Skip to main content
Avalie esse post

Em algumas épocas e regiões a barba é vista como desleixo. Em outras circunstâncias, principalmente quando está na moda, é vista como um sinal de masculinidade. Mas independente da época e da situação, quem gosta de manter a barba, precisa se atentar a alguns cuidados para mantê-la sempre bem cuidada e com um bom aspecto.

Se você é adepto da barba, não basta simplesmente deixá-la crescer sem controle. Você precisa cuidar dos fios e também da sua pele, para que a sua barba te proporcione o objetivo desejado.

Hoje em dia os homens mantêm a barba para melhorar a aparência do rosto, dar um ar de masculinidade e se sentirem mais sexy.

Neste artigo vamos te dar algumas dicas de cuidados com a barba para que você possa mantê-la sempre bem cuidada. Mas antes disso, conheça um pouco mais sobre a forma que as pessoas encaravam esse símbolo masculino ao longo do tempo.

Conheça a história da barba

A história da barba é uma das mais longas que existem. Em tempos pré-históricos, os cientistas acreditavam que os homens criavam barbas compridas por três razões principais. 

Primeiro, para se aquecer. A barba protege o rosto das adversidades e é um escudo natural das partes mais delicadas do rosto ao redor da boca e dos lábios. Em seguida, os homens pré-históricos deixaram crescer suas barbas para proteção. As barbas grossas e cheias que podiam deixar crescer eram tão cheias que ajudavam a amortecer os golpes no rosto.

Os homens pré-históricos também usavam a barba como um sinal de intimidação, algo que perdura através dos séculos. Muito parecido com a juba do leão, a barba cria uma aparência mais viril, com mais testosterona, criando a aparência de uma linha da mandíbula mais espessa e de aparência mais forte.

Sendo assim, as barbas dos homens pré-históricos eram consideradas um sinal de honra. Eles eram cortados apenas como punição, para marcar os homens que não eram dignos de manter suas barbas por causa do que haviam feito. Somente um homem que agia e se comportava com honra tinha o direito de ficar com a barba.

A barba significou muito para muitas culturas. Acima de tudo, no entanto, sempre foi um símbolo de masculinidade com uma grande. Nas tribos celtas, por exemplo, a barba era tão reverenciada que Otto, jurava por sua barba sempre que tinha algo de grande seriedade e importância a dizer.

Na Índia antiga e na maioria das culturas orientais, as barbas eram veneradas em um nível mais alto do que em qualquer outro lugar. As barbas compridas representavam dignidade e sabedoria, força e coragem, e isso ainda costuma acontecer hoje nessas regiões.

As barbas nesses lugares eram tão reverenciadas que também eram usadas no julgamento de crimes. Uma punição típica para o adultério era cortar a barba, para mostrar aos que o cercavam que não era digno da honra de ter barba. Além disso, os homens também prometiam suas barbas para o pagamento de uma dívida. 

A barba é uma coisa muito pessoal. Durante a idade média, por exemplo, tocar a barba de outro homem era totalmente ofensivo e poderia até ser motivo para um duelo.

No antigo Egito, a barba era considerada um símbolo de riqueza, poder e importância. Na verdade, os homens mais ricos e poderosos daquela época teriam suas barbas tingidas e entrelaçadas com fios de ouro.

As antigas culturas grega e mesopotâmica também vestiam suas barbas e as tratavam com um respeito incrível. Esta forma inicial de tratamento foi substituída por magníficas ceras, óleos e bálsamos que agora podem ajudar os homens a manter sua barba com a melhor aparência em todos os momentos.

Enquanto os vikings exploravam, atacavam e negociavam em toda a Europa e outras áreas do mundo, eles o faziam com algumas das barbas mais lendárias da história. Eles eram marinheiros experientes e usavam a barba para causar medo nos corações de seus oponentes, onde quer que fossem.

Recentes descobertas arqueológicas mostram que os vikings tinham muito orgulho de sua aparência e de sua aparência pessoal, e não apenas deixavam seus pelos faciais soltarem-se. Eles são amplamente considerados agora como tendo barbas muito mais bem cuidadas do que poderíamos ter pensado anteriormente.

Durante a Idade Média, uma barba adequada exibia a virilidade e a honra de um cavaleiro. O clero católico, por outro lado, estava sempre barbeado como um símbolo de seu celibato e claramente para sinalizar o oposto do que os grandes cavaleiros representavam.

A barba, claramente, sempre foi um negócio sério. Isso talvez seja ainda mais evidente quando se trata da aplicação militar de pelos faciais. Por séculos, vimos que militares de alta patente usam bigodes.

Hoje, os homens estão trazendo a barba de volta em todos os campos da vida. A barba não é mais só para o lenhador. Homens de todas as esferas da vida recuperando o comando e controle sobre a barba selvagem, cultivando-a e levando-a para ambientes urbanos e rurais.

As estatísticas mostram que as mulheres também são impotentes contra os impulsos primitivos que a barba provoca nelas. Pesquisas demonstram que os homens barbudos parecem mais velhos, mais respeitados, mais poderosos e de maior status do que os homens sem barba.

Conforme o calendário avança, os homens de hoje levam seus pelos faciais com eles. A diferença com o homem moderno é que ele deseja usar os melhores produtos para obter os melhores cuidados com a barba.

Quais os cuidados com a barba

Nenhuma barba bem cuidada permanece dessa forma por acaso. Se você ver alguém na rua com a barba desse jeito, com certeza essa pessoa possui uma rotina de cuidado com a barba para que ela fique com um bom aspecto.

Deixar crescer a barba é uma coisa, mas o modo como você cuida dela determina o quão bonita ela fica, mesmo que sua barba seja mais irregular ou mais fina do que as outras.

Se atente aos pontos a seguir que podem te ajudar a cultivar uma barba bonita e elegante.

Mantenha a barba limpa

Talvez as primeiras coisas que você pense quando falamos em cuidados com a barba sejam o uso de ferramentas e produtos especiais para a barba. Mas antes de falarmos disso, é importante falarmos da limpeza necessária para os pelos faciais.

A coisa mais importante para manter uma barba bem cuidada, é a manter bem limpa. Existem shampoos especiais que se destinam somente à lavagem da barba e essa pode ser uma boa opção para você limpar a sua.

Lavar a barba é particularmente importante para os homens que estão deixando a barba crescer pela primeira vez. É crucial lavá-la com muita frequência. Estudos mostram que a barba retém microrganismos e toxinas e pode aumentar o risco de transmissão de infecções.

Pode ser tentador usar qualquer shampoo antigo quando você é novo em cuidados com a barba. Afinal, shampoo é shampoo, certo? Bem, dê uma olhada nos ingredientes ativos mais comuns em shampoos. A maioria deles é difícil até mesmo de pronunciar, quanto mais aplicar no rosto.

Embora os shampoos para barba nem sempre sejam naturais, eles contêm ingredientes que são sensíveis à pele, embora sejam fortes o suficiente para remover a sujeira da sua barba. Eles também são formulados explicitamente para cabelos de barba.

O cabelo da barba não só é mais claro do que o do couro cabeludo, mas também cresce mais rápido e tem um ciclo de vida mais curto. É normal perder em média 20 a 30 pelos da barba por dia.

Cuidados com a barba: use óleo

Homens que levam a sério os cuidados com a barba tendem a concordar que o óleo de barba é a próxima coisa que você deve comprar depois de entender a importância de lavar a barba.

Esses produtos são feitos com uma combinação de óleos essenciais que ajudam a manter os cabelos da barba macios e brilhantes. Embora esses benefícios cosméticos sejam suficientes para a maioria dos homens, os óleos para barba também são ótimos para cuidar da pele sob a barba.

Normalmente, os óleos de barba incluem óleos essenciais como jojoba, argan e coco. Numerosos estudos provaram que esses óleos podem levar a melhorias para pessoas que lidam com doenças como psoríase e dermatite.

Um estudo descobriu que 68% dos pacientes com psoríase que os pesquisadores trataram com óleo de jojoba tiveram seus sintomas reduzidos drasticamente. Em outro exemplo, a pontuação média para um grupo de 117 pacientes diminuiu em 68% após a aplicação do óleo de coco. Com esses benefícios bem claros, com que frequência você deve usar óleo de barba?

As qualidades hidratantes desses óleos são geralmente mais eficazes quando aplicados imediatamente após o banho. Embora isso possa parecer bom, sabonetes de banho comuns e sabonetes para o rosto contém ingredientes que diminuem a oleosidade da pele. Uma pequena quantidade de óleo de barba pode ajudar a evitar coisas como coceira na barba e pele rachada.

Experimente o bálsamo de barba

Bálsamos para barba são outra opção para os homens que procuram maneiras de cuidar da barba. Esses produtos geralmente contêm ingredientes como cera de abelha, manteiga de karité e manteiga de cacau. Muitos bálsamos para barba também contêm óleos que você encontrará nos óleos para barba mais populares.

Mas se os bálsamos e os óleos para barba são projetados para amaciar o cabelo e contém alguns dos mesmos ingredientes, você precisa usar os dois?

A resposta para algumas pessoas é não. Mas se você está procurando pentear o seu cabelo facial, estes bálsamos para barba são um ótimo complemento para o seu óleo de barba. A manteiga de karité e a cera de abelha, em particular, são ingredientes comuns de produtos para penteados de alta fixação.

Da mesma forma que os óleos para barba, os bálsamos para barba não são apenas para fins cosméticos. Estudos mostraram que a manteiga de karité tem qualidades anti-inflamatórias naturais, que especialistas dizem ter uma relação direta com o crescimento do cabelo.

Embora a calvície de padrão masculino não afete os pelos faciais, um bom bálsamo para barba pode facilitar o crescimento do cabelo para sua barba.

A escolha de um bálsamo para a barba exige um pouco de tentativa e erro. Enquanto muitos homens elogiam a manteiga de karité, outros podem experimentar algo semelhante a uma reação alérgica ao usar produtos que a incluam.

Além disso, a frequência com que você usa o bálsamo para barba pode variar. Você pode descobrir que mais aplicações são necessárias durante os meses mais frios, quando sua pele está mais sujeita a rachaduras.

Cuidados com a barba: use um condicionador para os pelos faciais

Novamente, estamos falando de um produto que parece muito semelhante aos dois anteriores. Antes de nos aprofundarmos nisso, vamos revisar:

  • Quando se trata de óleo de barba, pense nele como o equivalente a um hidratante ou loção diária para a barba e a pele por baixo.
  • Bálsamos para barba também têm qualidades hidratantes, mas são principalmente conhecidos por serem um produto estilizante para a sua barba.

Agora, insira o condicionador de barba, que mais se parece com o condicionador que você pode usar depois de lavar o cabelo. Esses produtos devem ser aplicados e enxaguados no final do banho.

Alguns dos ingredientes que falamos anteriormente aqui, como o óleo de argan também são encontrados em condicionadores de barba, mas muitas opções também incluem coisas como vitamina B5 e mel manuka.

Homens tendem a usar amaciante de barba diariamente. Isso ajuda a garantir que sua pele permaneça macia e geralmente é o melhor remédio para tratar (e evitar) a coceira da barba.

Faça a manutenção da barba com uma escova de barba

A escova de barba pode ser tão importante quanto todos os outros produtos que abordamos, mesmo se você não tiver a intenção de pentear seus pelos faciais.

Claro, se você está optando por um estilo específico, como cavanhaque, uma escova de barba é uma parte essencial do seu kit de preparação da barba. É virtualmente impossível treinar o cabelo sem escovar a barba regularmente (e em muitos casos, diariamente).

Mas por que você precisaria de uma escova se seu objetivo é apenas, ter uma barba? Os ingredientes dos bálsamos e óleos para barba são realmente difíceis de distribuir uniformemente à mão. Para maximizar os efeitos desses produtos, escovar a barba depois de aplicá-los pode garantir que eles atinjam todos os cantos da barba.

A escolha de uma escova de barba é uma questão de preferência pessoal. Se você tem cabelo áspero ou espesso, provavelmente vai querer uma escova com cerdas mais duras que possam resistir aos nós mais incômodos. Além disso, algumas cerdas são feitas com materiais sintéticos, enquanto outras incluem cerdas naturais provenientes de pelos de animais.

Mantenha sempre com você um pente para barba

Provavelmente não precisamos explicar o que é um pente para barba, porque a maioria deles se parece com qualquer outro pente de cabelo que você já viu. Eles também são usados ​​pelos mesmos motivos pelos quais você usaria uma escova de barba.

Os pentes facilitam a distribuição de coisas como óleo de barba e bálsamo pela barba, e se você está procurando um tipo específico de bigode, pentear regularmente os pelos faciais pode ajudar a treiná-lo para fazer o que você deseja.

Então, por que você precisa de um pente para barba? A verdade é que se você já tem uma escova de barba, provavelmente já está pronto por um tempo.

O principal benefício de um pente para barba é sua portabilidade. Embora não o julgaríamos se você viajasse com uma escova de barba, um pente de barba é muito mais fácil de guardar em um de seus bolsos.

Como os cuidados com a barba não precisa terminar quando você sai de casa, e se você precisar colocar os pelos faciais de volta em forma rapidamente, ter um pente à sua disposição pode ser um grande salva-vidas.

Apare a sua barba

Barbas elegantes não precisam apenas ser penteadas ou escovadas regularmente. E, a menos que você tenha um orçamento ilimitado para cortes em uma barbearia, um cortador de barba elétrico é uma parte essencial do seu kit de ferramentas.

Embora tenhamos conversado sobre como o cabelo da barba cresce e se comporta de maneira diferente, ainda é cabelo. E seu cabelo cresce em velocidades diferentes. A maioria, senão todos os homens pode se lembrar de uma época em que uma mecha de cabelo simplesmente apareceu de repente

Quando isso acontece com sua barba crescendo, um conjunto de aparadores é a melhor maneira de manter o formato que você procura, especialmente ao longo do decote da barba.

A escolha de um aparador de barba é um pouco mais simples do que alguns dos outros produtos que descrevemos. Leia avaliações de clientes online e procure aparadores que não puxem seu cabelo ou causem irritação. Além disso, dê a si mesmo algumas opções ao longo do caminho com um kit que inclui algumas extensões de lâmina diferentes.

Como cuidar da pele do rosto com barba

Para manter uma barba com uma boa aparência você precisa ter uma rotina de cuidados com os pelos faciais e cuidar da pele por baixo desses pelos, também é essencial para deixar a barba sempre bonita.

Veja seguir algumas dicas de cuidados com a pele que os barbudos precisam ter.

Evite o ressecamento

Se você foi abençoado com uma barba cheia, deve saber como é difícil atingir a pele abaixo dos pelos faciais. Como resultado, sua pele por baixo pode ressecar. Isso também pode causar irritação, pele vermelha e um incômodo geral. 

 Não arranhe a barba, esfregue-a ou tente esfregar a pele morta. Tudo isso pode irritar ainda mais a pele e induzir a produção de mais ácido oleico, o que, por sua vez, deixaria sua pele cada vez mais seca. 

Lave bem a barba e o rosto duas vezes ao dia para preservar a umidade natural. Em seguida, inclua uma solução para a pele apropriada para as necessidades específicas da pele masculina. Aquele que leva em consideração a tendência do homem de ter a pele mais seca.

Lave o rosto da maneira correta

Claro, a limpeza é fundamental quando se trata de uma barba bem cuidada e uma pele bem cuidada por baixo da barba. Como essa parece ser uma parte tão óbvia da aparência básica, os homens tendem a esquecer que existe uma maneira certa e errada de lavar os pelos faciais. O que você talvez não saiba é que limpar e hidratar o rosto com barba é uma das principais formas de induzir um crescimento mais rápido. 

Se você não tem uma rotina específica e estruturada de cuidados com a barba, provavelmente está apenas lavando a barba com o mesmo sabonete que usa em todo o corpo e isso não deve ser feito. Principalmente porque esses sabonetes nem sempre são adequados para pele e cabelo facial. 

Lembre-se de usar água morna ao enxaguar o rosto e a barba. Use soluções e sabonetes apropriados e certifique-se de limpar a barba após uma refeição farta (ninguém gosta de migalhas de barba), bem como após um treino.

Fique atento ao se barbear

As barbas vêm em todos os tamanhos, formas e cores, para aqueles que preferem modelar e aparar o bigode, costeletas e muito mais, todas as dicas de barbear saudáveis ​​se aplicam. Em outras palavras, o barbear incorreto pode irritar facilmente sua pele e causar erupções, pelos encravados e possivelmente até cicatrizes. 

Não use equipamento de barbear inadequado ou, caso contrário, instrumentos sujos que podem espalhar bactérias. Além disso, você provavelmente não deve se barbear sem hidratar a pele, especialmente se a dica sobre pele seca se aplica a você também. 

Certifique-se de manter a limpeza de tudo que entra em contato com sua pele e barba. Seja sua lâmina de barbear ou toalha, todos eles devem estar impecáveis. Além disso, depois de fazer a barba, enxágue bem o rosto e use um produto que acalme e nutra os poros da pele. 

Saiba qual a barba certa para o seu rosto

Como todos sabemos, nenhum rosto é igual. O formato do nosso rosto é a característica mais única que temos como indivíduos. 

A singularidade do formato do seu rosto é o que dá aos barbeiros a capacidade de modelar o seu corte de cabelo ou aparar a barba, o que acentua a beleza do seu rosto e suas características. Por mais diferente que o formato do seu rosto seja, todo mundo pode colocar o formato do rosto em uma categoria básica.

Redondo, Quadrado, Oval, Diamante, Triângulo. Todos nós caímos em uma dessas categorias e, olhando para uma foto sua ou diretamente no espelho, você pode ver o formato do seu rosto, com base nessas categorias.

Eles são todos exatamente o que você pensaria que são, mas se você está tendo dificuldade em seu objetivo, você deve ir ao seu barbeiro ou cabeleireiro e pedir-lhes que digam qual o formato geral do seu rosto.

Para escolher um estilo de barba, entre todos que existem por aí, você precisa conhecer o seu rosto, para garantir um visual que acentua suas feições e evitar uma aparência indesejada. 

Rosto triangular ou redondo

Se você tem uma forma redonda ou triangular, você vai escolher uma barba mais fina. Pense na letra U. Olhando diretamente para seu rosto e sua barba, o queixo seria a parte mais longa da barba e você aproximaria os lados da barba sem tirar muito da barba.

Uma maneira de começar é pedir ao seu barbeiro um desbotamento para barba. Isso vai desaparecer da parte superior para uma forma limpa e fechada nas bochechas, enquanto deixa a parte inferior crescer o tempo desejado.

O desbotamento da barba é um estilo de barba popular no momento e qualquer barbeiro técnico saberá do que você está falando. É um visual especialmente ótimo junto com um belo corte estreito nas laterais de sua cabeça ao cortar o cabelo e aparar a barba juntos.

Rosto quadrado

Se você tem uma forma quadrada, pode deixar o crescimento da barba crescer um pouco mais em todas as direções. Ter um formato de rosto quadrado é definitivamente o formato mais universal quando se trata de estilos de barba e você tem um pouco mais de espaço de manobra.

Mesmo assim, o recomendado nesse estilo de rosto é manter a barba uniforme. Se você tem o tipo de barba que fica um pouco mais pesada nas bochechas do que no pescoço, é uma boa ideia mantê-la ligeiramente aparada, semanal ou quinzenalmente.

Rosto oval ou diamante

Homens com esses formatos de rosto são feitos para barba e também são bons para usar quase todos os estilos de barba. Uma boa opção para você seria um pouco mais quadrada.

Deixe crescer, mas tome cuidado com as laterais fechadas e o formato da barba longa, você pode acentuar o formato errado em um piscar de olhos. Existem inúmeras possibilidades no que diz respeito ao design da sua barba, mas você deve tentar baseá-las nessas regras.

Quais os melhores produtos para a barba

Como vimos anteriormente, a barba exige cuidados especiais, com produtos especiais para se manter com uma aparência bonita e bem cuidada. Diante disso, veja a seguir alguns produtos que podemos considerar os melhores para cuidar da sua barba.

Shampoo de barba

O shampoo regular é projetado para remover os óleos naturais do seu cabelo e contém ingredientes para ajudar a fazer isso: lauril sulfato de sódio,lauril sulfato de sódio e cocamidopropil betaína. Esses ingredientes, junto com outros ingredientes como ácido cítrico, pantenol e piritiona de zinco, são ótimos porque evitam que o cabelo pareça oleoso, o que nenhum de nós deseja.

As barbas, no entanto, dependem dos óleos naturais que o shampoo comum remove para permanecerem fortes, saudáveis ​​e gerenciáveis. Retire-os e você terá pelos faciais que são secos, ásperos e quebradiços. As raízes do cabelo também ficam mais fracas, o que leva a pontas duplas e manchas devido à queda de cabelo.

Portanto, o shampoo para barba contém diferentes ingredientes que são projetados para preservar os óleos naturais e manter os pelos nas melhores condições, componentes como óleo de jojoba, manteiga de cacau e manteiga de karité.

Os dois shampoos funcionam da mesma maneira para prevenir a caspa e adicionar um acabamento sedoso, mas o shampoo para barba atua junto com a oleosidade natural do cabelo, em vez de tirá-los de cena. 

Óleo de barba

As queixas mais comuns de quem usa barba são secura e coceira, e a oleosidade da barba ataca tanto condicionando os cabelos da barba quanto hidratando a pele por baixo.

Usar um óleo para manter a barba bem cuidada é essencial. Esses produtos possuem leve absorção, suavizando os pelos e deixando-os com um belo brilho. Além disso, esses óleos deixam um cheiro incrível na sua barba. 

Bálsamo de barba

O bálsamo de barba é bem parecido com o óleo de barba. A diferença é que o óleo tem como função principal hidratar o cabelo facial e o bálsamo tem como função modelar a barba, além de proporcionar hidratação.

Um bálsamo de barba funciona como um condicionador sem enxágue que hidratará, condicionará, modelará e suavizará sua barba. Muitos desses produtos contém hidratante, manteiga de karité, óleo de girassol para ajudar a condicionar e impulsionar o crescimento e cera de abelha que ajuda a manter a umidade.

Todos esses ingredientes são combinados para ajudar a promover o crescimento adequado da barba e mantê-la saudável e cheirosa.

Onde encontrar produtos de cuidados com a barba

Se você é um iniciante no mundo da barba, vai notar que muitos dos produtos que citamos aqui possuem um preço não tão baixo. Diante disso, é muito importante pesquisar o melhor preço, para que você não negligencie os cuidados com a barba por causa disso.

Para te ajudar na busca pelo melhor preço, experimente usar a ferramenta comparativa de preços da Cliquefarma. Com esse buscador de preços você encontra tudo o que precisa de forma prática, segura e com preços que cabem no seu bolso!

Gostou do nosso artigo? Então curta, comente e compartilhe com outros!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

One Comment

Leave a Reply

<