Skip to main content

Como chamamos quando há um sangramento, às vezes acompanhado de cólica, algum tempo após o período fértil? Se você respondeu “menstruação”… tem 50% de chances de ter acertado! Essa descrição também se encaixa com o fenômeno da nidação.

Apesar de facilmente confundidos, ambos são sinais opostos do organismo: enquanto a menstruação indica a ausência de uma gravidez, a nidação marca o início da gestação.

Por isso, explicaremos mais sobre o sangramento de nidação e como diferenciá-lo neste artigo. Entenda!

O que é nidação?

A nidação é o momento em que, depois da fecundação, o embrião se implanta no endométrio – um tecido rico em nutrientes e líquidos, produzido e descartado a cada ciclo menstrual. Logo se inicia a produção de hCG, o hormônio da gravidez, e a formação da placenta.

Esse processo pode provocar o rompimento de alguns vasos sanguíneos do revestimento uterino, que é conhecido como sangramento de nidação.

Leia também:
Primeiros sintomas de gravidez
DIU: saiba como funciona, tipos e preços

Como é o sangramento da nidação

Trata-se de um corrimento marrom, em pequeno fluxo. Pode ser acompanhado por cólicas, sensibilidade nos seios, dor de cabeça, irritabilidade e outros sintomas que também acontecem no ciclo menstrual – o que pode confundir algumas pessoas. 

Quais as diferenças entre nidação e menstruação

Como citamos, os sintomas são bem semelhantes, mas o sangramento de nidação costuma ser mais escuro, leve e irregular que a menstruação.

Ele também é bastante confundido com o escape por privação de medicamento, que ocorre quando há uma interrupção da pílula anticoncepcional ou a ingestão de uma pílula do dia seguinte. Ambos os sangramentos apresentam menor volume e uma coloração amarronzada. 

Nesse caso, basta esperar que a menstruação ocorra normalmente após alguns dias. Se isso não acontecer, recomenda-se a realização de um teste de gravidez.

Um dos métodos contraceptivos que podem ser utilizado como prevenção dessa dúvida é o DIU (dispositivo intrauterino), assim como outras formas de prevenção, como o uso de camisinha feminina ou masculinas, entre outros exemplos.

Quando e por que ocorre a nidação?

A nidação ocorre de 5 a 7 dias após a fecundação, sendo um processo natural do organismo.

Nem sempre haverá sangramento nesse período, já que ele acontece somente quando há descamação do endométrio, o que não acontece com todas as mulheres que engravidam. Inclusive, o sintoma mais comumente percebido são as cólicas, não o corrimento.

Mas é importante frisar que o sangramento de nidação não apresenta nenhum risco à gestação. E que é essencial desenvolver consciência corporal e domínio do ciclo menstrual para perceber mais facilmente as nuances que o organismo sinaliza – mesmo que não relacionadas à gravidez.

Inclusive, par saber mais sobre esse assunto, recomendamos nossas publicações sobre corrimento branco, além de dicas para aliviar as cólicas.

Produtos relacionados 

Em caso de dúvidas sobre uma possível gestação, pode ser útil recorrer a testes de gravidez disponíveis em farmácias, que são bastante seguros e eficazes. No CliqueFarma você encontra o menor preço entre farmácias de todo o Brasil para comprar online e receber em casa. Confira algumas ofertas:

teste de gravidez ofertas

Além disso, para quem deseja engravidar, existem os testes de ovulação, que ajudam a descobrir quais dias são mais favoráveis à concepção:

teste de ovulacao fertilidade ofertas

Consulte um ginecologista para tirar outras dúvidas e receber o acompanhamento mais adequado. Gostou do artigo? Aqui no blog você encontra outras informações sobre saúde da mulher e muito mais para a sua saúde e bem-estar!  

*Preços pesquisados em 19/01/2023

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<