Skip to main content
Avalie esse post

Milhões de pessoas no mundo todo sofrem com problemas nos ossos e nas articulações. A artrite e a artrose são alguns desses problemas mais comuns. Mesmo sendo problemas comuns, as pessoas ainda sabem muito pouco sobre essas duas condições que afetam os ossos, as articulações e até mesmo a cartilagem dessas regiões.

 Para aumentar o seu conhecimento sobre esse assunto, desenvolvemos este artigo que vai te ajudar a conhecer mais sobre e a artrite e a artrose, bem como tirar suas dúvidas sobre essas condições. 

Você vai ver os sintomas dessas doenças e os lugares do corpo que elas mais afetam. Vai ver também, o que você pode fazer para prevenir e tratar esses problemas. 

Mas antes disso, vamos conhecer cada uma delas e entender suas diferenças.

O que é artrite?

A palavra artrite é usada para descrever dor, inchaço e rigidez em uma ou mais articulações. A artrite não é uma condição única e existem vários tipos diferentes. 

Acredita-se que milhões de pessoas tenham artrite somente no Brasil. Pode afetar pessoas de todas as idades – até crianças e adolescentes. Algumas formas de artrite são mais comuns em pessoas idosas. 

Se você sentir dor nas articulações ou ao redor delas, que não desaparece após alguns dias, consulte um médico. Descobrir o que está causando sua dor é a chave para encontrar as opções certas de tratamento e auto ajuda.

Embora não haja cura para a artrite, os tratamentos melhoraram muito nos últimos anos e, para muitos tipos de artrite, particularmente a artrite inflamatória, há um benefício claro em iniciar o tratamento em um estágio inicial.

 Pode ser difícil dizer o que causou sua artrite. Existem vários fatores que podem aumentar o risco de cada tipo de artrite. Pode ser que os genes que você herdou de seus pais ou avós aumentaram a probabilidade de você ter artrite.

A artrite pode dificultar a vida, causando dor e tornando-a mais difícil de se locomover. Os sintomas da artrite podem variar de uma semana para outra e até de um dia para o outro. Muitos tipos, como osteoartrite e artrite reumatoide, são doenças de longo prazo.

 No entanto, com o tratamento e a abordagem corretos, você pode controlar seus sintomas.

Qualquer que seja sua condição, permanecer fisicamente ativo o ajudará a manter a mobilidade e será bom para sua saúde em geral. 

O que é artrose?

A artrose, também chamada de osteoartrite, nada mais é do que um dos mais de 100 tipos de artrite que existem, e também o mais comum.

 A artrose é uma doença progressiva de toda a articulação que leva ao colapso da cartilagem articular e do osso subjacente. (A cartilagem é o material elástico resistente que cobre e protege as extremidades dos ossos).  

A artrose é o resultado da tentativa fracassada do corpo de reparar tecidos articulares danificados. Para a maioria das pessoas, esse dano pode ocorrer quando articulações saudáveis ​​são expostas a cargas de trabalho pesadas por um longo período de tempo.

 No entanto, para alguns indivíduos cujas articulações são formadas de forma diferente ou que tiveram uma lesão articular anterior, mesmo cargas de trabalho normais podem acelerar o dano articular. Estar com sobrepeso ou obesidade é um fator de risco. 

Atualmente não há cura para a osteoartrite. No entanto, existem maneiras de controlar os sintomas e melhorar a função. Eles incluem uma combinação de estratégias de autocuidado, medicamentos, tratamento por profissionais de saúde especializados em cuidados ortopédicos e para a artrose grave, possivelmente cirurgia de substituição da articulação.

Qual é a diferença entre artrite e artrose?

A principal diferença entre artrite e artrose é que artrite é o termo que abrange todos os tipos de artrite, incluindo a artrose. Outra diferença é que a artrose pode afetar qualquer articulação do corpo e ocorre com mais frequência à medida que você envelhece devido ao desgaste das articulações. 

Em alguns casos, a artrite é usada para se referir à artrite reumatoide, enquanto a osteoartrite é usada para se referir à artrose.

Principais tipos de artrite

Como vimos existem mais de 100 tipos de artrite, mas vamos conhecer alguns dos principais e mais comuns.

Osteoartrite

O tipo mais comum de artrite é a osteoartrite ou artrose. Estima-se que milhões de pessoas em todo o mundo já foram diagnosticadas com esse tipo de doença.

A osteoartrite começa com o enxugamento da cartilagem. Se isso acontecer, o corpo pode colocar em prática um processo de “reparo” para tentar compensar a perda dessa importante substância. 

O seguinte pode acontecer:

  • Pedaços minúsculos de osso extra, chamados osteófitos, podem crescer nas extremidades de um osso dentro de uma articulação.
  • Pode haver um aumento na quantidade de fluido espesso dentro da articulação.
  • A cápsula articular pode esticar e a articulação pode perder sua forma.

Às vezes, os estágios iniciais da osteoartrite podem acontecer sem causar muita dor ou problemas. No entanto, pode causar danos no interior da articulação, bem como dor e rigidez. 

A osteoartrite é mais comum em mulheres e geralmente afeta pessoas a partir dos 45 anos. As partes do corpo mais comumente afetadas são joelhos, mãos, quadris e costas.

 Manter-se ativo o ajudará a manter um peso saudável e reduzirá a pressão nas articulações. Fazer exercícios regulares manterá os músculos ao redor de uma articulação forte e ajudará a apoiar e estabilizar uma articulação afetada pela osteoartrite.

O excesso de peso pode aumentar a probabilidade de você ter osteoartrite e piorar a situação. 

Tomar analgésicos, como o paracetamol e anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, pode ajudar a reduzir os sintomas e permitir que você se mantenha ativo. Manter-se ativo também reduz a dor, a rigidez e o inchaço. 

Existem cremes analgésicos que você pode esfregar na área afetada. Pode ser uma boa ideia tentar estes primeiro.

Há uma variedade de opções de alívio da dor disponíveis. Se você está achando difícil lidar com a dor da osteoartrite, um médico ou fisioterapeuta poderá lhe dar conselhos específicos. 

Se a sua osteoartrite se agravar, principalmente nos joelhos e quadris, o médico poderá discutir com você a possibilidade de cirurgia. Isso geralmente é considerado apenas depois de você tentar todas as outras opções de tratamento. As substituições de juntas agora são muito sofisticadas e bem sucedidas.

Doenças de gota e cristal de cálcio

A gota é um tipo de artrite inflamatória que pode causar inchaço doloroso nas articulações. Geralmente afeta o dedão do pé, mas também pode afetar outras articulações do corpo. 

As articulações afetadas pela gota podem ficar vermelhas e quentes. A pele também pode ter um aspecto brilhante e descascar.

É causada pelo excesso de urato, também conhecido como ácido úrico, no corpo. Todos nós temos uma certa quantidade de ácido úrico em nosso corpo. 

No entanto, estar acima do peso ou comer e beber muito de certos tipos de alimentos e bebidas alcoólicas pode fazer com que algumas pessoas tenham mais urato em seus corpos. Os genes que você herda podem aumentar a probabilidade de desenvolver gota. 

Se atingir um nível alto, o urato pode se formar em cristais que permanecem dentro e ao redor da articulação. Eles podem ficar lá por um tempo sem causar problemas e até mesmo sem que a pessoa perceba que eles estão lá.

Uma pancada em uma parte do corpo ou febre pode fazer com que os cristais caiam na parte mole da articulação. Isso causará dor e inchaço. 

Existem medicamentos que podem reduzir a quantidade de ácido úrico no corpo e prevenir ataques de gota. Se você estiver tendo um ataque de gota, também precisará de um analgésico de curto prazo. Os anti-inflamatórios não esteroidais, bem como o paracetamol, podem ser bons medicamentos a serem experimentados primeiro. 

Os homens podem ter gota a partir dos 20 e poucos anos e, nas mulheres, é mais comum após a menopausa. 

Existem também condições que fazem com que os cristais de cálcio se formem dentro e ao redor das articulações.

Todos nós precisamos de cálcio para fortalecer os ossos e os dentes. No entanto, algumas pessoas podem ter muito cálcio em seus corpos, que podem se formar como cristais ao redor das articulações. Isso pode causar inchaço doloroso.

As doenças dos cristais de cálcio tendem a desaparecer por conta própria. Tomar analgésicos e aplicar uma bolsa de gelo enrolada em uma toalha úmida pode aliviar a dor e o inchaço.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é um tipo de artrite inflamatória. É o que se conhece como condição autoimune.

O sistema imunológico é o sistema natural de autodefesa do corpo e nos protege contra infecções e doenças. Quando alguém tem uma doença autoimune, o sistema imunológico do corpo ataca por engano os tecidos saudáveis ​​do corpo, como as articulações, causando inflamação. 

A inflamação é normalmente uma ferramenta importante no sistema imunológico. Ocorre quando o corpo envia sangue e fluidos extras a uma área para combater uma infecção. É o que acontece, por exemplo, se você tem um corte que infecciona e a pele ao redor fica inchada e com uma cor diferente.

No entanto, na artrite reumatoide, a inflamação e o fluido extra em uma articulação podem causar os seguintes problemas:

  • Pode tornar a movimentação da articulação difícil e dolorosa.
  • As substâncias químicas no fluido podem danificar os ossos e as articulações.
  • O fluido extra pode esticar a cápsula articular. Sempre que uma cápsula articular é esticada, ela nunca retorna à sua posição original.
  • As substâncias químicas no fluido podem irritar as terminações nervosas, o que pode ser doloroso. 

Além de causar dor e rigidez, a inflamação pode causar danos permanentes a uma articulação. Começar um tratamento eficaz no início pode ajudar a minimizar os danos.

 Os sintomas da artrite reumatoide podem incluir:

  1. Articulações inchadas e sensíveis
  2. Inchaço e rigidez nas articulações pela manhã que dura mais de meia hora
  3. Cansaço severo, também chamado de fadiga
  4. Uma sensação geral de indisposição.

 A artrite reumatoide geralmente começa nas pequenas articulações das mãos e dos pés e pode afetar as mesmas articulações em ambos os lados do corpo ao mesmo tempo. Pode começar bem devagar e depois piorar gradualmente ou pode começar de forma mais agressiva. 

A artrite reumatoide pode afetar adultos de qualquer idade. Começa mais comumente entre pessoas entre 40 e 60 anos. É mais comum em mulheres do que em homens. 

Existem medicamentos que podem desacelerar um sistema imunológico hiperativo e, portanto, reduzir a dor e o inchaço nas articulações. Eles são chamados de medicamentos antirreumáticos modificadores da doença e incluem terapias biológicas. 

Se você tem artrite reumatoide, o tratamento começará com medicamentos antirreumáticos convencionais. Isso pode ter o efeito geral de reduzir a atividade do sistema imunológico, que está hiperativo e causando danos ao corpo. 

Se essas drogas foram experimentadas e não funcionaram, os médicos considerarão a possibilidade de tentar as novas terapias biológicas. As terapias biológicas têm um efeito mais direcionado no sistema imunológico.

Espondiloartrite

Espondiloartrite é uma palavra usada para descrever uma série de condições que causam dor e inchaço, principalmente ao redor das articulações da coluna vertebral.

Nessas condições, ocorre inflamação de pequenos pedaços de tecido conjuntivo, chamados de enteses. São pequenos cordões resistentes que unem ligamentos ou tendões aos ossos. 

Espondilite anquilosante

A espondilite anquilosante é um tipo de espondiloartrite que causa dor e inchaço, principalmente ao redor das articulações da coluna vertebral.

 Nessa condição, em resposta à inflamação ao redor da coluna, o corpo pode criar mais cálcio mineral. Este mineral é normalmente usado pelo corpo para fortalecer os ossos. No entanto, na espondilite anquilosante, o cálcio extra pode fazer com que novos pedaços de osso cresçam na coluna, o que causa dor e rigidez.

Essa condição geralmente causa dor na segunda metade da noite e inchaço nas costas pela manhã que dura mais de meia hora.

Existem medicamentos que podem retardar esse processo. Manter-se ativo ajudará a minimizar o enrijecimento da coluna, enquanto manter uma boa postura ajudará a evitar o aumento da curvatura da coluna. 

A espondilite anquilosante geralmente ocorre entre as idades de 20 e 30 anos. É mais comum entre os homens.

Artrite psoriática

A artrite psoriática é uma doença autoimune. É também um tipo de espondiloartrite. 

O sistema imunológico do corpo pode causar inchaço doloroso e rigidez dentro e ao redor das articulações, bem como uma erupção cutânea escamosa e vermelha chamada psoríase. A erupção pode afetar vários locais do corpo, incluindo cotovelos, joelhos, costas, nádegas e couro cabeludo. Também é comum sentir um cansaço severo, também conhecido como fadiga. 

Os medicamentos antirreumáticos modificadores da doença e as terapias biológicas podem tratar a causa da inflamação nas articulações. Também existe uma variedade de tratamentos, como cremes e medicamentos, para a psoríase.

A artrite psoriática geralmente afeta pessoas que já têm psoríase. No entanto, algumas pessoas desenvolvem artrite antes da psoríase. É possível ter artrite, mas não ter psoríase. 

Essa condição pode afetar pessoas de qualquer idade, mas tende a afetar adultos.

Artrite idiopática juvenil

Se alguém é diagnosticado com artrite inflamatória antes de seu décimo sexto aniversário, isso é chamado de artrite idiopática juvenil. 

Existem diferentes tipos de artrite idiopática juvenil. São doenças autoimunes e o sistema imunológico pode causar dor e inchaço nas articulações. 

Quanto mais cedo alguém for diagnosticado com artrite idiopática juvenil, melhor. Isso é para que um tratamento eficaz possa ser iniciado e limitar qualquer dano ao corpo.

 Existem medicamentos que podem tratar os sintomas, como analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides. Os medicamentos antirreumáticos modificadores da doença e as terapias biológicas podem retardar ou interromper a artrite que causa o inchaço dentro do corpo.

Artrose primária e artrose secundária

A artrose ou osteoartrite e a artrite reumatoide compartilham parte de um nome – a palavra “artrite” significa inflamação das articulações – mas são condições muito diferentes. 

 Enquanto a artrite reumatoide é uma doença autoimune na qual o próprio sistema imunológico do corpo ataca as articulações e causa inflamação, a osteoartrite é um distúrbio muito mais mecânico. 

Infelizmente, ter um tipo de artrite não confere imunidade contra o desenvolvimento de outro. Pessoas com artrite reumatoide ainda correm o risco de desenvolver osteoartrite. 

Às vezes, as mesmas articulações são afetadas com os dois tipos de artrite e, às vezes, diferentes articulações são atingidas. Há um risco aumentado de desenvolver artrose em uma articulação já afetada pela artrite reumatoide. Quando isso ocorre, é chamado de artrose secundária. A osteoartrite secundária também pode ocorrer após uma lesão articular ou outra condição médica.

 É por isso que é extremamente importante obter tratamento precoce e um bom tratamento para artrite reumatoide ou qualquer artrite inflamatória. Isso ajuda a prevenir a osteoartrite secundária. A boa notícia, é que hoje em dia, porque temos um tratamento muito bom para a artrite inflamatória, você não vê tanta osteoartrite secundária. 

O risco de alguém com artrite reumatoide desenvolver osteoartrite em outras articulações, não afetadas pela artrite inflamatória, é igual ao da população em geral. Não seria incomum, por exemplo, que alguém desenvolvesse artrite reumatoide das mãos na meia idade e, décadas depois, desenvolvesse osteoartrite no joelho ou no quadril.

 Esse tipo de artrose, que ocorre com a idade e o uso, mas não tem outras doenças ou causas subjacentes, é conhecido como artrose primária.

Diferenças nos sintomas da artrite e artrose

Aqui estão alguns sintomas iniciais comuns de artrose e artrite reumatoide que você deve conhecer. Se você tiver algum destes sintomas, avise seu reumatologista, em vez de presumir que o que você está sentindo é simplesmente uma nova manifestação de sua artrite reumatoide ou outra artrite inflamatória. Seu reumatologista garantirá que você receba o tratamento certo para ambos.

Dor

A dor é o sintoma mais proeminente da artrose e da artrite reumatoide, mas não é a mesma dor. Na artrose, a dor nas articulações piora com o uso, piora com o passar do dia e melhora com o repouso. 

Em contraste, a dor da artrite reumatoide tende a ser sentida mais em repouso e não piora com o uso. Além disso, as pessoas com artrite reumatoide podem se sentir geralmente cansadas e doentes por causa da doença, mas os sintomas da artrose são geralmente localizados – limitados à dor nas articulações e ao redor dela.

Rigidez

A rigidez da artrose é sentida principalmente após a inatividade e geralmente pode ser aliviada alongando ou movendo suavemente a área afetada. Pessoas com artrose não têm muita rigidez pela manhã – geralmente menos de 30 minutos – enquanto pessoas com artrite inflamatória podem ter rigidez matinal que dura horas. 

Inchaço leve

Na osteoartrite, as articulações podem doer e ficar sensíveis, mas podem não parecer muito inchadas e quentes. Pode haver mais inchaço após a atividade física e mais inchaço à medida que a condição se torna mais avançada.

Esporas ósseas

Pedaços extras de osso podem ser depositados ao redor das articulações afetadas na osteoartrite, fazendo com que as pontas dos dedos pareçam um pouco deformadas, por exemplo, ou fazendo com que a base do dedão do pé pareça maior.

Flexibilidade reduzida

As articulações afetadas pela artrose podem ter uma diminuição da amplitude de movimento, o que pode comprometer os movimentos. A osteoartrite nos quadris torna mais difícil curvar-se. A osteoartrite nos joelhos significa que as pernas podem não ser capazes de dobrar completamente. Ambos podem afetar a caminhada e a subida de escadas, entre outras atividades.

Início lento

A artrose se desenvolve muito lentamente, geralmente ao longo de muitos anos. A artrite reumatoide, por outro lado, pode se desenvolver de forma relativamente rápida – ao longo de semanas ou meses.

Sons de cliques ou estalos

O estalo que as pessoas podem ouvir quando movem as articulações afetadas pela osteoartrite são os sons de ossos se esfregando sem cartilagem suficiente para protegê-los.

Localização nas mãos

As mãos são um local comum para artrose e artrite reumatoide, mas as condições tendem a atingir diferentes articulações das mãos. A osteoartrite e a artrite reumatoide parecem um pouco diferentes. Nas mãos, por exemplo, a artrite reumatoide tende a afetar os nós dos dedos, enquanto a artrose tende a afetar as articulações terminais.

Assimetria

É comum que a osteoartrite afete uma articulação de apenas um lado do corpo, como o joelho esquerdo em vez do direito (ou vice-versa). Na artrite reumatoide, a doença afeta ambos os lados do corpo simetricamente, especialmente à medida que se torna mais avançado.

Lidando com os sintomas da artrite

Além dos tratamentos médicos, há muitas coisas que você pode fazer para ajudar a controlar a artrite. 

Você pode nem sempre sentir vontade de fazer exercícios se tiver artrite. E você pode estar preocupado com o fato de que o exercício pode piorar sua dor ou condição. Mas veja como o exercício pode te ajudar a lidar com a artrite.

Faça exercícios

As pessoas geralmente acham que exercícios de baixo impacto são os melhores. Natação, ciclismo, caminhada rápida, ioga, T’ai Chi e Pilates são exemplos de exercícios que ajudam pessoas com artrite. É bom encontrar algo de que goste para continuar fazendo. 

Você pode sentir algum desconforto e às vezes dor durante o exercício. Essa sensação é normal e deve se acalmar alguns minutos depois que você terminar. Não é um sinal de que você está se machucando. Os exercícios ajudam a reduzir a dor e podem ajudá-lo a controlar melhor a artrite. 

Embora você possa se esforçar em fazer exercícios, é importante não exagerar. Se você sentir uma dor que não consegue suportar durante ou após a atividade, você precisará consultar um médico. A chave é começar com cuidado e aumentar gradualmente a quantidade que você faz.

 O exercício regular também é uma parte importante para manter um peso saudável. Isso vai melhorar seus sintomas, pois vai tirar a pressão das articulações. O excesso de peso pode aumentar a probabilidade de alguém ter inflamação no corpo. 

A melhor maneira de perder peso é ter uma dieta saudável, com baixo teor de gordura, baixo teor de açúcar e equilibrada. Certifique-se de comer frutas e vegetais frescos em abundância, beber bastante água e praticar exercícios regularmente. Se você queimar mais calorias do que consome diariamente, perderá peso. 

Se você estiver lutando e precisar de apoio ou motivação para se manter ativo, consulte um médico de família ou fisioterapeuta. 

Se você puder pagar, outra opção seria ter sessões regulares com um personal trainer em uma academia. Se você conseguir encontrar alguém com treinamento para personal trainer de nível superior, ele poderá aconselhá-lo sobre os melhores exercícios para você e monitorar seu progresso. Certifique-se de contar a eles sobre sua condição.

 Artrite e Artrose – Entenda a sua condição

Ter um bom entendimento de sua condição o ajudará a saber sobre suas opções de tratamento e por que os exercícios e outros métodos de autocuidado são importantes. Isso também significa que você está em uma boa posição para aproveitar ao máximo suas consultas com os profissionais de saúde. 

Se você já teve problemas com qualquer aspecto do controle da artrite ou se percebeu novos sintomas, deve consultar um médico de família. Eles também podem encaminhá-lo para outro profissional de saúde relevante. 

Isso pode incluir um fisioterapeuta, que é treinado para ajudá-lo com exercícios e a manter o movimento e a função de qualquer parte do corpo afetada pela artrite.

 Como alternativa, você pode se beneficiar ao consultar um terapeuta ocupacional. São profissionais que o podem ajudar a ultrapassar as dificuldades que o seu estado pode causar, apresentando soluções práticas.

Lidando com os sintomas da artrose

Embora ainda não haja cura para a artrose, existem tratamentos que podem aliviar os sintomas e permitir que você continue com sua vida. Esses incluem:

  • Mudanças de estilo de vida
  • Medicamentos para alívio da dor
  • Fisioterapia
  • Suplementos e tratamentos complementares

Dicas para controlar a dor

Algumas coisas podem te ajudar com as dores da artrose.

Calor e frio

Aplicar uma bolsa de água quente, enrolada em uma toalha para proteger a pele, pode ajudar a aliviar a dor. Uma bolsa de gelo, novamente enrolada em uma toalha para proteger a pele, geralmente ajuda a reduzir o inchaço e o desconforto. 

O gelo pode ser aplicado por até 20 minutos a cada duas horas. 

Talas e outros suportes

Há uma variedade de diferentes talas, aparelhos e suportes disponíveis para articulações doloridas. Isso pode ser particularmente útil se a artrose afeta o alinhamento de uma articulação.

 É melhor procurar aconselhamento profissional de um terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta antes de escolher um, para que você possa ter certeza de que é adequado para suas necessidades.

Calçados

A escolha de sapatos confortáveis ​​e de apoio pode fazer a diferença não apenas para os pés, mas também para outras articulações que suportam peso, incluindo joelhos, quadris e articulações da coluna vertebral.

 Em geral, o calçado ideal teria uma sola grossa, mas macia, parte superior macia e bastante espaço nos dedos e na planta do pé. Se você tem problemas específicos com os pés, vale a pena consultar um podólogo para obter conselhos mais específicos.

Auxiliares de caminhada

Se a sua perna às vezes “ceder”, uma bengala pode ajudá-lo a ter menos medo de cair. Quando segurado com a mão oposta, também pode ajudar a reduzir a pressão no joelho ou quadril dolorido.

 É melhor obter o conselho de um profissional de saúde, pois a razão para usar um bastão determinará de que lado você deve usá-lo.

Postura

Se você tem artrose, verá que uma boa postura pode ajudar a colocar menos pressão sobre as articulações. Quando sua postura é boa, seu corpo se sente mais relaxado. Pense em sua postura ao longo do dia. Verifique-se ao caminhar, trabalhar, dirigir ou assistir TV.

Acompanhando você mesmo

Se a sua dor varia de um dia para o outro, pode ser tentador assumir muito nos seus dias bons, causando mais dor depois. Aprenda a se controlar. Se houver trabalhos que muitas vezes aumentam sua dor, tente dividi-los, reserve um tempo para intervalos de descanso e alterne com trabalhos que você considere mais fáceis. Ou pense em outras maneiras de fazer um trabalho que causaria menos dor.

Medicamentos para dor da artrose e artrite

Se você sente muitas dores por causa dessas condições, pode ser que o seu médico te prescreva medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Tome sempre esses medicamentos de acordo com a orientação do seu médico. 

Você pode consultar os preços desses medicamentos com o buscador de preços da Cliquefarma Com essa ferramenta você pode encontrar o que precisa de forma rápida e com preços que cabem no seu bolso.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<