bula

Otomicina - Gotas 10Ml

ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.

Para que serve

Tratamento tópico de processos infecciosos do conduto auditivo externo, causados por germes sensíveis ao cloranfenicol.

Contraindicação

Em pacientes com antecedentes de hiper- sensibilidade ao cloranfenicol ou à lidocaína. A perfuração da membrana timpânica é considerada contra-indicação para o uso de qualquer medicação do canal auditivo externo, visto que pode ocorrer ototoxicidade se o medicamento entrar em contato com o ouvido médio.

Como usar

Instilar no ouvido em média, 2 a 3 gotas, 3 vezes ao dia.

Precauções

A terapia com cloranfenicol deve ser limitada àquelas infecções para as quais o benefício do medicamento excede o risco das toxicidades potenciais. Quando há outras substâncias antimicrobianas disponíveis, que sejam igualmente eficazes porém menos tóxicas, estas devem ser utilizadas.

Deve-se evitar a administração concomitante de cloranfenicol com outras drogas capazes de deprimir a função da medula óssea.

O uso de antibióticos por tempo prolongado pode facilitar a proliferação de microorga- nismos não sensíveis, incluindo fungos. Se aparecer uma nova infecção durante o tratamento, a medicação deve ser suspensa e deve-se tomar as medidas adequadas. Em casos de infecções graves, o uso tópico de cloranfenicol deve ser suplementado com medicação sistêmica adequada.

Raros casos de hipoplasia medular, inclusive anemia aplástica, foram relatados após o uso tópico de cloranfenicol.

Reações Adversas

As mais comuns são sinais de irritação local, com prurido e sensação de queimação. Embora raramente, erupções cutâneas maculares ou vesiculares ocorrem como reação de hipersensibilidade ao cloranfenicol. Febre pode aparecer simultaneamente ou ser a única manifestação. Angioedema é uma complicação rara.

Como efeito sistêmico podem ocorrer discrasias sangüíneas.

População Especial

Gravidez:

O cloranfenicol atravessa a placenta. No entanto, estudos em humanos não tem demonstrado que cloranfenicol otológico cause efeitos adversos no feto.

Lactação:

Não se sabe se o cloranfenicol em preparações otológicas é excretado no leite materno. No entanto, problemas em humanos não tem sido documentados.

Composição

Cada mL contém:
cloranfenicol 25mg
cloridrato de lidocaína 30mg
veículo qsp 1mL

(butanodiol).

Superdosagem

Nos casos de superdose, o tratamento deve ser suspenso e o médico comunicado, a fim de instituir terapêutica adequada.

Cuidados de Armazenamento

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 300C) e ao abrigo da luz.

Dizeres Legais

Farm. Resp.: Dra. Miriam Onoda Fujisawa
CRF-SP no 10.640

MS - 1.0181.0299

Medley S.A. Indústria Farmacêutica Rua Macedo Costa, 55 - Campinas - SP
CNPJ 50.929.710/0001-79
Indústria Brasileira

precisa de ajuda?