Skip to main content
Avalie esse post

A camomila é uma planta popular na casa de famílias brasileiras, embora tenha um cultivo maior na América do Norte, sendo usada para curar, alimentar e perfumar, entre outras utilidades. O derivado mais comum dessa erva é o chá, uma infusão antiga com propriedades calmantes e digestivas.

Com pequenas flores brancas, semelhantes à margarida, a camomila tem o cultivo anual e a sua colheita deve ser feita antes do total amadurecimento, para que as suas propriedades sejam mantidas. Composta de substâncias benéficas, é uma boa sugestão para tratamentos caseiros, entre seus compostos estão os fenólicos, que combatem o envelhecimento celular e aumentam a atividade do sistema imunológico; glicina, que auxilia na produção de colágeno; tanino, que funciona como um cicatrizante natural e ácido antêmico, uma substância oleosa de tonalidade escura que vêm sendo utilizado no tratamento de má circulação, inflamações gengivais e dores de dente.

Benefícios do chá de camomila :

  • Protetor térmico da pele: O uso tópico ou oral de chá de camomila pode ajudar a aliviar problemas de pele como eczema, dermatite de contato e assaduras, embora os benefícios não foram comprovados cientificamente. Infelizmente, alguns pacientes podem inconscientemente fazer pior sua condição com uma reação alérgica a camomila
  • Promove o sono – Beber chá de camomila acalma o sistema nervoso para que você possa dormir melhor. Ela tem sido utilizada como uma solução para a insónia durante séculos.
  • Dores musculares.
  • Benefício ao Estômago : A chá de camomila é útil para uma variedade de problemas gástricos. Ela alivia dores de estômago, facilita os sintomas da síndrome do intestino irritável, promove a eliminação, e auxilia na digestão em geral. Encontra-se frequentemente em chás para a digestão em combinação com hortelã.
  • Doenças infantis: Chá de camomila morno é um remédio caseiro tradicional para lactantes e crianças que sofrem de cólicas, diarreia e febre. O chá de camomila pode ajudar a acalmar bebês com cólica, mas é recomendado mostrar ao seu pediatra rótulo do chá para assegurar que a dose não é muito forte.
  • Clareador de cabelos natural: De uma forma suave e não homogênea. Esse efeito é mais bem observado em cabelos mais claros naturalmente, pois a camomila produz componentes químicos que realçam a cor.
  • Controla de forma eficaz a indigestão.
  • Feridas na boca: Apesar de ser usado para tratar as úlceras aftosas (aftas) com chá de camomila, este uso cai sob a categoria “remédio popular/precisa de mais investigação”.
  • Controlador de nervos: Boa opção para crianças imperativas.
  • Remoção das impurezas e rejuvenescimento da pele.

A camomila e a estética

Além da utilização medicinal da planta, também é possível utilizá-la para fins cosméticos e estéticos.

Por exemplo, o uso mais comum é para clarear o cabelo: pessoas com cabelos castanhos que desejam uma cor mais clara, podem utilizar a camomila para fazer enxagues durante o verão, pois com a ação do sol, é possível conseguir tons mais claros.

Também apresenta boas propriedades para a pele. Os cremes ou cataplasmas caseiros de camomila são excelentes para regenerar os tecidos e os gargarejos são bons para cicatrizar aftas ou herpes labiais mais rápido.

É possível encontrar no mercado várias versões da camomila: cremes, óleos essenciais, loções e capsulas, porém, o mais comum e saudável é a infusão ou o chá.

Chá para aliviar os sintomas de gripe e resfriado

O chá de Camomila seca ajuda a aliviar os sintomas da sinusite, inflamações no nariz e de gripes e resfriados, devido as suas propriedades que reduzem a inflamação.

Ingredientes:

6 colheres de chá de flores de Camomila;

Modo de preparo:

Adicionar as flores secas a 1 a 2 litros de água fervente, tapar e deixar repousar durante cerca de 5

O vapor do chá deve ser inalado profundamente durante cerca de 10 minutos e para um melhor resultado deve colocar o rosto sobre a taça e cobrir a cabeça com uma toalha grande.

camomila

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<