Skip to main content

Você já ouviu falar sobre o carvão ativado e se perguntou para que serve? Neste artigo, vamos falar sobre o carvão vegetal ativado e o porquê o carvão ativado é considerado uma ferramenta para emagrecer, cuidar da pele, entre outros benefícios para a saúde.

Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre esse composto versátil e poderoso que pode ser encontrado tanto em cremes para a pele e cabelos ou como medicamento para uso oral.

carvão vegetal ativado: para que serve e como usar

O que é carvão vegetal ativado?

No cotidiano o carvão vegetal é utilizado como combustível de aquecedores, lareira, churrasqueiras e fogões a lenha, além de abastecer alguns setores industriais, como as siderúrgicas.

Com o seu uso datado desde à Antiguidade, na civilização egípcia tinha seu uso difundido na purificação de óleos e uso medicinal. Na Segunda Guerra serviu para a retirada de gases tóxicos a partir de sua elevada capacidade de absorver impurezas sem alterar sua estrutura, em razão de sua composição porosa.

No Brasil há relatos de uso de carvão vegetal por parte dos índios, esses realizavam a mistura da substância com gorduras de animais com finalidade de combater doenças como tumores e úlceras.

Conhecido por seus poderes detox, o carvão ativado é uma forma de carbono puro de grande porosidade, com propriedades atribuídas à sua superfície, dentre elas, a remoção de impurezas dissolvidas em solução.  

O carvão vegetal ativado é capaz de fazer a absorção de toxinas e químicos no corpo, tendo por isso vários benefícios para a saúde, já que contribui para a diminuição dos gases intestinais e da dor abdominal, branqueamento dos dentes e, até mesmo, no tratamento de intoxicações. Pode ser encontrado comercialmente como Carverol®, na forma de comprimido ou em pó.

Vale lembrar que ele também compromete a absorção de certas vitaminas, minerais e medicamentos, por isso deve ser usado com moderação e em horários diferentes dos outros medicamentos.

Para que serve a carvão ativado?

Os principais benefícios do carvão ativado são:

Desintoxicação do corpo

O carvão vegetal ativado pode ser usado no tratamento de quadros de intoxicação por medicamentos, metais, plantas tóxicas, agrotóxicos e outras substâncias maléficas ao organismo.

Seu uso para descontaminação gastrointestinal é comprovado por pesquisas científicas e é considerado tão efetivo quanto a lavagem gástrica. Porém, por ser um procedimento realizado em ambiente hospitalar, deve ser sempre avaliado pelos médicos, já que o carvão vegetal não é indicado para todos os casos de intoxicação e pode causar reações indesejadas como vômitos, constipação intestinal, entre outros sintomas.

Deixa a pele mais bonita

Na pele, por promover essa limpeza, controla a oleosidade, reduz o tamanho dos poros e também a quantidade dos cravos, tornando-a mais iluminada, uniforme, firme e macia.

Você pode aproveitar os benefícios do carvão ativado para a pele e para a saúde dos cabelos em itens como máscara facial com carvão vegetal ativado, esfoliante corporal, entre outros produtos de beleza que podem fazer parte da sua rotina de limpeza da pele e skincare.

Remove impurezas da água

Algumas impurezas da água podem ser removidas com carvão vegetal ativado como pesticidas, vestígios de lixo industrial e alguns químicos, sendo por isso muito usado em sistemas de filtração de água.

Contribui para o controle de gases

Um estudo no American Journal of Gastroenterology descobriu que o carvão vegetal ativado pode impedir a formação de gás intestinal, através da ligação dos subprodutos causadores de gases presentes em alguns alimentos, mas a causa de formação de gases é multifatorial e deve ser avaliada por um especialista.

Dá brilho ao cabelo

O carvão ativado ajuda a retirar as impurezas do couro cabeludo, fazendo com que o cabelo fique mais brilhoso e sedoso. Além disso, ajuda na na prevenção de dermatites seborreicas (caspas). Dentre as opções de shampoos com carvão vegetal ativado a maior parte deles tem ação purificante e são feitos para ajudar no controle da oleosidade dos fios.

carvão ativado em pó: entenda o uso!

Ajuda no controle do colesterol

Como ele absorve a gordura e leva para fora do corpo ele pode ajudar no controle do colesterol. Contudo, só deve ser utilizado com orientação médica.

Clareamento dos dentes

O carvão ativado também pode ser indicado para o clareamento dos dentes.  O carvão pode ser utilizado 2 a 3 vezes por semana, colocando-o na escova e escovando os dentes. 

Além disso, já existem pastas de dente à venda em farmácias, que têm carvão ativado na sua composição. Porém, com o uso prolongado, pode acabar deixando os dentes sensíveis e quebradiços. Converse com o seu dentista antes de usar.

Ajuda a prevenir a ressaca

O carvão vegetal ativado impede a absorção de outros químicos que compõem as bebidas alcoólicas, como adoçantes artificiais, sulfitos e outras toxinas, por isso, ajuda a reduzir os sintomas da ressaca.

Além disso, o carvão vegetal ativado também pode ser usado em casos de enterite, colite e enterocolite, aerofagias e meteorismo. No entanto, ele não é capaz de absorver o álcool, derivados do petróleo, potássio, ferro, lítio e outros metais. 

Como utilizar o carvão vegetal ativado de maneira correta

O modo de uso do carvão vegetal ativado consiste na ingestão de 1 a 2 cápsulas, 3 a 4 vezes por dia, sendo a dose máxima diária de 6 comprimidos por dia para adultos, e 3 comprimidos para crianças.

Para prevenção da ressaca, a dose recomendada é de 1 g de carvão vegetal ativado antes do consumo de bebidas alcoólicas e 1 g após o consumo.

Os comprimidos não devem ser misturados com soro fisiológico, mas podem ser tomados com água ou suco de fruta. 

Contraindicações

O carvão ativado não é indicado em alguns casos. Procure um médico ou nutricionista para receber as melhores recomendações. Aqui estão algumas contraindicações:

  • Gestantes
  • Amamentação
  • Crianças
  • Hipersensibilidade de alguns componentes
  • Obstrução intestinal
  • Problemas gastrointestinais
  • Cirurgia de intestino
  • Pessoas que ingeriram substâncias corrosivas

Efeitos colaterais

Quando usado incorretamente e sem orientação médica, o carvão ativado pode causar os seguintes efeitos colaterais:

  • Escurecimento das fezes
  • Vômitos
  • Constipação (prisão de ventre)
  • Diarreia
  • Prejuízo nutricional quando usado em excesso para efeito Detox

Onde comprar?

Você encontra carvão vegetal em comprimidos, entre outras versões, nas farmácias e drogarias online disponíveis no CliqueFarma. Quem tem interesse ou recebeu uma recomendação de uso de outros produtos à base de plantas medicinais também pode buscar por medicamentos fitoterápicos. Compare as ofertas no site e encontre o menor preço com a melhor condição de entrega. Confira! 

carvão vegetal ativado em pó e em cápsulas: veja para que serve!

Pergunte ao especialista

Confira as respostas para as principais dúvidas relacionadas a carvão vegetal ativado:

Carvão ativado possui efeito detox e ajuda no emagrecimento?

O carvão ativado tem alto poder de absorção, o que faz com que as pessoas associem ao “efeito detox”, conhecido popularmente como uma forma de desinchar, procurada por quem está em processo de emagrecimento. Porém, não há comprovação cientifica de que o carvão tenha efeito emagrecedor.

Procure um nutricionista para tirar suas dúvidas com relação ao uso de carvão ativado na dieta. Manter hábitos saudáveis, com a melhor alimentação e diminuição do uso de fármacos, é um bom primeiro passo.

Pode tomar carvão ativado todos os dias?

De acordo com a bula, o carvão vegetal ativado em comprimidos ou cápsulas pode ser tomado algumas vezes durante o dia, de preferência por 3 vezes, entre as refeições. O período do tratamento deve ser determinado pelo médico, pois pode haver reações indesejadas por conta do uso prolongado.

Carvão ativado pode ser usado no tratamento de colites?

Sim. O uso do carvão vegetal ativado para auxílio no tratamento de colites, enterites e entercolites é aprovada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

É possível fazer o carvão vegetal em casa?

Apesar de muitos locais explicarem como fazer o carvão em casa, os especialistas indicam que o mais indicado é usar o produto comercializado, pois é feito por profissionais aptos a produzi-los, passando por processos e avaliações para chegar no produto final.

Ao fazer o carvão ativado em casa, poderá haver contaminação ou erros durante as etapas de produção, aumentando os riscos de problemas a saúde e pele.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

4 Comments

  • Nisete Petronila Soares Candido disse:

    Eu posso tomar já fiz cirurgia de intestino retirada de um tumor,será que posso tomar?

  • Lourdes Cavalcante disse:

    Por quanto tempo se deve tomar o carvão ativado?

  • Manuel Fernando. Antunes disse:

    Eu tive uma dor abdominal mesmo debaixo das costelas. Fui 3 vezes de urgência para o hospital. Das 3 vezes estive lá. Cerca de 10 horas a sofrer. Porque está dor não é brincadeira fiz análises. Fiz e ecografia. E não acusou nada. Passado. Um mês fui fazer uma endoscopia. Acusou gastrite . Mas o médico só me receitou omeprazol 20 mg . Bem o que me tem safado. Tem sido. O carvão vegetal ativado. Não me tem doído. Só gostaria de saber quanto tempo o posso tomar.se. Alguém souber agradeço.comigo está a resultar.

  • rosilene maria herculano disse:

    comecei tomar ontem dia 11/08/22 tome uma capsula e me deu um soninho ,ta certo? quero saber se da ansiedade ou fadiga porq tomo clonazepam em gotas e que horas posso tomar clonazepam em gotas ,pode ser 2 horas depois do comprimido de carvaoou outros tomo puran t4 para tireiode hipotireoidismo,obrigada

Leave a Reply

<