Hoje aqui no blog vamos falar um pouco sobre como os laxantes funcionam, entender seu mecanismo de ação e principalmente repassar alguns itens que precisam ser avaliados quando se utiliza esse tipo de produto são essenciais. Muitas pessoas utilizam os laxantes para perder peso sem entender como ele funciona e muitas vezes mascaram um problema como uma possível solução rápida para perder peso. Conheça mais sobre o funcionamento dos laxantes a seguir.

O laxante é um tipo de substância que funciona provocando contrações no intestino fazendo assim com que o individuo defeque. Eles são classificados de acordo com o seu tipo de ação podendo ser:

  • Agentes produtores de bolo fecal, nesse grupos estão inclusos as fibras alimentares;
  • Surfactantes que fazem a água e a gordura penetrar nas fezes, facilitando assim a sua movimentação;
  • Lubrificantes que fazem as fezes ficarem mais escorregadias;
  • Hidratantes, fazendo com que o intestino retenha mais água no lúmen e com isso amolecendo as fezes;

A partir do tipo de ação a ideia principal é ajudar o corpo a liberar as fezes que por algum motivo ficaram acumuladas nas paredes do intestino, pessoas com problemas de prisão de ventre fazem uso dos laxantes constantemente. O uso dos laxantes é indicado somente nesses casos onde a doença é crônica, a automedicação nos casos dos laxantes pode levar a problemas sérios como a constipação.

Um alerta bem importante, é muito comum pessoa que querem emagrecer utilizarem o laxante para esse fim e isso é totalmente incorreto! Pessoas com bulimia ou anorexia também utilizam excessivamente a substância e com isso acabam sofrendo de diversos distúrbios relacionados ao funcionamento do intestino como, por exemplo, a paralisia intestinal.

laxantes

É importante ressaltar que o laxante, assim como qualquer tipo de medicamento, precisa ser tomado com a orientação de um médico. O foco dos laxantes não é emagrecimento! Somente um nutricionista pode ajudar nesses casos.

Agora que você conhece um pouco mais, dê uma olhada na página especial de Laxantes que o Cliquefarma possui, acesse clicando no link ao lado.

Esse artigo pertence à categoria Geral.

Deixe uma resposta

Notice!

Favor ativar os widgets na barra inferior!