Skip to main content

Com a chegada do inverno, o corpo dá sinais e as doenças respiratórias começam a surgir. A sinusite é uma delas.

A doença é uma inflamação na região dos seios da face, causada por complicações de um resfriado comum. Quando dizem, popularmente, sobre sinusite atacada, as pessoas se referem à sinusite aguda ou crônica. O melhor a fazer é tratar um resfriado inicialmente para que as complicações não levem a uma sinusite. Seus sintomas são congestão nasal, secreção e podem durar 10 dias aproximadamente. Outros sintomas podem ser febre, dificuldade de sentir cheiros, dores no ouvido e na garganta – que deve ser diferenciada da garganta inflamada.

Neste artigo você vai entender mais sobre sintomas da sinusite, a relevância de consultar um médico otorrinolaringologista, tomar os cuidados necessários e saber que a sinusite pode aparecer mesmo em dias que não está frio. Continue a leitura e saiba mais. 

O que é sinusite? 

Podemos dizer que sinusite é uma inflamação no seio da face, a região da parte central do rosto. Esta região é a mesma que dá ressonância à voz e faz o aquecimento do ar que entra pela boca e narinas. Nesta região há concentração de mucosas que, em grande quantidade, pode ser um dos sintomas da sinusite. A inflamação pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos e é preciso acompanhamento médico para um tratamento adequado. A sinusite pode ser considerada aguda ou crônica. 

  • Sinusite aguda: quando os sintomas duram entre 4 e 12 semanas. 
  • Sinusite crônica: quando os sintomas duram mais que 12 semanas.   

7 principais sintomas da sinusite 

A sinusite é caracterizada pela inflamação da mucosa da cavidade nasal e dos seios paranasais, ou seja, toda parte interna do nariz inclusive as cavidades ao redor do nariz, nas maçãs, olhos e no rosto também apresentam inflamação. As características para identificar a doença são muito parecidas com os de um resfriado comum que pode ser um dos agentes causadores da rinosinusite. Porém, os sintomas são mais intensos e com duração mais longa. 

Normalmente os principais sintomas que aparecem são:

  • Obstrução/congestão nasal;
  • Coriza nasal que escorre também para a garganta; 
  • Dor/pressão facial; 
  • Perda ou redução do olfato; 
  • Febre; 
  • Tosse seca noturna;
  • Irritação na faríngea (garganta arranhando). 

O que causa a sinusite atacada? 

Essa inflamação pode ser desencadeada por diversos fatores, entretanto alguns mais comuns são a presença de vírus ou bactérias, mas também fatores como: ambiente, anatomia, alergias e fatores genéticos podem contribuir para que a doença seja mais presente. 

Quando os sintomas presentes no resfriado comum começam a piorar, a partir do 5º dia, é valido começar a prestar mais atenção nos cuidados que estão sendo feitos. Há necessidade de ir ao PS (posto de saúde) quando, especialmente, a febre ultrapassa este período e não há melhora, nem mesmo com tratamento medicamentoso. Vale inclusive, uma tele consulta para avaliação do caso ou buscar uma emergência em um posto de saúde.

O que é bom para sinusite? 

Quando falamos em tratar a sinusite, nos referimos ao tratamento dos sintomas e desconfortos que a doença trás. Para tratar a sinusite, os médicos podem recomendar uma combinação de medidas, incluindo:  

Lavagem nasal

A irrigação nasal com soluções salinas pode ajudar a limpar as passagens nasais, removendo muco e aliviando a congestão. Pode ser utilizado um irrigador nasal ou uma seringa de bulbo para realizar a lavagem, sempre seguindo as instruções adequadas.  

Dica: é importante deixar o soro em temperatura morna, mesmo em dias quentes. Assim, a lavagem se torna mais confortável. Leia mais dicas sobre lavagem nasal e produtos disponíveis no mercado, neste artigo do blog

Descongestionantes

Medicamentos como descongestionantes orais ou em spray podem ajudar a aliviar a congestão nasal e reduzir o inchaço dos seios nasais. No entanto, é importante seguir as instruções do médico ou farmacêutico e não usar descongestionantes por longos períodos, pois podem ocorrer efeitos colaterais.  

Analgésicos e anti-inflamatórios

Medicamentos como paracetamol ou ibuprofeno podem ajudar a aliviar a dor e reduzir a inflamação associada à sinusite. Novamente, é essencial seguir as instruções do médico e respeitar as doses recomendadas.  

Corticosteroides

Em alguns casos de sinusite mais grave, os médicos podem prescrever corticosteroides nasais ou orais para reduzir a inflamação e os sintomas. Esses medicamentos são geralmente usados por um curto período e conforme orientação médica.  

É importante destacar que essas são apenas algumas opções de tratamento para sinusite e que cada caso pode requerer abordagens diferentes. É importante buscar orientação médica para obter um diagnóstico correto e um plano de tratamento adequado às suas necessidades específicas.

Tratamento caseiro: quais as formas naturais de aliviar sinusite?

A sinusite é uma doença que exige cuidado por conta da recorrência. Como a grande maioria dos casos de sinusite são de origem viral, há um ciclo de evolução até a regressão. Por esse motivo, tudo o que é considerado bom para sinusite é para trazer conforto ao paciente, incluindo tratamentos paliativos e que podem virar parte da rotina. Alguns desses cuidados que podem ser feitos em casa são:

  • Usar umidificador para melhorar a umidade do ar, preferencialmente quando o clima estiver muito seco;
  • Evitar o contato com cigarro, até mesmo evitar se expor é a melhor opção para minimizar ou espaçar as crises;
  • Atenção aos produtos de limpeza, algumas fórmulas podem irritar a mucosa, assim como o tabaco. Prefira produtos mais suaves e deixe o ambiente arejado sempre que possível;
  • Cuidados com a ingestão de alguns alimentos também podem ajudar no alívio dos sintomas da sinusite.

Cuidar da saúde é fundamental e buscar uma autoridade especializada é importante. Não se automedique e sempre procure um médico para esclarecer suas dúvidas. A sinusite é uma doença que exige cuidado, mas possui tratamento e pode aliviar muito seus sintomas com o tratamento correto. 
 
No CliqueFarma você compara e encontra os menores preços em medicamentos para sinusite aguda, sinusite crônica e outras doenças respiratórias.

Leia também:
O que é caseum e como tirar bolinhas brancas da garganta

Pergunte ao especialista

Veja as respostas para as principais dúvidas relacionadas à sinusite:

Quando é necessário procurar ajuda médica para sinusite? 

Quando os sintomas presentes no resfriado comum começam a piorar, a partir do 5º dia de sintoma. Nesse momento é valido começar a prestar mais atenção nos sintomas e nos cuidados que estão sendo feitos. Quando a febre ultrapassar o 5º dia e não há melhora nem mesmo com tratamento medicamentoso, procure ajuda com um otorrinolaringologista.

Tem como diferenciar uma gripe de uma sinusite? Como saber? 

Para o paciente é difícil saber, mas o médico ou profissional da saúde podem ter mais facilidade. Entretanto, ainda assim nem sempre será possível determinar que um resfriado se tornou uma rinosinusite, mas toda rinosinusite iniciou com um resfriado. 

É mais fácil perceber que é uma rinosinusite quando há sinais de complicações como, inchaço dos olhos e vermelhidão, padrão de mobilidade dos olhos diferente, e até mesmo na qualidade da visão, entre outros fatores.


Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<