Skip to main content

Dizem que os olhos são as portas da alma então nesse artigo foi reunido muitas dicas, ideias, e informações que irão te auxiliar na hora de preparar uma maquiagem, serão informações essenciais e necessárias que realmente agregará mais ainda para você conseguir chegar num resultado impressionante da sua maquiagem.  

Além disso, também terá um compilado de informações atualizadas sobre as tendências de maquiagem atuais, produtos que fazem a diferença, conhecimentos sobre as pálpebras e as sombras que utilizar, essas direções podem ajudar até mesmo quem pretende um dia trabalhar esse meio, já que é preciso muito conhecimento e claramente também é um guia de dúvidas respondidas para quem se interessa. 

Abaixo, neste artigo você encontrará tudo isso. Começaremos a falar sobre as pálpebras e como fazer com que a sombra dure mais nos olhos. 

Saiba que tipo de pálpebra é a sua. 

Abaixo falaremos sobre como escolher as sombras de olhos, mas a pergunta é, você sabia que existem diversos tipos de pálpebra? Além dos formatos, se sua pele for mais oleosa elas também serão, e isso influencia totalmente na hora de aplicar a sombra dos olhos. 

As pálpebras mais oleosas geralmente tem uma dificuldade menor de fixação, por serem mais úmidas, ou seja, isso significa que as sombras em pó podem ser a melhor escolha nessa hora. 

Sombras cremosas podem não aderir completamente aos olhos, ou ter uma durabilidade menor, por isso identificar o seu tipo de pele é necessário para não errar e acabar gastando seu dinheiro atoa.

As pálpebras ressecadas podem ser um problema também, justamente por serem mais ressecadas e craquelar mas a sombra. A fixação nesse caso não é um problema, se o caso for menos grave e não descascar, pois se for o caso é importante procurar ajuda médica para não causar ferimentos nessa região tão sensível. 

As pálpebras tem a  pele mais fina, por isso acaba sendo mais sensível que o restante do rosto e corpo. Os sintomas de dermatite nesta região podem ser

  • Desde uma vermelhidão na parte branca do olho até mesmo coceiras e inchaços, crosta e descamação também é um dos sintomas bem comuns.
  • Feridas abertas
  • Olho seco e ardor.
  • Comichão nas pálpebras

    Então há uma série de cuidados especiais para quem é diagnosticado com dermatite nesta região, uma delas é que ter uma rotina simples de limpeza pode melhorar muito essa pele. Usar um sabonete especial para esse tipo de alergia é fundamental, pois a limpeza com produtos errados pode agredir ou irritar sua pele. 

Usar hidratante certo, de preferência manipulado pode ajudar na preparação e claro o tratamento dessa região, assim será melhor na hora de usar maquiagem. Pode-se optar pela hidratação mais a base de óleo , pois assim irá aderir melhor a pálpebra ressecada. 

Agora, se o caso não for clínico e sim de pele , a pálpebra seca pode ganhar uma hidratação extra, porque a pele dela estará precisando disso, então escolha produtos específicos para essa região e de preferência boa procedência dos mesmos para não prejudicar mais ainda.

Após a hidratação, esperar alguns minutos para o produtos fazer o efeito e vir com a sombra de sua preferência, é aconselhável que utilize sombras mais cremosas pois com o tempo a pele de sua pálpebra começará a enxugar o óleo composto na sombra. Assim ela se manterá hidratada e a fixação e durabilidade se manterá por mais tempo ainda.

Já com as pálpebras oleosas o cuidado deve ser o mesmo, basta usar outros produtos e maquiagens específicas na região. As pálpebras oleosas são o contrário das secas/ressecadas pois no caso elas possuem um excesso de hidratação. Que também pode ser um problema pois afeta diretamente a fixação e durabilidade da sombra nos olhos. 

Nesse caso é importante fazer toda a rotina de sua pele correta, e ao aplicar a maquiagem nos olhos sempre selar bem com um pó solto ou compacto para não deixar essa camada oleosa invadir a sombra. Depois de selado com o pó você aplica a sombra normalmente. E assim terá um melhor resultado pois já saberá analisar qual tipo de pálpebra é a sua! A seguir discorreremos sobre os formatos de olhos e suas variações.

Formatos de pálpebras

Assim como há rostos diferentes em formatos, as pálpebras também são muito diferentes umas das outras, então muitas vezes você deseja usar uma maquiagem que possa não valorizar tanto seu tipo de olho, e isso acaba se frustrando por não ter ficado como queria. Mas a verdade é que a mesma maquiagem pode ser adaptada para seu formato de olho.

Abaixo citaremos alguns formatos e tipos de olhos para você poder conhecer mais ainda. 

  • Amendoados 
  • Redondos
  • Olhos profundos 
  • Monólidos (mais puxados, asiáticos)
  • Protuberantes

Esses são alguns que podemos citar, mas existem muito mais. 

Após citado sobre o formato de olho, falaremos sobre os estilos de esfumado com a sombra que é muito válido na hora de valorizar ainda mais seu olhar com as sombras.

É só tentar ir pelo caminho que você deseja, exemplo: 

Quem tem os olhos amendoados e quer disfarçar o tamanho, pode preferir por tons mais escuros, e esfumado mais arredondado. Assim irá disfarçar o tamanho e dará mais profundidade a ele. 

Os olhos mais puxados também podem usar o mesmo estilo de sombra e esfumado, e é necessário criar uma profundidade do côncavo já que em olhares mais estilo asiáticos a característica mais marcante é que a pálpebra é mais saltadinha. 

Olhos profundos e com olheiras mais evidentes, é aconselhável a não aplicar sombras muito escuras, pois evidenciará mais ainda as olheiras principalmente se o subtom da cor de sombra utilizada for com o subtom mais rosa ou roxo. 

O ideal para esses formatos de olhares é usar cores mais claras, para ampliar o olhar e trazer mais luz. Sombras mais cintilantes também disfarçam muito pois trazem mais claridade para a região. 

Esses foram algumas opções de como usar a sombra nos tipos e formatos de olhos, uma dica é olhar para o olho e ver a necessidade que precisa, se é mais de luz, mas marcação, mais realce, etc.

mas, além dos formatos, é interessante saber que existem diversos tipos de sombras, texturas, e cores. abaixo falaremos sobre isso.    

Qual sombra escolher para os olhos? 

Para começar, é preciso compreender que antes mesmo de aplicar a sombra, é preciso saber escolher esse produto, pois há muitas coisas a se analisar antes de comprar como  a fixação, pigmentação e durabilidade. Para isso, a alguns macetes para descobrir isso, e na verdade tem muita ver com a marca do produto também. 

Comece definindo seu estilo de maquiagem, isso é fundamental na hora de escolher a sua sombra, há pessoas que gostam das sombras mais escuras, outras mais claras, mas você sabia que existem subtons e sabe também identificá-los? 

Todas as sombras possuem subtons que são basicamente a cor de fundo dessa sombra, podendo ser subtons quentes, neutros e frios e isso pode impactar no resultado que você deseja. Mas, porque? Porque a sombra ao entrar em contato com a pele vai evidenciar ainda mais esse subtom e às vezes pode dar a impressão que não é a mesma cor que você queria, porque o subtom tomou conta da cor. 

Então, é aconselhável que você saiba que tipo de subtom é sua pele para que consiga acertar na compra dos produtos. 

Os subtons fazem parte da colorimetria do rosto que está além do seu primeiro tom.  Então ao olhar os produtos tente identificar o subtom deles usando a amostra grátis diretamente com a sua pele, se o produto tiver o subtom muito aparente pode mudar de tonalidade no momento em que entra em contato com a sua pele. 

Treine seu olhar para tentar identificar de olho, mas se não conseguir utilize os teste grátis para isso, mas com o tempo ficará mais prático. Como por exemplo, sombras marrons podem ter um fundo mais acinzentado ou alaranjado e os dois subtons podem ser usados para maquiagens diferentes, pois os dois na maquiagem só não ficariam com um resultado positivo.  

Sombras brancas que são facilmente encontradas em qualquer paleta, pode ter um fundo acinzentado ou esbranquiçado, os dois numa proposta de maquiagem só não se acumulam, mas em diferentes propostas sim. Assim como as sombras rosas, podem ter um fundo mais avermelhado ou arroxeado, tudo depende da sua proposta de maquiagem. 

Por isso é tão essencial ter o subtom da sombra ao comprá-la, assim você tirará mais proveito do seu produto e não gasta dinheiro atoa.  Abaixo, falaremos sobre como não errar na escolha das cores. 

Como não errar na escolha das cores 

Acima foi citado sobre todas informações consideráveis para serem levadas e aplicadas no dia a dia, agora citaremos informações de como não errar na escolha das cores de sua sombra. 

Uma das dicas é usar a cor do seu olho como referência de tons, mas é claro que não precisa se prender somente aos tons que combinam mais com o seu tom de olho. Porém, sabemos que atualmente está muito em alta o estilo monocromático: 

A maquiagem monocromática está muito em alta, além de ser uma tendência muito usável, com apenas uma sombra você pode fazer a maquiagem toda. Criar esfumado com apenas uma cor é muito possível, basta construir o esfumado com  níveis diferentes de tons do mais escuro ao mais claro e vice-versa, assim criará um degradê de tom. 

A maquiagem monocromática também é caracterizada por conter composição do batom, e do blush com os tons parecidos, combinando um entre o outro. 

Combina cores das sombras com as roupas que você está usando, pode ser um grande diferencial na hoa des apontas, pois a roupa e  a maquiagem estão conversando entre si, e não distintas uma da outra. 

Você pode usar um acessório como pulseira, relógio, colar, acessório de cabelo, sapato todos eles podem ajudar a compor e combina com as sombras dos olhos para que não fique destoada. Fazendo assim, você consegue resultados surpreendentes e não precisa ter muita maquiagem, basta usar a estratégia de combinar com alguma coisa e ficará perfeito. Mas, sempre fica aquela dúvida sobre o que começar a maquiar primeiro e abaixo você encontra direcionamentos que podem te auxiliar. 

Pele ou olhos, por onde começar?

Para que uma maquiagem fique completa, existem diversos processos de se fazer e na verdade por onde começar não existe muita regra, você precisa saber com qual opção você se adaptará. Abaixo serão citadas algumas informações que irão te ajudar na hora de começar sua maquiagem e claro na continuação dela. 

Começa pelos olhos tem sua vantagem, pois assim não suja a pele que pode estar feita anteriormente. Porém na hora de fazer a pele após o olho estando pronto, pode comprometer as sombras, o esfumado, o delineador e se tornar mais demorado. E existe muito mais cuidados do que se fosse feito depois.   

Outra vantagem é que, se borrar ou errar é muito mais fácil de corrigir, pois com o removedor de maquiagem tira facilmente podendo começar novamente sem afetar em nada a preparação de pele. 

O lado bom de começar a pele primeiro é que ela fica muito bem assentada ao final da maquiagem, pois teve tempo dos produtos agirem e secarem bem. Assim o acabamento da maquiagem ficará bem feito, e se torna mais rápida a maquiagem. Existem esses prós e contras que você pode analisar e adaptar qual se encaixa mais no seu jeito de maquiar, sua rotina e seus afazeres. A seguir, algumas ideias de usar as sombras ao seu favor para maquiar os olhos. 

Ideias de maquiagem os olhos 

Usar sombra, rímel ou até mesmo brilho nos olhos sempre foi uma tendência entre as mulheres. O olho é a parte que mais chama atenção na maquiagem, e nele não existem muitas dificuldades de se aplicar e fazer a maquiagem que deseja. 

O olho é um lugar muito sensível, por isso deve realmente ter os cuidados para não desencadear uma alergia ou irritação. Então limpe com produtos específicos para área dos olhos. 

Na pálpebra é importante sempre passar um fixador de sombras ou corretivo para ajudar a fixar todas as sombras que você irá aplicar. Após a aplicação do primer você pode começar usando um pincel de esfumar para aplicar com delicadeza e sem deixar muito marcado, a não ser que essa foi sua proposta. 

Sombras mais nudes, marrons têm sido referência na hora de começar os esfumados mais trabalhosos, como olho preto por exemplo. 

Nos olhos também para maquiagens mais artísticas, podem ser mais coloridas e exuberantes, ultrapassando a sua linha normal do olho para que realmente chamem atenção. 

Na maquiagem artística como as de circo são usadas maquiagens mais cremosas, brilhos e purpurinas para dar toda a identidade visual da proposta do circo.

A maquiagem em si hoje em dia se tornou um trabalho muito renomado e desejado por muitas meninas, pois essa profissão é muito importante para a arte não só no brasil.

O circo de soleil, por exemplo, muda por completo os olhos, postos e corpos, transformando seres humanos em animais apenas com tinta e maquiagem. Ela está presente no teatro, na dança, e até mesmo na imagem que você deseja passar no seu trabalho, na sua família, e nos locais onde frequenta. 

A maquiagem diz muito sobre você e trás performance a sua identidade visual. Por exemplo: você não vai ao seu local de trabalho num escritório com uma maquiagem artística  pois o local, sua personalidade e o seu chefe vão exigir outra maquiagem, que sejam mais naturais e neutras. Então cada lugar, cada ocasião pede um estilo diferente. 

Existem diversas técnicas que você pode estar agregando nos olhos, como o cut crease, uma técnica muito diferente que envolve recortes mais marcantes que trazem um olhar mais ousado e artístico, mesmo sendo mais casual. 

Tem também a tendência do olho tudo e boca nada, onde a ideia é que o olho seja umas sombras bem trabalhadas e pesadas e na boca apenas batom mais nude, bem claro. 

E vice versa também, essa tendência pode ser adaptada pelo olho nada  boca tudo, que é basicamente a proposta ao inverso, nos olhos pode ser só um cílios, delineador mais leve e na boca um batom bem pesado e forte. 

Há aqueles que gostam de iluminar bem o canto lacrimal, por exemplo,  que dá a impressão de olhar mais aberto e iluminado. 

A correção certa de sobrancelhas ajudam a valorizar ainda mais a maquiagem no seu rosto, deixando ela com mais definição e arqueamento para realçar mais ainda, afinal as sobrancelhas pode se dizer que também fazem parte do seu olhar.

Na maquiagem em si não existem regras específicas, mas vai dizer muito sobre você quando começa a usá-la da forma mais autêntica possível, e é esse o ideal que você utilize da forma que preferir.  

Abaixo, terão algumas dicas de como você pode fazer e acrescentar estratégias para sua maquiagem. 

Dicas para a sua maquiagem.

Na maquiagem existem diversos truques para conseguir realizá-la, já que muitas vezes na correria alguns imprevistos começam a acontecer, então abaixo tem algumas dicas de como corrigir os erros e acertar melhor e todas as etapas dela. Então abaixo discorreremos sobre essas dicas, lembrando que todas podem ser adaptáveis para seu formato de rosto e olhos, não é necessariamente uma regra.

A primeira delas é para olhares mais fechados, você pode aplicar lápis bege na linha d’água assim terá mais amplitude e abrirá mais o seu olhar. É uma dica muito usada pelas blogueiras pelo fato delas tirarem muitas fotos de longe, então acaba facilitando na hora de parecer que os olhares delas estão mais abertos e acaba cooperando com o trabalho. 

Assim como o lápis bege aumenta o olhar, o lápis preto acaba fechando mais, então para quem tem olhos grandes, e que dá a impressão que são menores, essa dica é valiosa, e funciona mesmo. 

Quando a pele estiver feita, e for fazer os olhos basta colocar um pouco de pó solto embaixo do olho porque assim, evita que as sombras caiam durante a maquiagem e acabam manchando a pele e estrague toda ela. É uma ótima dica para quem está na correria, pois depois é só abanar o pó que estava acumulado que a sombra irá junto com ele. Essa dica serve principalmente para olhos pretos, ou que usará sombras muito escuras pois elas são mais pigmentadas e difíceis de tirar.

Na hora de fazer o delineado, é importante escolher o tipo que te você mais se adapta, existem alguns mas os principais são:

  •  Delineador em gel

Tem uma durabilidade maior se ele secar nos seus olhos, porém pode ser mais minucioso na hora de aplicar pois ele necessita de um pincel aplicador fino assim os traços ficam mais delicados principalmente se for puxado estilo gatinho. Mas, com treino e dedicação ele acaba se tornando o queridinho principalmente entre os profissionais.

  • Delineador Líquido

  O delineador líquido pode ser muito prático por já vir um aplicador dele mesmo e aí basta prática para conseguir fazer o delineado que deseja.  

  • Caneta

O delineador em caneta acaba sendo o mais prático de todos por ser no formato e tamanho de uma caneta convencional. Se adaptando facilmente na mão na hora de fazer o delineado com precisão. Acaba sendo escolhida entre as mulheres que gostam de se maquiar em casa e em qualquer lugar elas conseguem levá-lo e fazer.

Para quem tem dificuldade de fazer o delineador gatinho, pode adaptar a dica de usar um pequeno corte de fita adesiva para fazer o traço reto como base do delineador gatinho, assim corre menos risco de errar e os dois ficarem desiguais.  

Um truque para ajudar na hora de colar os cílios postiços é que você pode aplicar a cola e esperar alguns minutos até ela ganhar liga, e assim na hora que coloca em seu olho para ajustar, ela não fica sambando e dificulta o processo de colagem.

Sempre faça sua maquiagem com uma boa iluminação, pois isso pode acontecer de se enganar achando que não está aparecendo e carregar muito na maquiagem. 

Como fazer sua maquiagem passo a passo

A maquiagem em si não é complicada, mas existem muitos passos para que o acabamento dela fique mais profissional e bonito. Abaixo, citaremos como em poucos passos você pode ter a maquiagem perfeita.

Os passos da maquiagem se definem em: 

  • Limpeza
  • Hidratação
  • Pele ou olhos
  • Sobrancelha 
  • Cílios
  • Batom

Primeiramente a limpeza da pele é um dos passos mais importantes de todos pois a limpeza tirará todas as impurezas que podem fazer com que a maquiagem não dure tanto.

Então é importante que a limpeza de pele seja feita com sabonete específico para o rosto, e logo após lavar o rosto, usar algum tônico ou água micelar para retirar por completo as sujeiras células mortas que acabam entupindo os poros e causar mais oleosidade para a pele. Depois de limpa é a hora de hidratar, para isso é ideal que utilize hidratantes de acordo com o tipo da sua pele, seja ela mista, oleosa ou seja. 

Lembre-se de esperar os produtos aderirem na pele, secarem bem. Após cada passo, aguarde uns 3 a 5 minutos para secarem total dos produtos para vir com o próximo, se os produtos não estiverem bem secos pode ser que vire uma bagunça pois nada irá fixar. 

Após aguardar alguns minutos, você pode começar pelo que quiser, olho ou pele, aqui começaremos a falar sobre a preparação da pele primeiramente. 

Nessa hora é importante saber escolher o tom da sua base, tem que ser um tom exato para que não fique nem mais escuro, nem estourando no flash de tão claro. A aplicação pode ser feita com um pincel ou uma esponja própria de maquiagem, assim o acabamento ficará mais perfeito ainda. Após a aplicação aguardar alguns segundos para a aplicação de outro produto cremoso, o corretivo.

O corretivo tem a função exata de corrigir o que a base não corrigiu, então essa é a hora de cobrir as imperfeições desejadas.

A selagem da pele é um dos passos mais importantes de quase toda a maquiagem, perdendo apenas para a limpeza. Não que os outros passos não sejam importantes, que de fato são, porém a selagem tem que ser feita minuciosamente para não deixar que a maquiagem derreta.

Você pode optar por um pó translúcido que irá selar sem adicionar cor, assim facilitam não errar na cor do pó. Após aplicado o seu rosto ficará completamente sem luz e sombra neutro, e essa é a hora de aplicar os complementos que são: 

  • Contorno

O contorno serve para devolver sombra e realce ao seu rosto, existem marcações próprias que fazem isso. Porém é importante você fazer um contorno que combine com o seu rosto para que o resultado seja mais natural e bonito ainda.  

Você pode usar um pó facial mais escuro com um fundo mais quente para que a aparência do contorno seja mais bronzeada. Ou pode optar em comprar um bronze próprio para a utilizar sem problema nenhum.

  • Blush

O blush vai trazer mais cor e a aparência de saúde para sua pele, inclusive as bochechas rosadas estão cada vez mais em alta principalmente entre as maquiadoras pois como a preparação de pele retirou toda a cor precisa repor.

  • Iluminador

O iluminador vem como a cereja do bolo na pele, pois como o nome já diz ele vai iluminar o rosto, devolver toda a iluminação necessária.   

  • Olhos 

O passo a passo dos olhos foi descrito em alguns tópicos acima, mas para resumir, comece aplicando um ixados de sombras ou corretivo, assim aumentará a durabilidade da sua sombra. E aí é hora de usar a criatividade, pois dá para fazer diversas técnicas de maquiagem desde as mais simples às mais complexas e artísticas. Tem como acrescentar cílios postiços caso a proposta da maquiagem peça ou se o seu for muito pequeno e se desejar colocar por gosto também não tem problema. 

  • Sobrancelhas

As sobrancelhas podem ser preenchidas com lápis universal, sombra da cor dos pelos de sua sobrancelha e até mesmo gel de sobrancelhas. É interessante que nesse momento você pode aumentar seu comprimento, espessura, e fazer como desejar.  

  • O Batom assim como a sobrancelha, você pode fazer como preferir, engrossar mais os lábios é uma técnica de maquiagem profissional que ainda continua muito em alta.  

Esses foram alguns dos passos importantes para que você aprenda e consiga fazer sua maquiagem sem muitas complicações. As dicas auxiliam a expandir a mente sobre o mundo das sombras dos olhos, beleza, e auto estima tanto buscada pelas mulheres.

Sabemos que auto estima pode interferir negativamente na vida de uma pessoa, assim como pode fazer toda a diferença positivamente. 

Uma pessoa que não tem auto estima,  ela vai ter uma dificuldade de aceitação na sociedade, ela se acha menos merecedora de tudo e isso pode fazer mal para ela mesma. Já uma pessoa que se ama e possui alta estima, o mundo é pequeno para ela, por isso tem mais força de vontade para batalha em direção aonde chegar. Então a auto estima de uma mulher é muito importante para fazer bem pra ela mesma, e para as pessoas ao redor dela,  cultivar isso é essencial para o crescimento pessoal e interpessoal. 

Essas foram as questões mais recorrentes do mundo da maquiagem do nicho de sombras para olhos. Existem muito mais informações a ser abordada, mais com esse artigo você poderá ter noção dos tipos de pálpebras e formatos, estilos de maquiagens, como não errar na escolha das cores, o passo a passo para uma maquiagem perfeita, algumas dicas também de maquiagem, por onde começar, tendências mais feitas entre as mulheres, e muito mais. Assim, você aprenderá como aproveitar ao máximo esse momento de cuidar de você e da sua auto estima, e também quem deseja um dia se tornar um profissional da área poderá sugar muitas dessas informações e dicas que lhe servirá como um diferencial na sua área, pois todo profissional precisa ter o conhecimento teórico e no caso prático do mundo da maquiagem.

Se você busca mais informações ou produtos com melhores preços, acesse o Clique Farma, nele você encontra uma relação com os melhores preços e produtos.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
<