Skip to main content

Antes de começarmos a falar sobre aquafobia, é interessante explicarmos a diferença entre Hidrofobia e Aquafobia. Ambas estas condições não são os mesmas: A hidrofobia é o termo usado para representar o medo de água desenvolvido na fase posterior da raiva (doença). Aquafobia, por outro lado, é uma fobia social, que é definida como o medo de água persistente, indevido e irracional.

Aquafobia é um transtorno psicológico caracterizado pelo medo excessivo ou irracional de água. Este tipo de fobia específica leva os indivíduos hidrofóbicos a evitarem qualquer passeio em via navegável (mar, rio, lago) como também evitam banharem-se em piscinas, represas, cachoeiras, lagos, rios e mares, com medo de se afogarem.

Mesmo quando a água não representa uma ameaça (como visualizar uma piscina), sensações de pânico, terror, ansiedade, taquicardia, sudorese, náuseas, hiperventilação (respiração rápida e profunda), tremores, ocorrem nos indivíduos hidrofóbicos, que podem inclusive desmaiar. Algumas vítimas de hidrofobia podem ainda evitar entrar em uma simples banheira de hidromassagem ou até mesmo evitar as duchas (chuveiros), em casos mais extremos.

Causas de aquafobia

  • As raízes dessa fobia podem ser atribuídas a incidentes traumáticos prévios com água, como quase se afogar, ou ter sido empurrado em piscinas, lagos, lagoas, cachoeiras e etc por brincadeira, ou ter caído de um barco ou plataforma. Poderíamos até ter testemunhado um evento traumático, como o afogamento ou morte de um ente querido na água.
  • O medo da água às vezes pode ser aprendido com os cuidadores ou pais: estes adultos poderiam ter dado excessivos avisos de advertência para a criança sobre entrar ou ir para perto da água. Um pai que tem medo de água pode passar o medo para a criança. Histórias, filmes, incidentes ou reportagens sobre afogamento  também podem incutir um profundo sentimento de medo da água.
  • As pessoas que não estão acostumadas à água, tais como aqueles que cresceram em áreas arenosas do deserto são mais propensos a desenvolver aquafobia.

Sintomas do medo de água

Pessoas com aquafobia tendem a exibir seguintes sintomas:

  • Eles tentam evitar a água a todo custo.
  • Eles podem sofrer de ansiedade ou ataques de pânico apenas por pensar em água
  • Pessoas com aquafobia muitas vezes têm falta de higiene por evitar tomar banhos por longos períodos.
  • À vista da água, eles começam a hiperventilar; têm maior pressão arterial e freqüência cardíaca ou respiração superficial.
  • Eles podem desmaiar ante a visão da água
  • Suar, tremer, chorar, e outros sinais de perda de controle são comuns em indivíduos aquafóbicos.
  • Os sintomas variam com base no grau e extensão da fobia. Alguns pacientes não estão mesmo cientes de sua fobia e à sua mente vem inconscientemente formas criativas de evitar a água em vez de enfrentar o embaraço ou sentir o estresse emocional.

Tratamento

A hidrofobia pode ser tratada através de psicoterapias que utiliza meios psicológicos para acabar com a fobia do paciente. A técnica de dessensibilização gradual é uma opção muito utilizada pelos psiquiatras que expõe os pacientes ao objeto de sua fobia (água) aos poucos, até que se sintam mais confiantes em relação aos seus medos e possivelmente cheguem à cura. Esta técnica pode começar com a visualização de fotografias ou desenhos de água, mostradas lentamente até que cheguem a um estágio onde seja possível visitar uma piscina ou praia. Além disto, hipnoterapias têm sido eficazes no tratamento, como também o uso de medicamentos em casos mais extremos, para controlar a ansiedade.

aquafobia

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<