Skip to main content

Todo mundo gostaria de ter um cabelo bonito e hidratado, mas nem todos conseguem alcançar essa façanha. Isso acontece por vários motivos, pode ser por não ter tempo de cuidar do cabelo, ou por ainda não ter achado um tratamento que dê certo, pode ser também que a pessoa sofra com algum problema capilar e não saiba como cuidar ou ainda por ter algum problema de saúde que afete o cabelo, de qualquer maneira, vamos lhe apresentar uma solução que pode ser muito eficaz, a ampola de tratamento capilar.

Apesar de muitos desses problemas serem persistentes e afetarem a autoestima das pessoas, existem vários tratamentos que podem ser eficientes para solucionar este e outros problemas. 

Nesse artigo vamos abordar alguns problemas capilares e como podemos tratá-los com a ampola de tratamento capilar ou com outra solução que também seja prática.

Alguns acreditam que o cabelo é a moldura do rosto. Mas em que sentido? Acontece que o cabelo é capaz de alterar completamente a aparência de uma pessoa, fazendo com que a forma como os outros a vêem varie de acordo com o estilo do cabelo.

Mas assim como a moldura de uma tela pode sofrer com desgaste natural ou fatores externos, o cabelo também pode ser vítima de vários tipos de desgaste.

O cabelo é uma das partes do nosso corpo que mais fica exposta a agentes externos, como poluição, poeira, sol, chuva e qualquer outra coisa que esteja no ambiente. Essas coisas podem acabar enfraquecendo os fios e roubando nutrientes do nosso cabelo.

O uso de produtos químicos para coloração e alisamento dos cabelos, bem como as altas temperaturas de chapinha alisadora, secador e babyliss são algumas das coisas que mais afetam o bem-estar dos fios. 

Fatores internos também influenciam na saúde do nosso cabelo, como o consumo que a gente faz de água, a nossa alimentação e o nosso emocional.

O cabelo precisa de nutrientes e proteção para crescer resistente e saudável. Se deixarmos ele sem nutrientes, ele vai ter dificuldade no crescimento e vai ficar sempre com um aspecto opaco, desidratado e quebradiço.

Nem todo mundo tem recursos suficientes para estar sempre no salão de beleza e adquirir produtos caros que prometem ser a solução para problemas capilares.

A ampola de tratamento capilar associada a outros cuidados, pode ser uma solução bem prática e barata para os cuidados com o cabelo.

Vamos ver tratamentos eficazes que você mesmo pode fazer em casa, sem precisar desembolsar muito dinheiro. 

O que é ampola de tratamento capilar

As ampolas de tratamento capilar surgiram há mais de 30 anos, e de lá pra cá elas vêm sendo cada vez mais aprimoradas. A ampola de tratamento capilar nada mais é do que porções únicas de nutrientes que cada cabelo precisa. 

Cada tipo de ampola serve para um tipo de problema e isso deve ser respeitado, pois se usar a ampola de forma errada pode deixar o seu cabelo com um aspecto desagradavel. 

Graças a nanotecnologia a ampola de tratamento capilar é muito eficaz. Ela quebra de forma minúscula os nutrientes para que a absorção dos ativos pelas fibras capilares seja possível, é por esse motivo que na primeira aplicação o resultado já é perceptível. 

A ampola capilar foi desenvolvida com o objetivo de ser um tratamento capilar, acessível, prático e rápido.

Melhor ampola para tratamento capilar

A melhor ampola para tratamento capilar vai depender da necessidade do seu cabelo. Existem vários tipos de ampolas para diferentes problemas. Vamos ver alguns dos principais e qual a melhor ampola para o tratamento.

Hidratação

A desidratação dos fios talvez seja o problema mais comum que persegue a maioria das mulheres. Esse problema deixa o cabelo sem brilho, com frizz,  difícil de desembaraçar e com o aspecto seco. Esses problemas ficam ainda mais perceptíveis em cabelos de cor mais clara, por isso nesse tipo de cabelo a atenção precisa ser ainda maior.

O cabelo fica desidratado porque acaba perdendo a água da sua composição, essa água se perde por conta de fatores como: aplicação de química, chapinha, exposição ao sol e poluição. 

Esse não é um problema difícil de ser tratado, mas às vezes por falta de atenção, de tempo ou de recursos algumas mulheres deixam o problema se agravar.

Para recuperar os danos a hidratação deve ser feita a cada 15 dias e pode ser feita em casa mesmo, sem necessidade de ir ao salão de beleza. 

Para hidratar os fios, o mais recomendado são produtos à base de óleos naturais que contém ativos e vitaminas na sua composição, que vão ajudar a recuperar a água do cabelo e renovar o aspecto de hidratação.

A melhor ampola de tratamento capilar para esse problema é a de hidratação. Você pode encontrar as de óleo de coco, óleo de argan, manteiga de karité, óleo de abacate e óleo de amêndoas. Você vai ver que já na primeira aplicação a ampola vai dar um up no aspecto dos fios. Mas não pare por aí, se você seguir o tratamento a cada 15 dias, vai melhorar ainda mais.

Reconstrução e nutrição

Se o seu cabelo está com os fios, opacos, com pontas duplas e quebradiços, ele vai precisar de vitaminas para repor nutrientes perdidos no dia a dia.

As ampolas ideais para esses problemas são as de reconstrução e nutrição que contém vitaminas, como a de vitamina E que ajuda no fortalecimento dos fios, cuidando do ressecamento e das pontas duplas. Já a de vitamina B5 atua na revitalização dos fios quebradiços. 

Limpeza

Nem sempre temos tempo de lavar o cabelo da forma correta,  e ainda usamos muitos produtos que acabam se acumulando na raiz capilar gerando oleosidade. A maioria dos shampoos não consegue remover por completo a oleosidade e os resquícios de produtos 

como cremes e óleos .

Nesse caso, o indicado é usar a ampola de tratamento capilar para limpeza. Ela faz a higienização mais profunda do que os shampoos comuns, promovendo assim a limpeza completa do couro cabeludo e a remoção de oleosidade e resíduos.

Outros tipos de ampolas

Existem muitos outros tipos de ampolas de tratamento capilar, como a de silicone, que promove a selagem dos fios, é ideal para quem faz uso de química como a do relaxamento e da tintura, pois protege os fios dos danos que esses produtos causam.

As de hormônio, alho e tutano fortalecem os fios diminuindo a quebra e a queda de cabelo.

Como usar a ampola de tratamento capilar

A maioria das ampolas contém no seu rótulo o modo de usar, e algumas diferem das outras, mas vamos ver a forma mais comum de uso da ampola de tratamento capilar.

Durante o banho lave o cabelo normalmente com o shampoo que você costuma usar e enxágue bem retirando todo o excesso.

É importante tirar o excesso de água com uma toalha antes de aplicar a ampola.

Em seguida aplique o conteúdo da ampola de tratamento capilar primeiramente nas mãos e em seguida nos fios. Evite passar muito perto da raiz, mantenha uma distância de uns 3 dedos mais ou menos. Faça movimentos de enluvamento com a ajuda dos polegares para ativar as substâncias presentes na ampola. Deixe agir por 3 minutinhos.

Enxágue retirando todo o produto do cabelo, não deixe um pouco achando que isso vai beneficiar os fios, pois acontece o oposto. Então retire tudo que puder enxaguando bem.

Em seguida passe o condicionador que você costuma usar e enxágue.

Como usar a ampola de limpeza

A ampola de limpeza tem um processo diferente do apresentado anteriormente, pois o objetivo dela não é nutrir nem hidratar, é exatamente limpar. 

Por isso a aplicação dela deve ser no cabelo antes do banho. Com o cabelo ainda seco, aplicar a ampola e massagear da raiz até as pontas e em seguida lavar o cabelo normalmente.

Ampola para potencializar o creme de hidratação

Outro uso bastante comum e eficaz da ampola de tratamento capilar é como potencializador da máscara capilar.

Para fazer isso, você pode misturar em um recipiente 3 colheres da sua máscara de hidratação com metade do conteúdo de uma ampola, de preferência as de vitaminas e óleos.

Em seguida lave o cabelo com o shampoo de costume, enxágue bem e aplique a mistura massageando e fazendo movimentos para enluvar os fios. 

Depois enxague novamente, retirando o excesso da mistura e aplique o condicionador da sua preferência. 

Algumas pessoas têm o hábito de despejar todo o conteúdo da ampola dentro do pote inteiro da máscara de hidratação, mas evite fazer isso, pois se fizer desta forma, um componente pode acabar anulando o outro e não vai fazer efeito nenhum no seu cabelo.

Tratamento capilar caseiro

Existe uma infinidade de tratamento capilar caseiro, eles vão do alisamento com amido de milho a hidratação com maionese. Vamos conhecer alguns desses tratamentos.

Hidratação

Vamos ver algumas receitinhas caseiras, com coisas que você provavelmente tem em casa ou são de fácil acesso para hidratar seus fios.

Hidratação de leite de coco e banana

Essa hidratação vai ajudar a diminuir o ressecamento dos fios, diminuindo o frizz e as pontas duplas. 

Para fazer essa hidratação você vai precisar de:

100 ml de leite de coco

1 banana média madura amassada

Misture o leite de coco com a banana até ficar homogêneo, se precisar coloque uma colher de máscara capilar para dar consistência.

Hidratação de açúcar e soro fisiológico

Essa hidratação vai servir como um poderoso esfoliante para os fios, além de dar brilho e maciez.

Você vai precisar de:

3 colheres de máscara capilar

2 colheres de açúcar

3 colheres de soro fisiológico

Em um recipiente misture bem todos os ingredientes e em seguida aplique no cabelo já lavado, e deixe agir por 20 minutos, enxágue retirando toda a mistura e em seguida aplique o condicionador. 

Hidratação de café e mel

Essa hidratação é a mistura perfeita para trazer vida ao seu cabelo, pois tanto o mel como café contêm propriedades que ativam o brilho e dão maciez aos fios.

Você vai precisar de: 

3 colheres de sopa de borra de café 

5 colheres de mel

Misture bem o café e o mel, e em seguida lave os cabelos normalmente com shampoo, enxague totalmente e depois aplique a mistura de mel e café por todo o cabelo, da raiz até as pontas.

Deixe agir por 10 minutos e enxágue completamente, tendo cuidado para não deixar nenhum resquício da mistura.

Depois de retirar toda a hidratação, passe o condicionador que você costuma usar, enxágue e pronto.

Além dessas receitas, existem muitas outras coisas que você pode usar de forma individual no tratamento capilar caseiro, como por exemplo o azeite de oliva, a maionese, o mingau de maizena, o abacate, iogurte e muitas outras coisas.

Crescimento capilar

Muitas mulheres sofrem com o cabelo que tem dificuldade de crescer e tentam os mais variados métodos para que o desenvolvimento dos fios aconteça. Se esse é o seu caso, veja os métodos caseiros a seguir que podem te ajudar com o problema de falta de crescimento dos fios. 

Gema de ovos

A gema do ovo é rica em muitas vitaminas e proteínas. As vitaminas que contribuem para o crescimento e reconstrução dos fios são as do complexo B, e a gema do ovo contém a vitamina B como um dos nutrientes principais. 

Se você usar a gema do ovo com frequência para o tratamento capilar, as proteínas e vitaminas contidas nesse alimento vão fortalecer seu cabelo e vão ajudar bastante no crescimento.

Além do crescimento e reconstrução capilar, a gema do ovo dá brilho e maciez para os fios. E não precisa se preocupar com o cheiro, pois o cheiro característico dos ovos está apenas nas claras.

Para fazer esse tratamento capilar caseiro é só misturar 2 gemas, com 3 colheres da sua máscara capilar e fazer o processo que você costuma fazer quando usa somente a máscara de hidratação.

Outras coisas como o óleo de rícino, azeite de oliva, babosa, óleo de alecrim, ajudam no crescimento dos fios.

Linha de tratamento capilar

As linhas de tratamento capilar são um conjunto de produtos que auxiliam nos cuidados do cabelo. Essas linhas podem ser de uso profissional, usadas apenas em salões de beleza por profissionais da área e as linhas de tratamento capilar vendidas em farmácias e supermercados que são de uso comum.

Em muitas dessas linhas de tratamento capilar possui no kit o shampoo, condicionador, máscara de hidratação e a ampola de tratamento capilar.

Geralmente quando se usa a linha completa de tratamento capilar, os resultados são melhores e mais rápidos, pois todos os produtos contêm as mesmas vitaminas e nutrientes que potencializam os ativos quando aplicados nos fios. 

Nem todo mundo possui recursos para cuidar dos cabelos toda semana em salão de beleza. Por isso adquirir a linha completa de tratamento capilar é uma boa opção para economizar e ainda assim manter em dia os cuidados necessários com o cabelo.

Regeneração ou reconstrução capilar

Quem sofre com queda e quebra de cabelo, sempre busca soluções para tratar esse problema.

Uma das soluções oferecidas para esses problemas é a regeneração capilar. Existem 2 tipos de regeneração capilar. O mais comum e mais acessível é também chamado de reconstrução capilar, feito em salões de beleza e em casa com produtos que prometem esse benefício. Existe também a regeneração capilar feita por dermatologistas em consultório médico, que é mais indicada para quem sofre com a calvície e a queda de cabelo excessiva. Vamos conhecer um pouco das duas.

Reconstrução capilar

Esse tipo de tratamento geralmente é feito com produtos à base de queratina, que é a substância que compõe mais de 80% da fibra capilar. 

Processos químicos como a coloração e o alisamento capilar, contribuem para a perda gradativa da queratina nos fios. A chapinha, e a escova também causa a perda da queratina natural.

Por isso é importante sempre repor a queratina perdida, pois isso vai regenerar os fios quebrados e contribuir para o crescimento capilar.

A reconstrução capilar com a queratina é um processo bem simples e comum que pode ser feito no salão de beleza e em casa.

A variedade de produtos à base de queratina é muito grande. Você pode encontrar linhas completas com shampoos, condicionadores e máscaras de reconstrução que contém a queratina. Você pode encontrar também a ampola de tratamento capilar de queratina que como já vimos é uma solução e tanto para problemas como esse.

Regeneração capilar

A regeneração capilar é feita por um médico dermatologista especializado em tricologia, essa área é específica para cuidados com a saúde do couro cabeludo e do cabelo. 

Esse tratamento visa recuperar a estrutura capilar usando substâncias que contribuem para isso. Essas substâncias podem ser absorvidas pelo corpo por vias orais e também pelo tratamento local no próprio couro cabeludo.

Essa regeneração capilar completa traz benefícios como aumento de volume dos fios e até mesmo ajuda no tratamento da calvície, que nesse caso pode ser empregada em conjunto  a técnica do microagulhamento que é um procedimento que estimula o crescimento dos fios diretamente no couro cabeludo.

Tratamento para crescimento capilar

Muitas mulheres têm dificuldade com o crescimento capilar. Embora isso muitas vezes tenha o fator genético, pode se tratar também de fatores externos, como uso de química e aparelhos que aquecem os fios para promover o alisamento.

Embora existam muitas soluções que podem ser usadas em casa e no salão de beleza, o ideal quando a dificuldade no crescimento é muito grande, é procurar um especialista dermatologista para fazer o tratamento necessário e direcionado de forma individual ao seu problema e suas características.

No âmbito da dermatologia o que não faltam são tratamentos para estimular o crescimento capilar. Separamos alguns tratamentos inovadores que podem te ajudar se você estiver em busca de um tratamento eficaz.

Led azul para tratamento capilar

Esse tratamento ajuda por meio da fotoatividade a recuperar a queratina capilar que é a responsável pelo fortalecimento e crescimento dos fios. Essa faixa de luz além de fortalecer a estrutura do cabelo, também promove a hidratação e oxigenação dos fios.

Para a obtenção de um resultado satisfatório, recomenda-se o tratamento com no mínimo 12 sessões, mas isso pode variar de acordo com cada problema. 

Laser de baixa potência

O laser de baixa potência ajuda principalmente quem sofre com a calvície, ele atua diretamente no couro cabeludo eliminando toxinas que provocam esse problema e também estimula a circulação sanguínea na região afetada, essa por sua vez estimula o crescimento dos fios a partir da raiz.

O processo é bem rápido, levando cerca de 20 minutos cada sessão. Para um resultado satisfatório, é recomendado fazer a aplicação do laser em 10 ou 12 sessões, esse número pode variar de acordo com cada pessoa.

Microagulhamento

Esse tratamento que é mais indicado para quem tem problema de calvície, consiste na perfuração do couro cabeludo com micro agulhas para estimular a circulação sanguínea e a cicatrização do local perfurado, para o organismo levar nutrientes para essa região e esses nutrientes ajudam de forma natural a estimular o crescimento capilar. 

Nessa técnica pode ser empregada também além da perfuração, a inserção de substâncias que vão estimular ainda mais esse crescimento.

O tempo do tratamento varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, mas no geral são necessárias mais de 10 sessões para alcançar o resultado desejado.

Peeling capilar

Provavelmente você já ouviu falar do peeling, que nada mais é do que uma esfoliação ou descamação de tecidos. O peeling mais conhecido é feito na pele do rosto e do corpo, com o objetivo de limpar e rejuvenescer a pele, purificando o tecido de impurezas produzidas pelo próprio corpo.

O peeling capilar funciona de forma parecida, pois no couro cabeludo e ao longo dos fios também se acumulam impurezas produzidas pelo próprio organismo, como caspas e oleosidade. E também se acumulam impurezas de vias externas como poluição, poeira, resíduos de produtos que usamos no cabelo e outras coisas que às vezes nem temos noção de como foi parar ali.

Diferente do microagulhamento e da luz de led, o peeling capilar é um tratamento que pode ser feito até mesmo em casa com uso de produtos específicos comprados em farmácias e também com receitas caseiras que são também muito eficazes. 

Podemos dizer que esse tratamento estimula o crescimento capilar, pois ao eliminar os resíduos presentes no couro cabeludo a esfoliação desobstrui o caminho para o crescimento e desenvolvimento dos folículos capilares.

Receita de peeling capilar caseiro

Essa receita vai ser uma grande ajuda para você que deseja fazer o peeling capilar em casa, os ingredientes são super acessíveis e provavelmente você deve ter na sua geladeira ou armário. Além disso, todos os itens dessa receitinha possuem na sua composição vitaminas e minerais que além de esfoliar seu couro cabeludo, também vão promover a hidratação e renovar o brilho dos fios.

Você vai precisar de:

100ml de mel

4 colheres de sopa de açúcar

3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

Em um recipiente misture bem todos os ingredientes e tá pronto o seu peeling caseiro.

A aplicação é bem simples também, coloque o produto em todo couro cabeludo massageando com as pontas dos dedos por 5 minutos. Depois é só lavar normalmente com shampoo e condicionador.

Óleo para tratamento capilar 

Os cabelos sofrem constantemente com perda de nutrientes que são essenciais para o crescimento e bem-estar dos fios. O Óleo para tratamento capilar contém vitaminas e minerais que ajudam a repor esses nutrientes perdidos.

Vamos ver alguns dos óleos mais potentes que ajudam no tratamento capilar.

Óleo de amêndoas

Esse óleo é rico em vitamina E, é devido a sua fácil absorção que o óleo de amêndoas pode ser um grande aliado na hidratação capilar, reconstruindo fios danificados, e promovendo brilho intenso. Nos cabelos cacheados ele pode agir como definidor dos cachos.

Óleo de argan

O óleo de argan possui vitaminas A. D e E na sua composição, além de alta concentração de ácidos graxos que ajudam na penetração das vitaminas nos fios. O óleo de argan ajuda na eliminação do frizz, das pontas duplas e estimula o crescimento dos fios.

Óleo de alecrim

O Óleo de alecrim contém as vitaminas A, C, K e ainda as do complexo B. Essas vitaminas fazem com que esse óleo possua propriedades antioxidantes e anti fúngicas, que combatem a caspa e estimulam o crescimento, além de hidratar os fios.

Perguntas:

Mesmo depois dessa explanação sobre a ampola de tratamento capilar e outras formas de cuidar do cabelo, talvez você ainda tenha algumas dúvidas. Veja a seguir perguntas comuns sobre esse assunto e as respectivas respostas.

Para que serve o tratamento capilar?

Ninguém tem a sorte de ter um cabelo bonito, hidratado e com o crescimento perfeito sem nenhum tipo de cuidado. O tratamento capilar vai auxiliar na conquista de um cabelo lindo e sedoso. 

Qual o melhor tratamento capilar?

Isso vai depender do problema que afeta o seu cabelo. Se o problema do seu cabelo é dificuldade no crescimento e quebra, você vai precisar fazer uma reconstrução ou um dos tratamentos médicos que citamos nesse artigo.

Se o problema for a falta de brilho, aspecto seco e pontas duplas, uma hidratação com a ampola de vitaminas, pode te ajudar a recuperar o brilho e a hidratação dos fios.

Já se o seu caso é a falta de tempo para lavar os cabelos detalhadamente todas as vezes, você pode usar a ampola de limpeza ou fazer o peeling caseiro. 

Posso despejar a ampola na máscara de hidratação?

Você pode até usar uma parte da hidratação junto com uma parte da ampola, mas se você misturar todo o conteúdo dos dois produtos, e deixar lá por muito tempo, as substâncias presentes em um pode acabar anulando as substâncias presentes no outro.

Qual o espaço de tempo que devo usar a ampola de tratamento capilar?

Se o seu cabelo estiver em uma situação bem extrema de desidratação, você pode usar a ampola para hidratação 1 vez a cada semana. Mas se o seu caso é só manter a hidratação em dia, pode usar 1 vez a cada 15 dias.

Preciso ir no salão de beleza para fazer tratamento capilar?

Não precisa, desde que seu produto seja autorizado pela ANVISA. Se você leu o artigo completo viu que há muitos métodos de tratamentos que podem ser feitos em casa, tanto comprando produtos específicos, já prontos em farmácias, como fazendo o seu próprio tratamento capilar com produtos naturais que você tem em casa. 

Quanto mais tempo eu deixar a ampola agir, melhor para o tratamento?

A ampola de tratamento capilar foi criada com o objetivo de ser uma solução rápida e eficaz para o tratamento dos fios. Sendo assim 5 minutos já é tempo o suficiente para a ação dela. Deixar não só a ampola, mas qualquer produto capilar agir mais tempo do que o indicado, não aumenta a sua potência, muito pelo contrário, acaba danificando os fios.

Minha alimentação influencia na saúde do meu cabelo?

A alimentação influencia no funcionamento de todo o nosso corpo, e o cabelo faz parte do nosso corpo. Por isso, se tivermos uma alimentação saudável, vai contribuir para que o nosso cabelo seja saudável também. Alimentos de cores verde e laranja são os que mais beneficiam os fios.

Onde encontrar ampola e outros produtos para tratamento capilar

Se você chegou até aqui, foi porque leu esse artigo completo. Sendo assim, viu que muitos produtos que você pode usar para o tratamento capilar você pode encontrar na sua própria geladeira.

Mas se quiser potencializar o seu tratamento capilar e fazê-lo de forma mais rápida e eficaz, você pode encontrar as ampolas para tratamento e máscaras de hidratação que cabem no seu bolso, com o buscador de preço da cliquefarma.

Com o buscador de preços da Cliquefarma você pode encontrar a linha de produtos capilares ideal para o seu problema. 

Se depois desse artigo você ainda ficou com dúvidas sobre o tratamento capilar ideal, escreva nos comentários a sua dúvida, que teremos o prazer de responder.

Gostou do artigo? Então curta e compartilhe com seus conhecidos, amigos e familiares.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<