Skip to main content

Qualquer assunto que envolva os órgãos sexuais não é só um tabu, mas, também, há dificuldade de encontrar informações relevantes que realmente sanem as dúvidas. Cada corpo é único e possui diferentes maneira de manifestar alguns sinais. O corrimento branco, por exemplo, pode causar muitos receios ao ser identificado.

Embora notar este sintoma possa trazer alguns medos, não é necessariamente algo grave. São vários os significados que se podem constatar. Neste texto, você vai encontrar as respostas para suas dúvidas sobre o tema. Entenda o que é, como se cuidar, se é possível evitar e o que pode ser o corrimento branco. Confira, abaixo, as informações que você precisa saber sobre o assunto.

O que é corrimento branco?

O corrimento branco pode se apresentar de diversas formas. É possível identificar suas causas pela análise da cor, cheiro e sintomas que o acompanham. Essas características podem revelar uma normalidade ou também uma irregularidade que necessita acompanhamento médico.

São diversas as patologias ginecológicas que podem gerar um corrimento branco, como:

  • Alterações hormonais;
  • Desequilíbrio da flora vaginal;
  • Vaginose;
  • Candidíase;
  • ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Geralmente, este tipo de corrimento não tem cheiro, não causa coceira e não vem acompanhado de outros sintomas. É uma etapa comum do período menstrual e pode ser só uma secreção comum. Afinal, secreções são líquidos cervicais expelidos para garantir a umidade da vagina, como uma forma do corpo de manter a região lubrificada e livre de bactérias nocivas.

A secreção pode variar sua quantidade e aspecto a depender do período do ciclo, apresentando-se com uma cor branca ou clara. Caso o corrimento possua um cheiro forte, é importante buscar um auxílio ginecológico, pois pode ser um sintoma de vaginose.

Leia mais: Primeiros sintomas de gravidez
O que é bom para cólica? Saiba mais! 

Corrimento branco pastoso é normal?

A presença de um corrimento branco pastoso pode ser indício da infecção vaginal por fungos, conhecida como candidíase. Outros sintomas além do corrimento que podem confirmar o diagnóstico são coceiras na região e ardência durante a relação sexual. A área genital pode apresentar vermelhidão e inchaço. É importante procurar um médico ginecologista para uma análise detalhada e a recomendação de tratamentos específicos.

O profissional de ginecologia pode solicitar um exame com a coleta do corrimento branco para levar para análise e deliberar o diagnóstico final. O tratamento de candidíase é feito, na maior parte das vezes, com medicamentos antifúngicos aplicados em forma de supositório, creme, pomada ou uso oral, entre outros remédios e produtos de uso íntimo que podem ser receitados pelo médico.

Corrimento branco está relacionado à gravidez? 

Em alguns casos, sim. Pois, no período gestacional, em geral, há aumento de fluxo sanguíneo, elevação do tamanho do útero, temperatura corporal e até mesmo do pH vaginal. Estes fatores podem contribuir para a liberação de secreções vaginais normais.

Mas deve-se ter atenção, já que essas alterações podem causar infecções vaginais como vaginose e a própria candidíase mencionadas acima. Recomenda-se uma consulta com ginecologista obstetra para evitar a recorrência de complicações na gestação.

Procure um ginecologista e informe-se

Assuntos que envolvam a vida sexual e órgãos genitais precisam ser discutidos para que a informação correta chegue às pessoas. Os mitos e receios em torno destes assuntos acabam postergando a busca por um profissional e agravando sintomas que poderiam ser tratados com mais facilidade. Questões como corrimentos, secreções nas regiões genitais e ISTs podem ser sanadas ao conversar com médicos. Previna-se em todas as relações sexuais e mantenha em dia a higiene e os cuidados pessoais.

Aqui no blog você encontra várias informações sobre saúde sexual, maternidade, saúde da mulher e muito mais!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<