Skip to main content
Avalie esse post

Acordar cedo é a rotina diária de muitas pessoas, não é mesmo? Despertar, se arrumar e sair para o trabalho faz parte do dia a dia de muitos brasileiros, mas nessa correria toda uma refeição importantíssima é deixada de lado, o café da manhã. Sacrificar a primeira refeição do dia já é costume de muita gente, mas esse hábito totalmente nocivo precisa ser revisto e nesse post vamos dar bons motivos para que você faça isso o quanto antes.

Antes de dormir fazemos a última refeição do dia e vamos nos alimentar novamente somente depois de muito tempo, até lá o corpo irá utilizar todas as reservas de energia que possui para conseguir passar a noite funcionando, mesmo que em  ritmo mais lento. Quando acordamos, todas as nossas reservas de energia foram consumidas e é exatamente aí que o café da manhã entra ajudando na recuperação da energia no organismo. Quando analisamos do ponto de visto clínico, percebemos que o café da manhã é importante principalmente por questões relacionadas a absorção de nutrientes. Existem estudos que afirmam que alguns nutrientes que não são consumidos logo nas primeiras horas da manhã não serão compensados em outras refeições. Por isso comer pela manhã garante que todos os nutrientes necessários para que o organismo funcione corretamente sejam absorvidos e utilizados ao longo do dia.

Pensando nas crianças, o café da manhã é essencial para o desenvolvimento e para o desempenho escolar, principalmente para as que estudam de manhã. Comer cereais, iogurte e pães integrais garantem que macro e micronutrientes estejam presentes no dia a dia delas.

Quem quer emagrecer também precisa ficar atento, é comum o sacrifício dessa refeição com o intuito de perder peso, mas engana-se quem faz isso. Não tomar um bom café da manhã faz com que o corpo se sinta mais faminto ao longo do dia e com isso o consumo em outras refeições acaba sendo bem maior. As calorias ganhas no café da manhã são facilmente perdidas ao longo do dia, já as consumidas em outras refeições podem demorar muito para serem gastas e com isso se transformarem em gordura.

Agora você percebe o quanto o café da manhã é importante? Realmente não dá pra ficar sem ele, por isso vamos dar algumas dicas para que você consiga encaixa-lo no seu dia a dia e com isso tenha mais qualidade de vida, confira abaixo:

  • Acorde pelo menos 15 minutos antes do habitual para se alimentar antes de sair de casa;
  • Saia de casa com pelo menos uma metade de uma fruta ou torrada, bolacha ou até mesmo um iogurte no estomago, está proibido sair de casa de estomago vazio!
  • Leve uma fruta, suco ou qualquer outro alimento de fácil consumo para comer durante o trajeto para o trabalho;
  • Se não conseguir tomar um bom café em casa, coma uma fruta ainda em casa e pare em uma padaria para tomar café antes de iniciar suas atividades.

Um bom café da manhã é composto por alimentos que dão energia como pães e bolos e também por fibras que podem ser consumidas através de frutas como o mamão e o abacate, por exemplo. A proteína também é figura indispensável no café da manhã e pode ser consumida através de presunto, peito de peru ou queijo magro.

O café da manhã é essencial para se manter a saúde em dia, por isso não o sacrifique. Pequenas mudanças de hábito podem significar muito, por isso saia da zona de conforto e comece hoje mesmo a ter uma vida mais saudável.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<