Skip to main content

Hoje vamos falar sobre os benefícios estéticos da Vitamina C. Você sabe o que é e para que serve o Sérum reparador com vitamina C? Então acompanhe nosso artigo até o final e saiba ainda onde encontrar para comprar com o melhor preço e melhor condição de entrega aí na sua região agora mesmo! Confira!

serum de vitamina C

Por que a Vitamina C é essencial para o rosto?

Quando você ouve falar em Vitamina C, o que te vem a mente? Apesar de não ser novidade que a Vitamina C traz benefícios ao ser utilizada na pele, a maioria das pessoas ainda associa a Vitamina C ao seu uso para saúde e para melhorar a imunidade. 

Mas não é só para isso que ela pode ser utilizada. Se você se preocupa em manter a sua pele saudável e jovem, a vitamina C é essencial. 

Várias marcas famosas e renomadas já estão apostando nessa vitamina em produtos rejuvenescedores, clareadores e hidratantes também! 

Inclusive foram lançados os tais Sérum de Vitamina C, que são cremes que possuem vários componentes mas que utilizam a vitamina para dar um up na formulação e trazer benefícios incríveis. 

Como os séruns e cremes podem ter outros componentes além da vitamina C, você consegue encontrar no mercado produtos hidratantes, clareadores, rejuvenescedores e com vários outros benefícios, dependendo do que você está procurando naquele momento. Um outro ponto interessante é que a Vitamina C também ajuda a combater o envelhecimento precoce, então é ideal até mesmo para quem ainda não tem rugas ou marcas de expressão e pode ser utilizado para evitar esse tipo de problema. 

Como ele é um produto muito versátil, existem algumas características que você precisa levar em consideração na hora de escolher o seu sérum de vitamina C para o rosto. 

Mecanismo de ação do Sérum de vitamina C

Antes de falarmos das características, é preciso esclarecer como a vitamina C age na pele. A vitamina C é um poderoso antioxidante que age contra radicais livres. Os radicais livres são as moléculas responsáveis pelo envelhecimento da pele! 

Os radicais livres são produzidos pelo nosso corpo de forma natural e são resultado de ações comuns, mas, existem alguns fatores como por exemplo dormir pouco, se sentir muito nervoso e até mesmo a poluição que podem aumentar a produção dessas moléculas. 

Em situações normais, e em pessoas que se alimentam bem e tem bons hábitos, como por exemplo dormir bem, praticar exercícios físicos e consomem poucos industrializados, o próprio corpo consegue produzir antioxidantes naturais que combatem os radicais livres. Mas mesmo nas condições ideais, com a passagem dos anos, nosso corpo consegue cada vez menos combater os radicais livres, então cabe a nós ajudá-lo com alguns produtinhos, como por exemplo a vitamina C. 

Você pode reparar que com o passar dos anos a pele vai perdendo o viço e a elasticidade. Também acontece da pele começar a apresentar algumas manchas e tudo isso é relacionado à idade e a falta de antioxidantes naturais para combater os radicais livres. 

Então, nada melhor do que ajudar o nosso corpo com uma dose extra de Vitamina C, aplicada diretamente sobre a pele, na forma de sérum de vitamina C. Esse sérum é ideal para quem ainda não tem esses problemas na pele e que vão prevenir que eles ocorram. Mas caso você já tenha esses problemas você também poderá contar com os benefícios da vitamina C, mas terá que ter um pouquinho mais de paciência para ver os resultados. Além disso, a Vitamina C também estimula a produção de colágeno, que é essencial para manter a pele viçosa e também a elasticidade.  

Como escolher o Sérum ideal de Vitamina C para o rosto? 

Tenho certeza que você já entendeu que a Vitamina C é fundamental para cuidar, prevenir e até mesmo tratar os principais problemas de envelhecimento da pele do rosto, mas aqui é hora da gente deixar claro que tudo isso é baseado em muitos estudos científicos e que você poderá notar que as marcas mais famosas de cuidados com a pele utilizam essa vitamina em seus produtos, então é algo que realmente faz a diferença. 

Quando você for comprar o seu sérum de vitamina C, com certeza vai se deparar com muitas marcas, preços e até mesmo efeitos diferentes, então vamos esclarecer alguns pontos aos quais você deve se atentar ao fazer a sua compra. 

Como a Vitamina C é armazenada nos produtos

Uma coisa importante de ser dita é que a vitamina C é facilmente biodegradável, ou seja, ela para de ter efeito e para de existir ao entrar em contato com a luz ou com a água, por exemplo. 

Então, você precisa que essa vitamina seja estabilizada para que ela seja utilizada nos produtos e que fique intacta desde a sua manipulação em laboratório, até chegar na nossa casa, ser usada e mais importante: ser absorvida pela nossa pele! 

Essa é uma das etapas mais desafiadoras quando o assunto é a vitamina C e também é a que costuma encarecer mais os produtos. 

Uma das melhores tecnologias quando o assunto é estabilizar e entregar a vitamina C de forma viável são as nanoesferas. As nanoesferas acabam encarecendo um pouco o produto final, mas conseguem manter a vitamina C na sua forma original, sem oxidação e sem entrar em contato com a água até que ela seja absorvida pela pele. 

Outra tecnologia, um pouco mais em conta, usa derivados de vitamina C. Nesse caso, a vitamina é manipulada em laboratório e altera-se um pouco a sua estrutura química, mas isso é feito de uma forma, que ao ser absorvida na pele, ela volta a ser a vitamina C pura que conhecemos. Essa tecnologia é uma versão mais em conta do que as nanoesferas e por isso você encontra produtos mais baratos que se utilizam dela. 

Analisando a concentração de Vitamina C 

Esse é um dos pontos mais importantes quando você for escolher o seu sérum de vitamina C, então preste muita atenção! Os séruns normalmente possuem concentrações de vitamina C entre 1 e 20%! Mas calma, não é para sair correndo e comprar o com 20% achando que você está fazendo um ótimo negócio. 

Como ela é uma vitamina muito potente, se você utilizar cremes e séruns com uma concentração muito alta logo de cara, poderá sofrer com efeitos colaterais e reações adversas como por exemplo acne, vermelhidão e irritação na pele. 

O ideal mesmo é que o seu dermatologista te aconselhe e te passe a melhor concentração de vitamina C para o seu caso, mas, se isso não for possível, escolha um creme com uma concentração mais baixa e vá aumentando aos poucos. 

Inicie com os séruns com uma concentração entre 1 e 5%, e se notar que não está apresentando nenhuma reação adversa, você pode aumentar para os de concentração entre 5 e 10% e ir aumentando gradativamente até chegar nos mais concentrados e fortes, de 20%. 

Claro que isso é apenas uma recomendação geral, e caso seu dermatologista tenha indicado outra coisa, você deve seguir as recomendações dele! 

Outro ponto bem interessante é que se você já sabe que a sua pele é sensível e que você tende a ter reações adversas quando usa cremes e séruns, você deve optar pela tecnologia de Derivados de Vitamina C em vez da tecnologia das microesferas. Isso porque os derivados costumam apresentar um menor risco de alergias, e reações, mas ainda assim oferecem todos os benefícios em relação ao envelhecimento da pele da Vitamina C. 

Analise os outros componentes

Várias marcas fazem combinações para entregar Séruns ainda mais potentes, então, se você está procurando algum benefício específico, como por exemplo maior elasticidade, ou melhorar as manchas da pele, você deve analisar muito bem os outros componentes da fórmula para garantir que você está adquirindo a melhor opção para a sua necessidade. 

Os componentes que são utilizados de forma mais comum nos séruns são o ácido hialurônico, retino e Vitamina E. 

Por exemplo, os séruns que contenham vitamina E e ácido hialurônico são mais hidratantes, por isso, melhoram o viço e promovem maciez. Já os que contém retinol agem diretamente na diminuição de rugas, linhas de expressão e manchas. Também, os séruns que contam com neurosensina e água termal são calmantes e suavizantes, excelentes para peles sensíveis. Ainda, se você tem pele oleosa, opte pelos séruns acrescidos de ácido salicílico.

Vitamina E e/ou ácido ferúlico aumentam as chances de não oxidar

A gente já mencionou antes que a Vitamina C é de dificil estabilização. Por isso é sempre utilizada na forma de Derivados de Vitamina C ou na forma de nanoesferas. Essa é a melhor forma de fazer com que a vitamina C não oxide e realmente esteja presente no seu sérum na hora em que você for utiliza-lo.

Mas, existem algumas outras substâncias que podem ser utilizadas para ajudar ainda mais nessa estabilização. Uma dessas substâncias é a Vitamina E e também o ácido ferúlico. Já foram feitos vários estudos que chegaram a conclusão de que quando essas duas substâncias são utilizadas com a vitamina C, o Sérum é muito mais estável e consequentemente apresenta resultados melhores. Então vale a pena dar uma olhadinha na lista de ingredientes do seu sérum antes de bater o martelo na decisão final de qual será o seu escolhido. 

Além disso, a própria vitamina E também é um poderoso antioxidante, ou seja, também vai ter um efeito semelhante ao da Vitamina C, e aí temos só benefícios, não é mesmo? Todos os benefícios de hidratação, diminuição do envelhecimento precoce e também de clareamento da pele são potencializados!

Opte por frascos escuros e com boa vedação

Mesmo com todos os cuidados e tecnologias empregados no encapsulamento e adição de ingredientes nas fórmulas dos séruns, a vitamina C continua sendo uma substância bastante sensível. Por isso, ainda é preciso tomar muito cuidado para que ela não oxide. 

Analise a embalagem do produto antes de realizar a compra e veja se o frasco possui um sistema de vedação adequado e potente, impedindo a entrada de luz e ar. Além disso, escolha frascos escuros, o que ajuda a protegê-la da luz e se isso não for possível, procure guardar seu produto sempre em armários bem fechados, longe da incidência de luz.

Benefícios da Vitamina C de maneira geral

Melhora a imunidade: Os glóbulos brancos são as células responsáveis por combater micro-organismos capazes de nos adoecer. A vitamina C ajuda a aumentar a produção dessas células, o que reforça nosso sistema imunológico, melhorando nossa estrutura contra doenças.

Há tempos que diversos estudos confiáveis têm comprovado isso. Inclusive, um deles foi publicado no Annals of Nutrition & Metabolism corroborando o fato de que esse nutriente aumenta os níveis de anticorpos em nosso organismo, fortalecendo o sistema imune e deixando o corpo menos exposto à doenças.

Previne o envelhecimento precoce da pele: Como já mencionado, a vitamina C previne o envelhecimento precoce da pele pelo fato de ser um antioxidante poderoso e como tal, ele combate os radicais livres, protegendo a degradação prematura do colágeno da sua cútis. Ela proporciona maior sustentação e firmeza. Essencial começar a usar agora mesmo!

Dezenove voluntários em uma pesquisa realizada pelo Archives of Otolaryngology – Head relataram que os danos na pele causados pelo sol diminuíram após utilizarem vitamina C de forma tópica!

Aumenta a biodisponibilidade do ferro: A anemia ferropriva é aquela causada pela falta de ferro no organismo, o chamado não-heme de origem vegetal. Esse tipo da doença traz em adultos, sintomas bem incômodos como falta de foco, desânimo, lentidão de raciocínio, sonolência, dentre outros. Já nas crianças, pode causar até mesmo atraso no desenvolvimento cognitivo.

Ingerindo a quantidade adequada de vitamina C na dieta, a biodisponibilidade do ferro, ou seja, a facilidade do organismo absorvê-lo, é muito maior.

Oferece resistência aos ossos: o colágeno é uma proteína essencial para a manutenção dos ossos, dos dentes, e também fornece maior resistência para os tendões e paredes dos vasos sanguíneos. A vitamina C aumenta essa produção, tornando-se assim, amiga também desses sistemas.

Previne doenças na visão: É fato que o envelhecimento acarreta problemas na visão, no entanto, você pode mudar isso o quanto antes lutando para prevenir degeneração da mácula, por exemplo, uma doença onde você acaba tendo problemas na parte da retina que é responsável pela percepção dos detalhes. 

Por isso, consuma as quantidades adequadas de vitamina C para ajudar a evitar tais problemas em decorrência da idade. 

Outra pesquisa realizada com quase 40 mil pessoas por quase 10 anos e publicada no The American Journal of Clinical Nutrition comprovou a ajuda na prevenção do desenvolvimento da catarata após consumo de boas quantidades de vitamina C também.

Evita e ameniza gripes e resfriados: Diversas pesquisas já comprovaram que  tomar suplementos de vitamina C constantemente pode provocar a redução dos sintomas do resfriado. Em síntese, quando o sistema imunológico está enfraquecido, é necessário suplementar com vitamina C.

Esteja sempre com os níveis de vitamina C adequados para que seu sistema imunológico fique bem fortalecido e você diminua consideravelmente seus riscos de contrair alguma doença.

Falando em estudos randomizados, podemos citar também um outro realizado na Universidade de Helsinki, na Finlândia. Este envolveu mais de 6.000 pessoas e revelou pessoas que ficaram resfriadas por menos tempo, com os sintomas amenizados são as que têm quantidades adequadas da vitamina no organismo.

Previne derrames: 

Já vimos que a vitamina C é responsável pelo aumento da produção de colágeno e elastina, não é? Pois então, essas proteínas também têm a função de evitar derrames. A vitamina C mantém seu poder antioxidante em ação também fazendo o óxido nítrico manter as veias e artérias mais relaxadas.

Poder de ação antioxidante: Como vimos até o momento, a vitamina C é um nutriente que tem uma poderosa ação antioxidante, combatendo os radicais livres e assim diminuindo os riscos de muitas doenças, dentre elas, gripes e resfriados e até mesmo o câncer, bem como doenças decorrentes do envelhecimento. 

serum de vitamina C1

Benefícios já comprovados cientificamente

Diminui o estresse: O nutriente é essencial na produção de hormônios que influenciam diretamente no nosso humor, tais como a serotonina, dopamina, adrenalina e noradrenalina. É por isso que reduz significativamente os sintomas relacionados ao estresse e estafa.

Um estudo que comprovou isso foi feito com 45 maratonistas e publicado no International Journal of Sports Medicine. Nele, observou-se a produção de cortisol diminuída no organismo deles devido à suplementação de vitamina C. Outro estudo, desta vez na Universidade do Alabama, observou a diminuição de estresse em animais por conta da vitamina C.

Também ajuda na queima de gorduras: A vitamina C aumenta a produção de carnitina, que transporta a gordura através das células para que sejam transformadas em energia depois de queimadas.

O sérum de vitamina C pode ser usado em qualquer tipo de pele?

Sim, a vitamina C pode ser utilizada em qualquer tipo de pele, mas vale lembrar que algumas pessoas podem ter sensibilidade e alergia a ela e além disso, se você utilizar cremes com uma concentração de Vitamina C muito alta no início, você poderá apresentar vermelhidão e irritação na pele. 

Caso você note alguma reação adversa, procure um especialista. Ele poderá avaliar se a sua reação adversa é relativa a vitamina C, algum outro componente da fórmula ou até mesmo a forma de apresentação do sérum. 

serum de vitamina c 3

Onde comprar?

Você encontra várias marcas com concentrações variadas de sérum de vitamina C no Cliquefarma. Com apenas um clique você confere as melhores ofertas deste produto aí na sua região com a vantagem de receber no conforto do seu lar! 

Confira agora mesmo e depois deixe seu comentário no box abaixo sobre suas experiências fazendo uso ou se tiver qualquer dúvida a esse respeito. Teremos o maior prazer em interagir com você! 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<