Skip to main content

Existem várias classes de medicamentos. Os remédios controlados e uma dessas classes. Mas o que são os remédios controlados? Bem, você já tentou ir à farmácia comprar um medicamento e não conseguiu porque estava sem receita? Ou você já foi à farmácia comprar um medicamento com a sua receita e a receita ficou retida pelo farmacêutico?

Se a sua resposta para pelo menos uma dessas perguntas foi sim, então você já tentou comprar ou já comprou um remédio controlado.

Infelizmente, algumas farmácias de forma clandestina vendem remédios controlados sem receita, mas isso e ilegal. Existe uma lei que regulamenta o controle dessas substâncias e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária fiscaliza estabelecimentos farmacêuticos a fim de ter um controle sobre a venda de substâncias que devem ser vendidas apenas com receita médica.

Mas por que alguns medicamentos são de uso controlado? Quais são esses medicamentos? e quais os riscos de usar medicamentos controlados sem a orientação de um médico? Neste artigo iremos responder a essas perguntas e vamos te ajudar a entender tudo a respeito dos remédios controlados.

Continue lendo esse artigo para ver informações de extrema importância sobre sobre o universo de remédios controlados.

Porque alguns medicamentos são de uso controlado?

São necessários controles legais rígidos para certos medicamentos. Isso ocorre porque eles podem causar problemas sérios como dependência e danos se não forem usados ​​corretamente.

Às vezes, as pessoas usam esses medicamentos ilegalmente por motivos que não são médicos e, portanto, são necessárias medidas de segurança extras para certificar-se de que são prescritos, fornecidos, usados ​​e armazenados de forma segura e legal.

Os medicamentos controlados incluem alguns analgésicos fortes, como a morfina, e alguns tranquilizantes e estimulantes. Os medicamentos que ajudam no vício, como a metadona, também são controlados.

Uma consideração cuidadosa foi feita nessa categorização. O controle das drogas por meio da lei existe para proteger as pessoas dos danos que essas drogas podem causar. Baseia-se em pesquisas de muitas fontes diferentes sobre a nocividade potencial da droga, tanto para os indivíduos quanto para a sociedade.

Os medicamentos controlados são prescritos apenas quando outros medicamentos (que não são controlados) não podem ajudar com um problema médico.

Pode ser oferecido a você um medicamento controlado no hospital, como um analgésico forte após uma operação ou se você estiver grávida e precisar de um analgésico durante o trabalho de parto.

Seu médico pode prescrever um medicamento controlado para ajudar com problemas como ansiedade e depressão, problemas de sono ou dor de longo prazo.

Um profissional de saúde trabalhando em um serviço especializado pode prescrever um medicamento controlado para ajudar se você for viciado em drogas.

Quais os remédios controlados?

Os remédios controlados possuem várias categorias, e cada categoria possui um objetivo específico de tratamento. veja a seguir as categorias de remédios controlados e os principais medicamentos dentro de cada categoria.

Entorpecentes

Os medicamentos entorpecentes, são um tipo de droga que atua como depressor do sistema nervoso central. Eles também são conhecidos como medicamentos opióides ou opiáceos. Alguns lugares denominam os entorpecentes também como narcóticos. 

Podemos dizer que os medicamentos entorpecentes, são na verdade medicamentos de uso super controlado, pois são vendidos apenas com receita e a receita é retida pelo farmacêutico após a venda.

Isso significa que se algum remédio dessa categoria for prescrito para você, você só poderá comprar a quantidade exata da receita e apenas uma vez. Caso você precise de mais medicamentos, você terá que retornar ao médico para que o profissional avalie se você realmente precisa de mais entorpecentes.

Algumas substâncias desta categoria incluem:

  • Morfina
  • Oxicodona
  • Codeína
  • Tramadol
  • Ópio
  • Fentanila

Essas são as substâncias mais conhecidas da categoria de remédios controlados entorpecentes, mas além dessas existem mais de 100 outras substâncias.

Uso e abuso de entorpecentes

O uso de substância entorpecentes está aumentando globalmente, então não é surpresa que o abuso e o vício dessas substâncias também tenham aumentado nos últimos anos.

Veja alguns dados em relação ao uso e abuso de substâncias entorpecentes.

  • Em 2018, os analgésicos entorpecentes foram prescritos mais de 168 milhões de vezes.
  • Entre 26 e 36 milhões de pessoas em todo o mundo abusam de entorpecentes.
  • Em 2010, o uso excessivo de analgésicos entorpecentes resultou em quase 17.000 mortes.
  • Cerca de 75% de todas as pessoas com transtorno de dependência de entorpecentes acabam mudando para a heroína como uma fonte mais barata de entorpecentes.

Como os entorpecentes afetam o cérebro

Tanto os humanos quanto os animais possuem receptores de entorpecentes no cérebro. Esses receptores atuam como locais de ação para diferentes tipos de entorpecentes, como ópio e morfina.

A razão de o cérebro ter esses locais receptores é a existência de neurotransmissores endógenos (internos) que atuam nesses locais receptores e produzem respostas no corpo semelhantes às dos entorpecentes.

Os entorpecentes atuam ligando-se a receptores específicos no cérebro , imitando os efeitos de substâncias químicas analgésicas produzidas naturalmente. Essas drogas se ligam a receptores entorpecentes no cérebro, medula espinhal e outros locais do corpo. Isso bloqueia a percepção da dor.

Os entorpecentes podem causar sensação de bem-estar, mas também podem causar efeitos colaterais como náusea, confusão e sonolência.

Além de aliviar a dor, os entorpecentes podem levar a sentimentos de euforia. Embora esses medicamentos sejam frequentemente muito eficazes no tratamento da dor, as pessoas podem eventualmente desenvolver tolerância, portanto, requerem doses mais altas para atingir os mesmos efeitos.

À medida que os efeitos dos entorpecentes se tornam mais tolerados, as pessoas podem começar a tomar doses cada vez mais altas para sentir os mesmos efeitos de alívio da dor e reduzir os sintomas de abstinência.

Os sintomas de abstinência de entorpecentes podem incluir ansiedade, dores musculares, irritabilidade, insônia, coriza, náuseas, vômitos e cólicas abdominais.

O que torna os entorpecentes prescritos tão potencialmente perigosos? Eles afetam poderosos sistemas de recompensa no cérebro. Algumas pessoas podem até se tornar viciadas ao tomá-los exatamente como prescrito, mas os perigos podem ser aumentados se não os tomar conforme as instruções ou combiná-los com outras substâncias, incluindo álcool e outras drogas. Além disso, existem diferenças individuais na vulnerabilidade genética ao vício em entorpecentes.

Os entorpecentes são frequentemente prescritos para tratar dores relacionadas a lesões, dores de dente e nas costas. Quando tomadas conforme as instruções, geralmente não levam ao uso excessivo ou ao vício.

Pessoas que usam entorpecentes para controlar a dor devem entrar em contato com seu médico se acreditarem que podem estar desenvolvendo tolerância ou dependência.

Psicotrópicos

Os remédios controlados psicotrópicos ou depressivos são drogas que inibem a função do sistema nervoso central e estão entre as drogas mais utilizadas no mundo.

Essas drogas atuam afetando neurônios no sistema nervoso central, o que leva a sintomas como sonolência, relaxamento, diminuição da inibição, anestesia, sono, coma e até morte. Muitos psicotrópicos também têm potencial para criar dependência.

Embora todos os depressores do sistema nervoso central compartilhem a capacidade de reduzir a atividade no sistema nervoso central e diminuir os níveis de consciência no cérebro, existem diferenças significativas entre as substâncias desta classe de drogas. Alguns são mais seguros do que outros e vários são prescritos rotineiramente para fins medicinais.

Os medicamentos psicotrópicos incluem:

  • Barbitúricos
  • Benzodiazepínicos

Barbitúricos

Os barbitúricos são medicamentos que atuam como depressores do sistema nervoso central, e são medicamentos derivados do ácido barbitúrico. Esses medicamentos são usados como anestésicos ou sedativos.

Esse tipo de medicamento é considerado problemático pois não existe um tratamento eficaz para reverter a overdose desse tipo de medicamento.

A primeira pessoa a sintetizar o ácido barbitúrico foi o cientista nascido na Alemanha, Adolph Baeyer. O primeiro barbitúrico a ser sintetizado para fins medicinais foi o Barbital em 1903. 

Esses medicamentos eram muito usados para o tratamentos de insônia, agitação e ansiedade. Porém, pelo seu risco de causar overdose e dependência, esse medicamento caiu em desuso

Algumas pessoas dizem que o nome da droga foi em homenagem a Santa Bárbara, pois quando Baeyer e seus colegas descobriram a droga, foi durante a festividade de Santa Bárbara.

Os benzodiazepínicos substituíram amplamente os barbitúricos na maioria dos usos médicos.

Os efeitos médios dos medicamentos barbitúricos incluem deprimir a atividade nervosa nos músculos cardíacos, lisos e esqueléticos. Essas drogas também afetam o sistema nervoso central de várias maneiras diferentes e podem produzir efeitos que vão desde uma leve sedação até um coma, dependendo da dosagem.

Doses baixas de barbitúricos podem diminuir os níveis de ansiedade e aliviar a tensão, enquanto doses mais altas podem diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Exemplos de barbitúricos incluem:

  • Amobarbital: comumente referido como “amital sódico”, este barbitúrico ganhou a reputação de soro da verdade, uma vez que se mostrou eficaz quando administrado a alguns indivíduos durante o interrogatório. Embora não obrigue as pessoas a dizerem a verdade, o amobarbital pode desacelerar o sistema nervoso central, dificultando a concentração. A teoria era que alguém fazia uma pergunta sob a influência de amobarbital teria menos probabilidade de ser capaz de pensar em uma resposta falsa, o que requer mais foco do que simplesmente dizer a verdade.
  • Butalbital: Este barbitúrico de curta ação é frequentemente usado para tratar enxaquecas, frequentemente em combinação com paracetamol, aspirina e cafeína. Também tem sido usado como sedativo e anestésico.
  • Fenobarbital: Este barbitúrico é usado para tratar convulsões em crianças pequenas, devido à sua eficácia como anticonvulsivante. Também tem sido usado no tratamento da ansiedade, abstinência de drogas (principalmente de outros barbitúricos) e como auxiliar para dormir.

Benzodiazepínicos

Os benzodiazepínicos são uma classe de medicamentos comumente usados ​​por seus efeitos tranquilizantes e ansiolíticos. Eles podem ser eficazes no tratamento da ansiedade, mas também apresentam alguns efeitos colaterais e riscos que você deve conhecer.

Esses medicamentos já foram o tratamento mais comum para a ansiedade, mas também existem tratamentos mais novos e geralmente mais eficazes, que não apresentam muitos dos mesmos riscos associados aos benzodiazepínicos.

Os benzodiazepínicos afetam os receptores do ácido gama-aminobutírico (GABA) do cérebro. Essa ação resulta na desaceleração do sistema nervoso central, induzindo um estado de relaxamento. Os benzodiazepínicos têm ação bastante rápida, aliviando os sintomas em um curto espaço de tempo.

Eles também podem ser usados ​​para tratar a insônia, que pode ser um sintoma de ansiedade ou um fator contribuinte. A ansiedade pode interferir no sono, mas a falta de sono também pode levar a ou piorar os sintomas de ansiedade.

Dependendo de sua condição e sintomas, os benzodiazepínicos podem ser tomados uma vez ao dia, várias vezes ao dia ou conforme a necessidade. O seu médico pode começar com uma dose inicial baixa que pode ser aumentada se ainda tiver sintomas. A dosagem terapêutica varia muito de indivíduo para indivíduo e pode depender da gravidade dos sintomas e da química corporal única.

Os usos comuns dos benzodiazepínicos incluem o tratamento da ansiedade, ataques de pânico e insônia. Exemplos de benzodiazepínicos usados ​​para o tratamento de transtorno do pânico relacionado à ansiedade ou outros transtornos de ansiedade incluem: 

  • Alprazolam: prescrito para o alívio de curto prazo dos sintomas de ansiedade
  • Clonazepam: prescrito para tratar o transtorno do pânico e ataques de pânico
  • Diazepam: pode ser prescrito durante a fase inicial do tratamento para o transtorno do pânico
  • Lorazepam: pode ser prescrito para tratar sintomas de ansiedade que ocorrem com outras condições psiquiátricas

Os benzodiazepínicos também podem ser prescritos para outras condições, incluindo convulsões, espasmos musculares e abstinência de álcool ou outras drogas. Eles também podem ser usados ​​para tratar distúrbios do sono e induzir um estado de relaxamento antes da cirurgia.

Os efeitos colaterais mais comuns do uso de benzodiazepínicos são sonolência e deficiência de coordenação. Esses efeitos colaterais tendem a ser leves e podem não ser perceptíveis ou problemáticos quando os benzodiazepínicos são tomados em doses baixas por períodos de curto prazo.

Quando usados ​​conforme as instruções, os benzodiazepínicos geralmente são seguros e eficazes. No entanto, foram relatados eventos de sobredosagem com benzodiazepínicos isoladamente ou em combinação com álcool ou outras drogas. Esses eventos podem ser potencialmente fatais.

Outras categorias de remédios controlados

Além das categorias de remédios controlados vistas anteriormente, existem outras categorias que continuam sendo remédios controlados, porém possuem a venda mais flexível e os riscos de causar dependência são menores.

Essas categorias incluem alguns medicamentos retinóides para uso tópico e medicamentos antiretrovirais.

Diferença entre remédios controlados e medicamentos de venda livre

Os medicamentos podem ser divididos nas duas categorias a seguir: medicamentos controlados e medicamentos sem receita que você pode entrar em qualquer farmácia e comprar.

Os medicamentos controlados exigem uma receita de um provedor de cuidados de saúde. Alguns podem até serem prescritos pelo seu dentista para controlar a dor, mas a maioria dos medicamentos controlados só podem ser prescritos por um médico.

Os medicamentos de venda livre são considerados seguros e apropriados para uso sem a supervisão de um profissional de saúde e podem ser adquiridos imediatamente em qualquer loja sem receita médica.

A maioria das prescrições para infecções ou condições crônicas não são controladas. Por exemplo, a maioria dos medicamentos para pressão arterial e colesterol, medicamentos para diabetes (incluindo insulina), inaladores para asma e antibióticos são todos medicamentos não controlados.

Substâncias controladas são medicamentos que podem causar dependência física e mental e têm restrições sobre como podem ser preenchidos.

O que torna o uso indevido de remédios controlados inseguro

Todo medicamento tem algum risco de efeitos prejudiciais, às vezes graves. Médicos e dentistas consideram os benefícios e riscos potenciais para cada paciente antes de prescrever medicamentos e levam em consideração diversos fatores, descritos a seguir. 

Quando os medicamentos controlados são mal utilizados, eles podem ser tão perigosos quanto os medicamentos produzidos ilegalmente.

Informações pessoais

Antes de prescrever um medicamento, os profissionais de saúde consideram o peso da pessoa, há quanto tempo ela foi prescrita a medicação, outras condições médicas e quais outros medicamentos estão tomando.

Alguém que faz uso indevido de medicamentos controlados pode sobrecarregar seu sistema ou se colocar em risco de interações medicamentosas perigosas que podem causar convulsões, coma ou até mesmo a morte.

Forma e dosagem

Os médicos sabem quanto tempo leva para um comprimido ou cápsula se dissolver no estômago, liberar os medicamentos no sangue e chegar ao cérebro. Quando usados ​​indevidamente, os medicamentos controlados às vezes são tomados em quantidades maiores ou de maneiras que mudam a maneira como o medicamento atua no corpo e no cérebro, colocando a pessoa em maior risco de overdose.

Por exemplo, quando as pessoas que fazem mau uso de oxicodona esmagam e inalam os comprimidos, uma dose que normalmente funciona ao longo de 12 horas atinge o sistema nervoso central de uma só vez. Este efeito aumenta o risco de dependência e overdose.

Efeitos colaterais

Os medicamentos controlados são projetados para tratar uma doença ou condição específica, mas geralmente afetam o corpo de outras maneiras, algumas das quais podem ser desconfortáveis ​​e, em alguns casos, perigosas.

Estes são chamados de efeitos colaterais. Os efeitos colaterais podem ser piores quando os medicamentos controlados não são tomados conforme prescrito ou são usados ​​em combinação com outras substâncias.

Exemplos de mau uso de remédios controlados

  • Tomar medicamentos prescritos por outra pessoa, mesmo que seja por motivos médicos (como para aliviar a dor, ficar acordado ou adormecer).
  • Tomar um medicamento prescrito de uma forma diferente da prescrita – por exemplo, tomar mais do que a dose prescrita ou tomá-lo com mais frequência, ou transformar comprimidos em pó para cheirar ou injetar o medicamento.
  • Tomar sua própria receita de uma forma que não se destina a ser tomada também é mau uso. Isso inclui tomar mais medicamentos do que o prescrito ou mudar sua forma – por exemplo, quebrar ou esmagar um comprimido ou cápsula e cheirar o pó.
  • Tomar a medicação prescrita para ficar “chapado”.
  • Misturar com álcool ou outras drogas. Seu farmacêutico pode lhe dizer quais outros medicamentos são seguros para uso com medicamentos prescritos específicos.

Fatos sobre abuso de remédios controlados

Os medicamentos controlados são relativamente fáceis de obter e simples de usar. Não é de se admirar que o abuso de medicamentos prescritos esteja se tornando um problema crescente.

Embora os medicamentos prescritos não tenham o mesmo estigma que as drogas ilegais, eles ainda têm um alto potencial de abuso. Veja a seguir alguns fatos sobre o abuso de medicamentos controlados.

Os medicamentos controlados podem ser tão perigosos quanto as drogas ilegais

Embora muitos vejam os medicamentos controlados como mais seguros do que as drogas de rua, os medicamentos prescritos com alto potencial de abuso têm ingredientes semelhantes às substâncias ilegais.

Os entorpecentes prescritos contêm ingredientes ativos semelhantes à heroína, enquanto estimulantes como o Adderall são formas de anfetamina. Esses produtos químicos poderosos em medicamentos prescritos podem causar overdose e até mesmo levar à morte se usados ​​em grandes quantidades.

Muitas pessoas acreditam que, como os medicamentos prescritos são legais, regulamentados e prescritos por médicos, eles devem ser seguros. Uma das coisas mais importantes que as pessoas devem saber sobre medicamentos controlados é que eles podem ser tão viciantes e perigosos quanto as drogas mais perigosas, como heroína ou cocaína.

Mesmo quando tomados conforme prescrito, os medicamentos controlados podem ser viciantes

Pesquisas relatam que o uso de medicamentos prescritos em longo prazo pode levar ao transtorno de uso de substâncias, alterando o cérebro e causando ânsias pelas drogas. 

Com o tempo, as pessoas com transtorno de uso de substâncias passam por problemas de saúde e começam a abandonar responsabilidades como trabalho ou escola. O transtorno por uso de substâncias pode se transformar em vício e levar a sintomas de abstinência se o uso de drogas parar repentinamente.

O abuso de medicamentos controlados pode causar efeitos colaterais indesejados

Você pode presumir que a pureza dos remédios controlados reduz seu potencial para efeitos colaterais. Embora sejam muito menos prováveis ​​do que as drogas de rua conterem contaminantes, os medicamentos prescritos ainda afetam todo o corpo e podem causar efeitos colaterais preocupantes.

Perguntas

Os remédios controlados, são medicamentos perigosos. Mas se você usá-los da maneira adequada, conforme a orientação do seu médico, os riscos podem diminuir potencialmente.

Mesmo depois de ler esse artigo você pode ter algumas dúvidas em relação aos remédios controlados. Diante disso, separamos algumas perguntas importantes, junto com suas respectivas respostas a fim de sanar todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

Quais são os medicamentos de alta vigilância?

Medicamentos de alta vigilância, são medicamentos geralmente usados apenas em hospitais nas unidades intensivas de saúde e em sessões de quimioterapia.

Esses medicamentos são chamados de alta vigilância pois exige uma atenção especial de quem os aplica por meio intravenoso, pois quantidades inadequadas podem levar a consequências perigosas e até mesmo fatais.

Os medicamentos de alta vigilância incluem:

  • Eletrólitos de alta concentração
  • Sedativos intravenosos
  • Anestésicos
  • Contrastes radiologicos

Quais os medicamentos da lista A1, A2 e A3?

Na lista A1 e A2 estão os medicamentos da categoria entorpecentes, usados geralmente como tratamentos de dores intensas. Alguns exemplos de medicamentos desta lista incluem: a morfina, oxicodona, codeína e outros.

Na lista A3 estão alguns medicamentos da categoria de psicotrópicos, que são medicamentos usados para tratar ansiedade e depressão, além de outros transtornos mentais. Alguns exemplos de medicamentos desta lista incluem: a anfetamina, fenetilina, modafinila e outros.

Quais são os medicamentos de receita amarela?

Os medicamentos de receita amarela são os entorpecentes da lista A1 e A2 e os psicotrópicos da lista A3.

Esses medicamentos só podem ser prescritos em uma receita de cor amarela, que significa que são remédios altamente controlados e a sua dispersão deve obedecer às leis relacionadas à venda de medicamentos controlados.

Quando o farmacêutico ou balconista recebe uma receita amarela, significa que ele deve redobrar a sua atenção para dispensar aquele medicamento da maneira correta.

Como identificar remédios controlados?

Se o seu medicamento for prescrito em uma receita amarela, você já sabe que é um medicamento controlado.

Alguns remédios controlados psicotrópicos também são prescritos na receita azul.

Então se o seu medicamento for prescrito em uma dessas receitas, você já sabe que se trata de um remédio controlado.

Como saberei como tomar meu medicamento controlado?

Se for tomar o seu medicamento você mesmo, deve receber conselhos e informações claras sobre como tomá-lo. Se um membro da família ou prestador de cuidados lhe for administrar o medicamento, também deverá receber esta informação.

As informações que você recebe sobre medicamentos controlados devem abranger:

  • Para que o medicamento está sendo usado
  • Quando tomar, com que frequência e a dose
  • Como você o toma (por exemplo,se deve tomar o seu medicamento com alimentos ou sozinho)
  • Como e quando tomar diferentes tipos de medicamento (por exemplo, um de ação rápida e outro de ação mais lenta) se você precisar dos dois tipos
  • Por quanto tempo você pode precisar tomar
  • Quanto tempo vai demorar para funcionar
  • Se necessita de algum cuidado extra enquanto toma este medicamento, por exemplo, pode afetar a sua capacidade de conduzir ou fazer o seu trabalho com segurança.

Você não deve deixar ninguém tomar o seu medicamento. Seu profissional de saúde deve explicar isso claramente.

Se um profissional de saúde estiver lhe dando o seu medicamento controlado, por exemplo, se você estiver no hospital, ele deve dizer-lhe o que é o medicamento e para que serve. 

Eles também devem explicar se você precisa de diferentes tipos de medicamentos, como um que funciona mais rápido do que o outro. Eles devem escrever todas as informações sobre seus medicamentos em suas receitas.

O que fazer ao comprar um remédio controlado?

É muito importante que os medicamentos controlados sejam recolhidos pela pessoa certa. O farmacêutico perguntará se o medicamento é para você ou se está recolhendo para outra pessoa.

Você pode ser solicitado a fornecer uma identificação, como carteira habilitação ou identidade. Se você pediu a um membro da família ou cuidador para pegar o medicamento para você, ele também pode precisar de identificação.

Se você tem diferentes tipos de medicamentos, como um de ação rápida e outro de ação lenta, seu farmacêutico deve verificar se você compreende a diferença e saber como e quando usá-los.

Normalmente, você não deve receber uma prescrição de remédios para mais de 30 dias de uma vez.

Como posso saber se o medicamento controlado está funcionando?

Da mesma forma que acontece com todos os medicamentos, o seu médico irá querer verificar se o medicamento controlado está funcionando bem e se tem algum problema com ele.

Pode ser necessário alterar sua dose enquanto você descobre o que funciona melhor para você ou depois de tomá-la por algum tempo. Você e seu médico devem concordar com a frequência com que você precisa que seu medicamento seja revisado.

Os remédios controlados são viciantes?

Sim, medicamentos controlados que afetam o cérebro, incluindo analgésicos entorpecentes, e psicotrópicos, podem causar dependência física que pode levar ao vício. Os medicamentos que afetam o cérebro podem mudar a maneira como ele funciona, especialmente quando são tomados por um período de tempo ou com doses crescentes. 

Eles podem mudar o sistema de recompensa, tornando mais difícil para uma pessoa se sentir bem sem a droga e possivelmente levando a desejos intensos, o que também torna difícil parar de usar.

Outros tipos de medicamentos que não atuam no cérebro, como antibióticos usados ​​para tratar infecções ou drogas para ajudar com azia, não são viciantes.

Onde encontrar medicamentos com o melhor preço

Em relação aos remédios controlados é importante lembrar que você só deve usá-los se for prescrito pelo seu médico e usá-lo da maneira que foi prescrito, pois o uso indevido pode levar até mesmo à morte.

Vale lembrar também que as informações apresentadas nesse artigo não substituem de forma alguma os conselhos de um médico. Em caso de dúvidas, principalmente em relação a medicamentos controlados, sempre procure a orientação de um profissional habilitado.

Nem sempre é fácil fazer pesquisas de medicamentos, pois muitas vezes você precisa se deslocar de uma farmácia para outra a fim de verificar qual o melhor preço.

Para te ajudar na sua busca pelo melhor preço, a Cliquefarma possui uma ferramenta comparativa de preços que te auxilia a encontrar preços acessíveis de medicamentos e outros itens de farmácias.

Experimente usar essa ferramenta, e encontre tudo o que você precisa de forma prática, fácil, segura e com preços que cabem no seu bolso!

Se você gostou desse artigo, curta, comente e compartilhe essas informações com outros!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<