Chá de erva-doce

Muito além do efeito calmante: separamos outros 7 benefícios da erva-doce

10/03/2022 0 Por cliquefarma

Quando o assunto é se cuidar e cultivar momentos de relaxamento, não há nada melhor que apostar em bebidas aconchegantes, como chá de erva doce. Essa famosa planta medicinal traz inúmeros benefícios à saúde. Afinal, esse chá tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Além disso, serve como um calmante natural e alívio para dores e inflamações. Saiba mais sobre os benefícios e como incluir a erva doce no seu dia a dia.

Qual é a planta do chá de erva doce 

A erva-doce, também conhecida como anis-verde, é uma planta medicinal conhecida pelos cientistas como Pimpinella anisum. É composta por folhas, flores brancas e uma só semente, marcante pelo seu sabor adocicado e aroma intenso.

Por ser muito popular, foi introduzida à dieta e à culinária de culturas em todo o mundo. Sem contar que também é utilizada em produtos cosméticos e de perfumaria, e hoje é encontrada em diferentes formas além do sachê, como em formato de extrato seco ou óleos essenciais.

Chá de erva-doce é bom para o bem-estar e imunidade

Para que serve o chá de erva-doce

Busca bem-estar e alimentação saudável? Consumir a erva-doce é um bom hábito, já que tem as propriedades de um ingrediente natural perfeito para tratar cólicas, hipertensão e manter a imunidade. Separamos os melhores benefícios da erva-doce para você conhecer:

1. Mais energia e disposição

A erva-doce contém quantidades significativas de potássio e essa qualidade ajuda na regulação dos níveis de sódio na corrente sanguínea. Ou seja, essa combinação previne a fraqueza e a pressão alta. Como também há magnésio, niacina e vitamina K em sua composição, a melhora na taxa metabólica e a redução da fadiga são outros efeitos esperados. 

2. Bom para o coração

O chá de erva-doce é rico em fibras, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina B6 e antioxidantes que são fundamentais para a boa saúde do coração, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, já que os antioxidantes previnem a inflamação e o acúmulo de gordura nas artérias. 

Desse modo, ajuda a equilibrar o ritmo de batimentos cardíacos e a diminuir a reabsorção do colesterol ruim.

3. Benefícios para a imunidade

O chá de erva doce é rico em vitamina C e por isso é ótimo para o sistema imunológico. Ao contribuir para a produção de anticorpos e para a regeneração de tecidos, fortalece a imunidade e torna o organismo mais preparado para enfrentar ou evitar gripes e resfriados. 

4. Ação antioxidante e analgésica

O chá de erva doce promove a limpeza da circulação sanguínea,  combatendo os radicais livres que invadem o corpo e causam doenças. Lembrando ainda que a ação antioxidante é responsável pela anulação das atividades dos fungos dentro do nosso corpo, o que diminui os riscos de desenvolver doenças. 

Outro benefício é o efeito relaxante desse chá, responsável por aumentar a sensação de bem-estar e ainda diminuir dores no corpo, principalmente dor de cabeça, dor de barriga, dores musculares e gastrite.

5. Alívio para as cólicas

Seja a cólica causada por gases ou a decorrente da menstruação, o chá de erva doce pode ser um ótimo remédio natural para acabar com esse problema. Isso é possível porque a erva doce é capaz de relaxar os músculos, que ficam contraídos na hora da dor. 

Além de ser eficaz para a diminuição dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), permitindo que a mulher fique mais calma e relaxada, além de reduzir a dor de cabeça e a irritabilidade causadas pela alteração hormonal que ocorre nesse período.

6. Pode ajudar quem tem insônia e ansiedade

Se você sofre com insônia e tem problemas para dormir por conta da ansiedade, saiba que o chá pode te ajudar! Isso porque esse chá possui ácido fólico, permitindo que ele seja um calmante natural, que pode te auxiliar a dormir melhor e a relaxar. 

7. Chá de erva-doce para o tratamento da tireoide

Outra propriedade importante é o manganês, substância presente da tiroxina, hormônio essencial para o bom funcionamento da glândula tireoide. E o bom funcionamento dessa glândula é fundamental para manter o corpo saudável, pois influencia no apetite e no metabolismo.

Erva-doce é bom para a saúde e para a pele

Outros usos do chá de erva doce

  • Para a pele 

O chá é importante para eliminar e reduzir a aparição de espinha na pele. Pois tem uma função que contribui no controle e equilíbrio da quantidade de testosterona no organismo.

Além do mais, contém zinco, que é responsável pela síntese de colágeno e ajuda na normalização da quantidade de oleosidade da pele. O zinco também estimula a contagem de células brancas do sangue, reduzindo as chances de alguma infecção.

  • Para acabar com a caspa

A vitamina C presente no chá, ajuda a combater a caspa e a coceira no couro cabeludo, pois ajuda a remover os resíduos e demais sujeiras que são os causadores da caspa, além de ajudar no crescimento do cabelo. Dessa forma, além de beber o chá, você pode adicioná-lo no shampoo ou condicionador e deixar agir por alguns minutos.

  • Na culinária

Além do chá, a erva doce pode ser usada na culinária, dando um sabor peculiar às refeições. Pode ser usada em saladas, em pães, bolos, biscoitos e para temperos em geral, carnes e peixes.

Aproveite para se inspirar e unir sabor com as qualidades da erva-doce em combinações como bolo de fubá com erva-doce, chá de erva-doce com camomila, chá de erva-doce com mel ou ainda com limão.

Onde comprar chá de erva doce

O CliqueFarma te ajuda a encontrar o chá de erva-doce em sachês, na composição de cremes hidratantes, sabonetes e muitos outros produtos de saúde e bem-estar nas melhores drogarias de todo o Brasil. Confira também os descontos imperdíveis das nossas farmácias parceiras!

Alta preços medicamentos 2022

Artigo atualizado em 10/03/2022 – Originalmente publicado em 24/03/2021.