Skip to main content

Você pratica exercícios físicos? Talvez a sua resposta seja não. Mas, sem dúvidas, já escutou o quanto mover o corpo é importante para a cuidar do organismo e, também, para estética e emagrecimento. Se a atividade física é um ponto primordial para a manutenção da saúde física, a psicoterapia é um dos principais pontos para a saúde mental.

No Brasil, o dia do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto. A data foi escolhida pois, neste dia, o presidente do país, João Goulart, sancionou em 1962 a lei 4.119 que reconhece a profissão.

A psicologia é a área da ciência que estuda a mente humana e o comportamento. A palavra se origina de dois termos gregos: -psico (mente) e -logia (estudo). O objetivo da carreira é trazer diagnóstico e compreensão para as questões psicológicas e explicar ou orientar sobre as mudanças de comportamento dos indivíduos, além de entender como as questões sociais podem influenciar a forma de ser das pessoas.

O que faz um profissional de psicologia

Quem se forma em psicologia pode trabalhar em diversas áreas. Há opções em empresas como recrutadores, outras funções em departamentos de recursos humanos. Podem trabalhar em escolas ou mesmo atendendo pacientes em clínicas e consultórios.

Como saber se preciso de psicoterapia

Terapia é como se chama popularmente o acompanhamento profissional que, dentre muitas opções, pode ser feito por sessões com duração entre trinta minutos e uma hora. Diferente do que se pode imaginar, receber o auxílio de um profissional de psicologia não é somente para quem enfrenta algum diagnóstico psiquiátrico grave. A terapia é recomendada para qualquer pessoa que deseja entender suas questões emocionais.

O acompanhamento psicológico auxilia na descoberta de diagnósticos como depressão e ansiedade. O papel da profissão é trazer facilitações para o entendimento de causas da vida da pessoa que está recebendo a orientação, contribuindo para a melhora da saúde mental.

Leia também:

Cuidados com a saúde mental: Dicas para diminuir o estresse

Cuidados com a saúde mental: Benefícios da terapia

3 benefícios de fazer terapia

Autoconhecimento

Com a análise é possível aceitar suas próprias características e entender que este espaço não é feito para que você seja, necessariamente, uma pessoa melhor, mas, aceite, primeiramente, a pessoa que você é.

A terapia contribui para o autoconhecimento e bem-estar

Descoberta de traumas

Muitas vezes carregamos características ou repetições de comportamentos que não conseguimos identificar um motivo. Com a análise, muitas vezes é possível descobrir que experiências vividas podem provocar sequelas futuras.

Lidar com sentimentos

Vivenciar separações, lutos ou afastamentos não é algo fácil. É comum não querermos compartilhar dores ou não entendermos o que estamos sentindo. Mas, com o auxílio de profissionais que usam a técnica para conduzir o diálogo, é possível compreender essas dores e entender como lidar com elas.

Como você pôde ver, existem inúmeros motivos para respeitar profissionais da psicologia e começar a terapia. Continue no blog do CliqueFarma e encontre muito mais conteúdos sobre o tema.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<