Carvão Vegetal Ativado – Para que serve e como utilizar

27/10/2020 0 Por Redação CliqueFarma

Vamos falar hoje do Carvão Vegetal Ativado? Você sabe o que é? Vamos te explicar certinho para o que ele é indicado, modo correto de utilizar e ainda onde você consegue encontrar. Mas, como sempre gostamos de deixar claro aqui no blog, para não perder nada, você precisa acompanhar o artigo completo até o final! Confira agora mesmo!

O que é carvão vegetal ativado?

No cotidiano o carvão vegetal é utilizado como combustível de aquecedores, lareira, churrasqueiras e fogões a lenha, além de abastecer alguns setores industriais, como as siderúrgicas.

 

Com o seu uso datado desde à Antiguidade, na civilização egípcia tinha seu uso difundido na purificação de óleos e uso medicinal. Na Segunda Guerra serviu para a retirada de gases tóxicos a partir de sua elevada capacidade de absorver impurezas sem alterar sua estrutura, em razão de sua composição porosa.

 

No Brasil há relatos de uso de carvão vegetal por parte dos índios, esses realizavam a mistura da substância com gorduras de animais com finalidade de combater doenças como tumores e úlceras.

 

Conhecido por seus poderes detox, o carvão ativado é uma forma de carbono puro de grande porosidade, com propriedades atribuídas à sua superfície, dentre elas, a remoção de impurezas dissolvidas em solução.  

 

É um remédio em forma de cápsulas ou comprimidos que atua através da adsorção de toxinas e químicos no corpo, tendo por isso várias benefícios para a saúde, contribuindo para a diminuição dos gases intestinais e da dor abdominal, branqueamento dos dentes, tratamento de intoxicações e prevenção da ressaca.

 

Vale lembrar que ele também compromete a absorção de certas vitaminas, minerais e medicamentos, por isso deve ser usado com moderação e em horários diferentes dos outros medicamentos.

 

Embora seja muito parecido com o carvão usado na churrasqueira, por ser do tipo vegetal, na verdade o carvão ativado se dá através da queima de matérias orgânicas, como algumas madeiras e cascas de coco, em condições extremas: temperaturas elevadas e baixo oxigênio.

 

“Além de auxiliar na desintoxicação do organismo, o carvão ativado é usado para tratar disfunções, branquear dentes e em cosméticos. Em hospitais, pode ser usado para desintoxicação por medicamentos, venenos ou agentes químicos. Se bem indicado, o carvão ativado é muito benéfico”, disse Lucas Penchel, nutrólogo e diretor da clínica Penchel.

Quais os benefícios do carvão vegetal ativado?

Os principais benefícios do carvão ativado são:

Desintoxicação do corpo

O carvão vegetal ativado pode ser usado na intoxicação por medicamentos, metais pesados, agrotóxicos e substâncias maléficas que nós entramos em contato diariamente e ficam acumuladas em nosso organismo, que podem levar a alterações hormonais (disruptores endócrinos), ganho de peso, deficiência de minerais (por conta da dificuldade na absorção causada pelas toxinas) e predisposição a Alzheimer e Parkinson.

 

“Por conta de seus princípios ativos, a alta capacidade de absorção faz com que o carvão ativado desempenhe a principal função de desintoxicar. A remoção das toxinas do organismo faz com que ele desempenhe suas funções com eficiência”, indica Lucas Penchel.

 

Em hospitais, pode ser usado para desintoxicação por medicamentos, venenos ou agentes químicos. Se bem indicado, o carvão vegetal é muito benéfico.

Deixa a pele mais bonita

Na pele, por promover essa limpeza, controla a oleosidade, reduz o tamanho dos poros e também a quantidade dos cravos, tornando-a mais iluminada, uniforme, firme e macia.

 

De acordo com a dermatologista Priscilla Campelo, as máscaras de carvão vegetal ativado promovem uma limpeza profunda da pele, removendo poluentes, toxinas, resquícios de maquiagem e oleosidade, diminuindo os poros e cravos, sem retirar a hidratação (água), promovendo uma pele com luminosidade, uniformidade, maciez.

 

Remove impurezas da água

Algumas impurezas da água podem ser removidas com carvão vegetal ativado como pesticidas, vestígios de lixo industrial e alguns químicos, sendo por isso muito usado em sistemas de filtração de água.

Contribui para o controle de gases

Um estudo no American Journal of Gastroenterology descobriu que o carvão vegetal ativado pode impedir a formação de gás intestinal, através da ligação dos subprodutos causadores de gases presentes em alguns alimentos, mas a causa de formação de gases é multifatorial e deve ser avaliada por um especialista.

Dá brilho ao cabelo

O carvão ativado ajuda a retirar as impurezas do couro cabeludo, fazendo com que o cabelo fique mais brilhoso e sedoso. Além disso, ajuda na na prevenção de dermatites seborreicas (caspas).

Ajuda no controle do colesterol

Como ele absorve a gordura e leva para fora do corpo ele pode ajudar no controle do colesterol. Contudo, só deve ser utilizado com orientação médica.

Clareamento dos dentes

O carvão ativado também pode ser indicado para o clareamento dos dentes.  O carvão pode ser utilizado 2 a 3 vezes por semana, colocando-o na escova e escovando os dentes. 

Além disso, já existem pastas de dentes à venda em farmácias, que têm carvão ativado na sua composição.porém com o uso prolongado, pode acabar deixando os dentes sensíveis e quebradiços. Por isso, é essencial conversar com o dentista antes de usar.

Ajuda a prevenir a ressaca

O carvão vegetal ativado impede a absorção de outros químicos que compõem as bebidas alcoólicas, como adoçantes artificiais, sulfitos e outras toxinas, por isso, ajuda a reduzir os sintomas da ressaca.

 

Além disso, o carvão vegetal ativado também pode ser usado em casos de enterite, colite e enterocolite, aerofagias e meteorismo. No entanto, ele não é capaz de absorver o álcool, derivados do petróleo, potássio, ferro, lítio e outros metais. 

Como utilizar o carvão vegetal ativado de maneira correta

O modo de uso do carvão vegetal ativado consiste na ingestão de 1 a 2 cápsulas, 3 a 4 vezes por dia, sendo a dose máxima diária de 6 comprimidos por dia para adultos, e 3 comprimidos para crianças.

 

Para prevenção da ressaca, a dose recomendada é de 1 g de carvão vegetal ativado antes do consumo de bebidas alcoólicas e 1 g após o consumo.

 

Os comprimidos não devem ser misturados com soro fisiológico, mas podem ser tomados com água ou suco de fruta. 

Contraindicações

Segundo a médica ortomolecular e nutróloga Katiana Cruz, o uso do carvão ativado é contraindicado nos seguintes casos:

 

  • Gestantes
  • Amamentação
  • Crianças
  • Hipersensibilidade de alguns componentes
  • Obstrução intestinal
  • Problemas gastrointestinais
  • Cirurgia de intestino
  • Pessoas que ingeriram substâncias corrosivas.

Efeitos colaterais

Quando usado incorretamente e sem orientação médica, o carvão ativado pode causar os seguintes efeitos colaterais:

 

  • Escurecimento das fezes
  • Vômitos
  • Constipação (prisão de ventre)
  • Diarreia
  • Prejuízo nutricional quando usado em excesso para efeito Detox

Carvão ativado possui efeito detox e ajuda no emagrecimento?

De acordo com todos os especialistas consultados para matéria, não existe nenhuma comprovação científica de que o carvão ativado possui efeito emagrecedor. Antes de usar o produto para dietas é aconselhável conversar com seu médico.

Qual a dose recomendada?

O carvão vegetal ativado pode ser encontrado na forma de comprimido, pó e tabletes. A dose varia de acordo com a indicação de uso, e somente um médico ou nutricionista especializado no assunto devem indicar o uso e a dose necessária para que o consumo seja seguro e as chances de efeitos desagradáveis ser minimizada.

É possível fazer o carvão vegetal em casa?

Apesar de muitos locais explicarem como fazer o carvão em casa, os especialistas indicam que o mais indicado é usar o produto comercializado, pois é feito por profissionais aptos a produzi-los, passando por processos e avaliações para chegar no produto final.

 

Ao fazer o carvão ativado em casa, poderá haver contaminação ou erros durante as etapas de produção, aumentando os riscos de problemas a saúde e pele.

Onde comprar?

Você pode comprar carvão vegetal nas farmácias e drogarias da sua região. Para comparar o melhor preço e melhor condição de entrega, acesse nosso buscador Cliquefarma de maneira prática e rápida, sem sair de casa! 

Você já fez uso dele também? Conte-nos suas experiências nos comentários abaixo. Sua opinião é importante para nós.