O melanoma é tumor maligno originário dos melanócitos (células que produzem pigmento) e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais. Um dos tumores mais perigosos, o melanoma tem a capacidade de invadir qualquer órgão, criando metástases, inclusive no cérebro e coração. Portanto, é um câncer com grande letalidade..

Leia mais

A  abundância de fruta no Brasil, faz com que nós ignoremos o quão bem estas frutas fazem para nós. Cada fruta tem as suas propriedades e nutrientes que auxiliam o organismo em diversos aspectos. Uma alimentação balanceada pode fazer maravilhas pela sua saúde, inclusive com o consumo diário de frutas. Mas você tem ideia de quais.

Leia mais

A hipertensão arterial, também conhecida popularmente como pressão alta, é considerada como uma doença silenciosa por, muitas vezes, não manifestar os sintomas e atrasar, assim, o diagnóstico por parte do médico. A doença se dá quando a pressão arterial do paciente, maior de 18 anos, é superior a 140 x 90 mmHg (milímetro por.

Leia mais

Hipotensão é a situação de pressão arterial abaixo do normal (inferior a 105 mmHg e/ou a diastólica inferior a 60 mmHg). Ter uma pressão suficiente para que o oxigênio e os nutrientes sejam fornecidos a todos os tecidos é algo fundamental. A hipotensão pode ser uma manifestação de enfermidades graves, no entanto, em alguns.

Leia mais

Muitas pessoas já ouviram falar em alimentos processados, mas muitos não sabem o que realmente isso significa e quais as reais consequências deste tipo de alimento para a saúde. A nutricionista Maria João Cunha explica que os alimentos processados são “sujeitos a processos de transformação e a várias etapas e técnicas para a adição de.

Leia mais

Muitos casais apresentam problemas que dificultam a gravidez, como alterações tubárias, endometriose, idade avançada e baixa quantidade de espermatozoides. Nesses casos, para conseguir a tão sonhada gestação, faz-se necessária a realização de técnicas de reprodução assistida, como é o caso da fertilização in vitro. A técnica consiste na coleta dos gametas para que a.

Leia mais

A doença de Chagas é uma infecção provocada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, adquirida por meio do contato com as fezes do inseto barbeiro. A doença de Chagas é também conhecida pelos nomes: mal de Chagas, chaguismo ou tripanossomíase americana. No Brasil, estima-se que existam mais de 1 milhão de pessoas infectadas. Dentro deste número,.

Leia mais

Estomatite infantil é uma doença comum em bebês e crianças, provocada por uma infecção viral que atinge a cavidade bucal, causando dolorosas lesões (mais conhecidas como aftas). Essas aftas são esbranquiçadas na maioria das vezes e, apesar de se assemelharem às aftas comuns, aparecem em maior quantidade. As placas lesionadas são desconfortáveis e doloridas, causando.

Leia mais

Há contraindicação para a vacina contra febre amarela em grávidas, em qualquer período da gestação, devido aos desconhecidos efeitos colaterais da imunização e, como a vacina contra esta doença é feita com vírus vivo atenuado, mesmo que a força de tais antígenos tenha sido atenuada em laboratório, existem chances de malefícios para o bebê..

Leia mais

O transtorno de atenção e hiperatividade é bastante discutido quando o quesito são as crianças, mas o que muitas pessoas não sabiam, é que esse transtorno também é muito comum em adultos, e nessa fase da vida ele pode ser ainda mais cruel. O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um.

Leia mais

Notice!

Favor ativar os widgets na barra inferior!