Skip to main content

Com certeza você já ouviu falar no chá preto, né? Pois é, suas propriedades e benefícios são muitas e pode te ajudar a emagrecer, te dar energia e até a engravidar. Também tem ação oxidante e pode até prevenir doenças cardíacas. Além de ser base para algumas receitas deliciosas. Depois de conhecer todas as vantagens desse chá, tenho certeza que você o trará para seu dia a dia. Confira! 

O que é chá preto

O chá preto é um chá derivado da planta Camellia sinensis. As suas folhas oxidam totalmente antes de serem processadas e secas, o que as tornam marrom-escuras e confere ao chá um sabor característico. Os chás pretos tendem a ser mais fortes e costumam  ter efeitos adstringentes.

É um chá bastante usado para ajudar no emagrecimento e para dar energia, pois possui cafeína. Eles são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais como cálcio, potássio e fósforo.

Esse chá foi descoberto na China em meados do século 17 e foi o primeiro tipo de chá a ser introduzido na Europa e no Oriente Médio. Com o tempo, a produção de chá se espalhou para a Índia, Sri Lanka e Quênia e, mais tarde, para a Indonésia, Vietnã, Tailândia, Ruanda, Brasil e outros lugares. Sendo a Índia a sua maior produtora atualmente. 

Qual a planta do chá preto

O chá é extraído da planta Camellia sinensis, sendo uma espécie de arbusto cujas folhas e flores são usados para produzir chá. É também conhecida como chá-da-índia. 

Ela é uma planta nativa de regiões subtropicais com clima de monções, mas também se adapta bem a climas tropicais, especialmente em altitudes elevadas. A planta do tipo arbustiva, da família das teáceas (Theaceae).

As substâncias presentes nela são: teofilina, cafeína, tanino e flavonoides. A teofilina é um estimulante do sistema nervoso e pode ser usada para o tratamento de asma e doença pulmonar. A cafeína é responsável por dar energia, aumentar a concentração, acelerar o metabolismo, ajudando no emagrecimento e perda de calorias. O tanino tem efeito adstringente, cicatrizante, anti séptico, antioxidante, dentre outros. E por fim, os flavonóides tem função antiinflamatória, antialérgica, anti-hemorrágica e antioxidante, além de ajudar na absorção de algumas vitaminas e minerais. 

Dessa forma, mesmo com tantos benefícios, não se pode ter um consumo exagerado, pois há grandes chances de surgir algum efeito colateral não desejado. 

Tipos de chá preto

Os chás preto podem originar de várias localidades e cada um tem sua peculiaridade.  

Chá Assam da Índia 

A Índia é a maior região produtora de chá do mundo, este chá é forte, maltado e vivo, sendo ideal para beber com leite e açúcar.

Chá Preto Darjeeling da Índia

A região montanhosa de Darjeeling produz um chá delicado, frutado, floral e leve. A estação em que é cultivada afetará o sabor do chá. Um chá Darjeeling colhido na primavera terá um sabor verde muito mais claro, enquanto um chá colhido em outra estação, será doce e frutado.

Chá Preto Nilgiri da Índia

Este chá é perfumado e floral, com uma leve doçura. Possui corpo médio e sabor suave, sendo ideal para a preparação de chás gelados.

Chá Preto do Ceilão do Sri Lanka

Este chá varia de acordo com a origem, mas geralmente é forte com resquícios de chocolate ou especiarias.

Chá Preto Keemun da China

Vinha, frutado e floral, este chá também pode ter aromas de pinho e tabaco, dependendo da variedade. O sabor é suave.

Chá Preto Yunnan da China

Cultivado nas altitudes mais elevadas da província de Yunnan, este chá traz os sabores do chocolate e do malte, com pitadas de especiarias.

Chá preto queniano da África

Este chá africano é adstringente e escuro. É conhecido por ser um dos mais recentes. 

Chá preto para que serve

O chá preto é rico em catequinas, antioxidantes poderosos que podem ajudar a prevenir doenças cardíacas e câncer. Este chá contém flavonóides complexos que são polifenóis que auxiliam na prevenção de doenças.

Como o chá tem mais tanino do que qualquer outro tipo de chá, ele também beneficia a saúde digestiva. Os taninos aliviam as doenças gástricas e intestinais, geralmente ajudam na digestão e diminuem a atividade intestinal, sendo um ótimo remédio para a diarréia.

A L-teanina também está presente no chá, sendo um aminoácido que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gama aminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar.

Chá preto benefícios

O chá preto possui inúmeros benefícios para a saúde devido às propriedades que possui, por isso vale a pena consumir essa bebida tão saudável. Continue com a gente, vamos explicar um pouco sobre todas essas características.

Benefícios do chá preto para o coração

O chá preto contém um grupo de antioxidantes chamados flavonóides, que beneficiam a saúde do coração. Consumi-los regularmente pode ajudar a reduzir muitos fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo pressão alta, colesterol alto, níveis elevados de triglicerídeos e obesidade. 

Os polifenóis presentes no chá bloqueiam a oxidação do colesterol ruim, LDL, principal causa da arteriosclerose. E a cafeína ajuda na dilatação coronária, melhorando a saúde do coração.

Benefícios do chá preto para o intestino 

Os polifenóis encontrados no chá preto podem ajudar a manter a saúde intestinal, promovendo o crescimento de bactérias boas e inibindo o crescimento de bactérias ruins.

Além disso, o chá contém propriedades antimicrobianas que eliminam as substâncias nocivas e melhoram as bactérias intestinais e a imunidade, ajudando a reparar o revestimento do trato digestivo. 

Chá preto para emagrecer

A cafeína presente nesse chá é responsável por acelerar o metabolismo e queimar calorias, o que ajuda na perda de peso. E os polifenóis ajudam na perda de apetite. Além disso, ele é uma bebida termogênica que faz com que a temperatura corporal aumente, ajudando na queima de gorduras. 

E quando somado a uma alimentação equilibrada e saudável e com exercícios físicos regulares, o chá preto é um ótimo aliado para sua dieta e para você conseguir atingir o resultado que você deseja.

Chá preto para o humor 

A L-teanina, presente no chá preto é um aminoácido que age diretamente no cérebro, produzindo serotonina e dopamina, que são responsáveis pela sensação de prazer e tranquilidade. Também combate os radicais livres que causam estresse, depressão e ansiedade e, consequentemente, agem diretamente no nosso humor. 

Chá preto para a imunidade 

Em tempos de pandemia de coronavírus, estar com uma boa imunidade é fundamental, né? Por sorte, mais um dos benefícios desse chá é ajudar na imunidade. Os antioxidantes presentes nessa bebida ajudam a manter a saúde do nosso organismo mais forte, diminuindo as chances de contrair gripes e resfriados. 

Chá preto para a pele

Se você quer uma pele linda e saudável, saiba que este chá pode lhe proporcionar isso, já que os antioxidantes presentes na bebida são responsáveis por atuar contra a oxidação das células da pele e combater problemas como cravos e espinhas. Além de ingeri-lo, você pode passar diretamente na pele com a ajuda de um algodão. 

Dessa forma, podemos concluir que os benefícios do chá são os seguintes: 

  • faz bem para o coração;
  • ajuda a saúde do intestino; 
  • ajuda a emagrecer;
  • faz bem para o humor;
  • ajuda na imunidade;
  • faz bem para a pele

Outros usos do chá preto

Para que serve chá preto no cabelo

É isso mesmo, o chá preto é excelente para os cabelos. A cafeína presente nesse chá inibe a ação do hormônio DHT, responsável pela queda de cabelo, ajudando a controlar a queda. Ela também estimula o fluxo de sangue, acelerando o crescimento dos fios e fazendo com que eles cresçam fortes e saudáveis. 

Este chá também pode ser utilizado por quem quer um cabelo com mais brilho. Se você quer esconder aqueles fiozinhos brancos indesejados, o chá preto pode te ajudar! Além deles disfarçarem esses fios, seus cabelos ficarão hidratados. 

Como pintar o cabelo com chá preto

Se você quer mudar a cor do seu cabelo ou só quer esconder os fios brancos que sempre aparece, mas não gosta de produtos químicos, o chá preto é uma ótima opção. Por ser natural, ele não vai estragar seu cabelo e ainda vai te ajudar a atingir o resultado desejado. 

Para usar esse produto caseiro é só ferver duas xícaras de chá de água com 3 colheres de sopa de chá preto por alguns minutos, desligue e deixe esfriar, coe e aplique nos cabelos secos. Deixe agir por 20 minutos e depois lave normalmente. Repita 1x por semana até atingir seu objetivo.

Como tingir algodão cru com chá preto

Se você tem uma toalha, um pano de prato ou qualquer coisa feita de algodão e quer dar uma cara nova para eles, saiba que o chá pode te ajudar. O algodão absorve bem, por isso é mais fácil de tingí-lo. Primeiro você deve preparar o chá normalmente, sendo que a quantidade de chá vai variar de acordo com o tamanho da peça que irá tingir. 

Depois, com o tecido limpo e molhado, coloque-o dentro de uma bacia ou balde e adicione o chá. Deixe de molho por mais ou menos uma hora, pois quanto mais tempo ficar, mais escuro será o tingimento. Quando a cor estiver suficiente para você, retire o tecido e o enxague em água fria com vinagre e retire todo o excesso de água. Depois deixe a peça em local quente para que possa secar naturalmente. E por último, passe a peça com um ferro. 

Chá preto para chulé

Se você sofre com chulé, saiba que esse chá pode te ajudar a resolver esse problema. Basta preparar um banho de água com o chá e mergulhar os pés, deixando-os de molho por alguns minutos. Repita o processo quantas vezes achar necessário.  

Chá preto para espinha interna

Acne incomoda muito, né? E quando ela é interna, fica ainda mais dolorida. Mas saiba que tem um remedio caseiro e natural que pode te ajudar com isso! O chá por possuir propriedades anti inflamatórias ajuda a eliminar essa espinha. Para isso, faça uma compressa quente e coloque em cima da região afetada, deixando agir por alguns minutinhos. Repita o procedimento quantas vezes for necessário para eliminá-la. 

Receitas

Ingredientes

  • 1 xícara de água fervente
  • 1 saquinho de chá preto ou 1 colher de chá de chá preto

Modo de preparo

  • Adicionar as folhas de chá preto na xícara de água fervente, tapar e deixar repousar por, pelo menos, 5 minutos. Coar e tomar ainda morno, com açúcar ou não.

Chá preto com limão

Ingredientes:

  • 3 Saquinhos/saches de chá-preto
  • 1 litro de água
  • Suco de 2 limões sicilianos
  • 1/2 xícara de açúcar ou a gosto

Modo de preparo:

  • Aqueça 200 ml de água até quase ferver, adicione o chá, tampe e deixe por 5 minutos.
  • Misture o açúcar ao chá quente para que dissolva bem. Acrescente o suco de limão e o restante da água gelada, coloque umas pedras de gelo e sirva.

Chá preto com canela

Ingredientes

  • 2 sachês de chá preto
  • Canela a gosto (em pau ou em pó)

Modo de preparo 

  • Prepare o chá.
  • Para isso, ferva 200ml de água, desligue o fogo e coloque o chá em infusão por dois minutos.
  • Misture o chá com canela.

Chá preto com pêssego

Ingredientes 

  • 2 pêssegos
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 3 xícaras de água
  • 4 pacotes (chá) preto
  • gelo e hortelã a gosto

Modo de preparo 

  • Bata o pêssego, o açúcar e 1 e 1/2 xícara de água no liquidificador e reserve.
  • Prepare o chá e misture ao que foi batido no liquidificador.
  • Acrescente gelo a gosto, finalize com hortelã e sirva.

Chá preto gelado

Ingredientes

  • 3 saquinhos de chá 
  • 1 litro de água gelada
  • 1/2 xícara de açúcar ou a gosto

Modo de preparo

  • Aqueça 200 ml de água até quase ferver, adicione o chá, tampe e deixe em infusão por 5 minutos.
  • Misture o açúcar ao chá quente para que dissolva bem. Acrescente o restante da água gelada, coloque umas pedras de gelo e sirva.

Chá preto com leite

Ingredientes 

  • 2 sachês de chá preto 
  • 1 xícara de chá de leite quente 
  • açúcar a gosto 

Modo de preparo 

  • Deixe os sachês de chá em infusão no leite quente por 3 minutos.
  •  Adoce a gosto.

Chá preto com mirtilo e maçã

Ingredientes

  • 11g de chá preto
  • 1 litro de água
  • Fatias de maçã e mirtilos a gosto

Modo de preparo

  • Leve ao fogo 250 ml de água. Assim que ferver, desligue e ponha o chá. 
  • Deixe em infusão de 2 a 4 minutos. 
  • Coe, deixe esfriar e complete a bebida com 750 ml de água bem gelada, gelo e as frutas picadas. Quanto mais tempo as frutas ficarem no chá, melhor.

Chá preto com especiarias

Ingredientes

  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 2 saquinhos de chá
  • 6 grãos de pimenta-do-reino
  • 2 ramas de canela
  • 4 bagas de cardamomo
  • 4 cravos-da-índia
  • ½ colher (chá) de sementes de erva-doce
  • ½ colher (sopa) de açúcar mascavo

Modo de preparo

  • Com uma faquinha para legumes, corte as pontas e abra as bagas de cardamomo. Transfira as sementes para uma panela pequena e junte todos os ingredientes, exceto o chá. Misture e leve ao fogo médio.
  • Assim que ferver, desligue o fogo e adicione os saquinhos de chá . Tampe a panela e deixe em infusão por 5 minutos. Coe o chá e transfira para uma chaleira. Sirva a seguir

Chá preto com hibisco e limão

Ingredientes

  • 4 saquinhos de chá
  • 1 litro de água mineral
  • 1 colher de chá de hibiscos
  • 1 limão espremido
  • Açúcar ou outro tipo de adoçante a gosto

Modo de preparo

  • Faça o chá, aquecendo a água até quase ferver e, em seguida, deixe os saquinhos e o hibisco em infusão. Tampe e aguarde cerca de 5 minutos.
  • Coe e sirva em uma jarra. Após esfriar, acrescente o limão e o açúcar. Misture bem e leve para a geladeira (ou sirva em um copo com gelo)

Como tomar chá preto

Quente ou gelado, o melhor horário para tomar esse chá é entre as refeições,  depois do café da manhã ou depois do almoço, e de preferência, durante o dia, pois por possuir cafeína, pode causar insônia. Seus efeitos começam a ser percebidos, em média, meia hora depois da ingestão. 

Chá preto contra indicações

Mesmo que possua muitos benefícios, não é todo mundo que pode ingerir esse chá. Portanto, antes de consumí-lo, é melhor se atentar aos possíveis efeitos colaterais. Ele não é indicado para quem sofre de pressão alta, anemia ou de prisão de ventre. Sua composição tem efeito adstringente, o que pode desidratar o intestino. 

Por conter cafeína, seu consumo exagerado pode comprometer o sistema nervoso e causar dores de cabeça, irritabilidade, nervosismo, tremores, confusão mental, entre outros. Também não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pois podem atrapalhar o funcionamento do organismo do bebê. Por isso, seu consumo deve ser moderado e consciente para que não cause nenhum problema sério. 

Perguntas e respostas 

Chá preto emagrece?

Sim. O chá-preto possui cafeína, que é termogênica, o que ajuda na aceleração do metabolismo e polifenóis, que ajudam no controle do apetite e, consequentemente, na perda de peso e na queima de gorduras, facilitando o emagrecimento.

Chá de sache emagrece?

Sim. Seja em ervas ou em saquinhos (saches), ele continua tendo cafeína, que ajuda na perda de peso, pois acelera o metabolismo e queima gorduras, sendo um bom aliado para quem quer emagrecer. Mas não é só tomando chá que você obterá o resultado desejado, o consumo desse chá deve contar uma boa alimentação e exercícios físicos. 

Chá preto tem cafeína?

Sim. O que é perfeito se você está procurando por algo que te dê mais energia ao longo do dia e também algo que te ajude a emagrecer, já que a cafeína acelera o metabolismo, sendo ótimo para a perda de peso 

O chá prende o intestino?

Sim. Este chá contém taninos, uma substância química com efeito adstringente, o que pode contribuir com a desidratação do intestino e ocasionar a prisão de ventre.

Chá preto tira o sono?

Sim, já que possui cafeína, que estimula o cérebro e permite que o corpo tenha maior energia ao longo do dia. Por isso, o chá preto não é indicado para quem sofre de insônia. 

Chá preto é bom para diarreia?

Sim, pois possui taninos, uma substância com efeito adstringente que contribui para prender o intestino e, dessa forma, ajudando na diarréia. 

Pode tomar esse chá na gravidez?

Não. Este chá contém cafeína, o que serve de estimulante para o sistema nervoso central, podendo deixar a mulher agitada e com coração acelerado, o que pode prejudicar a formação e funcionamento do organismo do bebê.  

Chá mate leão é chá preto?

Não, eles são derivados de plantas diferentes. O chá mate é derivado da erva-mate, quanto o chá preto, da Camellia sinensis. 

Esse Chá faz mal?

Depende. Embora possua muitos benefícios, o chá preto pode trazer alguns efeitos colaterais e tem algumas contra indicações. Dessa forma, devem evitar consumi-lo: hipertensos, anêmicos, grávidas, quem tem insônia e prisão de ventre. 

É melhor tomar chá preto ou café?

O café possui mais cafeína que o chá, sendo a melhor opção para quem quer ter energia o dia todo, porém, pode causar dependência e outros efeitos colaterais. Já o chá, mesmo que possui menos cafeína, é mais natural e pode ser uma opção mais saudável. Mas seja qual for a sua escolha, o consumo deve ser moderado. 

Qual a diferença entre chá preto e chá mate?

Primeiramente, eles são obtidos de plantas diferentes. O chá mate é derivado da erva-mate, quanto o chá preto, da Camellia sinensis. E também possuem gostos e aromas peculiares de cada um. 

Quem tem pressão alta, pode tomar?

Não, os hipertensos estão na lista dos contra indicados para ingerir esse chá, pois ele possui propriedades que podem prejudicar o organismo. 

Chá preto tem mais cafeína do que café?

Não, embora os dois contenham cafeína, o café ainda possui um teor maior de cafeína que o chá. 

Onde comprar 

No nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma, você pode encontrar diversos medicamentos contendo chá preto para te ajudar com os benefícios dessa bebida. Com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor opção de entrega do seu produto. Acesse agora mesmo e adquira o seu! 

E, aí? Gostou das dicas? Já está com vontade de experimentar esse vantajoso chá? Não se esqueça de curtir e compartilhar! E, se restar algumas dúvidas, deixe um comentário ou entre em contato conosco. 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<