Skip to main content

A planta medicinal conhecida como calêndula, bem-me-quer mal-me-quer, maravilha, margarida dourada ou verrucária possui nome científico Calendula officinallis. A calêndula possui propriedades e benefícios medicinais e, para este fim, pode ser encontrada para venda em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e mercados.

Partes Utilizadas – Flores

Cultivo : Sua reprodução é por sementes em canteiros ou sementeiras, e após a germinação as mudas mais vigorosas devem ser transplantadas para local definitivo. Prefere solos férteis, profundos, frescos e permeáveis. A semeadura ocorre nos meses de julho e agosto e a colheita se inicia no verão. Dentro de apartamento ou casa pode ser cultivada, desde que fique exposta ao sol, por mais ou menos 4 horas por dia.

Origem : Países do Mediterrâneo, sendo fértil nas reiões litorâneas do Brasil

Modo de conservar : As folhas são utilizadas sempre frescas. As flores mondadas podem ser consumidas frescas ou secas. A secagem deve ser a sombra, em local ventilado e sem umidade. Guardar em sacos de papel ou pano, ou em recipiente de porcelana.

Multiplicação: Sementes

Cultivo: planta europeia de adaptação cosmopolita. Prefere solos secos, arejados e com alguma matéria orgânica. Planta-se em sementeiras e faz-se o transplantio para o local definitivo ou ainda faz-se o plantio no local definitivo. O espaçamento é de 0,5m entre plantas e fileiras de 1 m entre elas.

Colheita: colhem-se as folhas e flores durante o período da floração.

Propriedades : Antiespasmódico e cicatrizante, possui efeitos anti-inflamatórios. É antisséptica, analgésica, emenagoga, colagoga, antiulcerosa, anti-inflamatória, antisséptica, cicatrizante, calicida, emoliente, antiviral, antiemético, vasodilatador e tônico da pele.

Benefícios e propriedades

A planta possui propriedades benéficas no tratamento de úlceras gastroduodenais, abscessos do estômago, afecções nervosas, artritismo, artrite, artrose, cólica menstrual, gastrite, problemas na produção da bile, psoríase, resfriados e úlceras gastrointestinais. A planta pode ser usada ainda como antiabortiva e, quando usada externamente pode ser útil no tratamento de acne, assadura, vermelhidão na pele, feridas, fissuras de mama, foliculite, frieira, fungo, queimaduras – suaves de sol –, rachaduras, varizes, veias dilatadas e verrugas, além de ajudar a clarear manchas na pele.

A planta age como anti-inflamatório, antisséptico, desinfetante, cicatrizante e hemostático quando usada de forma externa. Internamente, age como sudorífico, diurético, depurativo do sangue e imunoestimulante.

Indicações

Infecções da pele

Tanto no uso tópico como no interno, a calêndula tem propriedades antissépticas, depurativas e desintoxicantes e diversas utilizações potenciais. Em loção, creme ou pomada, acelera a cicatrização e combate a infecção, em problemas tão diversos como pequenas queimaduras e escaldões solares, picadas de insectos, borbulhas inflamadas e pustulentas, mastite, cortes e escoriações, erupções com inflamação, hemorróidas c varizes.

Distúrbios digestivos

Ingerida (de preferência, em infusão), a calêndula ajuda a curar problemas aparelho digestivo, incluindo úlcera péptica e gastrite. Devido, em parte, à sua ação antifúngica, ajuda a recuperar de infecções gastrointestinais, sobretudo quando associadas a disbiose intestinal e candidíase, e a tratar problemas como acne, infecções na garganta e mastite. Em infusão, conjuga-se bem com ervas como amor-de-hortelão (Galiumapariné), trevo-dos-prados (Trifoliumpraense) e camomila (Chãmomilla reculitd).

Efeitos colaterais da calêndula

Não estão descritos efeitos colaterais da calêndula.

Contraindicações da calêndula

A calêndula está contraindicada durante a gravidez.

calendula

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<