Skip to main content

Desde muito tempo as pessoas se preocupam com os cuidados com os cabelos. Atualmente existem muitos produtos que auxiliam nesses cuidados, como o creme para pentear, mas antigamente os óleos naturais eram usados para manter o cabelo no lugar.

Os egípcios em 300 aC já usavam óleo de rícino e de amêndoas, para fazer seus penteados e promover o crescimento do cabelo. Já os gregos, usavam o azeite de oliva para cuidar dos fios.

Hoje em dia não é muito diferente, a maioria dos produtos que usamos possui esses mesmo objetivos e alguns desses produtos também tem como base óleos e produtos naturais para nutrir os fios.

Um bom exemplo é o creme para pentear. O creme para pentear é um produto capilar muito popular no Brasil e na América Latina usado para facilitar o desembaraçamento dos fios e também para modelar os cabelos.

creme para pentear

Existem cremes para pentear de vários tipos e para vários tipos de cabelo. Você pode encontrá-los com princípios ativos químicos, mas a sua maioria possui princípios ativos naturais.

Provavelmente você já deve ter usado um creme para pentear. Se já usou, sabe como esse produto ajuda na hora de cuidar dos fios.

Nos últimos 5 anos o creme para pentear tem se tornado ainda mais popular, pois são produtos que ajudam especialmente pessoas que possuem o cabelo cacheado.

Nesses últimos anos, principalmente as mulheres estão assumindo os seus cabelos naturais. Percebendo isso, a indústria de cosméticos está investindo alto na produção de produtos específicos para cabelos cacheados e crespos.

Entre esses produtos está o creme para pentear que ajuda a modelar os cachos e a desembaraçar os fios, além de hidratar o cabelo.

Neste artigo vamos te ajudar a conhecer mais o creme para pentear. Você vai ver dicas de uso e os benefícios que esse produto pode proporcionar para o cabelo.

Além disso, vamos te dar dicas de cuidados com o cabelo que vão te ajudar a manter o seu cabelo saudável. Mas antes disso tudo, conheça um pouco mais sobre os diferentes tipos de cabelos. 

Tipos de cabelos

Acha que conhece seu tipo de cabelo, mas não consegue encontrar produtos que funcionem para ele? Provavelmente, você pode não estar tão sintonizado com seu tipo de cabelo quanto pensava.

Assim como entender seu tipo de pele é crucial para implementar um regime eficaz de cuidados com a pele, determinar seu tipo de cabelo real pode desempenhar um papel importante na eficácia de sua rotina diária de cuidados com os cabelos. 

Cabelo liso

Por muito o cabelo liso foi tido como o tipo de cabelo perfeito, mas atualmente até quem possui o cabelo liso natural realiza procedimentos para adicionar textura ao cabelo.

O cabelo liso é naturalmente liso, sem cachos e é caracterizado por fios lisos, falta de volume e sua incapacidade de segurar os penteados com facilidade. Os tipos de cabelo normalmente lisos produzem naturalmente mais óleo e a falta de cachos reflete a luz, tornando-os brilhantes. Esse tipo de cabelo tem mais óleo do que outros tipos de cabelo.

Veja a seguir as subcategorias do cabelo liso para que você possa identificar com mais facilidade o seu tipo de cabelo.

Liso e Fino

Esta categoria de cabelo é caracterizada por fios finos e retos e é conhecida como 1A. Se você se enquadra nesse grupo de cabelos, seu cabelo provavelmente é difícil de pentear e não fica bem de jeito nenhum. Você provavelmente lava o cabelo com frequência, então experimente um shampoo seco para evitar todo o excesso de óleo.

Liso com volume

Você ainda está na categoria de cabelo liso, mas seu cabelo tem mais volume do que o Tipo 1A. Seu cabelo pode ter curvas aqui e ali, normalmente nas pontas. Ao contrário do cabelo liso e fino, o tipo 1B que é o seu cabelo pode ser encaracolado e parecer um pouco mais volumoso. Experimente um spray texturizante para obter o volume de que seu cabelo precisa.

Liso na frente, ondulado nas costas

Seu cabelo tipo 1C é liso na maior parte, mas você pode encontrar algumas ondas se escondendo na parte de trás. Você saberá se tem esse tipo de cabelo se for super grosso e se você usar qualquer coisa anti-frizz. Sua solução rápida para cabelos mais grossos é um soro nutritivo.

Cabelo ondulado

Cabelo ondulado é o meio termo entre cabelos lisos e cacheados. Essas ondas tendem a formar um formato de “s”, e as pessoas com esse tipo de cabelo tendem a ter fios menos oleosos do que as pessoas com cabelos lisos devido à textura mais grossa.

Ondulado com curvas

Indo para a categoria de cabelos ondulados, as pessoas com esse tipo de cabelo têm várias curvas em cada mecha. Você provavelmente usou uma chapinha na adolescência para obter uma aparência naturalmente reta.

Mas sua melhor aposta é trabalhar com o que a natureza lhe deu e enrolar as ondas que você já tem. Você pode experimentar usar um creme para pentear para cabelo 2A.

Ondulado e firme

Seu cabelo é muito parecido com o primeiro grupo de cabelos ondulados, mas as ondas são um pouco mais firmes e têm um pouco mais de textura. Seu cabelo também está mais sujeito a frizz, então certifique-se de aplicar um creme para pentear anti-frizz para cabelos tipo 2B antes de pentear suas madeixas para o dia.

Ondulado e cacheado

Este tipo de cabelo é caracterizado pelas ondas mais cheias, mais grossas e, às vezes, mais cacheadas de todos. Pessoas com esse tipo de cabelo tendem a ter alguns cachos misturados às ondas que parecem girar e formar espirais soltas. Seu cabelo tem muito volume e salta quando você anda. Use um creme para pentear para cabelo tipo 2C e aproveite a sua textura.

Cabelo cacheado

Pessoas com cabelos naturalmente cacheados têm fios que formam cachos definidos sem o uso de qualquer ferramenta ou produto para o cabelo. Na verdade, as mulheres de cabelo encaracolado devem ficar longe do secador de cabelo. Em vez disso, use um creme de cabelo para cabelos cacheados e aperte os cachos enquanto empurra os fios em direção ao couro cabeludo e deixe secar ao ar para obter melhores resultados.

Cachos soltos

Pessoas com este tipo de cabelo tem fios que formam os cachos mais soltos com o maior diâmetro. A textura do seu cabelo é a mais fácil de alisar, mas todos os cabelos cacheados ficam extremamente lindos quando são bem cuidados com produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Para cachos assim, use um creme para pentear para cabelos tipo 3A

Cachos firmes

Este tipo de cabelo é definido por cachos que são naturalmente firmes e elásticos. Eles tendem a cair em direção aos ombros em vez de sair das raízes. Este tipo de cabelo é melhor manipulado se o produto for aplicado enquanto ainda está um pouco úmido. Após o banho, pule o secador e seque os cabelos ao ar até ficarem úmidos e depois aplique um creme para pentear tipo 3B.

Cacheado e crespo

Como você deve ter adivinhado, as pessoas com esse tipo de cabelo têm os cachos mais grossos e crespos da categoria de cabelos cacheados. Os cachos se parecem mais com o formato de uma espiral, e os fios individuais são embalados super próximos uns dos outros. 

Usando um creme para pentear para cabelo tipo 3C, você pode definir os seus cachos e arrasar no visual.

Cabelo crespo

Mulheres com cabelo crespo tem cachos bem enrolados que não têm a definição encontrada nos fios de mulheres de cabelo cacheado. É também o mais grosso e o mais seco de todos os tipos de cabelo porque é difícil hidratar o couro cabeludo entre todos os cachos firmemente enrolados. Mas se você usar o tipo certo de creme para pentear pode dar ao seu cabelo crespo uma textura e definição única e maravilhosa.

Crespo solto

Este cabelo tem textura macia, com cachos ou dobras bem definidas. Os espirais também são bastante saltitantes e é o único tipo de cabelo desta categoria que cai na altura dos ombros. Para deixar o seu crespo bem definido use um creme para pentear para cabelos tipo 4A. 

Crespo híbrido

Esta categoria é um híbrido dos outros dois tipos de cabelo crespo. As pessoas neste grupo de cabelo tem cachos que são apertados e crespos, mas não tão crespos quanto as pessoas que têm crespos firmes e não tão soltos quanto as meninas que têm crespos soltos. Esse tipo de cabelo também é muito macio e frágil. Por isso, use um creme para pentear para cabelos tipo 4B.

Crespo firme

Esse tipo de cabelo tem o padrão espiral mais fechado de todos, completo com minúsculos cachos que formam dobras nos fios. Esses fios também são os mais grossos e mais suscetíveis a danos. Por isso, use um creme para pentear para cabelos tipo 4C. 

Leia também:
Shampoo infantil: o que é importante saber

Para que serve o creme para pentear?

O creme para pentear possui várias funções. Sendo assim, dependendo do seu tipo de cabelo, você pode usar o creme para pentear com diferentes objetivos.

A função principal do creme para pentear é desembaraçar os fios. Mas ele também serve como protetor solar e térmico, bem como anti-frizz, modelador e fixador de penteados.

charles deluvio x1 24uZrvz0 unsplash

Além disso, o creme para pentear serve como hidratante dos fios e protetor contra fatores externos que podem prejudicar a saúde do seu cabelo, como por exemplo, a poluição do ar.

Embora o creme para pentear seja usado entre pessoas com o cabelo cacheado e crespo, existem cremes para pentear para diferentes tipos de cabelo, proporcionando benefícios e exercendo uma função para cada um dos tipos.

Apesar do creme para pentear ser muito popular no Brasil e na América Latina, o produto tem se tornado conhecido por especialistas de todo mundo que estão se surpreendendo com a utilidade e os benefícios que o creme proporciona.

Em alguns lugares da Europa, onde as pessoas possuem os cabelos mais grossos, as mulheres principalmente estão começando a aderir ao uso do creme para pentear, para facilitar desembaraçamento e conseguir manter o cabelo bem arrumado por mais dias.

Nos Estados Unidos, as mulheres sempre usaram perucas e apliques para esconder o seu cabelo natural. Mas com a tendência e a valorização dos cabelos crespos e cacheados, muitas mulheres estão assumindo seus cachos e usando cremes para pentear para modelar o cabelo.

Se você está lendo esse artigo e nasceu no Brasil, provavelmente sempre teve acesso ao creme para pentear e, com certeza, não imaginava que esse produto é tão útil e benéfico para os cabelos.

Esse produto existe a muito tempo no Brasil e com o tempo as indústrias foram aprimorando as suas fórmulas. Hoje em dia existe uma infinidade de opções de cremes para pentear.

Encontramos esses produtos em quantidade muito grande e com preços bem baixos, o que possibilita que todo mundo tenha acesso a cremes para pentear.

Muitos tipos diferentes de cremes podem nos dar muitas opções de escolhas, mas algumas vezes podemos nos sentir confusos, em relação ao que é melhor para o nosso cabelo.

Sendo assim, fique atento ao próximo tópico que vai te ajudar a decidir qual o melhor creme para pentear para você.

Qual o melhor creme de pentear para o cabelo

Existe uma infinidade de cremes para pentear. São diferentes marcas, diferentes princípios ativos, diferentes tamanhos e diferentes preços. Mas como você pode saber qual é a melhor opção para você?

Como todo e qualquer produto que você usa em seu corpo ou até mesmo se alimenta, ler o rótulo é essencial para fazer uma boa escolha.

Na categoria de alimentos, os especialistas em nutrição dizem que quanto menos ingredientes estiverem descritos no rótulo, melhor é o alimento. Para classificar um bom produto de cabelo, podemos usar o mesmo princípio nas nossas escolhas.

Sendo assim, a primeira coisa que você precisa fazer para definir se um creme de cabelo é realmente bom, é ver no rótulo a quantidade de ingredientes que o produto possui. Quanto menos ingredientes melhor o creme para pentear.

Ainda no quesito ingredientes, podemos destacar mais algumas coisas importantes para definir o melhor creme para pentear. Observe também a quantidade de ingredientes naturais que o produto possui, quanto mais ingredientes naturais, melhor o creme.

Além disso, você precisa entender a necessidade do seu cabelo, para escolher um creme que te proporcione os benefícios que você precisa.

Por exemplo, a manteiga de karité é um ingrediente muito comum nos cremes para pentear. Esse ingrediente ajuda a proteger dos raios solares e também revitaliza, dando brilho e maciez ao seu cabelo.

Outro ingrediente muito comum entre esse tipo de produto é a ceramidas. A ceramidas ajuda a hidratar e fortalecer as fibras capilares fechando as cutículas do cabelo.

Sendo assim, para fazer uma boa escolha de creme você precisa conhecer o seu cabelo, bem como entender como os ingredientes de cada produto funcionam.

Não se preocupe em gravar e aprender sobre cada ingrediente ativo que contém em um produto. Geralmente, na própria embalagem do produto contém informações sobre os benefícios que esses ingredientes ativos proporcionam para os fios.

Além de conhecer a necessidade do seu cabelo, você precisa escolher um creme que seja específico para o seu tipo de cabelo. Isso também vem descrito nas embalagens dos produtos geralmente.

Qual a forma correta de usar o creme de pentear

Agora que você já sabe como escolher o melhor produto para o seu cabelo, é necessário entender a forma correta de utilizar o creme.

Sabemos que existem diferentes produtos com diferentes finalidades quando falamos de cabelo. Mas cada categoria de produtos é usada de uma forma.

O shampoo por exemplo, o objetivo dele é limpar os fios e você usa esse produto com cabelo molhado e é necessário que você realize o enxágue total do produto. Já o condicionador deve ser usado após o shampoo para finalizar a limpeza dos fios e também deve ser retirado totalmente do cabelo por meio do enxágue.

A categoria de produtos de creme para pentear, também possui uma finalidade e um uso especifico, não importa a marca ou o princípio ativo que esse tipo de produto possui.

A forma correta de usar o creme para pentear é com os cabelos limpos e úmidos, logo após a lavagem dos fios. Esse tipo de produto não necessita de enxágue e você pode deixá-lo tranquilamente no seu cabelo, pois ele foi feito justamente para isso.

Algumas pessoas gostam de repassar várias vezes esse produto durante a semana, sem ter lavado o cabelo. Em algumas situações isso pode até dar certo, mas na maioria das vezes o cabelo pode criar uma camada grossa de creme e ficar com um aspecto bem firme. 

Vamos ver isso com mais detalhes no tópico seguinte.

O que acontece se passar muito creme no cabelo

O creme para pentear é um produto muito útil para qualquer tipo de cabelo e pode também proporcionar muitos benefícios para os fios. Mas qualquer coisa quando é usada em excesso pode levar a consequências prejudiciais e desagradáveis.

Para o creme no cabelo em excesso pode deixar o cabelo pesado e oleoso, mesmo que você faça isso logo após ter lavado o cabelo.

Além disso, repassar o creme várias vezes durante a semana pode sobrecarregar o cabelo com o produto, deixando-o com uma camada dura e resistente.

É claro que esses problemas podem ser resolvidos apenas com uma boa lavagem, mas a longo prazo usar produtos em excesso pode prejudicar os fios. Sendo assim, evite passar muito creme no cabelo.

Mas como você pode saber a quantidade certa de produto para passar no seu cabelo? Bem, visto que um cabelo pode diferenciar muito para o outro em questão de textura, volume e tamanho, a melhor forma de aplicar quantidade certa é fazer a aplicação em pequenas quantidades até o cabelo atingir o resultado desejado.

Talvez você tenha que fazer alguns testes para saber qual a melhor quantidade no seu caso, mas com o tempo você pega o jeito.

Como usar corretamente o creme de pentear em cabelos cacheados

Cabelos cacheados exigem cuidados especiais para se manterem com um aspecto saudável e hidratado. Infelizmente, por muito tempo, era muito difícil encontrar produtos específicos para cabelos cacheados, o que dificultava os cuidados e isso levava muitas mulheres a alisar o cabelo.

Mas, nos últimos anos a indústria de produtos capilares tem voltado a sua atenção para os cabelos cacheados e crespos e, estão cada vez mais criando produtos para esses tipos de cabelos, o que tem incentivado muitas pessoas a assumirem o seu cabelo natural.

No caso dos cremes para pentear, existem muitos produtos específicos para cada tipo de cabelo. Mas além de usar um produto específico, é necessário também usá-lo da forma correta, para que o seu resultado seja efetivo.

A melhor forma de usar creme em cabelos cacheados ou crespos é dividindo o cabelo úmido em camadas ou seções.

Dependendo do volume e do tamanho do seu cabelo divida-o em 4 ou 6 seções com a ajuda de um pente e prenda essas seções com a ajuda de algum acessório para que fique mais fácil de realizar a aplicação.

Depois de dividir todo o cabelo, comece a aplicar o creme, de preferência começando pelas seções mais próximas à nuca e suba em direção às seções mais próximas à testa de forma gradativa.

À medida que você for aplicando o creme faça movimentos de enluvamento no cabelo. Esses movimentos você pode fazer segurando o cabelo próximo à raiz com a mão semiaberta e levar a mão até as pontas do cabelo.

Algumas pessoas também gostam de apertar as pontas dos cabelos em direção a raiz, após aplicar o creme. Você também pode fazer esse movimento caso deseje.

Dicas para manter o cabelo saudável

Saber qual produto usar e como usar, com certeza é muito importante. Mas algo ainda mais importante é manter o cabelo saudável. Alguns hábitos podem prejudicar a saúde dos fios e não vai ter creme para pentear que resolva esse problema.

Diante disso, acompanhe a seguir algumas dicas que podem te ajudar a manter suas madeixas saudáveis.

Durma com seda ou cetim

As fronhas com tecidos mais comuns, como o algodão, podem absorver a umidade em geral. Isso pode ser prejudicial para a saúde do seu cabelo, pois esse tipo de tecido absorve também a oleosidade natural dos fios, deixando o cabelo seco, opaco, sem brilho e com frizz.

As fronhas de algodão e cetim não possuem capacidade de absorção. Sendo assim, esses tecidos ajudam a preservar a hidratação natural do cabelo proporcionando maciez e brilho aos fios.

Por serem bem lisos, esses materiais fazem com que os fios deslizem, o que evita o que evita o embaraçamento do cabelo.

Massageie o couro cabeludo para estimular o crescimento dos fios

Durante a lavagem do cabelo, dê uma atenção especial ao seu couro cabeludo. Um couro cabeludo bem cuidado, pode te proporcionar um cabelo lindo e longo.

Além de evitar passar produtos diretamente no couro cabeludo, você pode também fazer uma massagem nele enquanto lava o cabelo.

Com as pontas dos dedos faça movimentos leves e circulares no couro cabeludo. Se você fizer isso sempre, ele vai gostar e retribuir proporcionando crescimento aos fios.

Escove o cabelo antes de tomar banho

shari sirotnak oM5YoMhTf8E unsplash

Essa pode ser uma tarefa um pouco difícil, principalmente para quem tem o cabelo crespo ou cacheado. Mas mesmo assim, é muito importante pentear o cabelo antes de realizar a lavagem.

Quando o cabelo está molhado, ele se torna mais frágil e fácil de danificar, não lute contra seus emaranhados depois que sua cabeça estiver encharcada. Certifique-se de que todos os nós estejam soltos antes que a água o atinja.

Por fazer isso, você vai notar em pouco tempo, como o seu cabelo se tornou mais saudável.

Proteja o seu cabelo

Assim como devemos proteger a nossa pele de coisas como o sol, o cabelo também precisa ser protegido.

Os raios solares podem causar sérios danos aos fios, causando quebra e ressecamento. Para proteger o seu cabelo, você pode usar um chapéu ou cremes para pentear que possuam proteção contra o sol.

creme para pentear

Além disso, a água salgada e o cloro da piscina também podem ser um veneno para a saúde do cabelo. Se você não quiser usar uma touca protetora nesses momentos, experimente usar produtos que protegem o cabelo contra a água salgada e o cloro.

Use shampoo e condicionador da mesma linha

Isso pode até parecer propaganda de produtos, mas usar shampoo e condicionador da mesma linha pode te ajudar a manter a saúde do seu cabelo.

Especialistas dizem que permanecer dentro da mesma forma é muito importante para obter todos os benefícios que esses produtos oferecem. Misturar diferentes objetivos podem resultar em confusão e nenhum resultado será alcançado.

Evite usar penteados apertados demais

Principalmente se forem usados regularmente, os penteados apertados podem causar sérios danos à estrutura do seu cabelo.

Quando muito apertados, eles podem quebrar seu cabelo comprido e causar pontas duplas. Além disso, quanto mais apertado for o penteado, mais você estica a linha do cabelo e pode fazer com que o cabelo fique mais fino na frente mais rápido.

Aproveite os benefícios da água fria

Embora um banho quente seja muito agradável e relaxante, ele pode prejudicar a saúde do cabelo, causando ressecamento e tirando o brilho natural dos fios.

Lavar o cabelo com água fria, vai ajudar a manter o brilho natural dos fios e evitar que o cabelo resseque.

Mantenha uma dieta saudável

Assim como uma boa dieta saudável é benéfica para o corpo e para a pele, também é benéfica para o cabelo! Cuidar do seu cabelo de dentro para fora é tão importante quanto cuidar do resto de seu corpo, e há certas coisas que você pode comer para ajudar a fortalecer seu cabelo.

Por exemplo, seu cabelo é feito principalmente de proteína, então é importante que você dê a si mesmo o suficiente e as versões mais saudáveis de alimentos ricos em proteína.

Além disso, ingerir alimentos que contenham vitaminas do complexo B, podem ajudar a manter a saúde dos fios e proporcionar um crescimento saudável ao seu cabelo.

Evite usar ferramentas quentes no cabelo

Usar ferramentas quentes podem prejudicar os fios, principalmente quando usadas em excesso. Se você não abre mão de uma chapinha ou secador, tente usar pelo menos protetores térmicos para amenizar os danos causados por essas ferramentas. 

Use pentes de dentes largos

Usar pentes largos pode proporcionar muitos benefícios para o cabelo. Com pentes largos você consegue desembaraçar o cabelo com muito mais facilidade.

Além disso, esse tipo de pente previne a queda e a quebra de cabelo, como também é uma opção que agride menos o couro cabeludo.

Não lave o cabelo com muita frequência

Lave o cabelo a cada 2 a 3 dias, para uma regulação adequada dos óleos naturais que o couro cabeludo produz. Lavar o cabelo com menos frequência também ajudará os fios a recuperar a hidratação e o brilho naturais do cabelo.

Onde encontrar creme para pentear 

Existem muitas opções de cremes para pentear, mas lembre-se de escolher uma opção que seja a melhor para o seu tipo de cabelo. Além disso, quanto menos ingredientes um creme de cabelo tiver, melhor ele vai ser para os seus fios.

Você pode encontrar cremes para pentear em muitos lugares. Praticamente todas as farmácias e supermercados disponibilizam esses produtos em suas prateleiras. Porém os preços entre um estabelecimento e outro podem variar bastante.

O creme de pentear é um produto que você vai usar regularmente. Por isso, é muito importante encontrar um produto de qualidade que ao mesmo tempo seja acessível para o seu bolso.

Para te ajudar na sua busca por preços baixos e produtos de qualidade, a Cliquefarma desenvolveu uma ferramenta comparativa de preços para te ajudar a encontrar os melhores produtos disponíveis em farmácias de todo o Brasil.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nossas dicas de beleza e autocuidado!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

One Comment

Leave a Reply

<