Skip to main content

Vamos falar de folhas depilatórias? Quem precisa de agilidade na hora de se cuidar não perde tempo e opta sempre pela opção mais rápida. Na hora de se depilar não é diferente, muitas pessoas não têm tempo disponível para ficar horas em um salão de beleza e por isso utilizam produtos como o creme depilatório, por exemplo, para dar mais agilidade ao seu dia a dia. 

folha depilatoria 1

Pensando nisso, hoje vamos falar de mais uma opção para quem quer agilidade e rapidez na hora de se depilar, as folhas depilatórias e como elas podem ajudar você a ganhar tempo e muito mais. Confira nosso artigo completo e ainda onde pode encontrá-las pelo melhor preço e condição de entrega agora mesmo!

Depilando-se com folhas de cera

  • Faça o teste de alergia passando um pouco da cera das folhas depilatórias na área a ser depilada. Observe se há sinais de irritação em 24 horas.
  • Se nada acontecer, siga em frente com sua depilação.
  • Recomenda-se que as novatas comecem depilando as pernas, pois a pele delas é mais resistente à dor. Acostume-se primeiro, e só depois use as folhas em lugares sensíveis, como a axila e linhas do biquíni.
  • Se a área já foi depilada nos últimos dias, não é recomendado fazer uma nova depilação com as folhas.
  • Fale com um médico antes de usar o produto se tiver algum problema dermatológico.
  • Não se depile com folhas de cera se for diabético ou idoso, pois sua pele tende a ser mais sensível e você corre riscos mais sérios de lesão.
  • Normalmente, usá-las durante a gravidez não é um problema, mas sua pele também fica mais propensa a machucados nesse período.

Limpe a área a ser depilada. Tome um banho ou use uma toalha úmida para remover sujeiras como poeira e quaisquer resíduos.

Seque a pele depois de lavá-la – a cera não adere bem à pele quando há umidade.


Esfregue as tiras entre as mãos durante cinco segundos. Segure-as com as mãos inteiras, para aquecer a cera, amolecê-la e prepará-la para grudar nos pelos.

Ao contrário da depilação tradicional, que envolve aquecer uma panela de cera no fogão ou micro-ondas e espalhá-la com um palito, as folhas são práticas e não requerem todo esse processo – mas surtem o mesmo efeito.


Separe as folhas lentamente. Elas poderão ser reutilizadas enquanto não perderem a aderência completamente.

  • Ponha uma folha sobre a pele e esfregue-a algumas vezes. Passe a mão para grudá-la bem no sentido que os pelos crescem.
  • Nas pernas, aplique as folhas dos joelhos até os tornozelos.
  • Tenha tanto cuidado quanto se estivesse usando o creme; não use as folhas de cera na cabeça, no rosto, região genital, mucosas e outras áreas sensíveis. Além disso, não as use sobre verrugas, varizes, cicatrizes ou pele irritada.
  • Retire a cera com o lenço removedor que vem no pacote se sentir ardência. Outra opção é usar bolas de algodão com óleo corporal, como o de amêndoas. A cera é feita à base de resina e água não basta para retirá-la da pele.
  • Para esse método, os pelos devem ter, no mínimo, 2 a 5 mm de comprimento, pois podem não ser bem alcançados se forem mais curtos, e não sairão quando você puxar a folha.

Puxe a folha completamente para trás. O truque é fazê-lo rapidamente para facilitar a remoção dos pelos.

Puxe a folha no sentido contrário ao crescimento dos pelos, para aumentar suas chances de sucesso.

Outras técnicas que facilitam a saída dos pelos e reduzem a dor são segurar bem a região com a mão livre e manter a folha sempre paralela à pele.

Puxar as folhas para os lados fará com que os pelos sejam rompidos, não arrancados.

Passe o lenço removedor quando acabar. Tomar um banho para enxaguar os resíduos de cera também é recomendado.

Aguarde 24 horas antes de passar desodorante antitranspirante ou perfume, e antes de expor a pele ao sol. A pele depilada com cera fica sensível e mais suscetível aos danos causados pelo sol, causando mais irritação e desconforto.

Leia também:
Creme Depilatório – Saiba como utilizar sem erro

Como funcionam as folhas depilatórias?

Existem versões de folhas depilatórias para todos os tipos de pele. Para peles normais e secas, e para peles delicadas.

A maioria delas têm um aroma bem sutil. Algumas marcas são de aromas específicos, como por exemplo, de frutas vermelhas com manteiga de karité. E algumas apesar de não chegarem a ter um aroma específico, podem conter óleo de amêndoas e vitamina E, mas nada enjoativo. Cada uma com uma característica, mas com a mesma eficiência e finalidade.  

Elas conseguem arrancar até os pelinhos mais curtos. E também demoram mais tempo a crescer normalmente (algumas marcas garantem até 28 dias, mas vai depender de pessoa para pessoa, pois isso também é hormonal).

Algumas sugerem nas instruções de uso que você esfregue com as mãos até a folha ficar quentinha e amolecer a cera. Destacar uma da outra (a que não for usar no momento dobre ao meio para não perder a aderência e deixe de lado até o próximo uso) e aplique no local desejado. 

Quanto mais rápido puxar, mais pelos você consegue eliminar. Pode ser usado nas axilas, virilha, pernas e braços.

A dica de uso do verso de algumas embalagens para um resultado ainda melhor, é aplicar um pouco de talco na região a ser depilada para garantir que a pele esteja completamente seca, garantindo um melhor resultado.

Depois, que aderir bem à pele, puxo do lado contrário do crescimento. 

Lembrando que não é recomendado depilar uma área duas vezes na mesma sessão (corre-se o risco de arrancar a pele e machucar muito!).

A folha depilatória pode ser usada até perder a aderência na pele. E isso, você vai sentindo ao usar.

Uma dica pra retirar o excesso de cera que fica na pele é passar um lenço umedecido ou um algodão com óleo de amêndoas, por exemplo. Pode ser qualquer óleo corporal, inclusive o de coco.

folhas depilatorias 3

Vantagens e benefícios das folhas depilatórias

Como já vimos até o momento, as folhas depilatórias se baseiam em uma espécie de cera fria que gruda na pele e tem o mesmo efeito da depilação feita com navalha. Diferente da cera quente, as folhas depilatórias quebram o pelo. Seus principais benefícios em comparação a utilização da lâmina são:

  • Praticidade
  • Flexibilidade e facilidade no manuseio;
  • Aderência aos pelos e consequentemente uma melhor remoção;
  • Deixa a pele macia;
  • O resultado dura em média 30 dias.

Quando temos partes expostas do nosso corpo, muitas de nós queremos que elas estejam livres de pelos. Sejam suas axilas quando você usa um top ou sua virilha em um biquíni na piscina. Ao remover os pelos nessas áreas, as folhas depilatórias são uma técnica muito conhecida por causa de seus benefícios.

Usar as folhas depilatórias é uma das técnicas mais fáceis e convenientes para fazer a depilação em casa, já que elas são fáceis de encontrar, inclusive, mais à frente, nós informamos a você onde! 

Basta separar as folhas puxando pelas abas e aplicar sobre a área onde você deseja depilar e, então, esfregar repetidamente a folha. No momento de remover a folha, estique bem a pele e puxe-a no sentido contrário ao crescimento dos pelos. Antes de usar, siga as instruções e precauções de uso de acordo com a embalagem e o folheto informativo do produto.

Usar as folhas de depilação torna o processo mais simples já que os pelos ficam grudados na cera e as folhas podem ser jogadas diretamente no lixo depois de terminada a depilação. Além disso, elas são ótimas companheiras de viagem, já que são fáceis de serem guardadas em nécessaires e pequenas bolsas de mão.

Um dos maiores benefícios da depilação em casa com folhas depilatórias é que sua pele ficará suave, sedosa e sem pelos por muito mais tempo do que com a depilação com lâmina. A razão para isso é que a cera retira o pelo pela raiz ao invés de apenas cortá-lo pela superfície externa à pele. Com as folhas depilatórias, os resultados da depilação podem durar até quatro semanas e o pelo cresce menos pontiagudo, mais fino e mais macio.

A cera adere ao pelo e remove as células mortas da camada superficial da pele, deixando sua pele com uma aparência suave e sedosa.

Um último benefício da depilação com cera a ter em conta, é que ela é ótima para a maioria das partes do corpo, sejam pequenas ou grandes. Então, se você ainda não está usando as folhas depilatórias, talvez todos esses benefícios façam você mudar de ideia!

Depilação com folhas depilatórias

O tipo de cera contido nas folhas depilatórias é o frio e é especialmente indicada para quem tem varizes ou sensibilidade ao calor, devendo apenas ser utilizada quando os pelos já estão maiores. Quando é mal aplicada, pode não remover os pelos desde a raiz, acabando por os partir. Para fazer depilação sozinha/o, com cera fria, devem-se seguir os passos:

  • Passo 1

Aquecer a cera esfregando ligeiramente as folhas entre as mãos ou contra a parte de cima da perna, durante 10 a 15 segundos, separando em seguida as folhas depilatórias

  • Passo 2

Aplicar a folha depilatória na direção do crescimento dos pelos. Se acontecer os pelos crescerem para ambos os lados, deve-se aplicar a folha 1 vez de cima para baixo e depois de baixo para cima, trocando o sentido para garantir que se removem todos os pelos. 

  • Passo 3

Para remover a folha, esta deve ser puxada de forma rápida e no sentido oposto ao crescimento do pelo, tão paralelamente e tão próximo da pele quanto possível. 

O processo deve ser repetido para todas as regiões a depilar, reutilizando a folha até que perca a aderência. Se não tiverem saído todos os pelos, pode-se repetir a aplicação de cera ou optar por retirar os restantes pelos com pinça.

Cuidados e precauções ao utilizar as folhas depilatórias

Quem nunca utilizou folhas depilatórias deve estar atento à possibilidade de possíveis alergias ou irritações. Por isso, antes de utilizar é bom fazer o teste da alergia utilizando a folha em uma pequena área do corpo e avaliar se no período de 24 horas ocorre algum tipo de reação. Uma pergunta bem frequente é como utilizar as folhas depilatórias? E para isso temos um passo a passo que vai ajudar você na hora de utilizar as suas. confira abaixo:

  • Limpe e seque bem a região onde será depilada, a depilação deve ser feita na pele seca;
  • Retire a folha e utilizando as mãos aqueça a cera até que ela fique na temperatura corporal, esse tempo gira em torno de 10 a 15 segundos;
  • Retire uma das folhas e vá aplicando na região onde quer retirar os pelos e lembre-se de colocá-la sempre na direção onde os pelos nascem;
  • Aplicada a folha, dê uma leve pressão na folha para que ela se fixe bem nos pelos;
  • Depois disso retire a folha em um movimento forte e único na direção contrária de onde os pelos nascem, uma dica importante é manter a pele bem esticada no momento da realização desse movimento;
  • Caso fique algum pelo a folha pode ser utilizada novamente mais uma vez, depois disso precisa ser descartada e não deve ser reutilizada em outra parte do corpo;
  • Finalizada a depilação, a pele poderá estar irritada, então é só utilizar uma compressa de água fria para que ela volte a ficar normal. Para remover resíduos de cera utilize uma gaze junto com um bom óleo corporal.

Qualquer parte do corpo pode ser depilada utilizando folhas depilatórias, só deve-se tomar cuidado com as áreas mais sensíveis como a virilha, por exemplo. O mercado oferece diversas opções de marcas, só preste atenção pois algumas têm baixa qualidade e suas folhas podem se quebrar antes mesmo de serem utilizadas, por isso pesquise bem quais as melhores e escolha as que têm boas referências do produto.

Onde comprar?

O buscador e comparador de preços Cliquefarma aparece como uma ferramenta útil para você comprar folhas depilatórias de maneira rápida e simples. Após consultar seu médico de confiança, é só pesquisar seu produto em farmácias e drogarias da região e verificar qual o melhor preço e condição de entrega que se encaixa em suas preferências. 

folha depilatoria 2

Faça uma busca agora mesmo! Comente conosco e para nós a sua experiência fazendo uso de folhas depilatórias aqui no box de comentários. Sua opinião é importante para nós! 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<