Skip to main content

Para você que está pensando em engravidar ou tem interesse em conhecer melhor o corpo, separamos informações importantes sobre como calcular o período fértil. Além de entender os ciclos que envolvem o aparelho reprodutor feminino, vale esclarecer tudo sobre ovulação e quais sintomas, ou seja, as reações fisiológicas que podem ser observados. Entenda!

Calculando o período fértil

O que eu preciso ter em mente sobre a ovulação?

Para calcular o período fértil é possível utilizar os métodos de calendário, considerar 2 a 3 dias com base no data em que a secreção vaginal (muco vaginal) fica transparente ou, até mesmo, usar um controle de temperatura corporal para auxiliar.

É necessário considerar que a ovulação acontece sempre no meio do ciclo, ou seja, em torno do 14º dia a partir da data da última menstruação. A ovulação especificamente, acontece entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data.

Como calcular o período fértil num ciclo irregular?

Calcular o período fértil no ciclo irregular não é tão preciso, já que o corpo se corpo de maneiras diferentes durante a menstruação. Uma dica é anotar o que mudo de um ciclo para o outro e tirar as dúvidas com seu médico ginecologista.

Uma forma mais rigorosa de saber qual o período fértil em caso de ciclo irregular para as mulheres que desejam engravidar é recorrer ao teste de ovulação que pode ser encontrado em farmácias. Já para as mulheres que não desejam engravidar, é importante utilizar métodos contraceptivos seguros, como a camisinha ou a pílula anticoncepcional, por exemplo.

como calcular período fértil 1

O que fazer para engravidar mais rápido?

Para aumentar as chances de engravidar existem algumas estratégias simples que podem ser adotadas, como investir no contato íntimo durante o período fértil e ingerir alimentos que contribuam para aumentar a fertilidade, por exemplo.

Além disso, também existem hábitos que devem ser evitados, como ingerir bebidas alcoólicas ou fumar, já que podem dificultar a gravidez e até aumentar o risco de malformações no bebê.

Sempre que a dificuldade para engravidar se mantiver por muito tempo, é importante consultar um ginecologista, para identificar se existe algum problema que esteja dificultando a gravidez e iniciar o tratamento mais adequado. Veja algumas dicas para te ajudar nesse período:

1. Manter vida sexual ativa

Algumas mulheres têm maior facilidade de engravidar se a relação sexual acontecer 3 dias antes do dia mais fértil. O período fértil ocorre exatamente no meio do ciclo menstrual e dura entre 6 a 7 dias. Por isso, o ideal é anotar no calendário os dias da menstruação, para poder fazer o cálculo exato dos melhores dias para engravidar, e investir nas relações sexuais, especialmente nesses dias.

Durante estes dias, também se pode apostar no uso de um lubrificante vaginal que aumenta a fertilidade porque contém íons de cálcio e magnésio, que favorecem a concepção por normalizar o pH da região íntima da mulher.

2. Manter alimentação saudável

Uma alimentação variada e rica em nutrientes melhora o funcionamento de todo o corpo, influenciando também a fertilidade. O ideal é substituir alimentos como bolachas, salgadinhos e fast food, por alimentos mais ricos em nutrientes como gérmen de trigo, ovos, azeite, óleo de girassol ou grão-de-bico, por exemplo. Estes alimentos, além de saudáveis, são ricos em vitamina E, zinco e em vitaminas do complexo B, que favorecem a concepção por atuar no sistema hormonal. Além disso, deve-se investir em alimentos enriquecidos com ácido fólico, que são os de cor verde-escura.

Já os alimentos que devem ser evitados são os carboidratos, como o arroz, massa e pão, especialmente nas suas formas não integrais. Em alternativa ao pão branco, vale optar por pão integral e frutas variadas ao longo do dia, pois são opções com nutrientes essenciais para a saúde da mãe e do bebê.

3. Praticar exercícios físicos

Manter o corpo ativo e fazer atividades físicas regularmente também pode ajudar a engravidar mais rápido porque melhora a circulação sanguínea, aumenta a produção e a qualidade dos espermatozoides, diminui a ansiedade e o estresse, e melhora o controle hormonal, o que mantém o corpo funcionado de forma saudável.

Leia também:

Nidação: como saber se indica gravidez?
Primeiros sintomas de gravidez

Como escolher o melhor método anticoncepcional

As mulheres que não desejam engravidar devem optar por um método contraceptivo, que não inclua somente a observação do período fértil.

Para escolher o melhor método anticoncepcional é importante consultar o ginecologista para discutir as várias opções e escolher o mais adequado, isso porque a indicação pode variar de acordo com a razão pela qual o contraceptivo está sendo indicado.

A pílula é o método anticoncepcional mais popular, porém como deve ser tomada todos os dias, de preferência, no mesmo horário, há risco de esquecer de tomar algum comprimido, podendo engravidar. Por isso, existem outros métodos como o implante ou o DIU, por exemplo, que podem ser usados nestes casos para evitar uma gravidez indesejada. 

Apesar de existirem diversos métodos contraceptivos, o método mais eficaz e recomendado é o uso da camisinha na relações sexuais, isso porque além de evitar a gravidez indesejada também previne infecções sexualmente transmissíveis.

O método anticoncepcional que deve ser adotado por cada mulher depende da razão pela qual ela busca um meio contraceptivo, devendo ser indicada pelo ginecologista. Assim, algumas das razões em que o ginecologista pode indicar outro tipo de contraceptivo são:

1. Não quer tomar ou esquece de tomar a pílula

Nesse caso, o melhor é utilizar o implante, o adesivo, o injetável mensal ou o anel vaginal, além de também poder ser indicado o uso do dispositivo intrauterino. Isso porque ao esquecer de tomar a pílula ou não tomar de acordo com a orientação do ginecologista, pode aumentar as chances de gravidez indesejada

Assim, ao fazer uso desses métodos contraceptivos não há probabilidade de esquecimento e há maior segurança de que a gravidez é evitada. No entanto, no caso das mulheres que não querem se preocupar com a contracepção, os métodos mais indicados são o implante ou o DIU, por exemplo.

2. A pílula tem muitos efeitos colaterais

Algumas mulheres relatam vários efeitos colaterais com o uso contínuo da pílula anticoncepcional, como dor de cabeça, náuseas, alterações do fluxo menstrual, aumento de peso e alterações no humor, por exemplo.

Nesses casos, o ginecologista pode indicar a troca da pílula ou recomendar o uso de outro método contraceptivo, como implante ou diafragma, que é um método de borracha em forma de anel que impede a entrada dos espermatozoides no útero e que pode ser utilizado várias vezes por cerca de 2 anos. 

3. Relação sexual desprotegida

No caso da relação sexual desprotegida, é recomendado que a mulher tome a pílula do dia seguinte, até 72 horas após a relação, para evitar a fecundação do óvulo pelo espermatozoide e implantação do embrião no útero.

4. TPM intensa

Quando a mulher apresenta sintomas fortes de TPM, como crises de enxaqueca, cólicas intensas, enjoos, inchaço abdominal e nas pernas, por exemplo, o ginecologista pode indicar o uso de implante ou DIU como método contraceptivo, isso porque esses métodos estão relacionados a menores efeitos colaterais, o que pode ter efeito positivo no alívio dos sintomas da TPM.

5. Gravidez recente

Após o nascimento do bebê, o ginecologista pode indicar o uso de alguns métodos contraceptivos, sendo indicado principalmente a pílula de uso contínuo, que deve ser tomada todos os dias e não promove grandes alterações hormonais, sendo considerada segura para a mulher e também não interferindo na produção de leite, por exemplo.

6. Alterações ginecológicas

No caso de algumas alterações ginecológicas como endometriose ou ovário policístico, por exemplo, pode ser indicado pelo ginecologista o uso de métodos contraceptivos como a pílula combinada, que é com estrogênio e progesterona, ou o DIU, respectivamente.

Como saber se estou ovulando?

O período fértil pode provocar algumas alterações no corpo. Porém, como pode variar muito de pessoa para pessoa, vale se atentar a sinais como aumento da libido e cólicas intermitentes, que são sintomas muitos comuns nessa fase. É importante observar ainda a textura do muco vaginal, quando fica mais transparente geralmente é resultado dos hormônios produzindo líquido em maior quantidade, o que contribui para a lubrificação e fecundação. Outra característica é o aumento da temperatura corporal, assim como aumento de espinhas na pele.

Ovulação e período fértil são a mesma coisa?

Não! A ovulação e o período fértil estão relacionados, mas são conceitos diferentes.

A ovulação é o processo em que o ovário libera um óvulo maduro, que pode ser fecundado pelo espermatozoide. Ela ocorre geralmente uma vez a cada ciclo menstrual em mulheres em idade fértil, que é quando há uma combinação de hormônios que estimulam o crescimento e amadurecimento dos folículos ovarianos. Quando um folículo amadurece, ele libera o óvulo na trompa de Falópio, onde pode ocorrer a fertilização.

Já o período fértil é o momento do ciclo menstrual em que há maior probabilidade de ocorrer a fertilização, que geralmente acontece alguns dias antes e alguns dias depois da ovulação. Isso ocorre porque o espermatozoide pode sobreviver por alguns dias no trato reprodutivo feminino e, assim, estar disponível para fertilizar o óvulo assim que ele for liberado.

Qual o melhor período para engravidar?

O melhor período para engravidar é durante o período fértil da mulher, que é o momento em que ocorre a ovulação. Isso geralmente acontece cerca de 14 dias antes do início da próxima menstruação, embora possa variar de mulher para mulher.

Para uma mulher com um ciclo menstrual regular de 28 dias, o período fértil ocorre geralmente entre o 11º e o 16º dia do ciclo. No entanto, como a duração do ciclo menstrual pode variar de uma mulher para outra e de um ciclo para outro, o período fértil também pode variar.

Uma forma de determinar o período fértil é através do uso de testes de ovulação, que identificam o aumento do hormônio luteinizante (LH) no organismo feminino, que ocorre pouco antes da ovulação. Outra forma é através da observação das mudanças na consistência e na quantidade do muco cervical, que pode ficar mais fino, transparente e elástico durante o período fértil.

No entanto, é importante lembrar que engravidar pode levar algum tempo e pode não acontecer imediatamente no primeiro ciclo fértil. Por isso, é recomendável que os casais mantenham relações sexuais frequentes durante todo o ciclo menstrual para aumentar as chances de concepção. Se após um ano de tentativas de gravidez a mulher ainda não engravidou, é recomendável buscar orientação médica para avaliar a possibilidade de infertilidade.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<