Skip to main content

Se você está em busca de um tratamento facial eficaz para a pele, provavelmente já ouviu falar sobre o uso de ácidos. Um dos mais populares é o ácido hialurônico, que é muito associado a uma pele mais jovem, mas há muitos outros. 

Hoje, são diversas as opções disponíveis no mercado, mas com tanta variedade, como escolher o melhor para a sua pele? Neste post, iremos falar sobre os principais tipos de ácidos para o rosto e suas características, para que você saiba como escolher o mais adequado para suas necessidades antes de comprar. Confira! 

O que são ácidos para a pele? 

Ácidos para a pele são substâncias químicas que ajudam a renovar a pele e tratar diversas condições dermatológicas. Podem ser usados no clareamento de manchas, redução de rugas e linhas de expressão, tratamento de acne e melhora da textura da pele. 

A dermatologia evoluiu muito nos últimos anos e junto dela os ativos utilizados na composição dos produtos para a rotina de skincare. Os ácidos são alguns desses ativos que fazem parte da grande maioria de cremes e séruns, e somam muito no processo de autocuidado. 

É comum achar que os ácidos são perigosos ou que existem para clarear, por exemplo, mas isso é mito. São várias as possibilidades de tratamento com ácidos. Tudo vai depender do que a pessoa busca e o entendimento correto do que a pele precisa naquele momento, de preferência, com a ajuda de um médico dermatologista.  

Quais são os tipos e para que servem os ácidos para a pele? 

Existem ácidos que ajudam a controlar a oleosidade, outros com ação hidratante ou para melasma, bem como ácidos que estimulam a produção de colágeno, por exemplo. Conheça alguns dos tipos de ácidos mais procurados e para que servem: 

1. Ácido hialurônico

É um excelente ativo preenchedor e hidratante, e com boa textura para os mais variados tipos de pele. Ajuda a manter a elasticidade e o volume natural da pele, além de reduzir rugas e linhas de expressão. 

2. Ácido glicólico  

O ácido glicólico é uma das melhores opções de ácidos para pele oleosa, com acne ou manchas. Indicado para clarear a pele e controlar a oleosidade. É conhecido pelo efeito similar ao peeling químico. Geralmente está presente em várias opções de produtos para a pele, nas concentrações de 5% a 15%. Pode ser encontrado em diversas texturas e preços.  

3. Ácido retinóico  

Derivado da vitamina A, é um ativo clareador de melasma, muito utilizado em dermocosméticos anti-idade. É mais é indicado para quem tem pele madura ou com sinais de envelhecimento. Importante tomar alguns cuidados no uso e frequência, dependendo do tipo de pele e condições de saúde, já que não é indicado para gestantes, por exemplo. 

4. Ácido ascórbico 

É o nome técnico para vitamina C, um excelente ativo e muito seguro para estímulo de produção de colágeno, o que torna a pele mais viçosa e reduz linhas de expressão. O ácido ascórbico também ajuda a trazer luminosidade para a pele e a sensação de clareamento. 

5. Ácido mandélico 

Conhecido como uma boa opção para tratar a acne, tem o diferencial de ser um ácido menos irritativo e bem aceito na pele oleosa e em peles sensíveis, inclusive em pacientes com rosáceas (doença que deixa a pele seca e avermelhada). É capaz de regular a oleosidade da pele, promover uma ação clareadora nas manchas e estimular a produção de colágeno. É possível encontrar produtos, geralmente, com 2% a 10% de ácido mandélico na formulação. 

Como utilizar ácidos na pele  

Para utilizar ácidos na pele, é importante seguir as recomendações do dermatologista. A aplicação deve ser feita com cuidado e seguindo as instruções de uso do produto. Para os ácidos com maior potência, aqueles com o benefício do peeling – em que a pele sofre descamação e são mais irritativos, deve-se evitar o uso diário

Já os ácidos mais suaves, que penetram menos na pele e oferecem resultados tão bons quanto os ácidos mais abrasivos, podem ser aplicados de 1 a 2 vezes ao dia.  

Lembrando que é essencial usar o seu filtro solar de costume, durante ou fora da época do verão. Inclusive, o protetor solar, preferencialmente com fator de proteção acima de 30, é uma etapa mandatória para todo paciente com melasma e acne.  

Não deixe de usar também o hidratante, fundamental para repor a barreira de proteção. Ainda com relação à hidratação, vale lembrar que alguns ácidos também hidratam, como é o caso dos ativos ácido hialurônico e o dexpantenol. 

Qual o melhor ácido para o rosto?  

Como vimos, cada tipo de ácido tem suas próprias indicações e benefícios e não há como determinar qual o melhor ácido para o rosto. Agora que você já conhece as principais características e como são comercializados, é importante dar atenção à variação de preços. Afinal, um mesmo produto facial com ácido pode ser mais caro ou mais barato em diferentes lojas. 

Por isso recomendamos acessar o CliqueFarma para comparar os preços do produto desejado e economizar com as ofertas das farmácias online. Conheça alguns tipos de ácidos para o rosto disponíveis no site: 

acidos para o rosto 1 2

Sérum Adcos Derma Complex Concentrado Vitamina C Anti-Idade

Este sérum da Adcos, contém 20% de vitamina C e traz ao mercado uma fórmula antioxidante e hipoalergênica, o que proporciona melhores resultados com relação à rejuvenescimento. É indicado para que procura estimular a produção de colágeno e revelar a luminosidade natural do rosto. Compre Sérum Adcos Vitamina C 

Solução Simple Organic Retinol Like

Opção de ácido retinóico, ou também encontrado como retinol, esse sérum da Simple Organic é uma ótima aliado no objetivo de manter a pele iluminada, saudável e sem manchas. É indicado para peles oleosas e, principalmente, para quem procura produtos anti-idade. Compre Simple Organic Solução Retinol Like

acidos para o rosto 3 4

Sérum Facial Antioxidante Isdinceutics Flavo-C

Com ação antioxidante, este sérum, da marca Isdin, tem vitamina C e ginkgo biloba em sua fórmula. Proporciona mais hidratação à pele, além de garantir mais elasticidade e uma pele mais iluminada, além de suavizar rugas. Tem fórmula vegana e aplicação simples, em gotas. Compre Isdin Flavo-C

Sérum Anti-Rugas La Roche Posay Glycolic

Pode ser usado em todos os tipos de pele, incluindo peles oleosas ou mais sensíveis. Promete reduzir rugas e linhas de expressão nas primeiras 4 semanas de uso, sem irritar. A fórmula, da La Roche, tem como principal combinação: ácido hialurônico, ácido glicólico e água termal. Compre Sérum La Roche Glycolic

Procure um dermatologista para tirar demais dúvidas e conte com o CliqueFarma para se informar e pesquisar pelos menores preços de dermocosméticos e outros produtos de saúde!  

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<