Combatendo a assadura do bebê

15/04/2021 0 Por cliquefarma

As mamães de plantão sabem o quanto é ruim quando o seu filho está com alguma assadura, não é mesmo? Muitas não sabem o que fazer e qual produto usar. Por isso, nesse texto vamos explicar o que é e o que pode causar a assadura, bem como dar dicas do que fazer para evitar que ela apareça e quais os melhores produtos para tratá-la. Acompanhe!

O que é assadura 

Assadura é uma infecção avermelhada que aparece na pele do bebê por causa de fungos, bactérias e umidade que se acumulam na fralda e que quando não é trocada frequentemente ou não é feita uma limpeza adequada, combinado com o calor natural do corpo do bebê, geram essa irritação, coceira e ardor. 

A assadura pode ser causada pelo contato prolongado da pele com as fezes e a urina quando a fralda não é trocada, por diarreia, por alguma reação alérgica, mudanças no tipo de alimentação, uso de antibióticos e micoses. 

Para evitar a aparição de assadura é necessário fazer a higienização correta, usar sabonetes próprios para a pele do bebê, usar pomadas, não colocar roupas muito apertadas e, quando possível, deixá-lo sem roupa para que o corpo possa dar uma respirada e arejada. 

Alguns produtos que podem ajudar a combater a assadura são: cremes, pastas, pomadas, sprays, óleos e algumas receitas caseiras, sendo que cada um atua de uma maneira e de acordo com o nível de gravidade da assadura. 

Alguns cuidados são necessários para estar combatendo a assadura do bebê, como por exemplo: não deixar a fralda molhada por muito tempo; não usar muito os lenços umedecidos; não apertar muito as fraldas; não usar roupas muito apertadas; usar cremes e pomadas próprios para prevenir a assadura. 

É válido destacar que alguns alimentos também podem causar assadura no bebê, como por exemplo abacaxi, morango, laranja, pêra, ou seja, alimentos cítricos. Os que são muito ácidos ou condimentados também podem favorecer o aparecimento desta infecção, dessa forma, o ideal é sempre seguir as orientações do médico pediatra para saber quais alimentos podem ser dados para a criança que não causem esse tipo de problema.

assaduras em bebes

Pomada para assadura do bebê

A pomada para assadura do bebe é um creme, geralmente, branco que se espalha facilmente que a mãe ou o pai irá passar no corpo da criança, na região afetada afetada para diminuir os efeitos dessa assadura.

Existem no mercado várias marcas com diferentes preços, nesse sentido, você pode pesquisar entre elas e comparar e escolher aquela que oferece o melhor custo-benefício e qual o bebe se adapta melhor. 

A pomada ajuda na cicatrização da pele afetada e irritada, entretanto, merece atenção na hora de passar, pois deve ser aplicada com delicadeza, já que se esfregar com muita força ou não espalhar direito, pode piorar a vermelhidão e a bolhas que eventualmente podem aparecer. 

Importante saber que existem as pomadas para assadura para quando o bebê já está acometido por ela e também existem as que são para prevenção, ou seja, evitar que a criança fique assada. porém, ambas devem ser bem espalhadas quando aplicadas e depois bem removidas antes de serem aplicadas novamente. 

A pomada para assadura do bebê, normalmente, são pequenas e fáceis de serem transportadas, para que a mãe faça seu uso no bebê em qualquer lugar que eles estiverem. Algumas são mais fáceis que outras de se espalhar ou se retirar. 

Algumas pomadas são sem cheiro e outras possuem um cheiro delicado, de amendoas, por exemplo. Outras rendem mais que as outras. Além disso, tem as mais leves, para assadura mais leve e as mais fortes, que são para assaduras mais graves. 

Sendo assim, é só avaliar o caso do seu bebê e se ele já tem ou se é para prevenir e adquirir a pomada certa para ele, mas, nada impede que você teste vários tipos até achar aquele que melhor funciona e protege seu filho. 

Remédio para assadura do bebê

Quando o bebê está com assadura, que podem surgir por vários motivos, as mães ficam super preocupadas em saber qual o melhor remédio para combatê-la, se pode usar algum caseiro ou se precisa investir em algum mais caro, enfim, todas as hipóteses funcionam e isso vai depender do tanto que você pode gastar e de qual a pele do seu bebê reage melhor. 

Existem remédios caseiros com ingredientes que você tem na sua casa, tornando mais acessível e também existem os remédios mais caros e incrementados. Esses remédios podem ser gel, cremes, pomadas, sprays, óleos essenciais, talcos, entre outros, e todos, à sua maneira, atuam combatendo a assadura do seu bebê. 

É importante que os pais fiquem atentos no grau de assadura que seu bebê e quando for muito grave, deverá ser consultado um pediatra, para que ele avalie o caso e passe o remédio adequado para a cura imediata. Há também o remédio usado quando o bebê ainda não está assado, ou seja, para prevenir que isso aconteça. 

Loção para assadura do bebê

A loção é uma substância parecida com creme, só que mais líquida e com absorção mais rápida, ou seja, é menos pegajosa que o creme, sendo indicada para todos os tipo de pele do bebê e atua combatendo a assadura do bebê, deixando a pele hidratada e evitando a ação de fungos e bactérias que podem causar a assadura. 

A loção pode ser passada na região do corpo que mais transpiram como virilhas, axilas, bumbum e pescoço do bebê, permitindo que fique com a umidade natural do corpo e evitando que a pele fique irritada, avermelhada, com bolhas e com coceiras. É mais comum que a loção seja usada para evitar que a assadura apareça, já que quando o bebê está assado, é melhor usar pomadas e remédios próprios para isso. 

Creme para assadura do bebê

O creme é um produto cuja fórmula é composta por agentes nutritivos e hidratantes, com uma consistência mais grossa e pegajosa que a loção e, da mesma forma, serve para ajudar a manter a pele do bebê hidratada, evitando que surja a assadura. Geralmente, os pediatras indicam o melhor tipo de creme para seu bebê para que não tenha erro na hora do uso. 

Cada creme é destinado para um tipo de pele, por isso, antes de comprar, é bom ficar atento, até porque cremes infantis são mais leves e naturais que os feitos para os adultos. E também devem ser usados uma vez ou outra para que não cause nenhuma reação alérgica no bebê. 

Receita para curar assadura do bebê

Quem não quer ou não pode gastar com remédio e pomadas cara para combater a assadura do bebê ou porque prefere algo mais natural, pode se valer de algumas receitas caseiras, combinando ingredientes baratos e que provavelmente você tenha em casa, acompanhe:

Pomada caseira para assadura

Ingredientes:

  • 1 a 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de sopa de banha de porco
  • ½ colher de chá de gel de babosa

Modo de preparo

  • Misture a banha com o gel de babosa. Lave e seque bem a área afetada. Aplique uma camada fina da pomada. Em seguida polvilhe com bicarbonato de sódio.

Água do arroz 

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de arroz
  • ½ litro de água

Modo de preparo:

  • Coloque o arroz com a água em uma panela.
  • Deixe ferver a mistura, porém sem cozinhar o arroz, a fim de não secar a água.
  • Não adicione nenhum outro ingrediente, como sal, óleo ou condimentos em geral).
  • Separe a água dos grãos de arroz (se quiser reaproveite os grãos).
  • Deixe a água do arroz amornar.
  • Lave as partes afetadas pela assadura, deixando-as secar ao natural.
  • Pode fazer o procedimento quantas vezes desejar.

Talco caseiro

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de amido de milho; 
  • 5 gotas de tintura de própolis;
  • 2 gotas de óleo essencial de camomila

Modo de preparo:

  • Peneirar a maisena em um prato e reservar. 
  • Misturar a tintura e o óleo essencial em um vaporizador bem pequeno, com a função de borrifar como um perfume.
  • Em seguida, borrifar a mistura em cima da maisena, com cuidado para não formar grumos e deixar secar. 
  • Armazenar em um pote de talco e usar sempre no bebê, lembrando de evitar colocar no rosto da criança.
  • Esse talco pode ficar guardado por até 6 meses.

Pomada com babosa

Ingredientes:

  • Folhas de babosa
  • Amido de milho

Modo de preparo:

  • Retire o gel da babosa e mergulhe em uma vasilha com água limpa (filtrada).
  • Este processo é importante pelo fato de a babosa conter uma substância chamada aloína, que pode causar coceira na pele de algumas pessoas.
  • Por isso, para evitar irritações na pele do seu bebê, lave bem o gel antes da aplicação, para eliminar essas substâncias que causam coceira.
  • Em seguida, aplique na região afetada pela assadura.
  • É importante que a pele esteja bem limpa para fazer a aplicação.

Pomada caseira

Ingredientes:

  • 100g de Hipoglós
  • 100g de Pasta D’água
  • 100g de Vaselina Sólida

Modo de preparo

  • Misture primeiro a hipoglós e a pasta d’água dentro de um pote grande. Antes de colocar a pasta d’água agite o frasquinho para a mistura não ficar aguada.
  • Depois vá colocando a vaselina sólida aos poucos e mexendo com a colher. A vaselina é mais grossa e mais difícil de se misturar.

Com isso, se você gosta de receitas caseiras, é só escolher a que vai os ingredientes que você tem em casa e fazer agora mesmo! Por ser mais natural, dificilmente vai causar alguma reação alérgica, mas caso aconteça, retire imediatamente o produto da pele do bebe e consulte o médico pediatra dele.

Pasta d´água para assadura do bebê

A pasta d’água é um produto farmacêutico cuja fórmula é composta por óxido de zinco, talco, glicerina vegetal, carbonato de cálcio e água de cal. Ela é usada para tratar infecções como as assaduras, algumas escoriações e queimaduras leves, pois possui propriedades antissépticas, secativas e cicatrizantes que atuam combatendo a assadura do bebê. 

O óxido de zinco vai funcionar como um protetor da pele, pois possui efeito anti séptico, secante e anti-inflamatório. Já o talco é uma substância com efeito secativo, leve e macia, ajudando na cicatrização da assadura. E a glicerina vegetal, atua como um umectante, deixando a pele do seu bebê hidratada. 

Essa pasta deve ser indicada por um pediatra e, de acordo com ele, poderá ser aplicada de 2 (duas) a 3 (vezes) por dia na região afetada. Ela não deve ser utilizada quando o bebê apresentar alguma reação alérgica de algum dos seus componentes e nem quando estiver fora do prazo de validades

Spray para assadura do bebê

O spray para assadura do bebê é um produto com uma textura fina e de fácil remoção, que, da mesma forma que as pomadas, atuam combatendo a assadura do bebê. E por ser composto por óxido de zinco, serve para proteger a pele, criando uma barreira contra a umidade. 

Esse é um produto desenvolvido por médicos e recomendado por ele para os casos de assadura, pois conferem um alívio de longa duração, com efeito calmante e hipoalergênico. É também um produto de fácil aplicação e de fácil remoção, bem como secagem rápida e serve para ajudar a eliminar e tratar as assaduras, bem como prevenir que elas aconteçam e deixem a pele irritada, avermelhada e com coceira.  

Pomada para assadura grave do bebê

A assadura é uma irritação da pele do bebê, que a deixa avermelhada e, algumas vezes, com bolhas, que, na maioria das hipótese, é causada pelo uso prolongado da fralda, que deixa a pele úmida, facilitando a proliferação de fungos e bactérias, que, ao combinar com a transpiração natural, contribui para o surgimento da assadura. 

Em casos leves, a assadura é tratada apenas com pomadas, cremes, loções, sprays próprios para isso, entretanto, quando é mais grave, um médico pediatra deve ser consultado e avaliar a situação e, se for o caso, recomendar que seja feito o tratamento com remédios antibióticos e antifúngicos ou com algum produto mais forte. 

Pomada antibiótica para assadura do bebe

A assadura do bebe pode surgir em vários níveis, ou seja, leve, médio e grave. No primeiro caso, a região fica avermelhada, com certa descamação e com um leve brilho. Quando ela é intermediária, podem surgir feridas e bolhas. E no último caso, ou seja, quando a assadura é grave, essas feridas são maiores, podendo até ter a formação de úlceras, além do fato de que essas feridas podem sangrar, nesse último caso, o bebê deverá ser levado para uma consulta com seu pediatra. 

Quando a assadura do bebe for de uma grau mais grave, o pediatra, após analisar o caso, irá recomendar que seja feito um tratamento com uma pomada antibiótica e remédios, que irão ajudar na cicatrização e na proteção da pele afetada, além de preservar a sua umidade natural. 

Importante lembrar que o uso de antibióticos, seja em podas, em gotas ou em comprido nunca deve ser feito sem a recomendação médica, pois seu uso inadequado pode acabar fazendo com que essas bactérias fiquem resistentes e em uma outra hipótese que precisa ser tratada com antibiótico será mais difícil. 

Pó para assadura do bebe

Da mesma forma que os outros produtos já citados aqui, o pó é só mais um deles que atuam combatendo a assadura do bebê, sendo mais uma opção para você escolher e ver se é o melhor produto para tratar e eliminar a assadura de seu filho. 

Quando o bebê está com assadura, mas tem alguma alergia em relação aos produtos de pomadas e cremes, é recomendado o uso de pó para assadura, como se fosse um talco. Sua fórmula, geralmente, é composta por óxido de zinco e iodeto de timol que possuem efeitos secativos, anti séptico e cicatrizante, ajudando no tratamento e na prevenção da assadura. 

Perguntas e resposta sobre assadura do bebê

-Como tratar a assadura do bebê?

Como já foi falado, a assadura pode ocorrer por diversos fatores como: longos períodos de tempo com a mesma fralda, alimentação, alergia, diarréia, roupas muito apertadas, enfim. Ela pode começar no estado leve, intermediário e acabar no grave, devendo ser tratada com os mais diversos produtos que já existem no mercado, como pomadas, cremes, loções, sprays, pó, de preferencia autorizados pela ANVISA, cada um agindo de forma que trate a assadura.

Também é possível tratar a assadura do bebê com receitas caseiras e ingredientes baratos para quem não tem condições de arcar com o custo desses produtos ou porque preferem algo mais natural e que, dificilmente, esses ingredientes farão mal ao bebê. 

Entretanto, quando a assadura estiver em um nível mais grave, deverá ser consultado um médico pediatra para que ele avalie o caso da criança e, conforme for, indique algum medicamento mais forte como, por exemplo, uma pomada antibiótica, sendo que esse produto só deverá ser usado sob prescrição médica. 

-Vaselina cura a assadura do bebê?

A vaselina é uma substância gelatinosa, incolor ou amarelada, muito usada nas fórmulas de composição de medicamentos e cosméticos. Suas características são: límpida, inodora, insípida, insolúvel em água ou álcool, miscível e solúvel em óleos essenciais. É um produto muito antigo e usado em vários produtos como detergentes, cremes, loções, itens de higiene infantil. 

Por ajudar a deixar a pele hidratada e macia, seu uso é muito comum para tratar a assadura do bebê, além de deixar a pele protegida dos fungos e bactérias, bem como ajudar na cicatrização. Se a pele do bebê não reagir bem a essa substância, ela pode ser substituída por manteiga de karitê, óleo de coco, óleo de amêndoas, que possuem as mesmas propriedades. 

-Pó de chulé cura a assadura do bebê?

O pó de chulé, mais conhecido como talco para chulé, é muito usado para evitar odores do pé, das axilas e serve para ajudar no combate das assaduras, sendo encontrado na versão adulta e infantil. 

Sua fórmula, geralmente, é composta por óxido de zinco e iodeto de timol que possuem efeitos secativos, anti séptico e cicatrizante, ajudando no tratamento e na prevenção da assadura do bebê. 

Esse produto oferece a sensação de limpeza e frescor, sendo ótimo para deixar a pele protegida de fungos e bactérias, além de manter a umidade natural da pele. Para que ele atue combatendo a assadura do bebê, o melhor é comprar o que seja próprio para isso, devendo ser aplicado após o banho e a cada troca de fraldas, colocando na palma da mão e depois sobre a pele do bebê.

-Qual a melhor pomada para se tratar a assadura do bebê?

Quando o assunto é pomada para assadura do bebê, é difícil de indicar a melhor, já que existem diversas marcas e tipos, sendo que cada uma age de uma maneira e cada pele reage de uma forma, sendo assim, o ideal é ir testando para que você consiga saber qual é a melhor para seu filho, bem como qual é a que oferece o melhor custo benefício. 

Assim sendo, existem as que são mais fáceis de espalhar do que outras, as que rendem mais, as que possuem cheiro e as sem odor, as que são para prevenção e as que são para o tratamento da assadura, entre outras características. Todas elas são pequenas e compactas, o que facilita muito a locomoção, por caberem na bolsa, mas é importante que todas sejam hipoalergênicas.

De acordo com os médicos pediatras, as melhores pomadas para se tratar a assadura do bebê são:   

  • Bepantol baby
  • Mustela
  • Hipoglós
  • Johnson’s baby
  • Dermodex Prevent
  • Hipoderme

-Folha de couve cura assadura do bebê?

A couve é um poderoso alimento que, além de deixar as refeições mais saudáveis e gostosas, ela tem propriedades medicinais  Ela ajuda a fortalecer e fixar o cálcio nos ossos, regular o intestino, combater o reumatismo, a fibromialgia e outras doenças, como úlcera no estômago, anemia, asma, bronquite e problemas do fígado.

Ela tem ação anti-inflamatória, cicatrizante, desintoxicante, ajudando o corpo a se livrar de substâncias cancerígenas e ajudam no fortalecimento do sistema imunológico e por essas propriedades, elas podem ajudar sim no tratamento da assadura do bebê quando for aplicada diretamente sobre a região afetada. 

-Clara de ovo cura assadura do bebe?

A clara de ovo pode ajudar a curar a assadura do bebê, pois ela contém albumina, proteína com poder cicatrizante, agindo diretamente para proteger a pele e eliminar a assadura, devendo ser aplicada direto na região afetada. Entretanto, como algumas crianças têm alergia a ovo, essa receita caseira deve ser mantida longe delas para que, além da assadura, ela tenha que lidar com outro problema. 

-Qual o melhor tratamento para a assadura do bebe?

O melhor tratamento para assadura do bebê pode ser listado em alguns tópicos, vejamos: 

  • Sempre que possível, deixe o bebê sem fralda por algum tempo, isso vai ajudar na respiração da pele, que é essencial no tratamento da assadura, pois o calor e a umidade são os principais fatores que contribuem para o aparecimento da assadura;
  • Após o banho ou a cada trocada de fralda, lembre-se de fazer a aplicação de  uma pomada para assadura, já que esses produtos ajudam a pele a cicatrizar, sendo essencial para o tratamento da assadura;
  • Procure fazer a troca da fralda com bastante frequência, pois assim, ajuda a evitar que a urina e as fezes fiquem por muito tempo no interior da fralda e em contato direito com a pele do bebê o que pode piorar a assadura.
  • Faça a higienização íntima do bebê com água e algum pano limpo sempre que for trocar a fralda e evite o uso de lenços umedecidos e usar muito sabonete. 

-Quais os tipos de assadura do bebê?

A assadura pode aparecer por diversos motivos, mas o principal é quando o bebê fica muito tempo com a fralda e combinado com a transpiração do corpo, favorece o aparecimento de fungos e bactérias que causam a assadura, deixando a pele irritada, avermelhada e até com bolhas, deixando a região sensível e o bebê com dor. Além de aparecer na região íntima, também podem surgir nas axilas, no pescoço e nas dobrinhas. 

Elas podem ser leves, moderadas ou graves, podendo começar no primeiro e avançar até o último se não for tratada adequadamente. No primeiro caso, a região fica avermelhada, com certa descamação e com um leve aspecto brilhante. Quando ela é de grau médio, podem surgir feridas e bolhas. E no último caso, ou seja, quando a assadura é grave, essas feridas são maiores, podendo até ter a formação de úlceras, além do fato de que essas feridas podem sangrar, nesse último caso, o bebê deverá ser levado para uma consulta com seu pediatra. 

Os casos leves e moderados podem ser tratados em casa mesmo, com pomadas e cremes específicos, já os tipos de assadura mais graves merecem mais atenção e a avaliação do médico da criança, pois, na maioria das vezes, terá que ser tratada com remédios e com pomadas antibióticas. 

Combatendo a assadura do bebê

Onde comprar produtos que atuam combatendo a assadura do bebê

No nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma, você pode encontrar diversos modelos e tipos de produto para prevenir e tratar a assadura do bebê. Com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor opção de entrega do seu produto. Acesse agora mesmo e adquira o seu! 

E, aí? Gostou do texto? Quer evitar que seu bebê fique com assadura? Já pensou em comprar algum produto próprio para tratar esse problema? Não se esqueça de curtir e compartilhar com suas amigas e familiares! Também converse com o médico pediatra do seu filho para obter as informações sobre o uso correto desses produtos. E, se restar alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco!