Skip to main content

Aquela sensação de desconforto nas narinas, comum em casos de alergias respiratórias e, principalmente em crianças, pode ser minimizada com procedimentos de higienização feitos em casa, como a lavagem. A lavagem nasal é uma ação preventiva e que traz alívio, diminui as secreções e ajuda a respirar melhor.

Essa é uma prática terapêutica, não medicamentosa, e que tende a ser mais econômica, afinal, é necessário apenas de soro fisiológico. Há algumas variações de soro disponíveis no mercado e acessórios para auxiliar nesse processo, como a seringa ou o soro fisiológico em conta-gotas, em spray, entre outros. E o melhor, são itens facilmente encontrados em farmácias. Acompanhe esse artigo para saber mais!  

Como fazer a lavagem nasal com soro?

Durante a aplicação, a posição da cabeça inclinada levemente para as laterais pode ajudar na eliminação do soro de um lado das narinas. A técnica pode ser repetida mais de uma vez, cerca de 2 vezes ao dia, para eliminar a coriza e aliviar a congestão nasal. A quantidade a ser inserida nas narinas pode ser pequena no início, mas o volume pode ir aumentado para mais de 200ml por narina numa única aplicação.

 A lavagem é feita com produtos sem princípio ativo, ou seja, não são considerados medicamentos. Há várias opções para fazer a escolha:

  • soro fisiológico em conta-gotas
  • soro fisiológico em spray
  • soro fisiológico e seringa
  • soro fisiológico em jato contínuo
  • soro fisiológico de baixa pressão e fluxo contínuo

Lavagem nasal com soro fisiológico em conta-gotas

Sabe aquele soro fisiológico em conta-gotas que você tem aí? Aquele que deve estar aberto há mais de um mês em algum canto do armário? Ele tem o único objetivo de hidratar as mucosas, ou seja, deixar o nariz úmido.

Esse dispositivo já existe no mercado há muitos anos. Apesar de antigo, é bastante eficaz quando se trata de hidratação, porém não é nada eficiente quando pensamos em lavagem e secreções ou até mesmo na meleca. Sim, bebês tem meleca, e muita!  

Além disso o próprio conta-gotas não é muito higiênico, provavelmente você nunca limpou ou se quer ferveu o conta-gotas após o uso, mas esta é uma orientação dos fabricantes. O soro fisiológico em conta-gotas pode ser usado desde o nascimento até a vida adulta.

Lavagem nasal com a seringa

É feita com soro fisiológico 0,9% e a ajuda de uma seringa. A aplicação pode ser feita mais de uma vez por narina até que toda a secreção seja eliminada e o volume de soro pode variar conforme a pessoa se sentir confortável. Em bebês, por exemplo, com até 3 meses de vida dá para usar 3ml de soro fisiológico por aplicação. A partir dos 4 meses é mais indicado seguir para 5ml. A partir de 1 ano, pode ser usado o volume de 10ml ou mais em cada narina. Procure um pediatra para se informar sobre o melhor volume para fazer a lavagem.

Esse método pode ser usado desde os primeiros dias até a vida adulta, ajustando o volume e o tamanho da seringa. Normalmente o soro é encontrado nas farmácias em versões de 100ml a 500ml ou em kits com unidades menores. Há seringas simples, opções mais anatômicas e até com estampas e outras variações que ajudam a tornar o momento da lavagem mais divertido para os pequenos.

Dica importante: o ideal é deixar o soro fisiológico morno e não em temperatura ambiente ou quente demais. A temperatura morna deve ser mantida mesmo nos dias quentes.

Lavagem nasal com soro fisiológico de jato contínuo

Para quem tem receio de fazer a lavagem com a seringa, o jato contínuo é o mais interessante dentre os dispositivos disponíveis no mercado. Proporciona uma lavagem eficaz e é indicado para quem quer aprender e logo começar.

É recomendado segurar o jato por pouco tempo e repetir várias vezes. Em bebês, as mães e papais podem segurar o jato até a saída do líquido pela outra narina, mas pode acontecer de a criança engolir o líquido.

Há dois tipos de jatos disponíveis no mercado: o jato contínuo suave e o jato contínuo de volume. Ambos têm a mesma função, contudo o jato contínuo de volume é mais eficaz e econômico, já que tem mais pressão e se perde menos produto durante a aplicação. Repare que todos esses dispositivos têm função similar à da seringa, mas podem tornar a lavagem mais confortável.

Lavagem nasal com soro de baixa pressão e alto volume

O soro de baixa pressão possui um frasco de plástico maleável. Ao apertar suavemente, o soro fisiológico vai subindo para ser aspirado pelas narinas. Pode ser usado em crianças ou adultos, sempre apertando levemente para controlar a saída do líquido. Os frascos iniciais são de 120ml podendo chegar a 240ml.

Como guardar o soro fisiológico?

Depois que o produto já foi aberto, o soro pode ser armazenado por 7 dias em temperatura ambiente. Em geladeira, a validade do soro é de 14 dias.

Após o uso, em todos os dispositivos citados, o ideal é lavar com água e sabão e guardar em locar seco e arejado. 

Confira as ofertas de alguns produtos para lavagem nasal:

Nasoar – Solução para Lavagem Nasal

Rinosoro – Alto volume e Baixa pressão

Salsep Spray – 50ml

Seringa Lavagem Nasal – Infantil

Soro fisiológico – 500ml

Benefícios de lavar o nariz

O principal benefício da higienização é manter as narinas hidratadas e limpas por mais tempo. Independente de qual dispositivo e da quantidade de soro usada, o importante é fazer a lavagem, tanto em adultos quanto em crianças e até bebês. Não existe a melhor lavagem nasal, o importante é manter o hábito de fazer.

Todas as lavagens nasais são de extrema importância não só para alívio dos sintomas como nariz congestionado, irritação e coceira – comuns em gripes, rinites ou sinusites, pois ajuda a controlar o efeito inflamatório e contribui para evitar bactérias nas narinas, servindo também como prevenção. As técnicas que citamos são de ótimo custo-benefício, fácil de fazer e de transportar e ainda oferecem rápida adaptação para as crianças. Já para o uso de descongestionante medicamentoso, é preciso seguir a orientação da receita médica.

Dê preferência para a lavagem com soro e só utilize descongestionantes quando recomendado pelo médico. Se precisar adquirir algum produto relacionado a esse assunto, conte com o Cliquefarma para comparar os preços em diversas farmácias por todo Brasil!

Ofertas produtos para lavagem nasal
*Preços pesquisados em 24/08/2022

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<