado para prevenção do raquitismo (doença em que há deficiência do desenvolvimento da criança) e como auxiliar no sistema imunológico (sistema de defesa do organismo).
Como Vita Jr funciona?
Vita Jr é um polivitamínico utilizado nos estados carenciais originados de doenças agudas ou crônicas (de curta ou longa duração, respectivamente), bem como para assegurar o crescimento e desenvolvimento normal da criança.
Contraindicação
Vita Jr não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade (alergia) aos componentes da fórmula. Também não deve ser utilizado por pacientes que apresentam hipervitaminose A e/ou D (excesso de vitamina A e/ou D) ou hipercalemia (excesso de potássio).
Como usar
Instruções para uso do dosador
- Retirar a tampa do Vita Jr e acoplar o adaptador na boca do frasco;
- Retirar a tampa da seringa dosadora;
- Colocar a seringa dosadora no adaptador;
- Virar o frasco para baixo e aspirar a quantidade de Vita Jr prescrita pelo médico;
- Retirar a seringa dosadora contendo Vita Jr e esvaziá-la lentamente na boca do paciente que deve estar com a cabeça ligeiramente inclinada para trás;
- Tampar o frasco de Vita Jr sem retirar o adaptador;
- Lavar a seringa dosadora com água corrente e em seguida colocar a tampa de proteção. Guardar a seringa dosadora junto com o frasco dentro da embalagem.
Posologia
As doses recomendadas podem ser administradas juntamente com sucos e leite, em uma única tomada por dia ou divididas em duas tomadas por dia, preferencialmente junto às refeições.
Utilizando-se como referência a tabela de “Ingestão Diária Recomendada – IDR” de vitaminas, segue a posologia recomendada
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Vita Jr?
Se você se esquecer de tomar um comprimido, tome tão logo você se lembre. Se estiver quase na hora do comprimido seguinte, pule o comprimido que você perdeu e volte a tomar no seu horário habitual. Nunca tome duas doses ao mesmo tempo.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Precauções
Gerais
Gravidez e lactação
Não foram relatados problemas em humanos de diferentes faixas etárias com a “Ingestão Diária Recomendada – IDR”, conforme descrito no item “Como usar o Vita Jr”.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.
Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.
Uso em crianças e idosos
Não foram relatados problemas em humanos de diferentes faixas etárias com a “Ingestão Diária Recomendada – IDR”, conforme descrito no item “Como usar o Vita Jr".
Interações medicamentosas
Interferências em exames laboratoriais
Podem ocorrer alterações nas concentrações séricas da bilirrubina, pH da urina, ácido úrico, nitrogênio ureico do sangue, cálcio, colesterol, triglicerídeos, eritrócitos e leucócitos.
Ingestão concomitante com outras substâncias
Não há restrições específicas quanto à ingestão com alimentos e bebidas.
Atenção diabéticos: contém açúcar.
Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Reações Adversas
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como
Reações do tipo alérgicas (coceira e vermelhidão na pele), náusea, dor de cabeça e mal-estar geral.
Informe seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Composição
Cada mL da solução contém:
*IDR = Ingestão Diária Recomendada.
Veículo: Edetato dissódico, polissorbato 80, butil-hidroxianisol, butil-hidroxitolueno, benzoato de sódio, macrogol, sacarina sódica, ascorbato de sódio, ciclamato de sódio, etil maltol, sacarose, aroma de laranja, óleo de rícino, metilparabeno, propilparabeno, bicarbonato de sódio, propilenoglicol e água purificada.
Superdosagem
Doses excessivas e por tempo prolongado podem provocar alguns dos sintomas indicados no item “Reações Adversas do Vita Jr”. Nestes casos, deve-se suspender a medicação e procurar um médico para tratamento sintomatológico, se for o caso.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação Medicamentosa
Não se deve administrar esse produto a pessoas que já recebem outras formas de vitamina A pelo risco de doses excessivas.
A vitamina A pode interferir com colestiramina, isotretinoína, orlistat e varfarina.
A nicotinamida pode diminuir a eficácia de hipoglicemiantes orais (ex: glibenclamida) e aumentar o risco de efeitos tóxicos das estatinas (lovastatina, atorvastatina e sinvastatina).
O uso de ácido ascórbico pode reduzir a eficiência dos contraceptivos orais. Pode reduzir a eficácia do tratamento do etilismo com o dissulfiram.
Doses de 10 g por dia de ácido ascórbico podem diminuir a absorção de anticoagulantes orais como a varfarina.
Ácido ascórbico com deferoxamina pode aumentar a toxicidade do ferro para as células cardíacas.
Interações com plantas medicinais
Não são descritas.
Interações com substâncias químicas
Não são descritas.
Interações com exames laboratoriais e não laboratoriais
Doses elevadas de vitamina C podem afetar os testes de glicosúria ou negativar os resultados da pesquisa de sangue oculto nas fezes. Podem deixar a urina mais ácida e aumentar os níveis de ácido úrico e oxalatos na urina. Podem diminuir a determinação de algumas enzimas do fígado (desidrogenase lática e transaminases).
O paciente deverá informar ao laboratório que está usando este medicamento.
Interações com doenças
Não são descritas.
Interação Alimentícia
Não há relatos até o momento.
Ação da Substância
Características farmacológicas
O produto é uma associação das principais vitaminas necessárias ao organismo.
Farmacodinâmica
O palmitato de retinol é necessário para o crescimento e desenvolvimento do tecido epitelial, para o crescimento ósseo, para o desenvolvimento embrionário e exerce papel indispensável na função normal da retina. O colecalciferol desempenha papel na absorção, transporte e aproveitamento do cálcio e do fósforo no metabolismo intestinal, renal e ósseo.
A tiamina age como coenzima no metabolismo dos carboidratos e na descarboxilação dos alfacetoácidos. Desempenha papel modulador na transmissão neuromuscular.
A riboflavina é necessária no processo de respiração celular e como ativadora da piridoxina. A piridoxina participa dos processos de descarboxilação e transaminação no metabolismo dos aminoácidos.
As coenzimas NAD e NADP, formas fisiologicamente ativas da nicotinamida, têm importância no metabolismo dos lipídios e na neoglicogênese, além de participarem das reações de óxido-redução. O ácido ascórbico interfere diretamente no metabolismo da fenilalanina, tirosina, ácido fólico e ferro, além de atuar em diferentes etapas do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas.
Farmacocinética
O ácido ascórbico e todas as vitaminas do complexo B são facilmente absorvidos por via oral, distribui-se por todos os tecidos e não se acumulam. A vitamina A e a vitamina D, do grupo das lipossolúveis exigem a presença de sais biliares para emulsificação e adequada absorção através da mucosa entérica. Na maioria dos casos, doses elevadas de vitaminas são facilmente excretadas por via renal. As lipossolúveis formam depósitos hepáticos.
Cuidados de Armazenamento
Manter o produto em sua embalagem original e conservar em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C); proteger da luz e umidade.
O prazo de validade é de 18 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho).
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Características organolépticas
Líquido xaroposo, amarelo alaranjado, odor e sabor de laranja.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Dizeres Legais
Registro MS – 1.0497.1188.
Farm. Resp.:
Florentino de Jesus Krencas
CRF-SP: 49136
União Química Farmacêutica Nacional S/A.
Rua Cel. Luiz Tenório de Brito, 90
Embu-Guaçu – SP CEP 06900-000
CNPJ 60.665.981/0001-18.
Indústria Brasileira.
Fabricado na unidade fabril:
Trecho 1 Conj. 11 Lote 6/12
Polo de Desenvolvimento JK
Brasília – DF – CEP: 72.549-555
CNPJ: 60.665.981/0007-03
Indústria Brasileira.
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
informações complementares
Fabricante |
UNIÃO QUÍMICA |
Categoria do medicamento |
Suplemento Vitamínico |