Chá de Erva Doce – Saiba mais sobre esse chá

24/03/2021 0 Por cliquefarma

Com certeza você já ouviu falar no chá de erva doce, não é mesmo? Essa planta medicinal é muito famosa e traz inúmeros benefícios à saúde. Esse chá tem propriedades analgésicas, anti inflamatórias, anti séptica e é usado para ajudar na gastrite, na má digestão, dor de cabeça, cólicas e serve como um calmante natural. Nesse texto vamos falar tudo sobre esse chá poderoso e daremos algumas receitas para você fazer agora mesmo, acompanhe!

O que é chá de erva doce

O chá de erva doce é derivado da planta erva doce, uma planta medicinal muito conhecida no Brasil. Tem propriedades muito benéficas para a saúde. Ele é utilizado para diminuir dores, principalmente de cabeça e cólicas. Por possuir algumas vitaminas, é ótimo para o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

Além de evitar a constipação e diminuir gases, já que contribui para o funcionamento do intestino. Também é indicado para reduzir os níveis de açúcar no sangue e diminuir as ondas de calor, que são comuns durante a menopausa.

O chá de erva-doce tem sido usado como uma ajuda digestiva à base de plantas desde o século XI. Foi usado pela primeira vez pelo herbalista chinês, Fu Hsi. Ele acreditava que misturando a semente de erva-doce com mel e casca de laranja, poderia produzir uma solução que ajudaria no sistema digestivo que aliviaria o desconforto abdominal e, assim, impediria o vômito. 

Na Europa, esta mistura de ervas tornou-se conhecida como erva-doce do moinho de vento e foi usada pela primeira vez para ajudar a digestão e aliviar cólicas, gastrite (doença refluxo gastroesofágico) e azia.

Também mostrou ser muito  eficaz no tratamento da diarréia crônica e disenteria. O sistema digestivo responde muito bem a essa combinação. O chá de erva-doce tem uma ótima maneira de aliviar a inflamação em todo o corpo. Pode até ajudar a reduzir a pressão arterial e aliviar a dor de garganta causada por alergias, resfriados e congestionamento sinusal. 

Muitos estudos mostram que esse chá é útil para resolver os problemas com má digestão causada pela intolerância à lactose. O chá de erva-doce é um remédio eficaz para aqueles que têm problemas com diarréia e gases, ajudando no tratamento da indigestão, gastrite, náusea e flatulência excessiva. A erva-doce ajuda a aliviar a dor causada por hemorróidas e seus espasmos. Também ajuda no tratamento da diarréia causada por bactérias que estão presentes no cólon.

Durante a idade média, foi usado para tratar febres, infecções, vermes estomacais, dores de dente, inflamação, resfriados e doenças de pele. É uma ótima maneira de desintoxicar o corpo também.

Chá de erva doce para que serve

O chá de erva-doce pode ajudar os bebês a ganhar peso porque aumenta o apetite. As sementes da erva são eficazes  para ajudar na digestão, bem como na absorção de nutrientes nos intestinos. Isso ajuda o corpo a absorver mais calorias e proteínas e, portanto, causa ganho de peso rápido. No entanto, é melhor consultar um nutricionista antes de alimentar seu bebe com essa planta. 

A erva-doce é muito usada para tratar cólica em crianças pequenas. Quando ingerido, acalma o sistema digestivo, diminui a produção de gases e melhora a digestão. Também é usado para tratar as dores causadas por gases e cãibras.

Além de todas essas propriedades, o chá de erva doce contém um mineral importante que melhora os vasos sanguíneos. Altos níveis de potássio são muito importantes para a nossa saúde, porque sem quantidades suficientes, nosso corpo não pode funcionar corretamente. 

Erva-doce contém quantidades significativas de potássio e essa qualidade ajuda na regulação dos níveis de sódio na corrente sanguínea e, assim, previne altos níveis de potássio que causam fraqueza e parada cardíaca. A erva-doce também contém magnésio, niacina e vitamina K, que melhoram a taxa metabólica e reduzem a fadiga. Essas propriedades tornam esse chá um grande remédio natural para muitas hipóteses.

A pressão alta também pode ser tratada usando a erva. O alto teor de potássio ajuda a reduzir os níveis de sódio na corrente sanguínea e reduzir a pressão alta (hipertensão). Alguns pesquisadores mostraram que o chá de erva-doce ajudou a reduzir a pressão arterial nos pacientes com câncer de mama.

O chá é uma poderosa erva imunológica com o potencial de diminuir o risco de doenças. Além disso, a erva suprime a atividade da histamina, um composto responsável pela inflamação. 

Qual é a planta do chá de erva doce 

A erva-doce, também conhecida como anis-verde, anis e pimpinela-branca, é uma planta medicinal da família Apiaceae  sendo composta por folhas fendidas, flores brancas e frutos secos contendo uma só semente, de sabor adocicado e aroma intenso. Seu nome científico é  Pimpinella anisum

A erva doce é muito popular e há muito tempo foi introduzida à dieta e à culinária de culturas em todo o mundo. As ervas doces mais comuns que as pessoas usam são chamadas como manjericão doce, gengibre e alho. Eles são comumente usados em culinária italiana, bem como em outras culinárias. Mas, além de ser usado para aromatizar suas refeições, você pode usá-los para tratar vários problemas de saúde.

Quanto aos benefícios para a saúde, eles são numerosos e positivos. Um desses benefícios para a saúde é que eles podem ajudar a melhorar sua digestão. Isso se dá, principalmente, porque quando eles são consumidos regularmente, eles são capazes de desacelerar o processo de digestão. Eles contribuem para uma melhor circulação à medida que ajudam o bom funcionamento dos vasos sanguíneos. Eles também promovem um melhor funcionamento cerebral e podem melhorar a sensação de bem estar, evitando a fadiga.

Também foi constatado que essa planta pode ajudar no tratamento de diferentes distúrbios respiratórios. Pode ajudá-lo a prevenir e curar a asma. Também pode reduzir a congestão nasal, causada por gripes, resfriados e alergias. 

É considerada muito eficaz na redução do nível de colesterol no corpo, ajudando na redução da pressão arterial e melhorando a função da vesícula biliar. Pode ajudar no tratamento do diabetes, reduzindo os níveis de açúcar no sangue. Há também propriedades contra o câncer.

A erva doce existe há muito tempo e tem sido parte de quase todas as culturas medicinais, fornecendo para o corpo vários benefícios. 

O cultivo dessa planta em casa é uma tarefa fácil se você tiver conhecimento adequado sobre a erva. O solo que elas são cultivadas desempenha um papel muito importante. Deve ser enriquecido com nutrientes e deve ser bem drenado. 

Plantas de ervas doces também precisam de espaço para crescer e se adaptam melhor quando são plantados em solo solto para que o ar possa alcançar todas as partes da planta. A planta deve ser plantada em cercas ou outras estruturas que possam servir de suporte. 

A erva doce não se desenvolve bem em ambiente de extremo calor ou frio e a qualidade do solo deve ser boa. 

A erva-doce é usada também em produtos cosméticos e de perfumaria, podendo ser encontrada em diferentes formas, como extrato seco e óleos essenciais. 

Chá de erva doce benefícios

O chá de erva doce é muito benéfico para seu corpo e sua saúde, por isso, trouxemos alguns deles para você, acompanhe:

Benefícios do chá de erva doce para o coração

O chá de erva doce é rico em fibras, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina B6 e antioxidantes que são fundamentais para a boa saúde do coração, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, já que os antioxidantes previnem a inflamação e o acúmulo de gordura nas artérias. 

Desse modo, com suas propriedades vaso protetoras,  ajudam a controlar a pressão arterial e a equilibrar o ritmo de batimentos cardíacos. Ademais, a fibra encontrada no chá de erva doce ajuda a diminuir a reabsorção do colesterol ruim. 

Benefícios do chá de erva doce para a imunidade 

O chá de erva doce é rico em vitamina C e por isso é ótimo para o sistema imunológico e excelente para a produção de anticorpos e para a regeneração de tecidos, fortalecendo a proteção de organismos, aumentando a imunidade e diminuindo as chances de pegar uma gripe ou resfriado. E em tempos de pandemia do coronavírus, é fundamental estar com a imunidade boa, né?

Ação antioxidante e analgésica

 O chá de erva doce promove a limpeza da circulação sanguínea,  combatendo os radicais livres que invadem o corpo e causam doenças. Ademais, a ação antioxidante é responsável pela  anulação das atividades dos fungos dentro do nosso corpo, diminuindo os riscos de desenvolver doenças. 

Por outro lado, esse chá tem efeito relaxante, atuando para diminuir as dores, principalmente de cabeça e cólica menstrual. Além de equilibrar os hormônios, permitindo que sejam liberados os que transmitem a sensação de bem estar. 

Benefício do chá de erva doce para a diabetes 

A diabetes  é uma doença que causa o acúmulo excessivo  de glicose na circulação sanguínea, desse modo, o chá de erva doce é capaz de inibir algumas das enzimas causadoras desse problema, ajudando no seu tratamento.

Benefício do chá de erva doce para as cólicas

Seja a cólica causada por gases ou a decorrente da menstruação, o chá de erva doce pode ser um ótimo remédio natural para acabar com esse problema. Isso é possível porque a erva doce é capaz de relaxar os músculos, que ficam contraídos na hora da dor. 

Além de ser eficaz para a diminuição dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), permitindo que a mulher fique mais calma e relaxada, além de reduzir a dor de cabeça e a irritabilidade causadas pela alteração hormonal que ocorre nesse período.

Benefício do chá de erva doce para a insônia e ansiedade

Se você sofre com insônia e tem problemas para dormir por conta da ansiedade, saiba que o chá pode te ajudar! Isso porque esse chá possui ácido fólico, permitindo que ele seja um calmante natural, que pode te auxiliar a dormir melhor e a relaxar. 

Benefícios do chá de erva doce para o tratamento da Tireoide

O chá contém manganês, substância presente da tiroxina, hormônio essencial para o bom funcionamento da glândula tireoide. E o bom funcionamento dessa glândula é fundamental para manter o corpo saudável, pois influencia em muitos fatores como o apetite e o metabolismo. 

Benefício do Chá de Erva-Doce Contra o Câncer: 

O chá é rico em substâncias anticancerígenas, como os  antioxidantes, os flavonóides, os alcalóides e fenóis, fundamentais para diminuir o risco de desenvolver a doença. 

Desse modo, o chá de erva doce pode ser muito benéfico para: 

  • o coração; 
  • a digestão;
  • a insônia; 
  • depressão e ansiedade;
  • imunidade;
  • dores de cabeça;
  • cólicas menstruais; 
  • problemas intestinais;
  • inflamações; 
  • problemas respiratórios, como asma e bronquite;
  • saúde dos olhos; 
  • saúde da pele e dos cabelos;
  • pressão arterial;
  • metabolismo;
  • cérebro;
  • câimbras; 
  • rins;
  • ossos e dentes;
  • tireoide;
  • câncer;

.

Outros usos do chá de erva doce

Para a pele 

O chá é importante para eliminar e reduzir a aparição de espinha na pele. Pois tem uma função que contribui no controle e equilíbrio da quantidade de testosterona no organismo.

Além do mais, contém zinco, que é responsável pela  síntese de colágeno e ajuda na normalização da quantidade de oleosidade da pele. O zinco também estimula a contagem de células brancas do sangue, reduzindo as chances de alguma infecção.

Para acabar com a caspa

A vitamina C presente no chá, ajuda a combater a caspa e a coceira no couro cabeludo, pois ajuda a remover os resíduos e demais sujeiras que são os causadores da caspa, além de ajudar no crescimento do cabelo. Dessa forma, além de beber o chá, você pode adicioná-lo no shampoo ou condicionador e deixar agir por alguns minutos. 

Na culinária

Além do chá, a erva doce pode ser usada na culinária, dando um sabor peculiar às refeições. Pode ser usada em saladas, em pães, bolos, biscoitos e para temperos em geral, carnes e peixes. Uma receita muito famosa é o bolo de fubá com erva doce, confira a dica:

Ingredientes                             

  • 3 ovos inteiros
  • 1 xícara de leite
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 xícara de fubá branco
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 colher (chá) de erva doce

Modo de preparo

  • Bata no liquidificador os ovos, o leite e o óleo.
  • Junte o fubá, a farinha e o açúcar.
  • Por último, misture levemente com uma colher a erva-doce e o fermento.
  • Coloque em uma forma.
  • Leve ao forno a 160° por 30 minutos.

Receitas de chá de erva doce

A seguir, mostraremos algumas receitas desse chá com outros ingredientes, que potenciam ainda mais os benefícios desse chá, veja: 

Chá de camomila com erva doce

Ingredientes 

  • 1 colher de chá de Camomila seca;
  • 1 colher de chá de sementes de Erva-doce;
  • 1 colher de chá de mil-folhas;
  • 1 colher de chá de raiz de alteia picada;
  • 1 colher de chá de filipendula;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de preparo

  • A 500 ml de água fervente adicione a mistura e tampe.
  • Deixar repousar durante cerca de 5 minutos e coe antes de beber. 
  • Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia ou sempre que for necessário.

Chá de erva doce com canela

Ingredientes 

  • 5 xícaras (chá) de água (1 L)
  • 3 sachês de chá de erva-doce
  • 1 pau de canela

Modo de preparo

  • Em uma panela média, coloque a água e leve ao fogo alto até ferver. 
  • Retire do fogo, junte os sachês de chá e a canela, tampe e deixe descansar por 10 minutos. 
  • Remova os sachês de chá, misture e sirva em seguida.

Chá de erva doce com hortelã

Ingredientes 

  • 2 colheres de chá de folhas secas de hortelã pimenta
  •  2 colheres de chá de sementes de erva-doce
  • 2 colheres de chá de folha de melissa.

Modo de preparo

  • Colocar 1 colher de sopa da mistura anterior numa xícara de chá e encher com água fervente.
  •  Deixar a infusão repousar durante 10 minutos e coar.

Chá de erva doce com mel

Ingredientes 

  • 3 colheres de sopa de sementes secas de Erva-Doce;
  • 1 l de água.
  • 1 colher de mel 

Modo de preparo

  • Ferver a água;
  • Adicionar a Erva-Doce, desligar o fogo e deixar a mistura descansar ao longo de cinco minutos;
  • Coar e servir

Chá de gengibre com erva doce

Ingredientes 

  • 3 rodelas de gengibre;
  • 2 colheres de sopa de erva-doce;
  • 1 colher de chá de casca de uma laranja;
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  • Em uma leiteira, ferva a água com o gengibre e a casca de laranja.
  • Desligue o fogo e acrescente a erva.
  • Abafe por 10 minutos.
  • Coe e sirva ainda quente.

Chá de mostarda, erva doce e canela

Ingredientes 

  • 5 g de erva-doce;
  • 5 g de canela em pau;
  • 5 g de sementes de mostarda;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

  • Colocar a água para ferver em uma panela. No momento em que começar a ferver desligue o fogo e reserve.
  • Juntar os outros ingredientes em outra panela e virar a água ainda quente por cima deles, deixando repousar por 5 minutos.
  • Deixar esfriar e coar.
  • Beber 2 xícaras de chá por dia.

Chá de camomila, erva doce e erva cidreira

Ingredientes 

  • 1 colher de chá de Camomila seca;
  • 1 colher de chá de sementes de Erva-doce;
  • 1 colher de chá de erva cidreira
  • 500 ml de água

Modo de preparo

  • A 500 ml de água fervente adicione a mistura e tampe.
  • Deixar repousar durante cerca de 5 minutos e coe antes de beber. 
  • Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia ou sempre que for necessário.

Xarope de erva doce 

Ingredientes

  • 500 ml de água;
  • 1 colher (sopa) de semente de erva-doce;
  • 1 colher (sopa) de raiz de alcaçuz seca;
  • 1 colher (sopa) de tomilho seco;
  • 250 ml de mel.

Modo de preparo

  • Colocar numa panela a água, a erva-doce e o alcaçuz e deixar ferver durante 15 minutos. A seguir, retire esta infusão do fogo, adicione o tomilho e deixe descansando tampada até esfriar.
  •  Depois, coe, acrescente o mel e aqueça em fogo brando, mexendo sempre até que fique uma mistura homogênea.
  • Pode-se tomar sempre que necessário e pode ser conservado na geladeira por um período máximo de 3 meses, num frasco de vidro bem tampado

Chá de erva doce com limão

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sopa de erva doce seca ou em folhas frescas;
  • meio limão;

Modo de Fazer

  • Adicionar uma xícara de água em uma chaleira ou leiteira e colocar uma colher de sopa de erva doce seca. Levar ao fogo médio e deixar esquentar bem (até quase ferver, mas não precisa ferver).
  • Retirar do fogo e com a ajuda de uma peneira, colocar apenas o líquido na xícara.
  • Espremer meio limão junto com o chá e esperar uns 5 minutos para tomar. 
  • Pode tomar todos os dias e também é ótimo depois das refeições, pois auxilia no processo digestivo (só não tome gelado, pode tomar morno ou quente).

Como tomar chá de erva doce

Você pode consumi-lo puro ou com alguma combinação indicada para potencializar seus efeitos. E de preferência deve ser ingerido quente e na quantidade de duas a três xícaras por dia, de acordo com a sua necessidade. Se você tem problemas de insônia, o ideal é consumi-lo à noite. 

Chá de erva doce contra indicações

Mesmo que esse chá possua muitos benefícios, seu consumo deve ser moderado e até evitado por algumas pessoas, quais sejam: gestantes, já que tem um potencial abortivo; por pessoas com epilepsia; bebês recém nascidos; pessoas que fazem uso de medicamentos como antibióticos, antialérgicos, pois pode causar alguma reação; pacientes em tratamento de câncer de mama e pessoas que fazem suplementação de ferro. 

Isso acontece porque quando seu consumo é exagerado pode causar efeitos colaterais indesejados e como cada corpo reage de uma maneira, não tem como saber. 

Chá de erva doce

Perguntas e respostas sobre o chá de erva doce

Pode dar chá de erva doce para bebê? 

Sim, a erva doce é um excelente calmante e também muito eficaz no alívio de cólicas e dores. Além de ajudar na digestão, evitando o refluxo e diminuindo a produção de gases. 

Chá de erva doce emagrece?

Pode ajudar na perda de peso sim! Isso acontece porque esse chá alivia a distensão abdominal, ajuda na distensão, possibilitando o melhor funcionamento do organismo. Além de ser diurético, contribuindo para diminuir a retenção de líquidos no corpo. Mas é importante lembrar que o chá não faz milagre, portanto, é necessário combinar com uma alimentação saudável e exercícios físicos.  

Pode tomar chá de erva doce na gravidez?

Sim. Desde que seja com moderação e consciência,já que tem efeito abortivo, esse chá pode ser usado para aliviar algumas dores causadas pela gestação e também para aliviar os sintomas de náuseas e vômitos.

Pode dar chá de erva doce para recém nascido? 

Não é recomendado, até porque bebês até seis meses de idade devem ser alimentados exclusivamente com leite materno. O ideal é que a mãe tome para alívio de algumas dores e para acalmar, refletindo diretamente no bebê. 

Chá de erva doce aborta?

Tem um grande potencial sim. Os chás de erva doce são estimulantes da menstruação e por isso têm efeito abortivo. 

Chá de erva doce acalma? 

Sim. Esse chá é um calmante natural, ótimo para ajudar na ansiedade e na insônia. 

Pode tomar chá de erva doce na amamentação?

Sim. Além de ajudar na produção de leite, o chá pode acalmar a mãe e o bebe, inclusive aliviar as dores causadas por cólicas dele, pois diminui a produção de gases. 

Pode dar chá de erva doce para bebê dormir?

Sim, desde que não seja sempre e o consumo seja moderado, o chá de erva doce pode acalmar o bebe e ajudá-lo a dormir melhor.

Chá de erva doce é bom para gripe?

Sim. O chá é rico em vitamina C, excelente para a produção de anticorpos e para a regeneração de tecidos, fortalecendo a proteção de organismos, aumentando a imunidade e diminuindo as chances de pegar uma gripe ou resfriado. 

Chá de erva doce abaixa a pressão?

Sim. O chá contém ótimas quantidades de potássio, que com suas propriedades vaso protetoras,  ajudam a controlar a pressão arterial e a equilibrar o ritmo de batimentos cardíacos.

Cachorro pode tomar chá de erva doce?

Sim, mas não com muita frequência. Esse chá pode ajudar a aliviar cólicas e acalmá-lo quando estiver muito agitado. 

Chá de erva doce é bom para gases?

Sim. Esse chá tem forte ação no funcionamento do intestino e sua ingestão do ajuda a prevenir a constipação e sensação de inchaço por retenção de líquido. Dessa forma, contribui para a diminuição dos gases. 

Chá de erva doce prende o intestino?

Não, pelo contrário, ele ajuda no funcionamento do intestino, diminuindo a produção de gases e evitando possíveis dores causadas por cólicas. 

Chá de erva doce aumenta o leite materno?

Sim, já que uma das suas propriedades é acalmar e quando a mãe está tranquila há uma maior liberação de oxitocina, fundamental para a produção do leite. 

Chá de erva doce para pressão alta, é bom?

Sim. O chá contém potássio, componente essencial para as células que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. 

Ou seja, ajudam a combater os efeitos negativos do sódio, restaurando o equilíbrio da água.

Onde comprar chá de erva doce

No nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma, você pode encontrar diversos medicamentos contendo chá de erva  para te ajudar com os benefícios dessa excelente planta medicinal. Com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor opção de entrega do seu produto. Acesse agora mesmo e adquira o seu! 

E, aí? Gostou das dicas? Já está com vontade de experimentar esse poderoso chá? Não se esqueça de curtir e compartilhar com sua família e amigos! E, se restar alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco.