Skip to main content

Se engana muito as pessoas que pensam que apenas as mulheres estão preocupadas com a sua beleza e com a sua autoestima atualmente. Nos dias de hoje, os homens também estão muito mais preocupados com a sua aparência física, usando diversos tipos de produtos, cosméticos e até mesmo fazendo procedimentos estéticos para ficar com a sua beleza em dia, se sentindo bem e mais seguro consigo mesmo. Vale ressaltar que no quesito relacionado à beleza, o público masculino acaba até mesmo sendo mais exigente e detalhista do que o público feminino, buscando sempre conhecer as críticas e sugestões dos produtos e serviços da indústria da beleza antes de os adquirir para o uso no seu próprio corpo. E, um dos melhores produtos que tem se tornado um grande aliado dos homens na hora que o assunto é sobre a beleza masculina, certamente são os tonalizantes masculinos, que nada mais são do que um produto muito indicado para os homens que estão em busca de trazer um aspecto mais natural para os seus fios de cabelo (principalmente para os homens mais velhos que começaram a apresentar os seus primeiros cabelos brancos). 

Na pauta de hoje, pensando nesse produto que é um grande aliado de todos os homens, falaremos mais sobre os homens e os seus fios de cabelo brancos, como cobrir os cabelos brancos dos homens, quais são os recursos usados para disfarçar os fios brancos em homens, porque os cabelos ficam brancos, as características dos fios de cabelo branco, algumas dicas importantes para disfarçar os fios de cabelo brancos, a divisão dos fios de cabelo brancos, contando com a ajuda da sombra em pó para disfarçar os fios de cabelo brancos, uso do corretivo, rímel e do lápis de olho para disfarçar os fios de cabelo brancos, o uso dos tonalizantes masculino, o que é o shampoo tonalizante masculino, para que serve o shampoo tonalizante masculino, como usar o shampoo tonalizante masculino, quais são os tipos de shampoos tonalizantes masculino, qual é o melhor shampoo tonalizante masculino, como escolher o tonalizante masculino ideal para o cabelo do homem, testando a cor do tonalizante masculino antes da aplicação nos fios, a prova do toque na pele, o teste de mecha, qual a diferença entre as tinturas convencionais e o shampoo tonalizante para o cabelo masculino, como cuidar do cabelo masculino após a coloração e no que o uso da amônia existente nas tinturas convencionais pode trazer de maléfico para os fios de cabelo.

O leitor que desejar saber a resposta para alguma dessas questões mencionadas acima (ou quem sabe para todas elas), precisa vir com a gente agora mesmo para descobrir mais sobre esse tema!

Os homens e os seus fios de cabelo brancos

O surgimento dos fios de cabelos brancos na cabeça dos homens é um tema que acaba facilmente dividindo as opiniões desse exigente público, quanto a aceitar ou não a sua atual situação. 

Existem muitos homens que não ligam para o aparecimento dos fios brancos, gostando até mesmo de adotar um estilo mais grisalho e maduro para si. 

Já uma outra parcela de homens, quando percebem que os fios brancos começaram a aparecer de maneira precoce, se incomodam com esses fios, ficando em dúvida se devem ou não tingi-los com a ajuda de uma tinta tonalizante ou mesmo do shampoo tonalizante. 

Agora, seja para disfarçar os seus fios brancos, mudar completamente o seu visual ou até mesmo para dar mais vida para os seus cabelos, o público masculino começa a se mostrar na sociedade com o seu cabelo pintado ou tingido, fazendo de uma maneira muito natural, com que essa escolha deixe de ser um tabu, entrando com muito estilo e sofisticação para o cotidiano dos homens modernos. 

Como cobrir os cabelos brancos dos homens?

Os homens podem optar por cobrir os seus fios de cabelo brancos com a ajuda do shampoo tonalizante ou mesmo com o tonalizante masculino (que dura até 30 lavagens nos fios de cabelo).

Quais são os recursos usados para disfarçar os fios brancos em homens?

Pensando em ajudar os homens que ainda estão bem relutantes em aceitar os seus fios de cabelo brancos, segue abaixo alguns produtos e dicas que podem ajudar a retardar um pouco esse processo, ajudando, e muito, os homens a manterem a boa aparência natural dos seus fios, disfarçando os cabelos brancos.  

Mas afinal, porque os cabelos ficam brancos? 

O cabelo das pessoas começa a ficar branco porque começa a ocorrer uma perda do seu pigmento, que é chamada de canície. Esse processo da canície acontece porque o organismo humano perde a sua capacidade de fazer melanina, que é a proteína responsável pela pela cor dos melanócitos (células que formam a matriz dos cabelos).

Desse modo, o branqueamento dos fios se dá de maneira natural porque, com o decorrer dos anos, há uma exaustão da tirosinase (enzima que forma a melanina).  

A produção dessa enzima varia muito de pessoa para pessoa, mas, de modo geral, ela é muito determinada por uma questão de herança genética (por isso que os homens que têm pais ou mesmo avós calvos, sabem que possuem uma tendência para a calvície). Os problemas e características dos cabelos sempre possuem uma grande herança genética.

As características dos fios de cabelo branco

Os fios de cabelo branco possuem uma textura bem diferente do que os demais fios, sendo muito mais grossos e também muito mais porosos. Os fios brancos também são muito mais secos, dado que não retém água em quantidade suficiente para ficar bem hidratado.

Outro ponto que também deve ser ressaltado, é que o processo da canície é gradativo e irreversível, não podendo de maneira alguma ser bloqueado.

Algumas dicas importantes para disfarçar os fios de cabelo brancos

Abaixo, seguem algumas dicas primordiais para ajudar os homens que não aceitam os seus cabelos brancos a disfarçar a presença desses fios.

A divisão dos fios de cabelo brancos

O cabelo que conta com os fios brancos (que desejam ficar disfarçados), jamais devem ser divididos de uma maneira muito certinha. O homem que opta por descrição, deve optar por usar um cabelo mais bagunçado, sem estar com as linhas marcadas. Um leve volume na raiz também pode ajudar a disfarçar os fios grisalhos. 

Contando com a ajuda da sombra em pó para disfarçar os fios de cabelo brancos

Para os homens que acham que a sombra em pó pode socorrer apenas as mulheres, certamente por essa eles não esperavam! É isso mesmo, a sombra em pó que é usada pelas mulheres na hora da maquiagem pode ser uma grande aliada na hora de disfarçar os fios de cabelos brancos, custando muito pouco por sinal. 

Para fazer esse efeito, o homem deve aplicar, isso com um pincel específico para a sombra (ou até mesmo com a ajuda de uma esponja de maquiagem), uma sombra que seja de tons mais pretos ou marrom (a cor da sombra também depende da tonalidade da cor do cabelo do homem).

O produto deve ser aplicado dando leves batidas com o pincel na raiz, que vai sendo direcionada para todo o comprimento dos fios de cabelo. 

Uso do corretivo, rímel e do lápis de olho para disfarçar os fios de cabelo brancos

Para os homens que desejam disfarçar os fios brancos sem gastar muito, uma boa opção também é o de usar o corretivo para as sobrancelhas, o rímel para os cílios ou até mesmo o lápis de olho mais macio, para colorir os fios brancos que estiverem nascendo. 

Esse método é muito simples, barato e consegue disfarçar muito bem a presença dos fios brancos.

O uso dos tonalizantes masculino

Se o homem estiver com menos do que 50% do seu cabelo com os fios brancos, ele pode, sem medo, investir nos tonalizantes para os seus fios.

Os tonalizantes agridem muito menos do que as tinturas as cutículas do cabelo, sendo a opção perfeita para os homens que querem ficar com fios de cabelo mais saudáveis. Agora, se os fios de cabelo forem a grande maioria no couro cabeludo (muito mais do que 50%), não haverá outro jeito, o homem que desejar sumir com os fios brancos vai precisar ir no cabelereiro para que a tintura permanente seja devidamente aplicada. 

Leia mais:
Gel para Cabelo – Todo cuidado com os cabelos
Shampoo Anticaspa – importantes cuidados com os cabelos e couro cabeludo

O que é o shampoo tonalizante masculino?

O shampoo tonalizantes masculino é um produto leve e muito benéfico para os fios de cabelo que não mexe com a estrutura capilar do cabelo dos homens. 

Esse shampoo deposita o seu pigmento ao redor dos fios de cabelo, criando uma película protetora menos intensa na superfície desses fios. Dado a sua leveza, o retoque do shampoo tonalizante tem que ser feito em um tempo muito menor para que o seu resultado seja mantido.

Ele é o produto ideal para o cabelo dos homens, pois é muito suave e consegue entregar um resultado muito poderoso para a exigência desse público em específico. 

Um dos seus pontos mais positivos, é que os tonalizantes masculino não possuem amônia na sua fórmula, proporcionando mais hidratação para os fios, os fortificando e entregando cores muito mais intensas que realçam o tom natural da cor do cabelo do homem. 

Eles alteram a cor dos fios de maneira leve e gradual, cobrindo os fios brancos do cabelo masculino. 

Para que serve o shampoo tonalizante masculino?

O shampoo tonalizantes masculino é o produto perfeito para ajudar os homens que não se dão muito bem com os cabelos grisalhos e que desejam se livrar dos fios de cabelo brancos (aqueles fios indesejáveis que comprometem o seu estilo). 

O produto também pode ser usado para uma renovação do visual masculino, sem que o homem precise pintar o seu cabelo com as tinturas mais fortes dado que, em grande parte dos casos, o uso dos tonalizantes masculino acaba sendo muito melhor e mais leve para os fios de cabelo. Esse produto trabalha exclusivamente alterando de maneira leve a tonalidade dos fios de cabelo.

Os shampoos tonalizantes masculino também podem ser usados visando dar mais brilho para o cabelo, deixar a sua cor ainda mais viva e até mesmo para tirar o aspecto amarelado dos fios.

Como usar o shampoo tonalizante masculino?

Em um primeiro momento, é muito importante que o homem analise, antes de usar o shampoo tonalizantes masculino, se a opção que ele adquiriu é a certa para o seu tipo e cor de cabelo. No mercado de hoje, há diversos shampoos tonalizantes masculinos disponíveis que podem ser encontrados nas cores: loiro, castanhos, preto, etc. 

O homem deve sempre se atentar em escolher e comprar o produto com a cor certa, de acordo com a tonalidade que ele deseja para os seus fios de cabelo. Se ele adquirir o produto com a cor errada, certamente o resultado final não irá ficar de acordo com o que ele esperava. 

O uso do shampoo tonalizantes masculino é muito simples de ser feito (pode ser usado normalmente, como os homens usam os demais tipos de shampoo), basta que o homem siga o passo a passo abaixo:

  • O shampoo tonalizantes masculino deve ser aplicado pelo homem nos seus cabelos úmidos; 
  • O homem deve massagear o shampoo no couro cabeludo até que uma espuma seja formada;
  • O produto deve ser deixado para agir por cerca de três minutos;
  • Agora, basta que o homem enxague bem o produto dos seus fios. 

O resultado da aplicação do shampoo tonalizantes masculino é muito duradouro e harmonioso, não agredindo o couro cabeludo e nem mesmo os fios de cabelo.

Lembrando que o tonalizante masculino convencional também pode ser usado para tonalizar os fios da barba, do bigode e até mesmo das costeletas masculinas. 

Quais são os tipos de shampoos tonalizantes masculino?

Os shampoos tonalizantes masculino podem ser encontrados no mercado em diversas marcas e também nas mais diversas cores. As cores mais comuns em que esses produtos são encontrados são as: castanho claro, castanho escuro, castanho médio, redução dos fios grisalhos e loiro escuro.

Para os homens que estão comprando um tonalizante convencional ou um shampoo tonalizantes masculino pela primeira vez, a recomendação é a de que, em um primeiro momento, esse homem que nunca tingiu os seus fios de cabelo e está com dúvidas sobre qual cor de tonalizante escolher, é que ele sempre opte em adquirir um tom que mais lembra a cor natural do seus próprios fios de cabelo. Se o homem ficar em dúvida sobre qual tom é mais parecido com os seus fios, ele deve optar por comprar um tom mais claro.

Qual é o melhor shampoo tonalizante masculino?

No mercado de beleza atual, existem diferentes marcas de shampoo tonalizantes masculino que os homens podem adquirir.

A dica é que o homem deve experimentar as opções disponibilizadas e ver qual a melhor opção para os seus fios de cabelo. 

Alguns dos shampoos tonalizantes masculino mais famosos disponibilizados atualmente, são: 

  • Shampoo Silver Savior Keune 300ml;
  • Shampoo Paul Mitchell Color Protect 300ml;
  • Tonalizante Biocolor Homem Cabelo E Barba – Escolher Cor;
  • Gel Tonalizante Loreal Professionnel Homme Cover 5 (Cor 5 – Castanho Claro) 50ml;
  • Shampoo Camuflagem p/ Cabelos Grisalhos Dicolore Barber Shop 240ml.

Como escolher o tonalizante masculino ideal para o cabelo do homem?

Quando o homem optar por usar os tonalizantes masculino definitivos nos seus fios de cabelo, ele deve fazer a sua escolha com muita atenção, dado que o produto pode demorar até 30 lavagens para sair do cabelo depois que for aplicado.

A cor escolhida deve ser próxima da cor dos seus fios de cabelo, em caso de dúvidas, o homem deve escolher um tom mais claro do que o tom dos seus fios.

Testando a cor do tonalizante masculino antes da aplicação nos fios

Antes do homem aplicar o tonalizantes masculino nos seus fios de cabelo (ou mesmo na região da face, na barba, no bigode ou nas costeletas), ele deve sempre fazer uma prova de toque na pele e o teste de mecha.

A prova do toque na pele

Na prova de toque na pele, o tonalizante deve ser normalmente preparado como se fosse realmente utilizado (só que em uma menor quantidade). 

Depois da preparação ser feita, o homem deve aplicar uma pequena quantidade do produto no seu antebraço ou mesmo atrás da sua orelha, deixando essa área de aplicação livre. Depois de cinco minutos em que o produto foi aplicado, o local pode ser devidamente lavado. Se, dentro de até 24 horas, após o teste ter sido finalizado, surgir alguma irritação, coceira ou algum tipo de ardência na pele (ou mesmo nas proximidades dela), fica comprovado que a pessoa é hipersensível ao tonalizante masculino. E, nesse caso, o produto não poderá ser utilizado. 

O teste de mecha

Já o teste de mecha deve ser feito para que seja devidamente verificado o resultado da aplicação. O resultado desse teste pode ser influenciado caso o cabelo do homem possua alisamento, alguma tintura metálica, esteja danificado devido ao excesso de exposição ao sol ou esteja com a sua saúde comprometida por outras questões.

Para fazer o teste de mecha, o homem também deve preparar uma pequena quantidade do produto como se realmente fosse utilizá-lo. Depois, uma mecha deve ser separada na parte de trás dos cabelos, onde a mistura pode ser aplicada para teste. Agora, basta que o homem espere por 5 minutos para que o teste seja feito. Após passado esse tempo, o produto pode ser retirado com a lavagem da mecha, assim, o homem já poderá ver a cor obtida na mecha e a reação que o tonalizante causou no cabelo.

Se o homem perceber que a mecha está aquecida, quebrada ou que houve qualquer outro dano ao fio, o tonalizante masculino então não deverá ser utilizado.

Qual a diferença entre as tinturas convencionais e o shampoo tonalizante para o cabelo masculino?

Muito diferente das tinturas mais convencionais disponíveis no mercado da beleza masculina atual, o shampoo tonalizantes masculino foi elaborado pensado em agir na cobertura dos fios brancos do cabelo dos homens de maneira mais natural. As tintas convencionais costumam conter amônia em sua composição, já os tonalizantes masculino não contém amônia na sua fórmula, agredindo muito menos os fios de cabelo. 

De modo geral, o uso dos shampoos tonalizantes masculino acaba sendo muito mais indicado, dado que proporciona um melhor resultado para os fios, os mantendo ainda muito bonitos e também saudáveis. 

Como cuidar do cabelo masculino após a coloração?

Alguns homens que possuem mais fios de cabelos grisalhos, podem optar por partir direto para a coloração dos seus fios com a ajuda da tintura permanente, dado que os fios brancos estão presentes em grande maioria no seu couro cabeludo. 

Muitos desses homens têm uma grande quantidade de cabelo e, após a coloração, podem notar que os fios estão mais sem vida, dado que as madeixas costumam ficar com esse aspecto por conta das cutículas dos fios permanecerem abertas, fazendo com que os fios de cabelo percam a sua umidade, o seu brilho e também a sua resistência. 

Para os homens que estão preocupados com o bom aspecto dos seus fios de cabelo e não querem deixá-los ressecados ou até mesmo danificados depois de fazer uma coloração mais profunda, é muito importante que uma rotina de cuidados seja devidamente montada, isso para que os cabelos coloridos possam ser devidamente recuperados. 

As principais dicas para os cuidados desses fios, são: 

  • O homem deve fazer uma hidratação nos seus fios toda a semana (principalmente se ele possuir cabelos mais longos);
  • Ele deve usar uma linha de shampoo e condicionador que seja específica para os seus fios de cabelo (as opções antiquebra e antiqueda são muito recomendadas);
  • Ele deve borrifar um pouco de água termal nos seus fios de cabelo (principalmente quando os fios estiverem com um aspecto muito ressecado). 

Para os homens que possuem cabelos mais longos, iguais ou até mesmo maiores do que o cabelo das mulheres, fazer um cronograma capilar semanal, que conte com a hidratação, a nutrição e a reconstrução, é super indicado (ainda mais depois da coloração, mas até mesmo antes dela). 

Os homens com os cabelos longos, devem ter um cuidado com os seus fios, igual aos cuidados que são tomados pelas mulheres.

No que o uso da amônia existente nas tinturas convencionais pode trazer de maléfico para os fios de cabelo? 

Uma grande parte dos danos causados nos cabelos, tanto de homens, quanto de mulheres, se deve graças à presença de amônia em diversos produtos relacionados à beleza capilar. De modo geral, muitas pessoas já sabem que a substância da amônia faz muito mal, mas, o que elas não sabem, é de que forma essa substância agride os fios de cabelo. 

O que é a amônia? Como ela age nos fios de cabelo? 

As camadas de fios de cabelo são constituídas por três elementos, que são: a cutícula, o córtex e também a medula. 

A cutícula constitui 10% da fibra dos fios, o córtex fica com a maior parte, em torno de 88% e a medula, que é a parte mais central do fio, fica com apenas 2%.

De modo geral, a queratina é a principal proteína dos fios de cabelo, e a ligação entre todas as moléculas da queratina é que acaba determinando o formato dos fios de cabelo.

A união, a estabilidade e a força que são feitas por essas ligações é que mantém as moléculas de queratina mais coesas. 

Na parte da cutícula, essa coesão acaba por garantir a proteção do interior da fibra, que sofre com as agressões dos poluentes externos. 

Agora, para que seja alterada a cor dos cabelos, é preciso que a cutícula dos fios seja aberta e que o córtex fique em exposição. 

É nesse momento que entra a amônia, que nada mais é do que um agente químico alcalino com pH alto que abre as escamas da cutícula dos fios de cabelo.  

Com essa abertura, a amônia permite que outros agentes entrem nos fios, diretamente para dentro da fibra.

Mesmo que seja usada por um bom profissional cabeleireiro da maneira correta, a amônia pode, sim, fazer mal para os fios de cabelo, favorecendo a quebra e até mesmo o enfraquecimento dos fios. 

A amônia nas tinturas 

O componente da amônia na tintura, além de abrir a cutícula e de expor o interior das fibras dos fios, também irá acelerar a ação das demais substâncias nos fios de cabelo, permitindo que a cor penetre nas camadas mais profundas dos fios.

O problema é que, essa reação acelerada e potencializada acaba enfraquecendo a estrutura da fibra dos fios e, mesmo depois que a cutícula for selada, infelizmente o fio já vai se encontrar danificado. 

É muito importante que as pessoas entendam que a cor das tinturas não influencia em nada nos danos capilares. O que prejudica os fios sempre será a presença dos agentes, como da amônia ou mesmo do monoetanolamina.

Já os tonalizantes masculino são completamente livres da substância da amônia, não causando nenhum tipo de dano para as fibras capilares. 

O que acontece com um cabelo em que a amônia é usada? 

Os fios de cabelo são visivelmente danificados pelo uso de produtos à base de amônia, os principais sinais que os fios apresentam com o uso dessa substância após um procedimento capilar, são:

  • Aparecimento de pontas duplas;
  • Uma quantidade exagerada de frizz nos cabelos;
  • Uma maior dificuldade na hora de pentear os fios;
  • Falta de brilho nos cabelos;
  • Fios que acabam se quebrando com uma maior facilidade;
  • Fios mais bagunçados, que não costumam ficar alinhados.

É por conta disso que muitos homens e mulheres que buscam ficar com os fios de cabelo mais bonitos se surpreendem negativamente depois de submeter o seu cabelo a um procedimento capilar com o uso da amônia, percebendo muito tarde que o resultado é outro e que não tem nada a ver com o que estava sendo esperado, sendo muito negativo e maléfico para o couro cabeludo e também para os fios do cabelo.

Ao invés de ajudar no tratamento, a amônia irá fazer com que a pessoa fique com os fios de cabelo ainda mais danificados do que estavam antes do procedimento.

E, muito além de prejudicar a estrutura dos fios de cabelo, o uso da amônia ainda pode causar queda no cabelo e até mesmo danos à saúde da pessoa que recebeu a substância e também do profissional cabeleireiro que está aplicando a amônia nos fios do cabelo do seu cliente. 

Ela também pode causar irritação na pele e nos olhos, tosse, falta de ar e até mesmo queimação nas vias aéreas na hora que a chapinha estiver sendo passada, e o vapor quente estiver saindo do cabelo com a substância da amônia. 

Considerações finais

O shampoo tonalizantes masculino, certamente é a opção perfeita para os homens que buscam uma maneira eficaz de disfarçar os seus fios de cabelo brancos. Ou até mesmo para remover o tom amarelado dos fios ou somente dar uma nova vida para a cor, sem que haja uma grande agressão aos fios. 

Esse produto certamente é uma opção muito mais fácil e viável de ser usada pelos homens que desejam rejuvenescer alguns anos de vida. 

Com as dicas mencionadas no artigo de hoje, fica muito mais fácil para o homem conseguir ser mais vaidoso e ficar muito mais bonito com a ajuda dos tonalizantes masculino, não é mesmo? Dá só uma olhada nos preços dos tonalizantes masculino no Cliquefarma!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
<