Skip to main content

Se você chegou neste artigo para entender mais sobre o que é bom para aliviar as dores no período menstrual, está no lugar certo. Muitas pessoas sentem dores nesta etapa do ciclo, mas é importante entender mais sobre o assunto para saber qual a melhor forma de aliviar os sintomas e amenizar o desconforto. Continue lendo para saber o que é bom pra cólica e distinguir os casos em que são recomendados medicamentos ou soluções caseiras.

O que é cólica?

Conhecida também como dismenorreia, cólicas são dores na parte pelve, parte baixa do tronco. Pode se apresentar através de espasmos, pontadas contínuas ou podem ser dores prolongadas e constantes. São divididas em dois tipos: primárias ou secundárias.

  • A dismenorreia primária é frequente em adolescentes e não está associada às doenças ginecológicas.
  • A secundária se apresenta em pessoas acima dos 20 anos e acontece quando há alterações patológicas no aparelho reprodutivo.

Pode estar ligada à miomas ou infecções. É importante a consulta de um médico especialista, pois dores muito intensas podem ser sintomas de doenças que exigem cuidados especiais, como por exemplo a endometriose.

O que é bom para cólica para fazer em casa?

Algumas vezes pode ser possível aliviar as dores com fórmulas caseiras. Existem dicas que não envolvem medicamentos e vão te auxiliar a passar pelos dias de incômodo com mais tranquilidade. Mas, lembre-se: procure um médico ou médica de confiança caso sinta necessidade. Confira as dicas abaixo:

Usar bolsa de água quente

Utilizada na região do ventre, esta opção deixa o útero relaxado e com fluxo sanguíneo mais tranquilo, diminuindo a sensação de aperto e dor.

Fazer exercícios físicos

As atividades aliviam a cólica porque aumentam a circulação sanguínea, pois melhoram a vasodilatação.

Evitar estresse

Situações estressantes liberam cortisol, que atua no mal-estar e desânimo, o que pode aumentar os sintomas da dor.

Consumir chás calmantes

Chás como camomila são indicados porque estimulam glicina, um aminoácido que reduz os espasmos musculares e aliviam as dores. Outras opções como o chá de gengibre possuem efeitos analgésicos.

Quais são os melhores remédios para cólica?

Para aliviar as dores existem alguns medicamentos como Ibuprofeno, encontrado em marcas como Advil, Lufyafem e Buscofem. A dipirona existente no Atroveran e na Novalgina também pode ser recomendada para aliviar dores. Outros remédios como Buscopam composto, Atroveran Hot e Buscofem Hot também podem ser receitados.

Para economizar e encontrar ofertas acessíveis para seguir com o tratamento também há a opção dos medicamentos genéricos. Mas lembre-se, é sempre importante ter uma indicação médica antes de tomar qualquer remédio para evitar o uso incorreto e ocasionar outros desconfortos.

Outros tipos de cólicas

Engana-se quem pensa que as cólicas só aparecem no período menstrual. Existem diversos tipos de dismenorreia que ocorrem em adultos e, até mesmo, bebês. Confira alguns exemplos:

  • Cólica intestinal: acontece devido às contrações ou espasmos na musculatura do intestino. Normalmente se dá por diarreia, prisão de ventre ou excesso de gases. A dor pode ser leve ou moderada.
  • Cólica em bebês: estudos indicam que pode ser ocasionada pela imaturidade no trato intestinal dos recém-nascidos que ainda está em formação e pode ser amenizada através de massagens e chás.

Existem diversas causas que podem gerar a cólica e, as dores podem significar mais do que um sintoma do período de menstruação. Por esse motivo, consulte um ginecologista e informe-se sobre a possibilidade de uso de medicamentos e a dosagem ideal. No Cliquefarma você compara os preços de remédios para cólica nas farmácias de todo o Brasil e compra online.

*Preços pesquisados em 04/11/2022.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<