Skip to main content
Avalie esse post

“Daqui 3 meses estarei como eu quero e preparado para o verão!” Você com toda certeza já ouvi muita gente falar isso, não é mesmo? Pois bem, é exatamente aí que muitas pessoas se frustram e passam a ver a academia de forma negativa, principalmente os homens que estão iniciando na prática da musculação. Quando iniciamos na academia existe sim um processo natural de ganho que pode variar de pessoa para pessoa, mas em todos os casos ele vai demorar pelo menos seis meses. Esse ciclo é composto pelo que chamamos de fases da construção muscular. Cada fase dessa enquadra o corpo em um período e tem características especificas. As fases são divididas entre os seis primeiros meses de quem inicia as atividades rotineiras de uma academia, vamos conhece-las agora.

  • Fase 1 (1º mês): O corpo se adapta a nova realidade de esforço e treinos;
  • Fase 2 (2º mês): Aqui acontece um primeiro ganho de resistência, força e flexibilidade muscular;
  • Fase 3 (3º mês): É nessa fase que o metabolismo se acelera e a endorfina é liberada em doses maiores;
  • Fase 4 (4º mês): Nesse mês é possível sentir a queima de gordura;
  • Fase 5 (5º mês):  Com a rotina já adaptada o risco de desistência diminui significativamente;
  • Fase 6 (6º mês):  Os músculos apresentam o primeiro crescimento, aqui sim se nota a diferença de antes e depois.

Perceba que somente no sexto mês é que há um real ganho muscular e com isso é possível sentir a diferença esperada. Sendo assim podemos concluir então que não há milagres e sim persistência. Se você iniciou seus treinos veja em que fase está e vá até o final, de nada adianta iniciar imaginando que conseguirá um ganho expressivo a curto prazo, além disso, a alimentação também é outro fator que rege fortemente os seus resultados. De nada adianta treinar forte se o seu corpo não receber os nutrientes necessários, por isso antes de iniciar qualquer atividade física faça as avaliações e consultas necessárias com profissionais da área.

construcao-muscular

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

2 Comments

Deixe um comentário

<