Skip to main content
Avalie esse post

Você já viu por aqui no blog diversos artigos tratando de assuntos sobre a saúde bucal. Hoje vamos falar da Bitufo Dental – O que é, para que serve, como usar corretamente, melhores marcas e onde comprar. Confira tudo até o final para não perder nenhum detalhe!

O que é Bitufo Dental?

Sabemos muito bem que fazer uma manutenção oral correta, é indispensável para prevenir muitas doenças que podem ser sérias. E além da escova de dentes, o creme e o fio dental serem imprescindíveis para isso, algumas regiões da cavidade bucal eles acabam não alcançando e necessitam de uma ajuda extra, ainda mais daquelas pessoas que fazem uso de aparelhos ortodônticos, sabia?

É aí que entra a bitufo dental. São escovas que também têm a função de prevenir a placa bacteriana, no entanto, elas fazem uma higiene seletiva, ou seja, limpam mais de perto cuidando de dente por dente e possibilitando uma higiene bem mais completa! 

Outra vantagem dessa escova é que ela pode ser usada em qualquer lugar, não necessitando uso de creme dental, por isso elas tem um formato que possibilita suas cerdas penetrarem melhor no sulco gengival em superfícies mais difíceis de serem alcançadas, como se elas fizessem uma higiene dente a dente e sendo utilizadas em qualquer lugar. 

Seu formato é cônico ovalado e para quem faz uso de aparelho ortodôntico, suas cerdas entram por entre os brackets para proporcionar uma melhor assepsia do local e prevenir sangramentos e a formação da placa bacteriana.

Como funciona a bitufo dental? 

Seu principal objetivo é uma higiene bucal mais profunda. Para isso, a bitufo dental foi desenvolvida com um design diferenciado, tendo como característica o corte das cerdas acoplados em um único tufo estreito em cada uma de suas extremidades, – daí o nome bitufo – porém em cada um deles, seus ângulos diferenciam cada um destinado a um local de limpeza diferente. 

Ângulo aberto: Higienização das faces externas e laterais dos dentes.

Ângulo fechado: Higienização da língua, parte interna e dentes de trás.

A escova bitufo dental tem indicação de uso tanto para adultos quanto para crianças e deve ser utilizada por usuários de aparelhos ortodônticos e quem faz uso de prótese dentária também, ou seja, ela não tem contraindicação alguma!

Sem dúvidas, uma escova muito importante para a nossa saúde oral. Com a bitufo dental, conseguimos higienizar melhor a boca, acabando com as bactérias que podem ser nocivas e causar doenças periodontais sérias. Principalmente à noite, antes de dormir, talvez seja o período em que ela deva ser mais necessária para uma limpeza completa!

Como usar a escova bitufo dental?

Assim como com as escovas comuns, é muito importante que você escolha uma bitufo dental com cerdas macias ou extra macias, e com o tamanho da cabeça adequado ao da sua cavidade oral. Ela vai desempenhar um importante papel na prevenção de cáries e remoção de placa bacteriana, por isso, é importante trocá-la a cada 3 meses ou sempre que notar um desgaste natural em suas cerdas.

Realize sempre a escovação em um local iluminado, de preferência em frente a um espelho e após as principais refeições. Lembrando que ela não substitui o uso periódico do fio dental.

Você pode começar a escovar os dentes posteriores da arcada inferior, por exemplo, e ir passando um a um até o final e repetir o processo na arcada superior. Depois finalizar escovando a parte externa com o outro lado da bitufo dental com o ângulo indicado para isso.

É claro que isso é apenas uma sugestão simples e é perfeitamente possível você fazer o contrário, iniciando na parte superior da boca, enquanto encaixa a escova em lugares onde a comum não alcançaria. Tanto o aparelho quanto a contenção têm suas partes bem mais limpas com o apoio da bitufo dental.

Ao ir passando dente por dente, vá seguindo a sequência para não se perder e saber onde parou e onde já realizou o procedimento de limpeza. A única regra que se aplica aqui é ao finalizar a escovação, você lembrar de jogar os resíduos de sujeira para o lado de fora.

Existe diferença entre escova interdental e unitufo/bitufo?

Que ambas servem para higienizar o aparelho ortodôntico, nós já entendemos. Pois todos esses fios entrepostos, assim como os pequenos quadrados colados aos dentes, podem realmente ser bem difíceis de higienizar corretamente. 

Tanto a escova interdental quanto as unitufos e bitufos dentais auxiliam ao se inserirem nos pequenos espaços onde se acumulam resíduos alimentares e bactérias que podem formar a placa bacteriana e causar sérios problemas à saúde bucal. 

Os principais locais onde elas podem acessar para limparem corretamente são abaixo do fio ortodôntico e em torno dos acessórios (brackets) colados em dentes que ainda estejam mal posicionados na boca. Mas agora, vamos ver se realmente há algum tipo de diferença entre esses tipos de escovas.

Qual a diferença entre a escova interdental e unitufo/bitufo dental, elas existem de fato?

Escova Interdental

Geralmente, esse tipo de escova são mais finas que a bitufo dental, possuindo uma haste central metálica, semelhante à escova de limpar mamadeira de bebês, em miniatura. Elas encontram-se disponíveis em cabo longo e curto. Lembrando que essa diferença nos cabos não representa maior ou menor eficiência, apenas maior ou menor alcance dependendo da área que será higienizada.

Elas podem ter as cerdas em formato cônico (como as unitufos/bitufos) ou cilíndricas, que se diferenciam por sua espessura, a ser indicada cada qual dependendo do caso que o dentista especificar.

Em suma, as menos espessas seriam indicadas para higienização entre os dentes ou até mesmo entre as próteses e em caso de aparelhos ortodônticos, as mais espessas devem fazer uma limpeza mais abrangente.

Por terem um design diferenciado, as escovas interdentais para a ortodontia, servem ainda para alcançar certos locais onde as escovas unitufo ou bitufo dentais não são capazes de acessar, podendo flexionar suas hastes de modo a direcionarem as cerdas por trás de tubos dos aparelhos ou entre os brackets que tenham mais dificuldade para higienizar.

Escova Unitufo/Bitufo Dental

Ela é indicada para todas as pessoas, em especial usuários de aparelho ortodôntico pela facilidade de limpeza por entre os fios e acessórios. Sua eficiência de limpeza nota-se em todos os pontos do aparelho e seus ângulos diferenciados em cada uma das extremidades permite realizar a higienização mais completa da boca. A maior diferença entre ela e a escova interdental seria o formato, não perdendo nada em eficácia para a mesma e podendo ser utilizada também em pessoas que utilizam a prótese dentária.

E afinal, como limpar embaixo do fio ortodôntico?

Esta é uma região que costuma acumular diversos resíduos, por isso está predisposta a desenvolver tanto cáries quanto inflamações como a gengivite e até mesmo a periodontite. Por isso, utilize a escova bitufo dental inserindo gentilmente sua cabeça por entre o fio dente a dente a fim de que a limpeza seja feita corretamente para evitar que fique restando qualquer resíduo de alimento neste local e assim proliferar bactérias.

Algumas boas marcas de Escova Unitufo/Bitufo Dental

Como já vimos até o momento, essas escovas possuem um único tufo de cerdas para realizarem uma limpeza mais aprofundada da cavidade oral. Se elas possuírem apenas uma cabeça, são chamadas unitufo, porém, como as que estamos falando neste texto, as bitufo dentais, são aquelas que possuem uma cabeça em cada extremidade do cabo voltadas para ângulos diferentes a fim de limparem lados diferentes da boca. 

É possível utilizá-las tanto com creme dental comum quanto com algum tipo de medicamento receitado pelo dentista, tais como aqueles do pós operatório: gel antisséptico, flúor, gel cicatrizante, cerdas imersas em enxaguante bucal, enfim, tudo vai dependender individualmente de cada caso que o dentista especificar.

Lembre-se que a sua escova bitufo dental poderá ser utilizada até 3 meses, tempo de vida útil igual aos das escovas de dente tradicionais, porém é sempre bom analisar o aspecto das cerdas e se perceber que elas estão se desgastando antes, devem ser trocadas imediatamente. 

O armazenamento deve ser feito da mesma maneira, de modo seguro e o mais higiênico possível. Em um lugar que evite o acúmulo de bactérias nas cerdas, sempre limpa e completamente seca, em um local seco e arejado.

Veja agora algumas marcas de boas escovas tanto unitufo quanto bitufo dental que separamos para você:

PowerDent – Escova Bitufo PowerDuo Sensitive 920

Essa escova unitufo da PowerDent é extremamente eficaz para higienizar ao redor dos brackets do aparelho ortodôntico e também entre aqueles dentes giro-vertidos que possuem uma maior dificuldade de higienização.

PowerDuo Sensitive conta com 2 cabeças de único tufo de cerdas, com ângulos diferentes, alcançando até os locais de mais difícil acesso! Acompanha tampa protetora de cerdas e tem um ótimo custo-benefício.

Edel White – Escova Single Brush/Unitufo

Os dentistas já esclareceram que a escova bitufo dental trata-se de uma das melhores ferramentas para limpar áreas da cavidade oral com difícil acesso. Por isso, a Single Brush conta com um tufo de cerdas pontudas para conseguir alcançar e limpar eficientemente áreas que podem desenvolver cáries devido à proliferação de bactérias. 

Ela é indicada para quem tem implantes ou próteses parciais, para limpar os terceiros molares, a limpeza de aparelhos ortodônticos e conta 1 cabo e 3 pontas na embalagem. A única desvantagem na hora da compra é a impossibilidade de escolher a cor do cabo, o que não muda em nada a eficiência do produto.

Tepe – Escova Dental Tufo Compacto – Sole

Essa escova da Tepe contém filamentos mais curtos e compactos, o que permite o alcance de higienização dos lugares de difícil acesso que escovas de dente tradicionais não conseguem chegar.

Indicada por dentistas para higienizar um dente ou área específica em que a escova dental não limpa corretamente. Ideal para prevenir cárie e placa bacteriana, higiene dos terceiros molares, dentes giro-vertidos e tratamento de gengivites e periodontites. 

A marca promete uma maciez e precisão na limpeza sem igual, podendo ser usada tanto em aparelhos ortodônticos fixos, higienizando por volta dos brackets quanto às áreas da dentição mista com pontes, área dos sulcos gengivais e próteses unitárias.

Essa bitufo dental tem características de um pescoço longo, facilitando acesso aos terceiros molares mais facilmente e tufo de aproximadamente 700 filamentos, o que não agride a gengiva, por terem cerdas super macias. 

Sua embalagem possui 1 escova na cor que você escolher. 

Linha dental Bitufo

A marca Bitufo também pode ser citada no contexto deste artigo, afinal, é uma marca conceituada, fundada em 1985 por cirurgiões dentistas com o slogan “Para cada sorriso, uma solução” e é especializada em cremes dentais e escovas para higiene oral. Eles desenvolvem em conjunto com profissionais na área odontológica produtos de qualidade, que através de pesquisas, ajudam a prevenir e tratar problemas bucais e têm resultados comprovados clinicamente.

Veja algumas escovas Bitufo da marca(Autorizados pela ANVISA):

Escova Dental Bitufo Teens Macia

Como cada consumidor tem a sua necessidade específica, a marca também decidiu pensar nos mais jovens, por isso, desenvolveu essa escova com um design único que combate tanto a placa bacteriana quanto o mau hálito. Sua eficácia é garantida para quem leva a sério a higiene bucal.

Bitufo é comprometida com seu consumidor e pretende proporcionar qualidade, além de bem-estar, por isso oferece saúde para todos os seus clientes! Por isso indica manter a higiene bucal numa rotina constante para que os dentes e as gengivas estejam sempre saudáveis.

Bitufo Ortodôntico Cilíndrico Kit– Escovas Anatômicas 

Este Kit da Bitufo foi desenvolvido para a pessoa que utiliza aparelho aproveitar da máxima limpeza oferecida pela marca. Nele consta a escova dental ortodôntica de cerdas anatômicas que possui dois níveis: cerdas centrais mais baixas rígidas, que são responsáveis por limpar em volta dos brackets e o outro nível são as laterais mais altas e macias, que limpa os dentes acima e também abaixo dos brackets.

No modelo bitufo dental, essa escova é para ser utilizada em duas funções: um lado a escova interdental que pode ser inserida no meio do fio do aparelho para retirar resíduos de difícil remoção e do outro, um tufo único que é para ser feita a limpeza dente a dente, deixando a limpeza oral ainda mais completa.

Class Soft Bitufo

A marca também investiu nesse modelo que ajuda na manutenção do seu sorriso e proporciona um hálito mais puro. Suas cerdas são ultramacias e mais arredondadas, sem causar traumas agressivos na gengiva, porém limpando de maneira efetiva. Ideal pára dentes sensíveis!

Ela pode ser indicada por dentistas em pós-cirúrgicos odontológicos, em casos de alguns cuidados especiais, como aplicação de medicamentos ou até retrações gengivais, em que a raiz do dente fica exposta, causando imensa sensibilidade no local! 

É sempre muito importante, independente da marca de escova bitufo dental que você escolher, escovar seus dentes tanto após as refeições quanto antes de dormir e sempre procurar uma boa orientação do seu dentista. 

Se quiser exibir por aí um sorriso bonito e um hálito mais puro tudo vai depender da sua rotina de higiene bucal.

Onde comprar?

Você pode comparar os preços e condições de entregas de várias marcas de escova bitufo dental no Cliquefarma e decidir em qual farmácia ou drogaria da sua região irá adquirir agora mesmo! Conte conosco para responder quaisquer dúvidas ou sugestões no nosso box de comentários!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<