Skip to main content

O artigo de hoje é para aquelas pessoas que sofrem com a pele oleosa. Você sabe o que é um Sabonete Adstringente? Sabe qual o papel dele na limpeza da pele e quais os benefícios ele pode trazer para quem tem a pele oleosa? Pois confira agora mesmo tudo isso e muito mais! Lendo este artigo até o final, você ainda garante saber onde comprar o seu pelo melhor preço e condição de entrega na sua região! Não perca!

Índice:

O que é o Sabonete Adstringente? 

Uma solução de limpeza que tem o objetivo de remover excesso de gordura da superfície da sua pele, assim como a sujeira e os restos de células mortas, essa é a definição do sabonete adstringente. Segundo dermatologistas, ele é muito importante para que se obtenha uma profunda e completa limpeza da pele e é sobre isso que vamos falar aqui hoje.

O que costuma conter em sua fórmula?

As fórmulas costumam ser compostas por álcool, ácido salicílico, ácido glicólico, extrato de hamamélis, enxofre, chá verde e outros ingredientes cuja a função é sempre controlar a produção de oleosidade e auxiliar na redução do tamanho dos poros, de acordo com especialistas em dermocosméticos.

Eles ainda apontam que de acordo com o tipo de pele, os tônicos faciais devem ir diminuindo a concentração de álcool por causa do potencial de ressecamento, por isso, peles normais a secas devem utilizar produtos que não contenham a substância para que não sensibilize a pele e possam evitar a desidratação.

Qual o seu mecanismo de ação?

Sabonetes adstringentes agem fazendo uma limpeza profunda da pele, eles limpam e também dissipam a gordura contida nela diferente dos sabonetes comuns, por isso quem tem uma produção exacerbada de sebo, pode fazer bom uso. 

Na fase da puberdade, em que os hormônios estão à flor da pele e muitas vezes, descontrolados, a pele muitas vezes tende a sofrer os efeitos, assim como mulheres no período menstrual em que a pele sente os efeitos negativos dos hormônios entrando em ebulição e agindo diretamente nas glândulas sebáceas, forçando-as a produzirem sebo em excesso.

Normalmente, o ácido salicílico adicionado nos ingredientes da fórmula do sabonete adstringente é um enriquecedor do efeito de limpeza deste, visto que este trata-se de um secativo de ação antiacne. Então pode ser uma substância importante para você procurar quando escolher o seu produto!

Diferença entre sabonete adstringente e tônico facial

A diferença entre os dois, por ser um pouco sutil e pode confundir as pessoas e é bom deixar bem claro para que não haja dúvidas na hora de comprar mesmo. Confira só:

A principal diferença entre adstringente e tônico é que um deles tem o poder de prevenir a acne e os cravos. Por exemplo, médicos afirmam que a função do tônico é restaurar o ph natural da pele, mantendo sua barreira lipídica, enquanto elimina impurezas que ficaram na pele e ativar a circulação local. 

Já o adstringente é ideal para quem manifesta cravos e espinhas se beneficiar pelo fato do ácido salicílico ajudar a secar tais inflamações.

Será que todo mundo pode se beneficiar do sabonete adstringente?

Sabonete adstringente – Só pode ser usado em peles oleosas?

Geralmente, dermatologistas indicam o uso de sabonete adstringente para pacientes com maior secreção sebácea na zona T – testa, nariz e queixo, pois ele serve como um agente ideal de limpeza, onde fecha os poros evitando tanto a irritação quanto o ressecamento da pele e a agressão à barreira lipídica.

Adstringentes para todos os tipos de pele

Como vimos acima, eles são muito bem aproveitados por pessoas de pele oleosa e também com pele mista (aqueles onde a produção de sebo é maior na zona T, apenas), porém o sabonete adstringente não é de uso exclusivo para esses tipos de pele. 

Podem ser utilizados adstringentes com tônicos compostos de agentes hidratantes e também calmantes que não influenciem em seu estado natural, próprios para os tipos de pele secas e sensíveis. Nas zonas T de peles mistas, aquelas peles que na região dos olhos, nariz, testa e queixo são bem oleosas, só que nas laterais do rosto são normais e secas; podem ser usadas loções que não contenham álcool.

Vai fazer skincare? Veja como você pode incluir o adstringente

Quando se inicia uma rotina de cuidados com a pele, deve-se seguir uma ordem completa de passos, iniciando com limpeza, depois a tonificação e por último a hidratação. Então, os tônicos podem ser utilizados até duas vezes por dia. Pode ser uma pela manhã e outra à noite, depois da última higienização da pele. Só não esqueça de assim que lavar o rosto com o sabonete adstringente adequado pela manhã, já aplicar o filtro solar todos os dias, independente do clima!

Qualquer dúvida que tiver a respeito dos produtos que deve usar, da ordem que eles devem ser utilizados ou até mesmo em quais marcas você poderia investir de acordo com o seu tipo de pele e necessidade de proteção, procure as orientações de um dermatologista de confiança e ele vai te ajudar a encontrar os produtos ideais, assim como as informações corretas para não errar e arrasar nos cuidados com a sua pele!

E quais os benefícios do sabonete adstringente?

Esse produto conta com diversos benefícios que você pode pode aproveitar conforme for utilizando, tais como:

  • Ele ajuda na restauração do pH natural da pele
  • Também auxilia a remover as impurezas remanescentes na cútis
  • O sabonete prepara sua pele para receber outro tratamento (sejam eles cremes diurnos e/ou noturnos)
  • O adstringente ajuda a controlar o excesso de brilho da pele mista e oleosa
  • Minimiza oleosidade da pele
  • Disfarça o tamanho dos poros

Qual a diferença entre tônico e adstringente?

Como vimos brevemente mencionado acima, por possuírem diferenças sutis, por exemplo, ambos ajudam no cuidado da cútis e até mesmo a consistência de alguns sabonetes adstringentes é parecida com os tônicos, é possível confundir os dois. Porém, enquanto vemos que a função do sabonete é bem mais abrangente, os líquidos chamados apenas de tônicos adstringentes não são a mesma coisa que os sabonetes e sim um tipo de loção mesmo, o que também é indicado para peles oleosas. 

Eles possuem contraindicações?

Pelo fato de possuírem álcool em sua fórmula, dermatologistas apontam ser contraindicado o uso em peles sensíveis ou extra-secas. Todavia, como bem pontuado também, é possível encontrar sabonete adstringente para todos os tipos de peles. Desde que possuam a composição correta, livres de alcoóis e ácidos que possam agredir peles muito sensíveis, o mercado oferece variedades de tonificações adstringentes para elas também.

Mas a recomendação dos especialistas ainda é observar se não aparece nenhum tipo de sensibilidade excessiva, com o uso contínuo, caso houver, talvez o uso deve ser reavaliado junto ao médico.

É possível evitar uma pele muito oleosa?

É no verão que acontece uma mudança nas glândulas da transpiração, por exemplo, que trabalham excessivamente para que o corpo se mantenha em temperatura baixa. O calor faz elas trabalharem demais para isso acontecer ao mesmo tempo que elas vão produzindo oleosidade que também têm mais atividade, deixando a pele com aquela sensação grudenta já conhecida.

De todo esse processo é formado o suor, uma mistura composta pelo sebo produzido das glândulas, impurezas, óleos e sais, que podem bloquear os poros e causar as espinhas e cravos. Outro motivo que podemos enumerar é o funcionamento inadequado das células que compõem o tecido da derme, o que desequilibra a produção de proteínas e gorduras nela.

Quando for tomar sol, é muito importante o uso do filtro solar e reaplicá-lo várias vezes ao dia, isso porque logo no início da exposição, sua pele fica muito seca e então ela vai ficando muito oleosa. Se puder até mesmo aumentar o fator de proteção no verão, faça isso.

Também livre sua pele de impurezas e deixe-a bem sequinha, dando toda uma atenção especial para ela na hora de lavar o rosto. Priorize produtos específicos, os mais indicados são fórmulas leves e chamadas oil-free.

Agora siga as dicas que preparamos para ter uma pele linda e saudável fazendo uso do sabonete adstringente:

1. Lavar o rosto da maneira certa

Para ter uma pele livre da oleosidade, é muito importante  que se lave o rosto com o sabonete adstringente específico, mas o efeito rebote pode aparecer se essa limpeza não for feita de maneira adequada. Lave no máximo de 2 a 3 vezes o rosto e isso somente se a sua pele estiver muito oleosa porque se você lavar mais do que isso, vai causar ressecamento e a cútis vai responder com isso produzindo mais sebo. Depois de lavar, lembre-se do tônico e do hidratante para completar a rotina de skincare.

2. Não se esqueça do protetor solar

O filtro solar deve ser usado todos os dias, independente se é verão ou inverno, não esqueça de passá-lo no rosto sem economizar! Lembre-se também que no verão a incidência dos raios UV é maior e o suor pode fazer o produto durar menos tempo na pele, por isso reaplique com atenção várias vezes ao dia e procure por produtos oil free com toque seco.

3. No verão, use apenas maquiagens leves

Em temperaturas muito altas, maquiagem pesada nem combina. As versões mais levinhas como B.B. e C.C.cream, assim como os protetores solares com cor são as pedidas mais certas para apostar, principalmente durante o dia. Assim você não corre o risco da maquiagem escorrer inteira por causa da transpiração e, consequentemente, os poros obstruídos por corretivo, base, pó compacto e outros tantos produtos.

4. Trate bem a sua pele

É importante que cuide da sua pele diariamente. Além de lavar 2 vezes com sabonete adstringente específico, o ideal é fazer uma esfoliação que ajuda na eliminação de impurezas e células mortas a cada 15 dias, pelo menos. Também apostar em hidratantes, mesmo para peles oleosas, visto que o excesso de sebo não é sinônimo de hidratação, é importante usar um produto adequado, oil free e não comedogênico. Já os tratamentos profundos, como peeling, devem ser evitados porque o sol forte pode causar manchas.

5. Cremes noturnos são ótimos no verão!

Visto que à noite as temperaturas costumam amenizar no verão, os cremes noturnos fazem diferença porque é o justo o momento que devem agir sobre a pele. Aproveite então para investir em produtos potentes, substâncias como cafeína, por exemplo, que agem como “despertadoras” da pele. E você pode aproveitar também para utilizar as fórmulas anti-idade com séruns que não manchem ao sol e que ajudam na produção de colágeno, para melhorar a elasticidade da pele.

6. O lenço de papel pode ser seu melhor amigo!

Nas estações mais quentes, que é como estarmos transpirando o tempo todo, sem dúvida você vai precisar de pelo menos um estoque de lencinhos de papel. Eles vão te ajudar a tirar aquele brilho excessivo que a oleosidade deixa sem necessariamente borrar sua maquiagem. Aposte nesses coringas para melhorar o aspecto da sua pele sem precisar comprometer todo o seu make!

Dicas de marcas de sabonetes adstringentes 

La Roche-Posay – Gel de limpeza facial Effaclar Concentrado

A sensação de pele repuxando depois de usar um sabonete adstringente, além de incômoda, pode significar que a pele ficou ressecada demais. A boa notícia é que isso não acontece com esse ótimo gel de limpeza facial da La Roche-Posay! Ele é bem suave, por isso indicado também para as peles sensíveis e não agride sua cútis. Se você costuma deixar a embalagem na bancada do banheiro ou no box do chuveiro, vai gostar muito dessa que tem um ótimo tamanho e é bastante prática para todas as ocasiões!

Bioderma – Sébium Gel Moussant

Este produto é para quem não gosta de muita espuma e nem de um aroma muito marcante. Até parecido com o Effaclar, o Sébium da Bioderma é bem fininho, de aroma suave e tem um poder de limpeza profundo, retirando toda a oleosidade do rosto, mas a maior vantagem é que ele não dá efeito rebote e não apresenta sensação de pele repuxando ou ressecamento após o enxágue.

Natura Chronos – Gel de Limpeza Purificante 

Mais um gel delicioso que limpa profundamente sem agredir, sem sensação de repuxamento e com o eficaz efeito do sebo controlado! Considerado um dos queridinhos dentre os sabonetes adstringentes para pele oleosa, a consistência é bem grossinha e faz bastante espuma, mas ele rende bastante e o aroma é bem suave e gostoso também! Vantagem de não irritar a pele e nem apresentar vermelhidão, também não costuma apresentar efeito rebote.

Asepxia – Sabonete Adstringente Fórmula Forte

Este sabonete adstringente foi desenvolvido especialmente para as peles oleosas. O seu diferencial, além de ser na versão em barra é a formulação em íons de prata, para reduzir a proliferação de bactérias causadoras da obstrução dos folículos pilosos e também o composto exclusivo da marca, Antiacnil-3, com ácido glicólico e ácido salicílico, feitos para combater profundamente o excesso de oleosidade da sua cútis.

Nivea – Sabonete Facial 2 em 1 Pele Mista a Oleosa

O melhor desse sabonete são seus componentes ativos hidratantes que ajudam na limpeza profunda a hidratar a pele, como o extrato de magnólia, por exemplo, um importante elemento na redução da acne.

Mantecorp – Sabonete Duo Glycare

Além da função de sabonete adstringente, essa maravilha também pode ser usada como uma máscara facial. Utilizado para diminuir tanto a oleosidade como cravos e espinhas, o sabonete Duo Glycare promove vários benefícios para a pele, dentre eles limpeza profunda, melhora da tonalidade e renovação celular.

Vichy – Sabonete adstringente gel de limpeza profunda Normaderm

Esse sabonete adstringente promete hidratar profundamente sua pele em conjunto com a limpeza. Perfeito para as peles oleosas, ele irá diminuir tanto o brilho excessivo, quanto os poros dilatados e a acne.

Roc – Gel de limpeza facial Oil Control Intensive Cleanser

O gel de limpeza da Roc é composto com ácido salicílico, já sabemos que ele limpa profundamente, desobstrui os poros e reduz a oleosidade. Sua ação antiacne é indicada tanto para peles oleosas quanto mistas.

Cetaphil – Sabonete líquido para pele oleosa

Este possui indicação para pele oleosa e sensível ao mesmo tempo. Com a ação de surfactantes suaves ele não resseca a pele na limpeza profunda, retira as impurezas junto com a oleosidade e remove até mesmo maquiagem.

Nupill – Sabonete facial Derme Control

O sabonete adstringente da Nupill ajuda na hidratação da pele sem desregular seu PH, mantendo-a neutra. Cumpre sua função de limpeza contendo na fórmula ácido salicílico e aloe vera, o primeiro que ajuda no controle da oleosidade e o segundo toma conta da hidratação.

Avon – Sabonete gel de limpeza Clearskin

A Avon produz sua linha Clearskin com fórmula oil free e ainda tem ação calmante, desobstrui os poros e ajuda a combater a oleosidade da pele. O gel de limpeza ainda é antibacteriano e ajuda no inchaço que a acne provoca.

Neutrogena – Sabonete facial Deep Clean

Esse sabonete adstringente da Neutrogena, assim como o da Avon, também é antibacteriano. Seu diferencial é uma fórmula glicerinada mais suave, que ajuda no combate à acne, limpando profundamente e ajudando a eliminar os poros e impurezas.

Avène – Gel de limpeza facial Cleanance

Esse gel de limpeza da Avène tem uma fórmula especial que foi desenvolvida sem sabão e para peles sensíveis. Ele não agride a cútis, mas pode ser usado na limpeza diária a fim de controlar a oleosidade e purificar sua pele. 

Clinique – Sabonete líquido facial peles oleosas

Tanto as peles oleosas quanto as muito oleosas podem tirar proveito desse sabonete adstringente da Clinique. Ele não resseca a pele e limpa profundamente em conjunto com produtos esfoliantes e hidratantes. Juntando os três, você já tem o kit perfeito de skincare para uma pele limpa e saudável!

Todos os produtos acima são autorizados pela ANVISA.

Onde comprar?

Você sabia que no Cliquefarma, nós disponibilizamos para você diversos produtos em todas as farmácias da sua região? Aqui você consegue pesquisar os melhores preços e condições de entrega de qualquer medicamento, maquiagem, cosmético e sabonete adstringente, bem aí, no conforto da sua casa. Busque agora mesmo!

Comente suas experiências fazendo uso deste produto conosco também! 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<