O que são remédios controlados?

31/10/2012 0 Por cliquefarma

Hoje vamos falar de uma classe de remédios que é muito conhecida por todos nós, os remédios controlados. Apesar de serem extremamente eficazes seus efeitos colaterais são enormes e por conta disso a importância de se tomar muito cuidado com a manipulação deles, principalmente quando ocorre a auto-medicação. Nosso post de hoje além de informar vai alertar sobre os riscos que o uso indevido desse tipo de medicamento pode trazer.

Medicamentos controlados são também conhecidos como remédios tarja preta, eles tem essa descrição justamente porque na sua embalagem vem ilustrada uma tarja preta indicando seu nível de periculosidade. Essa tarja indica que esse medicamento apresenta efeitos colaterais muito sérios e só pode ser vendido com receita médica,  o principal motivo desse controle é que os efeitos colaterais são muito fortes e sem acompanhamento médico eles podem vir a se tornar um novo problema para o paciente.

Dentre os remédios controlados podemos destacar os remédios para emagrecer e também os que combatem a depressão e outras doenças do mesmo tipo. É muito comum entre os remédios tarja preta que o paciente burle receitas para conseguir comprar o medicamento, principalmente os que emagrecem. É importante ressaltar que os medicamentos controlados são utilizados somente em casos extremos onde realmente há necessidade de uma intervenção mais efetiva, seus efeitos colaterais quando não controlados podem trazer danos sérios a saúde e somente o médico pode controlar a dosagem correta para que não haja problemas para o paciente.

Alguns efeitos colaterais que o uso indevido dos remédios controlados podem trazer:

  • Taquicardia
  • Insônia
  • Nervosismo
  • Boca seca
tarja preta controlado

Então reforçamos, o uso de remédios controlados deve ser feito somente com orientação médica e a auto-medicação nesses casos é totalmente desaconselhável. Se você quer conhecer alguns medicamentos/controlados” target=”_blank”>Medicamentos Controlados acesse nossa página especial aqui no Cliquefarma.