Skip to main content
Avalie esse post

A melhor defesa na proteção solar é um bom ataque! isso significa que você deve usar protetor solar, todos os dias, o tempo todo. Mas todos nós temos dias em que perdemos um ponto, e é aí que entra o gel pós sol. 

Então, se você acabou com uma queimadura que é um lembrete mais do que suficiente para ter cuidado na próxima vez, o gel pós sol é o seu novo melhor amigo.

O gel pós sol é útil para acalmar e tratar as manchas causadas pelo sol. Afinal, o sol pode afetar sua pele, quer você use protetor solar ou não, e você sempre pode se beneficiar de um pouco de hidratação extra na forma de cuidados pós sol reparadores. 

No entanto, se você sofrer uma queimadura de sol, o gel pós sol é necessário para colocar sua pele de volta nos trilhos o mais rápido possível. 

Cuidados com a Pele

Passar um dia preguiçoso de verão em uma bela praia ou piscina pode ser a melhor maneira de aproveitar a temporada. E quando o clima quente chega, você provavelmente prepara sua bolsa de praia com um novo maiô, toalha e shampoo. Antes de mergulhar, no entanto, você pode querer passar algum tempo preparando sua pele também.

Embora seja importante cuidar bem de sua pele quando você estiver fora do sol, uma boa maneira de tornar esse processo mais fácil é cuidar dela antes mesmo de sair de casa. Gastar alguns minutos preparando sua pele para um dia de exposição ao sol pode fazer uma grande diferença para a saúde e a aparência de sua pele.

Certificar-se de que sua pele está adequadamente hidratada é o primeiro grande passo na preparação da pele para a exposição ao sol. A pele hidratada se recuperará da exposição a condições extremas rapidamente. Dar à sua pele um impulso extra de hidratação antes de um dia de sol garantirá que sua pele comece o dia totalmente hidratada. Passar longas horas ao sol com a pele já seca pode causar mais danos após a exposição.

Mesmo que seu objetivo seja atingir um bronzeado, você ainda deve usar um bom protetor solar com pelo menos 30 FPS para ajudá-lo a atingir esse objetivo, ao mesmo tempo que protege sua pele da exposição excessiva.

A exposição repetida ao sol sem qualquer proteção solar pode causar desidratação da pele, queimaduras solares graves ou pior – câncer de pele. E não se esqueça dos pequenos também! Certifique-se de investir em um dos melhores filtros solares para crianças e aplicá-lo de forma adequada, mesmo que eles não fiquem no sol por tanto tempo quanto você planeja.

Continuar a hidratar a pele depois de estar ao sol é tão importante quanto hidratar antes de sair de casa. Uma maneira de fazer isso é beber bastante água depois; beba um copo d’água não só para se refrescar depois do sol, mas também para refrescar a pele de dentro para fora. Além de beber água, você também pode optar por tomar um banho frio e refrescante após a exposição ao sol para reidratar e resfriar seu corpo.

No chuveiro, use um esfoliante suave para a pele. Isso ajudará a suavizar a pele enquanto remove o excesso de sujeira, suor e pele seca, deixando você com uma sensação ultra macia e refrescada. Você pode usar uma ferramenta esfoliante, como uma bucha ou um esfoliante feito com açúcar ou sal para obter esses resultados durante o banho.

Se você decidir tomar banho, lembre-se de hidratar depois. Usar um gel pós sol rico em hidratação pode ajudar a reparar qualquer dano que tenha sido feito à sua pele, deixando você se sentindo acalmado e hidratado depois de ficar sob os raios de sol quentes e ressecantes. 

Aplicar uma ótima loção para pele seca logo após o banho também ajudará a reter a umidade da água em sua pele, mantendo-a hidratada por mais tempo. Mesmo se você pular o banho, lembrar de hidratar com uma boa loção é vital para refrescar a pele.

gel pos sol

Cuidados com a pele na praia

A rotina ideal de cuidados com a pele na praia começa antes mesmo de você atingir a costa arenosa. Imediatamente antes de sair para a praia, hidrate bem, principalmente se tiver pele seca. Sua pele vai perder muita umidade conforme fica exposta ao sol, então nem pense em pular esta etapa.

Os prejudiciais raios ultravioleta do sol podem afetar sua pele e sua saúde. As queimaduras de sol já são ruins, mas os efeitos a longo prazo da exposição da pele nua aos raios ultravioleta são ainda piores. Use um protetor solar adequado para você. Se você não tiver certeza de qual FPS é bom para você, converse com um especialista em pele em vez de tentar adivinhar enquanto está no corredor da loja.

Use um chapéu grande quando estiver na praia por pelo menos duas razões: Em primeiro lugar, ninguém passa protetor solar adequado no rosto e hidratantes, mesmo aqueles com FPS, não fazem um bom trabalho em manter os raios ultravioleta sob controle. Um grande chapéu fornece o tom que seu rosto e pescoço exigem. E em segundo, porque é muito estiloso.

Idealmente, você não deve usar nenhuma maquiagem quando chegar à praia – ela não oferece uma camada adicional de proteção para sua pele e a última coisa que você precisa é se queimar por baixo uma camada de fundação. Se for preciso, opte por um look de maquiagem nude e certifique-se de que seu rímel à prova d’água seja realmente bom na impermeabilização.

Apesar de aplicar filtro solar regularmente com o tipo certo de FPS, ainda é possível expor sua pele ao sol. Quando não estiver tomando banho de sol, coloque uma camisa larga de algodão / linho.. Isso irá garantir que você não exagere no bronzeado e também é ótimo para quando começar a ficar um pouco frio.

Além de tudo isso, mantenha-se hidratado. E por hidratado queremos dizer o bom e velho H20. Beber bebidas alcoólicas na praia não conta exatamente como se manter hidratado. Sua pele perderá um pouco de umidade ao longo do dia e nada a reabastece como beber um pouco de água fria. A área de sucos de frutas e água de coco também é perfeita para o trabalho.

Só porque você finalmente voltou para dentro de casa, não significa que seu regime de cuidados com a pele acabou. Aplique gel pós sol em todas as áreas expostas – ela curará qualquer dano menor à pele causado pela super exposição, além de garantir que seu bronzeado dure mais tempo.

Cuidados com a pele na piscina

A maioria das piscinas tem água tratada com cloro para manter as bactérias e os germes afastados. No entanto, o mesmo cloro que mata as bactérias pode remover os óleos naturais protetores quando entra em contato com a pele e isso pode causar vários problemas como:

  • Pele seca
  • Envelhecimento prematuro causado por secura e danos às proteínas.
  • Coceira e erupções cutâneas causadas pela perda de óleo e equilíbrio do pH.
  • A produção excessiva de óleos para suprir a falta deles.
  • Acne causada por produção excessiva de óleo e obstrução dos poros.
  • Danos do sol causados ​​pelo enfraquecimento da pele.

No entanto, tomar as medidas de precaução corretas pode inclinar a balança a seu favor, O banho de piscina pode ajudar a sua pele desintoxicando o corpo por meio de exercícios. A quantidade certa de exposição ao cloro também pode matar bactérias causadoras de acne, ajudando a limpar sua pele.

Usar um protetor solar à prova d’água não é apenas uma prática extravagante para evitar o bronzeamento. A loção também formará uma barreira protetora na parte superior da pele, evitando que o cloro seque excessivamente. Também irá prevenir os danos do sol (e envelhecimento prematuro se você for um nadador regular). 

Investir em uma loção pré-natação também é uma boa ideia, pois são formulados especialmente para bloquear o cloro e reter a umidade em sua pele. Basta aplicar os produtos cerca de 15 minutos antes da hora de nadar. Isso dará à sua pele tempo suficiente para absorver o protetor solar, formando uma barreira forte.

Um banho rápido antes de um mergulho é, na maioria das vezes, obrigatório na maioria das piscinas públicas. Embora pisar na água antes de um mergulho possa parecer inútil, isso evita que a piscina fique muito suja e também ajudará a hidratar as células da pele, impedindo-as de absorver a água da piscina, reforçando a barreira do protetor solar.

Uma das melhores maneiras de garantir que sua pele não fique desidratada é continuar bebendo um pouco de água enquanto nada. Certifique-se de consumir água suficiente ao longo do dia para que sua pele fique saudável e não tente compensar a falta de umidade absorvendo a água da piscina. 

Pense na sua pele como uma esponja, há apenas uma quantidade limitada de água que ela pode suportar. E, enquanto estiver hidratado, não vai absorver quantidades excessivas de cloro.

É fundamental que você tome banho assim que sair da piscina. É uma boa ideia começar o banho com água morna. Isso ajudará a abrir os poros para permitir uma limpeza completa. Em seguida, use um sabonete anti-cloro (outro bom investimento se você nada regularmente) para limpar seu corpo. Lave bem o cabelo. Termine girando o chuveiro para água fria para ajudar a fechar os poros. Isso evitará a perda de umidade.

Um pouco de talco ajuda muito. Aplicar talco em áreas como as axilas ajudará você a se secar rapidamente no banho da piscina. Também ajudará a absorver qualquer cloro residual que possa estar presente em sua pele. Apenas certifique-se de não usar o talco nas partes do corpo que você precisa hidratar.

Hidrate sua pele. Esta é a parte mais importante da rotina de cuidados com a pele. Invista em um bom hidratante e use-o regularmente para garantir que sua pele permaneça saudável.

Pele desidratada

A temporada de verão pode não ser a primeira coisa que você associa à pele seca, mas, para muitos, os meses mais quentes e o período pós verão imediatamente a seguir apresentam pele seca e escamosa e ataques de vermelhidão que perduram por muito tempo após um dia difícil no sol. 

Todos nós já sentimos aquela sensação de ressecamento e aperto na pele depois de passar um tempo ao ar livre, mas você sabia que o sol também pode ser uma das causas por trás da pele seca e desidratada a longo prazo?

O sol danifica nossa pele, de várias maneiras, causando danos às proteínas naturais e contribuindo para o risco de câncer de pele. Porém, o sol também pode acelerar os sinais naturais de envelhecimento da pele, processo que é conhecido como fotoenvelhecimento. Os danos do sol podem acelerar a rapidez com que vemos as rugas aparecendo e pode aumentar a quantidade de manchas escuras em nossa pele.

A pele desidratada não tem umidade na superfície da pele e muitas vezes parece seca e áspera, mas pode ser de qualquer tipo de pele por baixo, até mesmo oleosa. Existem várias causas possíveis para a desidratação da pele. O mais comum é o dano à barreira da pele, as camadas superiores de proteção natural da pele, que podem inibir a capacidade da pele de reter a umidade e resultar em pele desidratada. 

Isso normalmente é causado por produtos que contêm fragrâncias, ingredientes sensibilizantes da pele ou esfoliantes agressivos. Mudanças no clima, exposição excessiva ao sol ou mudança nos hormônios também podem causar desidratação. Você pode lidar com isso usando produtos hidratantes e reparadores da pele que ajudam a pele a reter a umidade.

Ao construir uma rotina de cuidados com a pele para combater a secura e a desidratação, seu mantra é simples (e um tanto óbvio): hidrate, hidrate, hidrate! Você deve se concentrar no uso de produtos que ajudem a repor a umidade perdida na pele e que ajudem a mantê-la hidratada ao longo do dia. 

Além disso, nenhuma rotina matinal de cuidados com a pele está completa sem protetor solar: isso ajudará a manter sua pele protegida dos raios solares e reduzir os danos à pele. 

Pele com queimaduras de sol

Você teve uma queimadura de sol e sua pele está vermelha, sensível e dolorida na superfície. A queimadura solar não danifica apenas o DNA das células, mas também o colágeno e a elastina da pele. Os efeitos devastadores do sol são cumulativos e causam mudanças físicas de longo prazo, como tecidos flácidos, aparecimento de rugas e até câncer de pele. 

Para cuidar disso primeiro, considere tomar um banho frio para tirar um pouco do “calor” de sua queimadura de sol. A água limpa e gelada ajudará a acalmar algumas das sensações de queimação, ao mesmo tempo que limpa sua pele após um longo dia de sol, suor e sujeira por estar ao ar livre. Após o banho, aplique um bom gel pós sol para restaurar a umidade da pele queimada. Aplicar a loção enquanto sua pele ainda está úmida irá bloquear a umidade extra.

Hidratação da Pele

A água desempenha um papel central para garantir que sua pele permaneça saudável, macia e radiante, então só faz sentido que todos os processos de cuidados com a pele estejam alinhados com produtos que prometem hidratar a pele.

Os hidratantes abordam a importância de garantir que a pele receba toda a água de que precisa para combater o ressecamento e a desidratação, sinais prematuros de envelhecimento e danos ambientais. A diferença, entretanto, está principalmente em como eles fazem para alcançar esses resultados.

Hidratação [refere-se ao] conteúdo de água dentro das células, que as levam a dar um aspecto macio para a pele, refletindo bem a luz. Se a água flui para fora das células e as células ficam desidratadas, elas podem enrugar, o que leva à pele sem brilho. Isso significa que, ao usar um hidratante tópico, você está infundindo água nas células e melhorando a capacidade da pele de absorver umidade e nutrientes.

Por outro lado, hidratar significa reter e selar a umidade para construir a barreira protetora da pele, prevenir a perda de água e manter a pele macia e suave.

Beber muita água ainda é a maneira mais fácil de hidratar a pele, mas aqueles com pele desidratada podem querer suplementar com um hidratante tópico que liga e atrai água para as células. Os umectantes naturais permitem que a pele melhore sua capacidade de se hidratar com o tempo, portanto, procure produtos que contenham ácido hialurônico, babosa, mel, alfa-hidroxiácidos e extratos marinhos. Umectantes sintéticos, glicerina, ureia e propilenoglicol são alguns dos ingredientes que você deve observar.

Ingredientes hidratantes geralmente são apropriados para todos os tipos de pele. Eles são solúveis em água, não obstruem os poros e não devem conter álcoois, para que não sequem ativamente ou irritem a superfície da pele.

Quanto aos hidratantes, há uma grande variedade de opções em termos de fórmulas e ingredientes. Os hidratantes podem ser mais leves ou mais pesados ​​e formulados para diferentes estações e diferentes tipos de pele. Os meses quentes e suados de primavera e verão podem exigir um gel leve ou loção leve, enquanto o clima seco, frio e ventoso de outono / inverno pode exigir produtos mais pesados ​​com ceramidas, óleos ( coco, amêndoa), manteigas (karité e cacau) ou dimeticona. Esses ingredientes são conhecidos não apenas por seus efeitos hidratantes e nutritivos, mas também por sua capacidade de combater os sinais de envelhecimento e os danos dos radicais livres.

Para escolher o tipo de hidratante mais adequado para o seu tipo de pele, escolha para peles com tendência a acne, um hidratante leve e sem óleo que funciona melhor, geralmente na forma de uma loção. Estes têm menos óleo e mais conteúdo de água. Para peles mistas, uma loção ou creme serve, enquanto um soro ou um creme mais emoliente é melhor para os tipos de pele seca.

Para melhores resultados, os hidratantes devem ser aplicados pela manhã (antes do protetor solar) e à noite. 

Cuidando da pele após exposição ao sol

Você sabia que, de acordo com algumas pesquisas, 90% dos sinais visíveis de envelhecimento da pele estão relacionados à exposição aos raios ultravioleta? Mesmo que a exposição ao sol represente um verdadeiro momento de prazer, também se revela uma verdadeira ameaça para a saúde e juventude da sua pele, tanto a curto como a longo prazo. 

Aqui estão algumas dicas para cuidar da sua pele após a exposição ao sol:

Para trazer mais conforto instantâneo à pele, aplique diretamente uma compressa refrescante por 5 minutos na área afetada. Para isso, opte por uma loção à base de águas florais anti inflamatórias e descongestionantes que irão acalmar a inflamação local para diminuir a sensação de vermelhidão e queimação.

Para reparar e proteger a pele, use um óleo regenerador e calmante rico em vitamina E. Ele alivia a sensibilidade e o desconforto associado às queimaduras solares, repara a barreira de proteção da pele ao mesmo tempo que facilita a regeneração da epiderme.

Durante o dia, aplique e reaplique um protetor solar mineral FPS 30 a cada 90 minutos. É importante dobrar sua proteção em áreas queimadas. Em comparação com a proteção solar química, a proteção solar mineral será mais bem tolerada pela pele hipersensível.

Insolação

O estresse causado pelo calor ocorre quando o corpo fica desidratado e não consegue resfriar o suficiente para manter uma temperatura saudável. Se não for tratada, pode levar à insolação, que é uma emergência médica com risco de vida.

Algumas pessoas possuem maior risco de desenvolver insolação, essas são:

  • Pessoas com mais de 65 anos
  • Bebês e crianças pequenas
  • Mães grávidas e lactantes
  • Pessoas que apresentam problemas de saúde, especialmente com doenças cardíacas, hipertensão ou doenças pulmonares
  • Pessoas que tomam medicamentos para doenças mentais.

A insolação ocorre quando a temperatura corporal central sobe acima de 40,5 ° C e os sistemas internos do corpo começam a desligar. Normalmente, a transpiração ajuda a manter uma temperatura corporal saudável, aumentando a perda de calor por evaporação. Quando uma pessoa fica desidratada, ela não transpira tanto, seu sangue fica concentrado e o funcionamento dos órgãos é prejudicado.

Muitos órgãos do corpo podem sofrer danos nos tecidos e a temperatura corporal deve ser reduzida rapidamente. A maioria das pessoas apresenta profundas alterações no sistema nervoso central, como delírio, e convulsões. Além de efeitos no sistema nervoso, podem ocorrer danos ao fígado, rins, músculos e coração.

Uma das principais causas da insolação é a exposição ao sol – principalmente em dias quentes, entre 11h e 15h.

A insolação pode parecer semelhante à exaustão pelo calor, mas a pele pode ficar seca sem suor e a condição mental da pessoa piorar. Eles podem cambalear, parecer confusos, ajustar-se, entrar em colapso e ficar inconscientes. 

Os sinais de alerta de insolação variam, mas podem incluir:

  • Temperatura corporal muito alta
  • Pele vermelha, quente e seca (sem suor)
  • Língua seca e inchada
  • Pulso rápido
  • Dor de cabeça latejante
  • Tontura, confusão, náusea
  • Colapso
  • Eventual inconsciência.

As sugestões para prevenir a insolação incluem:

  • Limite as atividades ao ar livre à parte mais fresca do dia.
  • Proteja-se do sol quando estiver fora, cobrindo a pele exposta, usando protetor solar e usando um chapéu.
  • Procure sombra e use protetor solar e óculos de sol.
  • Descanse regularmente na sombra e beba líquidos com freqüência

Se alguém com quem você está desenvolve insolação faça o seguinte:

  • Chame uma ambulância.
  • Enquanto espera por ajuda médica de emergência, leve a pessoa para uma área fria e sombreada e deite-a.
  • Retire o excesso de roupa e molhe a pele com água ou embrulhe em panos úmidos, ventilando continuamente.
  • Não dê líquidos à pessoa para beber.
  • Posicione uma pessoa inconsciente de lado e desobstrua as vias respiratórias.
  • Monitore sua temperatura corporal sempre que possível e continue os esforços de resfriamento até que a temperatura corporal caia abaixo de 38 ° C.
  • Aguarde a ambulância para transportar a pessoa com urgência para o hospital, onde resfriamento e apoio mais intensos podem ser fornecidos.
  • Se o atendimento médico demorar, procure mais instruções da ambulância ou da equipe de emergência do hospital.

Gel pós sol aloe vera

Aloe vera é uma substância calmante, semelhante a um gel, encontrada nas folhas gordas das plantas de aloe vera. Geralmente é incluído em loções pós sol especiais, mas você também pode comprar gel de aloe vera puro para aplicar na pele danificada pelo sol. Aloe vera cria uma sensação de resfriamento na pele quente e queimada para um alívio rápido e temporário. 

Aloe vera também é altamente hidratante para a pele seca, uma vez que é composto principalmente de água.

Nada acalma melhor a pele queimada pelo sol do que um gel de aloe vera. Aloe vera é embalado com os aminoácidos essenciais para ajudar a reparar a pele, auxiliando na produção de colágeno e elastina e neutralizando os radicais livres dos raios UVA

Os géis de Aloe vera são surpreendentemente baratos, refrescantes, e redutores de vermelhidão; alguns podem ser pegajosos, então certifique-se de escolher um que penetre facilmente e não deixe resíduos. 

Loção pós sol caseira

Mesmo se você não tiver queimaduras de sol, essas receitas de pomada pós sol são uma necessidade do verão para hidratar e acalmar a pele bronzeada.

Receita de manteiga pós sol

  • 3 colheres de sopa de azeite com infusão de calêndula
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de chá de manteiga de cacau
  • 1 colher de chá de manteiga de karité
  • 1 colher de sopa de cera de abelha ralada
  • 15 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 3 colheres de sopa de gel de aloe vera

Derreta os óleos, as manteigas e a cera de abelha em banho maria ou no microondas. Use um fogo médio e mexa enquanto os óleos derretem. Retire do fogo quando todos os ingredientes estiverem líquidos. Junte o óleo essencial. Deixe esfriar um pouco e, em seguida, adicione o gel de aloe vera. Misture bem o gel com o resto e despeje em um recipiente.

Aplique generosamente a manteiga pós sol na pele queimada pelo sol e esfregue-o o melhor que puder (o que que pode ser difícil com uma queimadura solar!). 

Aplicar novamente após acordar de manhã ou tomar banho, até que as queimaduras de sol tenham passado. Se você não tem queimaduras de sol, mas passou um dia ao sol, esta loção funciona bem para manter a pele exposta macia. Tome uma ducha para remover o protetor solar e use a loção todas as noites após um dia de exposição ao sol.

Receita de gel pós sol de aloe vera

  • 4 folhas frescas de aloe vera 
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco virgem
  • Óleo essencial de toranja (ou outro óleo essencial)

Retire o gel das folhas de aloe vera, em seguida junte com o óleo de coco e o óleo essencial e bata os ingredientes em um processador de alimentos ou bata com um garfo. 

Armazene o gel de aloe vera em um recipiente e leve à geladeira. O óleo de coco endurece quando refrigerado, portanto, pode ser necessário misturar o gel antes de aplicá-lo.

Perguntas

Com certeza agora você sabe muitas coisas a respeito dos cuidados pós sol, mas talvez ainda surjam algumas dúvidas dentro desse universo. Por isso, separamos algumas perguntas e suas respectivas respostas.

Qual o melhor horário para tomar sol?

Durante os períodos de calor extremo, a melhor hora para ficar ao ar livre é antes das 10h ou depois das 16h, quando a temperatura tende a ser mais amena.

Como prevenir as queimaduras solares?

Sempre use um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior. Escolha o FPS 50 se for fazer muitas atividades ao ar livre, como correr ou nadar.

Use roupas de proteção sempre que possível, como um chapéu, cobertores de praia, mangas compridas e óculos de sol.

Qual o melhor gel pós sol?

Um gel pós sol que contenha produtos naturais é, na verdade, a melhor opção. Géis a base de aloe vera e óleos podem ser grandes aliados para você.

Onde comprar gel pós sol 

Com o buscador de preços da cliquefarma você pode encontrar o gel pós sol que você precisa, além disso você vai encontrar também protetores solar que vão te ajudar a proteger a pele.

Se gostou desse artigo, curta, comente e compartilhe com outros!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<