Skip to main content
Avalie esse post

Várias frutas e legumes são chamados de alimentos funcionais, pois, além de saciar a fome, mantêm o organismo em equilíbrio e previnem doenças. Alguns alimentos vêm sendo investigados quanto à presença de substâncias capazes de contribuir na prevenção de certas enfermidades, e entre eles destaca-se a maçã.

A maçã é uma das frutas mais ricas da natureza. Possui uma série de vitaminas e nutrientes que trazem diversos benefícios ao nosso organismo. Tecnicamente, pode-se afirmar que a maçã possui, em sua composição funcional, ação antioxidante que auxilia, entre vários outros aspectos, a redução do risco de doenças cardiovasculares.

As maças contêm fibras solúveis assim como não solúveis. Em média 150g de maçã descascada fornecem 3g de fibra, mais de 10% da dose diária recomendada. A grande presença de fibras é um fator que beneficia o combate ao colesterol, reduzindo o risco de endurecimento das artérias, de enfartes e de ataques cardíacos. Também são grandes aliadas da saúde intestinal, regulando a quantidade de água nas fezes beneficiando o combate a prisão de ventre e diarreia. Fibras também são conhecidas pelo seu papel no controle do apetite e, consequentemente, do peso. Isso acontece devido à grande sensação de saciedade proporcionada pela maçã.

A presença de outros agentes benéficos na maçã como o os fitonutrientes e os antioxidantes são de grande importância no auxílio à digestão e no combate aos radicais livres, respectivamente. Efeitos protetores como esses atingem seu pico em 3 horas após o consumo, começando a decrescer após 24 horas, o que corrobora com as recomendações de ingerir pelo menos uma maçã por dia. A capacidade antioxidante de 100 g de maçã (com casca) equivale ao efeito antioxidante de 1500 mg de vitamina C. No entanto a quantidade de vitamina C em 100 g de maçã é de em média apenas 5.7 mg. Quase toda a capacidade antioxidante das maçãs advém de uma variedade de outros compostos.

A ação benéfica da maçã age no coração por duas maneiras: Pela grande presença de potássio, indispensável na geração de energia para a atividade celular, nas contrações musculares e na transmissão de estímulos nervosos, já que ele é um elemento insubstituível na fisiologia do coração; E pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, o que evita a arteriosclerose.  Logo, melhora a circulação sanguínea e reduz o trabalho cardíaco, prolongando a vida útil do coração.

Graças ao seu conteúdo de ferro, a maçã fornece resultados especiais no tratamento de tuberculose, bronquite e asma. É também o mais apropriado fruto para pessoas com presença de doenças nos órgãos digestivos. Combate a acidez do estômago provocando abundante secreção salivar. É um desinfetante intestinal devido ao ácido málico que a maçã apresenta, pois ele neutraliza a ação dos germes patogênicos. A maçã é um “remédio” por excelência para a maioria dos males do aparelho digestório.

A casca da maçã contém altas concentrações de antioxidantes especiais chamados fenóis, os quais são de grande auxílio na prevenção de diversas doenças crônicas e na proteção da pele contra os raios ultravioleta. As maças com casca também conservam mais propriedades antioxidantes que os sumos ou polpas, além da maior presença de fibras.

Além de muito nutritiva a maçã é também muito saborosa devido a sua presença de frutose, um açúcar simples que confere à maçã a sua doçura, a qual é absorvida pelo corpo numa taxa relativamente lenta, o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue em valores estáveis.

propriedades maca

Assim como quase todos os frutos, as maçãs atingem o seu pico nutricional quando estão bem maduras, apresentando maiores níveis de atividade antioxidante. Prefira então o fruto com casca e bem maduro.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<