Skip to main content

Vamos falar de Algodão Hidrófilo? Quando nos machucamos, alguns itens são essenciais para que o ferimento não se transforme em um problema sério.  Itens como a gaze e o merthiolate são alguns dos mais comuns. Só que um outro elemento bem importante que é utilizado no processo de limpeza é o algodão hidrófilo que muitas vezes passa despercebido e, no entanto, faz toda a diferença na hora de cuidados com ralados, cortes e pequenas escoriações. 

Leia este artigo completo que preparamos sobre ele e saiba como utilizá-lo da melhor maneira e ainda onde comprar pelo melhor preço e condição de entrega.

O que significa algodão hidrófilo e para que ele é indicado?

Um material hidrófilo é aquele que tem afinidade com a água, ou seja, possui uma ótima molhabilidade. Portanto, o algodão hidrófilo é o algodão com alta absorção de água.

O algodão hidrófilo é um tipo especial de algodão que é ressecado e esterilizado para ser utilizado em procedimentos médicos e cuidados tópicos em geral. A diferença dele para o algodão comum é a sua capacidade de absorver água de forma mais fácil. O hidrófilo no nome vem justamente dessa capacidade de absorção que acaba sendo muito útil quando sofremos algum tipo de lesão tópica. 

A primeira reação do corpo quando nos machucamos é sangrar devido ao rompimento dos vasos. O ideal é estancar o sangramento só que antes disso é necessário fazer a higienização do local. Neste ponto entra o algodão hidrófilo, como é esterilizado e possui alta capacidade de absorção de água a pessoa pode limpar o local sem agredi-lo ainda mais, diferentemente se isso fosse feito com um tecido ou com as mãos.

É muito comum a sua utilização em hospitais, clínicas de estética e farmácias. Por ser um produto completamente descartável, o mercado tem uma demanda muito grande de consumo dele e por isso seu mercado acaba sendo bem concorrido. 

Algumas curiosidades sobre o algodão no Brasil

O algodão é responsável por uma das principais cadeias produtivas do Brasil e do mundo. Essa commodity responde por uma parcela significativa do produto interno bruto (PIB) do país e emprega, direta e indiretamente, milhões de brasileiros. 

O Brasil quebrou vários recordes de exportação em dezembro de 2020. Com 370,5 mil toneladas da fibra exportadas, foi o maior mês de exportação da história e também o ano que o país mais exportou algodão: 2,1 milhões de toneladas, aumento de 32% em relação a 2019. Em termos de receita, foram exportados US$ 3,23 bilhões em 2020, também recorde, segundo informações da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

O que não se imagina é que o algodão também é usado em diversos setores, como na medicina e até na fabricação de explosivos. Para destacar algumas dessas curiosidades, vamos aos fatos mais curiosos sobre o algodão. Acompanhe abaixo:

1 – Tem várias origens

As espécies mais comuns de algodão (Gossypium L.) vieram da África Central, da península Arábica, do Paquistão e das Américas, regiões onde há registros que datam de 3 mil a 4.500 anos a.C. As primeiras referências históricas a essa fibra branca e macia foram escritas em sânscrito, no Código de Manu, considerado a legislação mais antiga da Índia. 

Há documentos, ainda, apontando que essa cultura estava espalhada pelo Egito, Sudão e toda a Ásia Menor. Os incas, no Peru, e os mexicanos também já usavam o algodão bem antes do Descobrimento, dominando técnicas como a extração da fibra, fiação e tecelagem. 

Com a domesticação da planta pelo homem, o fruto do algodoeiro aumentou muito de tamanho, para ganho de produtividade e aumento de resistência a doenças. A confecção de tecidos na China data de 2.200 a.C. Na Grécia, o algodão foi introduzido por Alexandre, o Grande e chegou até o Egito, onde se produziu a melhor espécie no século V a.C. No século XVIII, após o desenvolvimento de máquinas de fiação, do tear mecânico e do descaroçador de algodão, a tecelagem dessa fibra passou a dominar o mercado mundial de fios e tecidos. 

Hoje, cultivam-se comercialmente os tipos arbóreo e herbáceo.

2 – Seu nome vem do árabe

A palavra algodão deriva do termo árabe “al-quanTum” (“o cotão”, que significa pelo ou felpa que se desprende de certos tipos de tecidos). Foram os mercadores dessa região que difundiram a planta pela Europa entre os séculos IX e XI. 

O nome gerou, ainda, os vocábulos cotton, em inglês; coton, em francês; cotone, em italiano; e algodón, em espanhol. Os árabes foram o primeiro povo a fabricar tecidos e papéis utilizando essa fibra, algo só adotado na Europa durante as Cruzadas. 

Até a Idade Média, porém, as classes mais baixas europeias usavam predominantemente roupas de lã, linho e juta.

3 – É da família do quiabo e do hibisco

Por mais incrível que pareça, a planta do algodão, do quiabo e as flores do gênero Hibiscus têm em comum o fato de pertencerem à família das Malvaceae. Fazem parte dela mais de 2 mil espécies espalhadas pelo mundo, principalmente na América do Sul. Uma de suas principais características é a presença de pelos ramificados ou escamosos. A flor amarela do algodão, inclusive, lembra a de um hibisco.

4 – O tamanho da fibra indica a qualidade do tecido

O algodão de fibra longa (superior a 32,5 milímetros) tem características que atendem à fabricação de tecidos finos e de luxo, a exemplo dos famosos lençóis e toalhas de fios egípcios.

Atualmente o Brasil importa fibras longas principalmente do Egito, para misturar com fibras médias e produzir um fio de melhor qualidade. Cerca de 97% da produção mundial de algodão é de fibras curtas e médias. Os outros 3% – compostos por fibras longas e extralongas – são fabricados no Egito, nos Estados Unidos e no Peru. 

Essas variedades são conhecidas como Giza (egípcia), tipo mais branco, brilhante e resistente, e Pima (americana e peruana), algodão que, é macio, brilhante, não forma bolinhas, tem a fibra mais fina e longa do mundo e sua cor natural é “branco cremoso”.

5 – A Índia é o maior produtor mundial

 Os indianos lideram a produção global de algodão, com 5,7 milhões de toneladas na safra 2016/2017– o equivalente a um quarto do total colhido no planeta, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Em seguida, aparece China (com 20% da produção mundial), Estados Unidos (17%), Paquistão (7,5%), Brasil (6,2%) e outros (24,3%).

Já entre os maiores exportadores, estão os EUA (37%), Índia (12%), Brasil (8,5%) e Austrália (11,5%). Os demais 31% são exportados por diferentes países. E a lista de maiores consumidores de algodão é encabeçada por China, Índia, Paquistão, Turquia, Bangladesh, EUA e Brasil.

6 – Começou a ser usado no Brasil pelos indígenas

Pouco se sabe da pré-história do algodão no Brasil, mas quando os primeiros europeus desembarcaram no país, já havia índias cultivando a planta e a transformando em fios e tecidos rudimentares. 

A exploração comercial dessa cultura no território nacional começou mesmo em 1750, no Nordeste, sucedendo às atividades de mineração comandadas pelos portugueses. Durante o ciclo do algodão, entre os séculos XVIII e XIX, o Brasil chegou a ser um dos maiores produtores e exportadores mundiais dessa fibra, que era usada como matéria-prima para a indústria têxtil inglesa no período da Revolução Industrial. 

Com o avanço da cultura do café, no início do século XIX, o algodão deixou de ter tanta importância para a exportação. A situação se agravou com a devastação de várias plantações por um inseto chamado bicudo-do-algodoeiro, na década de 1980, levando o Brasil a precisar importar o produto. Nos anos 2000, porém, a situação melhorou e, em 2016, a receita nacional com exportação dessa commodity chegou a US$ 1,215 bilhão, segundo o Ministério da Agricultura.

7 – MT, BA e MS são os maiores produtores nacionais

O Mato Grosso responde por quase 67% da produção brasileira de algodão em pluma e em caroço. Em seguida,  aparece a Bahia, Mato Grosso do Sul e Goiás. Há, ainda, produção em estados como Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Tocantins, Roraima e São Paulo. 

O plantio ocorre de outubro a fevereiro e a colheita se estende de março a agosto. Cerca de 50% da produção nacional é exportada. Os maiores compradores são Indonésia, Coreia do Sul, Vietnã, Bangladesh, Paquistão, China e Malásia.

8 – Quase 80% do algodão plantado no Brasil é transgênico

Do total de variedades de algodão cultivadas em 2019, o país já tinha 1,4 milhão de hectares geneticamente modificados, segundo o Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA). Na Argentina, o milho e o algodão transgênicos se espalham por 3,28 milhões e 450 mil hectares respectivamente. Já a soja modificada se espalha por 20,5 milhões de hectares.

A produção paraguaia ocupa 3,4 milhões de hectares de soja, 1,01 milhão de milho e 10 mil de algodão. 

O primeiro algodão transgênico foi aprovado em 1995 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil uma década depois, quando foi liberado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Hoje, há 15 cultivares diferentes de algodão plantadas no território nacional, sendo nove delas resistentes a insetos. 

Entre os países com maior adoção de variedades transgênicas de algodão, estão Estados Unidos, Argentina, Índia, China, Paquistão, África do Sul, México, Austrália e Mianmar.

9 – É usado na fabricação de óleo, rações e até explosivos. Veja o uso do algodão hidrófilo

Enquanto o algodão em pluma é destinado basicamente à indústria têxtil, a variedade em caroço é usada na produção de óleo comestível, biodiesel e em misturas para rações animais e adubos.

O óleo pode ser utilizado no preparo de saladas, maioneses, molhos e frituras, além de servir como lubrificante e ingrediente de margarinas, biscoitos, cosméticos, remédios, sabões e graxas. Tem coloração que varia do amarelo claro ao dourado, um leve sabor de e é rico em vitamina E. 

O caroço também é esmagado e vira subprodutos como a torta (aproveitado na indústria de corantes e como fertilizante) e o farelo (que serve de ração animal, principalmente para bois e carneiros). 

Já o algodão hidrófilo – desengordurado, branqueado e esterilizado – tem maior capacidade de absorção e amplo uso em curativos, cirurgias, produtos de higiene e limpeza da pele. Já na indústria bélica, o algodão é empregado na preparação de pólvora e em explosivos como o TNT. A celulose da planta serve para a fabricação de papel para a impressão de moeda – na nota de dólar, por exemplo, compõe 75% de todo o material.

10 – O algodão naturalmente colorido existe

Algumas variedades de algodão têm colorações que variam entre o bege, o cáqui e o marrom. Essas plantas já eram usadas pelos incas, africanos, árabes e australianos há 4.500 anos. Neste último país, há mais de dez espécies nativas com diferentes tonalidades. Essas variedades contêm genes responsáveis por tornar a fibra colorida. 

Há registros, ainda, de espécies de cores verde, roxa, vermelha, cinza, rosa e azul. A maioria delas, porém, tem fibras curtas e não reúne condições ideais de fiação. 

No Brasil, as cultivares de algodão colorido foram obtidas por processos tradicionais de melhoramento genético, envolvendo seleção de plantas e hibridação. Entre as vantagens econômicas e ecológicas de uma fibra naturalmente colorida, estão o fato de que ela não desbota e dispensa o uso de corantes. Com a fase de tingimento eliminada, economiza-se cerca de 150 litros de água por quilo de fibra. Além disso, evita-se a poluição de rios e córregos com resíduos de tintas.

Apresentações de Algodão Hidrófilo

 Como o que vai determinar a compra do produto na maioria das vezes é a marca, as empresas têm trabalhado arduamente em diferenciais. Um dos diferenciais são discos de algodão hidrófilo que são vendidos em farmácias, que é utilizado principalmente por quem faz limpeza de pele ou para retirar a maquiagem e que precisa de um algodão com formato mais anatômico. Investir em novos formatos acaba sendo uma das saídas para brigar com a concorrência.

Ainda nessa linha de diferenciais, algumas empresas oferecem linhas específicas de algodão hidrófilo voltado para diversos públicos. Uma das linhas que mais chama atenção são as linhas infantis onde o algodão acaba sendo comercializado de diversas maneiras como, por exemplo, em embalagens diferentes que podem até ser aproveitadas para decorar o quarto do bebê.

Veja algumas das apresentações de algodão hidrófilo que encontramos atualmente no mercado:

  • Rolo com 25g e 50g;
  • Bola com 50g e 95g;
  • Disco com 30 unidades, 50 unidades e 100 unidades.

Como o algodão hidrófilo é confeccionado?

Confeccionado com fibras 100% algodão. Macio e absorvente, é ideal para a higiene e antissepsia da pele, além de ser de amplo uso no ambiente hospitalar. Utilizado para higienização, antissepsia da pele além de amplo uso no ambiente hospitalar, que proporciona um melhor aproveitamento do produto. É recomendado com gaze para utilização em ferimentos.

O algodão hidrófilo é bastante absorvente, devido ao tratamento especial que é dado às fibras de algodão.

Indicado para uso hospitalar em curativos, assepsias ou como absorvente de sangue e secreções líquidas.

Qual a diferença entre algodão hidrófilo e hidrófobo?

Ao contrário do algodão hidrófilo, o algodão hidrófobo é aquele que não absorve a água, diz-se do hidrófobo: Substância que não tem afinidade à água ou líquidos.

Indicação

Como camada protetora das partes traumatizadas, como acolchoamento e proteção das fraturas ósseas, para fabricação de aparelhos gessados e ortopedia em geral, oferecendo conforto ao paciente durante o tratamento e o período em que permanece com partes do corpo engessado.

Composição

É elaborado com fibras 100% algodão cru, com baixo teor de impurezas, transformado em rolos de mantas uniformes, não estéril. Possuem uma capa de cola vegetal hipoalergênica aplicada em uma das faces. O algodão em rama não apresenta cola.

Orientação de Uso

Produto de uso único, destruir após o uso. Após o uso descartar em local apropriado para materiais potencialmente contaminados. Escolher a dimensão desejada em relação à área a ser imobilizada, aplicar o rolo de algodão ortopédico sobre a malha tubular, com a face da goma por fora, antes do gesso.

Onde comprar algodão hidrófilo?

Agora que você entendeu para que serve, as apresentações e como utilizar o algodão hidrófilo, pode pesquisar os melhores preços e condições de entrega dele no nosso buscador e comparador Cliquefarma. Aqui, com apenas um clique você encontra as melhores ofertas para você do seu medicamento ou produto de farmácia no conforto do seu lar!

Confira agora mesmo e depois deixe no box abaixo as suas preferências de apresentação de algodão hidrófilo. Sua opinião é importante para nós!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<