Skip to main content

Pelos encravados são um problema muito comum, principalmente entre as pessoas que costumam depilar a pele. Mas você sabia que há situações em que esse incômodo requer intervenção médica?

Isso acontece porque pode ser desencadeada uma foliculite e, em casos mais graves, o furúnculo.

Entenda nesse post como identificar, tratar e prevenir pelos encravados, evitando ao máximo possíveis desconfortos e complicações.

O que é pelo encravado?

O pelo fica encravado quando, por alguma questão anterior (corte ou depilação, por exemplo), seu crescimento é “bloqueado” e o fio não é capaz de romper a barreira de queratina, que é a última camada para que ele se exponha na nossa pele. Essa condição pode se complicar através de uma inflamação, tornando-se o que chamamos de foliculite

De forma simples, a foliculite é caracterizada por uma infecção do local de nascimento do pelo (unidade pilosebacea ou folículo pilose). Acontece com frequência em regiões depiladas do corpo – axilas, virilha, pernas, barba, pescoço, costas – e em locais onde há cortes, lesões ou fricção. Além disso, pessoas com sobrepeso ou obesas possuem foliculites em regiões de dobras e fricção de roupas, como peças íntimas e calças.

Muitos pacientes confundem o pelo encravado ou a foliculite com uma espinha, já que as duas condições são bem parecidas. Entretanto, existem algumas características diferentes. É possível levar em consideração sintomas como coceira ou descamação leve, a localização e até mesmo o histórico do lugar em que apareceu a lesão – se houve depilação recentemente ou se é uma região onde há muita fricção com tecidos, por exemplo. Em alguns casos, a depender do estado do pelo encravado, às vezes é até mesmo possível ver o pelo dentro da pele quando não há inflamação. 

Pelo encravado pode causar furúnculo?

Sim, é possível! Mas não acontece em 100% dos casos.

O pelo encravado pode evoluir para uma foliculite, ou seja, ficar infectado com algum fungo, bactéria ou vírus. Na maioria dos casos, essa foliculite é superficial, acometendo somente a parte superior do folículo piloso, sendo transitória, de tratamento fácil e com poucas complicações. 

Porém, também existe a foliculite profunda, que acomete a estrutura total do folículo piloso, o que caracteriza um furúnculo.

O furúnculo, por sua vez, requer orientações específicas e tratamento médico, pois é uma infecção de pele profunda, podendo deixar cicatrizes e trazer complicações no tratamento. 

Como saber se tenho espinha, pelo encravado ou furunculo? É importante observar alguns sinais na região afetada:

  • duração de mais de 10 dias;
  • área extensa de inflamação;
  • localização propensa a complicações, como face ou coluna vertebral;
  • presença de febre;
  • lesões múltiplas;
  • reincidência.

Em qualquer um desses casos, agende uma consulta com um dermatologista.

Quais os cuidados para prevenir? 

A prevenção é sempre a higiene durante o processo de depilação. O ideal é evitar lâminas que apenas cortam o fio do pelo pela metade, em vez de eliminá-lo pela raiz. Mas caso isso não seja possível, vale se atentar a alguns cuidados na depilação corporal, facial ou durante a depilação da barba.

Dicas para evitar o pelo encravado

  • Esfoliar a pele alguns dias antes da depilação;
  • Separar as lâminas usadas na depilação, uma para uso em regiões íntimas e outra para regiões distintas;
  • Higienizar a pele da região a ser depilada antes do procedimento; 
  • Usar cremes, loções ou espumas apropriadas para uso de lâminas, preferencialmente, com agentes antissépticos;  
  • Prefira o corte sempre no sentido do fio e não contra o fio (pois lesiona mais a pele e abre oportunidade para infecção); 
  • Usar a lâmina nova e com boa condição de corte; 
  • Usar produtos calmantes e cicatrizantes ao final do procedimento. 

Os cuidados para a depilação com a lâmina são os mesmos para depilação com cera – a principal dica nesse segundo caso é evitar que a profissional assopre a cera no palito ou na sua pele (para não soltar saliva) e certificar-se de que os materiais são descartáveis e a cera, nova. Em suma, escolher um local de confiança e em boas condições sanitárias.

Existem ainda os cremes depilatórios, que não lesionam a pele, porém podem causar alergias ou irritações. Por isso, a melhor forma de evitar pelos encravados e a foliculite é a depilação a laser ou – de maneira não definitiva – a luz pulsada. 

Cuidados com a barba: é importante fazer uso correto de lâminas para raspar pelos e minimizar efeitos como o pelo encravado ou inflamados

Pode estourar o espremer pelo encravado?

Espremer o pelo encravado não é indicado, o melhor é deixar ele “tentar” sair sozinho ou realizar uma esfoliação suave na região. O grande causador da foliculite é o Staphylococcus aureus, que vive na nossa pele em harmonia, porém quando em contato com alguma lesão (porta de entrada para nosso corpo) e em condições apropriadas, pode se desenvolver e infeccionar o local. Caso isso aconteça, o ideal é melhorar a higiene, usar roupas mais leves e aplicar pomadas com ação antisséptica, como por exemplo a Nebacetin. 

Além disso, espremer o local quando já está com pus – na fase de foliculite ou furúnculo –  é ainda menos recomendado, pois essa prática pode agravar a infecção e espalhá-la para outras regiões.

Como tratar o furúnculo?

De forma geral, evite coçar ou espremer, higienize o local e as mãos, troque roupas de banho, cama e de uso pessoal regularmente. Outra dica é optar por tecidos bons para a transpiração e utilizar compressas de água quente.

Pomadas com ação antisséptica, bactericidas e até mesmo pomadas anti-inflamatórias ou antifúngicas podem opções para tratamento da infecção.

Na maioria dos casos, o furúnculo some naturalmente em cerca de 7 a 10 dias, mas é possível que decorram complicações e cicatrizes sem o tratamento adequado.

Procure um médico se o quadro se agravar ou se estender além do período esperado. É possível que sejam receitados antibióticos e até mesmo a drenagem cirúrgica.

Esse é um problema comum, mas que não deve ser negligenciado. Por isso, preste sempre atenção à sua pele, tomando os cuidados adequados, como principalmente, rotina de higiene e hidratação.

Aqui no blog você encontra diversas outras dicas de saúde e bem-estar. Além de se informar, não deixe de acessar o CliqueFarma para garantir os melhores preços em seus produtos para a pele!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<