Skip to main content

Se você sofre com sinusite, sabe o quão desconfortável são os sintomas e o quanto pode impactar na qualidade de vida se a doença permanecer por muito tempo.

Além de buscar o tratamento médico adequado, existem algumas medidas que você pode adotar na sua rotina de autocuidado para sinusite, e assim, aliviar os sintomas e evitar crises recorrentes, como conhecer melhor os benefícios dos alimentos, fazer lavagem nasal, entre outros meios. Lembrando que são medidas simples e paliativas e que devem ser feitas em conjunto com o tratamento prescrito pelo otorrinolaringologista.

Neste artigo, vamos explorar os alimentos que podem piorar a sinusite e o que você pode fazer para minimizar os incômodos e melhorar sua condição respiratória. Continue lendo para saber como tratar a sinusite de forma natural e caseira.

Entenda o que faz sentido para o seu dia a dia e confirme com seu médico a efetividade dessas ações para o seu caso.

alimentos que pioram sinusite 1

O que é sinusite?

Segundo o próprio Ministério da Saúde, sinusite trata-se de uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A doença pode ser secundária a uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face.

O nome mais utilizado para esse problema é rinossinusite, pois o processo inflamatório atinge tanto a mucosa dos seios da face como a mucosa nasal.

Quais são os tipos de sinusites?

Existem dois tipos de sinusite. A sinusite pode ser:

Sinusite Aguda

Sinusite Aguda acontece quando os sintomas estão presentes por um período inferior a 12 semanas.

Sinusite Crônica

Sinusite Crônica acontece quando o inchaço e a inflamação dos seios nasais estão presentes por mais de 12 semanas.

E as causas com os fatores de risco?

A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica.

Exposição a determinados agentes químicos e alterações na anatomia nasal ou dos seios da face fazem parte do outro grupo de responsáveis pela sinusite. Há ainda, casos mais raros que levam à sinusite, como a presença de um tumor.

Fatores de risco

As causas mais comuns de sinusite crônica incluem:

  • Pólipos nasais: crescimentos de tecido na área que podem bloquear as passagens nasais ou seios.
  • Reações alérgicas: a sinusite pode ser causada pela exposição do paciente à substância transportada pelo ar, como ácaros e poeira, poluição, pólen, mofo, pelos de animais, fumaça de cigarro e partículas de insetos. Substâncias químicas como tinta, desinfetantes e produtos de limpeza também podem desencadear o quadro.
  • Alergias: outras doenças alérgicas, como rinite e asma, podem favorecer um quadro de sinusite. A inflamação que ocorre com as alergias podem bloquear seus seios nasais.
  • Desvio de septo nasal: quando a parede entre as narinas não está alinhada, pode haver restrição ou bloqueio das passagens no seio nasal.
  • Trauma na face: um osso facial fraturado ou quebrado pode causar obstrução das vias nasais.
  • Doenças que afetam a imunidade: complicações de fibrose cística, refluxo gastroesofágico, AIDS e outras doenças relacionadas com o sistema imunológico podem resultar na obstrução nasal.
  • Infecções respiratórias: gripe, resfriado e outras doenças do trato respiratório podem inflamar e engrossar as membranas sinusais, bloqueando a drenagem de muco e criando condições favoráveis para o crescimento de bactérias. Essas infecções podem ser virais, bacterianas ou por fungos.
  • Células do sistema imunológico: em certas condições de saúde, as células do sistema imunológico chamadas eosinófilos pode causar inflamação dos seios.
  • Doenças que impedem que os cílios dos seios nasais se movam adequadamente: como a síndrome de Kartagener ou a síndrome dos cílios imóveis
  • Alterações de altitude: voar ou mergulhar.
  • Tabagismo
  • Infecções odontológicas que causem obstrução dos seios nasais.

Alimentos que podem causar a piora da sinusite

Agora vamos falar sobre quais são os principais alimentos para sinusite, tanto os que ajudam como que você deve evitar na dieta para manter essa condição longe de você.

Como citado anteriormente, a sinusite ocorre quando os seios paranasais, ou seios da face, que são espaços cheios de ar localizados dentro dos ossos e ao redor do nariz, inflamam. Isso acontece devido a uma alergia, infecção, ou alteração do sistema imunológico. São os seios paranasais que produzem muco e o drenam para o nariz. Se o nariz estiver inchado, isso pode bloqueá-los e causar dor e muito incômodo.

É por isso que, alguns fatores nutricionais, como quando a criança recebe amamentação prolongada, assim como evitar a introdução precoce de alimentos potencialmente alergênicos, parecem reduzir a probabilidade de a criança desenvolver alergias. O ideal é que as mães amamentem seus filhos por pelo menos seis meses, e evitem a introdução desses alimentos, como ovos, leite de vaca, nozes, peixe, trigo, soja, milho e cacau durante o primeiro ano.

A avaliação de medicina nutricional para sinusite começa realizando um completo histórico médico para identificar qualquer estímulo alérgico. Se uma pessoa é propensa a alergias, ela deve evitar consumir alimentos potencialmente alergênicos.

alimentos que pioram sinusite 3

Quais alimentos devo evitar?

1. Vinho

A grande maioria das bebidas alcoólicas possuem propriedades que aumentam a inflamação, mas o vinho, além disso, contém um composto chamado de histamina que pode provocar inchaço nos tecidos nasais.

2. Carnes vermelhas

Devido ao seu alto teor de proteína, a carne vermelha pode levar ao acúmulo excessivo de muco, e por sua vez, piorar a sinusite.

3. Açúcares refinados

Açúcares refinados, quando ingeridos em pequenas quantidades, podem ser inofensivos, mas quando a ingestão é alta, não apenas fazem com que você engorde como também têm propriedades que aumentam a inflamação, além de irritar o corpo e causar o aumento dos níveis de muco.

4. Café

Beber muito café desidrata o corpo, endurece o muco e inflama as membranas nasais, além de que a cafeína atua como um diurético e desidrata os tecidos do corpo, tornando-os suscetíveis à inflamação. Isso coloca o café entre os alimentos para sinusite que você deve evitar.

5. Alimentos que contêm glúten

O glúten pode desencadear uma resposta exagerada do sistema imunológico, causando a produção de histamina na cavidade sinusal. Quando ele entra no corpo, o sistema imunológico confunde a proteína com uma substância intrusa e reage ao glúten da mesma maneira como com um organismo infeccioso, uma bactéria ou um vírus.

Anticorpos são criados para atacar o glúten, acionando os glóbulos brancos para produzir histamina, que ajuda a proteger o corpo contra infecções, mas em grandes quantidades causa inchaço, irritação e inflamação.

6. Leite e produtos lácteos

Normalmente, os produtos lácteos engrossam o muco e por isso ele leva mais tempo para sair, causando congestão aguda. O leite integral, além de engrossar o muco, também acelera sua produção. O mesmo acontece com o sorvete, que contém caseína, resultando em congestão nasal.

Ao incorporar os que são bons alimentos para a sinusite em sua dieta, você não estará cuidando apenas dos seus seios nasais, mas também irá reduzir como um todo a inflamação em seu corpo. Isso irá melhorar a sua saúde, a do seu coração, tanto quanto a dor nas articulações, dores de cabeça e até mesmo ajudar com problemas na pele como a acne.

Alimentos a priorizar para melhorar a sinusite

Muitos alimentos que estão presentes no dia-a-dia de várias pessoas são conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias, assim como outras muito benéficas para a saúde, e aumentar o seu consumo irá ajudar a reduzir a congestão nasal e sinusal. Os alimentos para sinusite que podem ajudar na luta contra essa condição são:

1. Alimentos ricos em ácidos graxos

Para as pessoas que são propensas à rinite alérgica, os ácidos graxos e os antioxidantes podem influenciar a produção de mediadores alérgicos como a histamina e o leucotrieno, que desempenham um papel importante no tratamento.

Os alimentos que contêm ácido graxo ômega-3 têm efeito anti-inflamatório e reduzem o inchaço e a congestão sinusal. Além do mais, o ácido graxo atua como um anti-inflamatório natural, reduzindo o inchaço e congestão nasal.

Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 são óleo de linhaça, linhaça, peixes oleosos como salmão e sardinha, abacate, nozes e sementes.

2. Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C equilibra os níveis de histamina, reduz a inflamação, estimula o sistema imunológico e age como um anti-histamínico natural. Alguns alimentos que são fontes importantes de vitamina C e bons alimentos para a sinusite são as frutas cítricas, morangos, tomates, brócolis e mirtilos.

3. Alimentos ricos em quercetina

Foi provado que este composto flavonoide oferece benefícios na redução dos sintomas de alergia nasal, ajudando a inibir substâncias químicas inflamatórias e estabilizar os mastócitos que liberam histamina.

Exemplos de alimentos ricos em quercetina: cebolas, maçãs, bagas, brócolis, sementes e nozes.

4. Água

Beber bastante água irá manter os tecidos do corpo bem hidratados e manterá as membranas nasais úmidas, o que irá evitar o congestionamento.

5. Alho

O alho é conhecido por estimular e manter saudável o sistema imunológico, permitindo que uma pessoa possa lutar contra um resfriado comum, que é um precursor da infecção sinusal.

6. Frutas e vegetais frescos

Alimentar-se com muitas frutas e vegetais frescos fornecerá muitos nutrientes que são necessários para manter o sistema imunológico saudável, limpar o excesso de radicais livres e fornecer energia, o que é essencial para um bom metabolismo.

7. Vinagre de maçã

Beber vinagre de maçã diluído ou usá-lo no dia a dia como por exemplo em temperos de saladas irá fornecer potássio mineral, o que reduz a produção de muco.

8. Cúrcuma

Da família do gengibre, a cúrcuma contém curcumina, um conhecido fenol natural e anti-inflamatório que regula várias enzimas envolvidas nos mecanismos inflamatórios e a torna um dos melhores alimentos para sinusite.

9. Suco de cenoura

Consumir suco de cenoura puro ou em combinação com outros alimentos como pepino, beterraba ou espinafre é algo altamente benéfico no tratamento da sinusite. Misture 50 ml de suco de beterraba e pepino ou 100 ml de suco de espinafre com 150 ml de suco de cenoura para fazer um delicioso e nutritivo estimulante que aumentará a capacidade natural do corpo de combater a sinusite.

10. Alimentos ricos em vitamina E

Essa vitamina tem efeitos imunológicos que melhoram os sintomas da rinite, incluindo a supressão da migração de neutrófilos e a inibição da produção de imunoglobulina E (IgE). Nos adultos, o aumento do consumo de alimentos contendo vitamina E protege contra a febre do feno.

Exemplo de alimentos ricos em vitamina E: Espinafre, sementes de girassol, tofu, amêndoas, abacate, brócolis, peixe e azeite.

11. Algumas especiarias

Gengibre, manjericão e pimenta caiena ajudam a afinar o muco, estimulam os seios nasais e ajudam na circulação do ar. O gengibre, a pimenta chili e a pimenta preta contém gingerol, que é um polifenol com efeitos anti-inflamatórios que os torna bons alimentos para sinusite.

12. Abacaxi

A bromelina é um complexo enzimático proteolítico encontrado no abacaxi. Ela ajuda a curar os tecidos dos seios nasais, e é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e descongestionantes.

13. Chás

Alguns chás de ervas estimulam o sistema imunológico, reduzem a inflamação e a produção de muco e agem como um descongestionante. Infusões mais recomendadas são: gengibre, sabugueiro, camomila, hortelã e hera. 

14. Alimentos ricos em vitamina A

Esses alimentos que ajudam a construir membranas mucosas saudáveis na cabeça, garganta e tórax são ótimos também para a saúde dos olhos e da pele.

Alguns alimentos ricos em vitamina A: batata-doce, cenoura, folhas verdes escuras, damasco, abóbora, melancia, brócolis, pimentão vermelho e amarelo.

 

Quais os sintomas de sinusite?

Os sinais e sintomas da sinusite crônica não são tão semelhantes à sinusite aguda, pois nos quadros crônicos a tosse é um dos sintomas mais frequentes e a febre raramente está presente. Isso porque a sinusite aguda é uma infecção temporária dos seios muitas vezes associada a um resfriado.

Já a rinossinusite crônica corresponde a um processo inflamatório com duração prolongada (maior que 12 semanas) podendo ainda ser classificada em rinossinusite crônica com polipose e rinossinusite crônica sem polipose. Para o diagnóstico de rinossinusite crônica devemos ter dois ou mais dos seguintes sinais:

Obstrução nasal ou secreção nasal associados a pelo menos um dos sintomas:

  • Pressão ou dor facial
  • Redução ou perda do olfato
  • Associado a alterações tomográficas ou evidenciadas por exame de videonasofibroscopia
  • Com duração maior que 12 semanas.

Outros sinais e sintomas podem incluir:

  • Dor de ouvido
  • Dores no maxilar superior e dentes
  • Tosse, que pode ser pior durante a noite
  • Garganta inflamada
  • Mau hálito (halitose)
  • Fadiga ou irritabilidade
  • Náusea.

Diferencie os sintomas da rinite e sinusite

A maioria das pessoas acredita ter sinusite e rinite. Apesar de existir algumas diferenças entre as duas, a rinite pode desencadear uma sinusite. De certa forma, para a maior parte do público a diferença entre elas é um pouco confusa.

De forma simplificada, a rinite ataca apenas o nariz, já a sinusite se espalha para os seios da face (cavidades dentro do rosto que armazenam ar e ficam nas maçãs do rosto, atrás do olhos e no centro da testa).

Os principais sintomas da rinite são coriza, espirros, coceira no nariz e nariz entupido. A sinusite, por outro lado, pode causar secreção com cor no nariz, nariz entupido, tosse e pressão na face.

Diagnosticando a sinusite

O diagnóstico das rinossinusite é eminentemente clínico, ou seja, pela conversa com o médico e exame físico otorrinolaringológico geral, é possível realizar a maioria dos diagnósticos.

Você pode ter vários episódios de sinusite aguda com duração menor que 12 semanas antes de desenvolver sinusite crônica. Você pode ser encaminhado para otorrinolaringologista para avaliação e tratamento.

Agende uma consulta com seu médico se:

  • Você tem quadros de sinusite aguda constantes que não respondem ao tratamento
  • Você tem sintomas de sinusite que duram mais de sete dias
  • Seus sintomas não melhorarem depois de consultar o seu médico.

O médico irá examinar seus seios nasais, olhos, ouvidos, nariz e garganta. Esteja preparado para responder perguntas detalhadas sobre seus sintomas. O médico pode querer lhe perguntar:

  • Quais os sintomas que você tem?
  • Quando os sintomas começaram?
  • O que parece melhorar ou piorar os sintomas?
  • Se você tem ou teve uma infecção respiratória recentemente
  • Se você tem alergias
  • Se você fuma, está exposto ao fumo passivo ou a outros agentes alérgenos
  • Quais os medicamentos que toma, incluindo fitoterápicos e suplementos?
  • Quaisquer outros problemas de saúde que você tem?

Alguns exames podem ajudar no diagnóstico de sinusite:

Endoscopia nasal

Um tubo fino e flexível (endoscópio) com uma luz de fibra óptica na ponta é introduzido pelo nariz, possibilitando ao médico inspecionar visualmente o interior de suas cavidades nasais. Isso também é conhecido como nasofibrolaringoscopia.

Exames de imagem

Tomografias computadorizadas (TC) e podem mostrar detalhes de seus seios e área nasal. Eles podem identificar uma inflamação profunda ou obstrução física que é difícil de detectar usando um endoscópio. Além disso, esses exames avaliam a anatomia dos seios nasais, podendo indicar a necessidade de cirurgia. Raio X de seios da face não permitem uma avaliação adequada dos quadros de rinossinusite. As tomografias apenas são solicitadas em situações especiais, não como rotina!

Culturas nasais

São geralmente desnecessários para o diagnóstico de sinusite crônica. No entanto, nos casos em que a condição não responde ao tratamento, analisar os tecidos nasais pode ajudar a identificar a causa, como bactérias ou fungos. Examinar os cílios nasais e se eles funcionam corretamente também é uma opção.

Testes de alergia

Se o médico suspeitar que a doença seja causada por alergias, um teste de alergia de pele pode ser recomendado. São exames que ajudam a identificar o alérgeno responsável por sua sinusite.

Outros exames

O médico também pode pedir exames de sangue, para detectar doenças que afetam a imunidade, e exames de cloro no suor, para detectar fibrose cística.

Como tratar sinusite?

Alguns tratamentos são recomendados para ajudar a aliviar os sintomas da sinusite. Entre eles estão:

Lavagem nasal

A mistura de água e sal ajuda a dissolver as secreções nasais. Você pode inalar essa solução salina ou pingá-la em seu nariz. O ideal é misturar uma colher de chá de sal para cada litro de água. Outra opção acessível e encontrada facilmente em farmácias é o uso da soro fisiológico 0,9%, o mais indicado para lavagem nasal, tanto em adultos como para crianças.

Corticoides nasais

Sprays nasais ajudam a prevenir e tratar a inflamação. Exemplos incluem fluticasona, budesonida, triamcinolona, mometasona e beclometasona. Você pode precisar usar esses medicamentos durante vários dias ou semanas antes que eles atinjam o seu máximo benefício.

Ao contrário de corticosteroides orais, esses medicamentos têm um risco relativamente baixo de efeitos colaterais e são geralmente seguros para uso contínuo, uma vez que agem diretamente nos sinos nasais, em vez de passarem primeiro pela corrente sanguínea.

Corticosteroides orais ou injetáveis

Estes medicamentos são utilizados para aliviar a inflamação de sinusite com sintomas intensos, especialmente se você também tem pólipos nasais. Exemplos incluem a prednisona e a metilprednisolona.

Corticosteroides orais podem causar sérios efeitos colaterais quando usados durantes longos períodos, por isso eles são indicados apenas sob orientação médica.

Descongestionantes

Estes medicamentos estão disponíveis nas farmácias em forma de comprimidos, líquidos ou sprays nasais. Esses medicamentos são geralmente ministrados por 3 a 4 dias no máximo, caso contrário podem causar efeito rebote, levando ao aparecimento de um congestionamento mais grave e até alterações cardiovasculares.

Antibióticos

Os antibióticos são necessários para sinusite se você tiver uma infecção bacteriana. No entanto, a sinusite crônica é muitas vezes causada por algo diferente de bactérias, por isso, os antibióticos nem sempre ajudam. Na dúvida, converse com o médico.

Cirurgias para Sinusite

Nos casos em que a sinusite resiste ao tratamento, a cirurgia endoscópica pode ser uma opção. Para esse procedimento, o médico utiliza um endoscópio (tubo fino e flexível com uma luz ligada na ponta) para explorar suas passagens nasais.

Então, dependendo da fonte de obstrução, o médico pode utilizar vários instrumentos para remover o tecido ou raspar um pólipo que está causando a obstrução nasal. Ampliar a abertura do seio estreito também pode ser uma opção.

Leia também:

Sinusite: saiba os sintomas e como tratar
Lavagem nasal: quais as opções disponíveis no mercado e qual escolher?

O que tomar para sinusite?

Os remédios mais usados para o tratamento da sinusite são:

  • Acetilcisteína
  • Afrin
  • Amoxicilina
  • Amoxicilina + Clavulanato de Potássio
  • Ampicilina Sódica
  • Arflex
  • Astro
  • Avalox
  • Azitromicina
  • Bactrim
  • Bi Profenid
  • Broncho-Vaxom
  • Bacteracin e Bacteracin-F
  • Cefanaxil
  • Claritromicina
  • Clindamin-C
  • Ceclor
  • Cefaclor
  • Cefadroxila
  • Cefalexina
  • Cetoprofeno
  • Ceftriaxona Dissódica
  • Ceftriaxona Sódica
  • Clavulin
  • Clindamicina
  • Ciprofloxacino
  • Hincomox
  • Leucogen
  • Levofloxacino
  • Nasonex
  • Novamox 2x
  • Paracetamol Cafeina
  • Tylenol Sinus.

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, assim como a dosagem correta e a duração do tratamento. Sempre lembrando de orientar nossos leitores a seguirem à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedicar.

Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Sinusite tem cura?

As infecções nos seios nasais, em geral, são curáveis com medidas de autocuidado e tratamento médico aplicado. Se você tiver ataques recorrentes, deve verificar se existem causas subjacentes como pólipos nasais ou outros problemas como alergias. Fique atento aos alimentos que citamos mais acima também. Talvez seja necessário evitar alguns deles por um certo tempo.

Possíveis complicações

Embora sejam muito raras, as complicações da sinusite podem incluir:

  • Abscesso
  • Infecção óssea (osteomielite)
  • Meningite
  • Infecção em região de órbita pálpebras.

Consulte um médico imediatamente se tiver sintomas que podem ser um sinal de uma infecção grave:

  • Dor ou inchaço ao redor dos olhos
  • Testa inchada
  • Forte dor de cabeça
  • Febre
  • Confusão
  • Visão dupla ou outras alterações na visão
  • Torcicolo
  • Falta de ar.

O que é bom para sinusite de forma natural?

A sinusite pode ser um desafio estressante. Aqui listamos alguns tratamentos caseiros e sugestões que podem ajudar:

Diminua o ritmo

Faça pausas entre as tarefas e evite atividades que piorem os seus sintomas. Se achar melhor, faça uma lista diária de tarefas – isso pode ajudar a evitar que você se sobrecarregue. Você pode criar recompensas para a realização de objetivos simples.

Evite seus gatilhos

Tomar medidas para reduzir a sua exposição a coisas que provocam sintomas de sinusite é uma parte fundamental do controle da doença. Manter a casa sempre limpa, evitar o acúmulo de poeira e deixar algumas atividades de lado podem ajudar a prevenir uma crise.

Controle as doenças relacionadas

Alergias e a doença do refluxo gastroesofágico podem provocar ataques de asma. Se esse for o seu caso, tente tratar esses problemas antes de tratar a asma, condição que favorece a sinusite.

Inale vapor

O ressecamento das mucosas nasais favorece o acúmulo de impurezas. Isso cria um ambiente ideal para a proliferação de micro-organismos que podem causar uma infecção e, consequentemente, levar a um quadro de sinusite.

Por isso, a inalação de vapor é um método de evitar o problema, já que promove a limpeza das vias aéreas. Além disso, o hábito fluidifica o catarro acumulado, facilitando a sua eliminação.

Fique longe do cigarro

O tabagismo é altamente irritante para o nariz porque prejudica o batimento ciliar, que é o movimento de pequenos pelos que drenam as secreções da cavidade nasal. Desta maneira, a fumaça dificulta a limpeza e favorece a concentração de secreções, o que pode levar à sinusite.

O fumo passivo é especialmente prejudicial para crianças, pois têm cavidades nasais menores que facilmente podem ficar congestionadas. O mesmo acontece quando respiramos um ar com muita poluição.

Beba água

A ingestão de água fluidifica todas as secreções do corpo e, por isso, é uma medida essencial para quem deseja combater a sinusite. Quando uma pessoa apresenta um quadro de sinusite, as secreções geralmente estão mais concentradas, o que dificulta sua eliminação.

Beber bastante líquido ganha ainda mais importância no caso da sinusite causada por vírus e bactérias. Isso porque o processo infeccioso pode causar febre, aumentando a sudorese e a perda de água. Repor essa quantia perdida é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Faça lavagem nasal

A prática deveria estar na rotina mesmo daqueles que não sofrem de sinusite, pois reduz o risco de problemas respiratórios e alivia dores de cabeça. Para quem é vítima da sinusite, a lavagem nasal deve ser obrigatória.

Ela deixa as secreções concentradas nos seios nasais mais líquidas, facilitando a drenagem. O especialista recomenda o uso de soro fisiológico na versão spray para evitar que vírus ou bactérias contaminem o interior do produto, o que pode acontecer com o uso da versão tradicional.

Vale lembrar que a frequência da lavagem depende da necessidade do paciente. Ela deve ser feita no mínimo três vezes por dia ou sempre que o paciente sentir dificuldade de eliminar secreções nasais.

Elimine alérgenos do ambiente

Quem sofre de alguma alergia respiratória sabe: basta entrar em contato com pó, pelo ou seja qual for o alérgeno e já começam os espirros, a coceira nos olhos e o inchaço das estruturas nasais. Esta última reação, todavia, pode ser determinante na evolução para um quadro de sinusite.

Com o nariz bloqueado, o paciente tem dificuldade de respirar e até de assoar o nariz, favorecendo o acúmulo de secreções. Especialistas reforçam que quem sofre de sinusite deve primeiramente tratar a rinite alérgica – e parte do tratamento consiste em afastar da rotina os fatores que causam as crises.

Proteja-se do frio

O nariz é responsável por aquecer, umedecer e filtrar o ar. A respiração costuma ficar um pouco mais difícil em temperaturas baixas, já que é necessário reter o ar por mais tempo na cavidade nasal para que seja aquecido antes de chegar aos pulmões.

O problema é que a mudança brusca de um ambiente quente para um ambiente frio pode paralisar – ainda que temporariamente – o funcionamento do batimento ciliar, que faz esse trabalho de aquecimento.

Com essa função suspensa, há um risco maior de acúmulo de secreções que podem levar à sinusite. Por isso, antes de sair à rua, proteja boca e nariz com um lenço ou um cachecol, evitando a entrada direta de ar gelado.

Desligue o ar condicionado

O ar condicionado consegue unir três problemas em um só equipamento. Ele retira a umidade do ar, deixa o ambiente frio e ainda pode favorecer a concentração de poluentes se não for submetido à limpeza regular.

Por isso, sempre que possível, desligue o aparelho. Ele também costuma piorar quadros de rinite alérgica pelos mesmos motivos.

Durma com a cabeça elevada

A melhor posição para dormir é com a cabeça para cima. Dessa forma, ajudará a drenagem dos seus seios faciais, reduzindo o congestionamento.

Tratamentos caseiros para sinusite

Alguns remédios caseiros ajudam a reduzir os sintomas de sinusite, melhorando a congestão nasal, como:

  • Chá de camomila
  • Cloreto de magnésio
  • Suco de espinafre
  • Nebulização com eucalipto, água e sal
  • Inalação com cebola fervida.

Aqui no Cliquefarma você encontra os menores preços de medicamentos para sinusite e outros produtos e acessórios de saúde. Confira agora mesmo qual farmácia online tem as melhores ofertas e receba em casa tudo o que você precisa para o tratamento. Pesquise, compare e economize!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

20 Comments

Leave a Reply

<