Skip to main content

Os inúmeros produtos que prometem entregar mais nutrição e rejuvenescimento podem gerar diversas dúvidas. O ácido hialurônico, por exemplo, é um ativo muito procurado na hora de cuidar da pele, mas você sabe exatamente para que ele serve?

Encontrado na composição de muitos produtos de beleza, o ácido hialurônico está presente em hidratantes faciais, batons, produtos para cabelo e também em fórmulas de protetor solar. Também pode ser utilizado em gotas para fazer tratamentos – tanto em casa quanto em clínicas especializadas. Possui grande ativo de hidratação, elasticidade e preenchimento de áreas mais flácidas da pele ou linhas de expressão, por exemplo.

Mas o que é ácido hialurônico?

É um ativo com propriedades que hidratam e estimulam a formação de colágeno e é produzido de maneira natural pelo nosso corpo. Porém, com o envelhecimento, há uma queda na produção de colágeno e ácido hialurônico ao longo da vida adulta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa perda acontece a partir dos 25 anos.

Por ser um componente de produção natural, os dermocosméticos com ácido hialurônico são algumas das opções mais acessíveis disponíveis no mercado para ajudar na reposição dessa substância.

Leia também:
Bio-oil: Saiba para que serve, como usar e onde comprar
Principais pomadas cicatrizantes: o que é, quando usar e qual a melhor para cada caso?
Pedra Hume – Para o que serve e onde comprar?

Para que serve o ácido hialurônico?

O uso do ácido hialurônico ajuda a reter uma grande quantidade de água em camadas cutâneas profundas, preenchendo o espaço entre as células, o que significa pele hidratada por mais tempo!

Pode ser utilizado para a redução do bigode chinês, olheiras, no preenchimento de rugas e em procedimentos para suavizar linhas de expressão. Nesses casos, a aplicação deve ser feita por cirurgião plástico, além de ser essencial o acompanhamento com um dermatologista.

Dicas de como utilizar:

Por ser hidrofílico, que age em conformidade com a água, pode ser utilizado em todos os tipos de pele. Dependendo da composição escolhida, pode ser usado todos os dias.

Qual o passo a passo para uso de ácido hialurônico? É recomendado iniciar pela higienização da pele, com sabonete líquido, água micelar ou adstringente. Em seguida, aplique o produto que contém o ácido hialurônico e, posteriormente, um hidratante e o filtro solar. Assim, os componentes presentes no produto terão maior penetração na pele, o que ajuda a obter melhores resultados.

Também é interessante utilizar uma combinação de ácido hialurônico, vitamina C e protetor solar. Consulte seu dermatologista para uma avaliação completa.

Precauções:

  • Evite exposição ao sol excessiva e use o filtro solar para proteger a pele de manchas;
  • Consuma quantidade adequada de água: o ideal é em torno de 2 litros diários;
  • Evite banhos quentes para não ressecar a pele, pois pode causar descamação;
  • No caso de procedimentos estéticos, siga as recomendações médicas de repouso e outros cuidados.
Ritual de skincare com ácido hialurônico

Principais benefícios ao utilizar ácido hialurônico

Além da sua ação rejuvenescedora, é um elemento importante para manter o aspecto saudável, sem agredir a pele. Sem contar que, diferente de outras aplicações, o ácido hialurônico tem efeitos imediatos.

Para realizar preenchimentos em áreas específicas, como uma harmonização facial, por exemplo, pode ser feita a aplicação de ácido hialurônico em vez de procedimentos com bisturi. Um cirurgião deve acompanhar essas aplicações, normalmente realizadas em mais de um sessão e com uso de anestesia. Em algumas horas, o paciente já estará com o resultado visível e sem inchaços. 

Existe também o ácido hialurônico em cápsulas, na qual o médico prescreve a quantidade ideal para ingerir diariamente. O importante é manter os cuidados diários, de acordo com o tipo de pele, e seguir as recomendações médicas. Conheça o site do Cliquefarma e encontre diversas opções de ácido hialurônico pelo menor preço e em farmácias confiáveis de todo o Brasil.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<