Skip to main content

Esse é um assunto delicado que deixa muitas pessoas constrangidas. Mesmo sendo algo comum, as pessoas não gostam muito de falar sobre constipação intestinal. Mas para quebrar esse tabu, hoje vamos falar sobre isso e sobre algo que as pessoas costumam usar com o objetivo de resolver esse problema, que são os laxantes.

Os laxantes são medicamentos de venda livre que podemos encontrar em qualquer farmácia. Mas apesar disso, o uso indiscriminado desse tipo de medicamento pode ser muito prejudicial para a saúde.

Algumas pessoas usam laxantes para aliviar a constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre. Esses medicamentos são eficazes para problemas de constipação ocasional, mas não são recomendados para constipação crônica.

Outras pessoas usam laxantes com o objetivo de perder peso, mas diferente do que essas pessoas pensam, os laxantes não fazem você perder gordura, fazem você perder água. Esse uso equivocado pode causar desidratação e até mesmo vício.

Apesar desses efeitos colaterais, quando os laxantes são usados da maneira correta, eles podem ser um grande aliado para aliviar a constipação intestinal. Alguns médicos até recomendam o uso de laxantes em preparação para alguns exames médicos que faz-se necessário esvaziar o intestino.

Assim como todo medicamento, mesmo que seja vendido sem prescrição os laxantes devem ser usados da forma correta e de preferência sob orientação médica.

Para te ajudar a entender como esse tipo de medicamento funciona, preparamos esse artigo que vai te apresentar informações importantes a respeito dos laxantes. Fique com a gente e aprenda tudo sobre essa categoria de medicamentos.

Mas antes de falarmos sobre os laxantes, vamos entender um pouco mais a respeito da constipação intestinal.

Afinal, o que é constipação intestinal e quais são seus sintomas?

A constipação é uma condição na qual uma pessoa apresenta movimentos intestinais desconfortáveis ​​ou pouco frequentes. Geralmente, uma pessoa é considerada constipada quando os movimentos intestinais resultam na passagem de pequenas quantidades de fezes secas e duras, geralmente menos de três vezes por semana.

No entanto, a eliminação normal de fezes pode consistir em evacuar três vezes por dia ou três vezes por semana, isso depende da pessoa.

Cerca de 14 por cento da população mundial têm constipação frequente. A constipação é a queixa gastrointestinal mais comum, resultando em milhões de consultas médicas todos os anos.

Causas da constipação

As fezes duras e secas são o resultado da absorção de muita água pelo cólon. Normalmente, à medida que os alimentos passam pelo cólon (também conhecido como intestino grosso), o cólon absorve água enquanto forma fezes. Em seguida, as contrações musculares empurram as fezes em direção ao reto e, quando as fezes chegam ao reto, a maior parte da água já foi absorvida, tornando as fezes sólidas.

Quando as contrações musculares do cólon são lentas, as fezes se movem pelo cólon muito lentamente, resultando na absorção de muita água. Algumas das causas mais comuns de constipação incluem o seguinte:

  • Remédios
  • Falta de exercício
  • Líquidos insuficientes
  • Fibra insuficiente na dieta
  • Síndrome do intestino irritável
  • Ignorar a necessidade de evacuar
  • Mudanças nos hábitos ou estilo de vida, como viagens, gravidez e velhice
  • Problemas com função intestinal
  • Abuso de laxantes

Sintomas de constipação

A seguir estão os sintomas mais comuns de constipação. No entanto, cada pessoa pode experimentar sintomas de forma diferente. Os sintomas podem incluir:

  • Evacuações intestinais difíceis e dolorosas
  • Evacuações intestinais menos de três vezes por semana
  • Sensação de inchaço ou desconforto
  • Sensação de preguiça
  • Dor abdominal

Os sintomas da constipação podem ser semelhantes a outras condições ou problemas médicos. Sempre consulte seu médico para um diagnóstico completo.

A taxa de defecação normal para um adulto está entre três evacuações por dia e três evacuações por semana. Se você vai menos de três vezes por semana e está sentindo dor, desconforto e esforço ao fazer um movimento, provavelmente está com prisão de ventre.

Como prevenir a constipação

Existem várias coisas que você pode fazer para ajudar a manter seus intestinos saudáveis ​​e evitar a prisão de ventre. Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico ou profissional de saúde antes de fazer alterações significativas em sua dieta regular. Um nutricionista também poderá orientá-lo.

  • Como regra geral, comer mais alimentos ricos em fibras pode prevenir a constipação. No entanto, se a constipação for resultado de colite ou doença de Crohn, aumentar a ingestão de fibras pode ter um efeito prejudicial.
  • Existem dois tipos diferentes de fibra: solúvel e insolúvel. A fibra solúvel se dissolve no intestino para formar uma substância do tipo gel. Isso ajuda os alimentos a se moverem ao longo do trato digestivo. A fibra insolúvel não é solúvel e se move através dos intestinos sem ser absorvida. Esta fibra adiciona volume aos movimentos intestinais e ajuda a reduzir a constipação.
  • Certifique-se de beber muito líquido para manter as fezes úmidas, por exemplo, pelo menos 1,5-2 litros de bebidas à base de água por dia.
  • Se estiver tomando quaisquer medicamentos (prescritos ou comprados na farmácia), pergunte ao seu médico ou farmacêutico se podem estar agravando a sua prisão de ventre. 
  • Se possível, tente remover medicamentos para constipação.
  • Se realmente for necessário, tente usar um suplemento de fibra e possivelmente supositórios para ajudar a regularizar os intestinos, mas eles não devem ser usados ​​a longo prazo.
  • Alguns alimentos podem atuar como laxantes naturais para algumas pessoas, entre eles; ameixas, figos, alcaçuz, café / chá, comida picante.
  • Se possível, aumente sua atividade física, pois isso ajuda a aumentar a atividade intestinal.

O que são os laxantes?

Se você tentou mudar alguns hábitos como beber mais água, ingerir mais fibras e praticar atividade física, mas mesmo assim ainda continua constipado, talvez você tenha que tomar um medicamento laxante.

Os laxantes são medicamentos usados com o objetivo de ajudar as pessoas com constipação ocasional a evacuar. Esse medicamento só deve ser usado em último caso, quando uma mudança no estilo de vida não resultou em efeitos positivos para soltar o intestino.

A maioria dos laxantes são vendidos sem receita, mas alguns outros precisam de uma receita médica para serem adquiridos.

Os laxantes podem vir em diferentes formas, como em líquido e comprimido para serem ingeridos por via oral, mas também podem vir na forma de supositório, para ser inserido no reto.

Comprimidos, cápsulas, xaropes, gotas e pós são ingeridos por via oral e, dependendo do tipo de laxante, podem levar horas ou dias para fazer efeito.

Laxantes retais ou supositórios são inseridos no reto. Geralmente, eles são eficazes em minutos a uma hora e são usados ​​principalmente como último recurso para tratar a constipação grave.

Tipos de laxantes

Existem vários tipos de laxantes que você pode usar para aliviar a sua constipação ocasional. Veja a seguir os tipos de laxantes que você pode encontrar.

Laxantes formadores de massa

Esses laxantes adicionam fibra “solúvel” às fezes. Isso faz com que as fezes absorvam mais água. Ele cria fezes maiores e mais macias. As fezes maiores ajudam a estimular a contração do intestino. Isso remove as fezes. Os laxantes formadores de massa geralmente são o tipo mais seguro de laxante.

Exemplos de laxantes formadores de massa incluem:

  • Psyllium
  • Policarbofila
  • Metilcelulose

Para reduzir o risco de efeitos colaterais, você deve começar devagar. Certifique-se de beber bastante líquido enquanto toma laxantes formadores de massa. Aumente gradualmente a quantidade de uso até obter os resultados desejados.

Laxantes lubrificantes

Estes laxantes revestem a superfície das fezes para torná-las escorregadias. Isso ajuda as fezes a saírem do corpo com mais facilidade. Os supositórios de glicerina lubrificam o interior do ânus (a abertura externa do intestino). Isso facilita a eliminação das fezes duras do corpo.

Amaciantes de fezes

Esse tipo de laxante ajuda a misturar o fluido nas fezes para amolecê-las. Isso facilita a eliminação das fezes do corpo. Um exemplo de amaciante de fezes é o docusato de sódio.

Laxantes osmóticos

Esse laxante faz com que o intestino retenha mais líquido. Isso amolece as fezes e ajuda o intestino a retirá-las.

Exemplos de laxantes osmóticos incluem:

  • Polietilenoglicol
  • Solução de hidróxido de magnésio

Laxantes estimulantes

Esses são os tipos mais agressivos de laxantes. Eles fazem com que o intestino contraia para mover as fezes para fora. Bisacodil e sennosides são exemplos de laxantes estimulantes.

Os laxantes estimulantes não devem ser usados ​​por mais de alguns dias. Quando esses laxantes são tomados por muito tempo, o intestino pode perder o tônus ​​muscular e “esquecendo” como empurrar as fezes sozinho.

O que o laxante faz no intestino?

Os laxantes estimulam a evacuação, estimulando o cólon a produzir fezes ou simplesmente tornando mais fácil a evacuação do que já está lá. Normalmente são considerados suplementos e medicamentos, mas como vimos alguns alimentos podem servir como laxantes naturais.

Quando a maioria das pessoas experimenta constipação ocasional, elas procuram remédios caseiros como beber muitos líquidos e aumentar a ingestão de fibras. Mudanças na dieta e no estilo de vida muitas vezes podem resolver o problema sem recorrer a medicamentos.

Do contrário, esse geralmente é o momento em que algum tipo de laxante de venda livre é utilizado. A maioria dos consumidores escolhe um tipo de laxante com base na duração dos sintomas, na intensidade da constipação e na rapidez com que desejam ver os resultados.

A maioria dos laxantes leva de seis a 72 horas para fazer efeito. Uma vez que os movimentos intestinais são produzidos, a quantidade de laxante no corpo irá reduzir naturalmente, embora os efeitos do laxante possam durar alguns dias após a dose inicial.

Quando se deve tomar laxante?

Existem muitos cenários de curto prazo que podem causar constipação: viagens, estresse, doença, exposição ao calor, baixa hidratação, gravidez, mudanças na dieta e baixos níveis de exercício ou atividade podem desencadear um caso de constipação.

Uma dose única de um laxante de venda livre pode limpar a constipação, regular seus intestinos, aliviar o inchaço e colocá-lo de volta no caminho certo.

Também há causas de longo prazo para a constipação, com os pacientes geralmente de três categorias: idosos, pessoas que tomam certos medicamentos (como narcóticos e certos antidepressivos) e pessoas com certas condições de saúde (como síndrome do intestino irritável ou diabetes).

É normal usar um laxante ocasionalmente para tratar de uma razão de curto prazo para constipação, mas usar um laxante de longo prazo (ou para tratar de um problema crônico como o efeito colateral de outro medicamento) não é a melhor ideia.

Embora sejam vendidos como medicamentos de venda livre, muitos laxantes podem causar efeitos colaterais e dependência. Eles também não tratam a origem da sua constipação. Eles são apenas uma solução para um sintoma.

As pessoas podem se tornar dependentes deles ou abusar deles, e quando chegam ao médico, eles perdem o objetivo original. A constipação pode ser um sinal de alerta precoce de um problema maior em alguns casos.

O uso de longo prazo normalmente não é indicado para nenhum laxante, exceto para os suplementos de fibra. Infelizmente, a maioria das pessoas segue uma estratégia específica: elas tentam tratar sua constipação com remédios caseiros, então, quando eles não funcionam, passam para amaciantes de fezes e, em seguida, normalmente, um laxante osmótico ou estimulante. Nesse ponto, no entanto, a constipação deve ser tratada por um médico.

Se um agente de volume não funcionar e você passar para um amaciante e isso não funcionar, você realmente precisa chamar seu médico. Especialistas não aconselham a graduação para formas mais fortes de laxantes, uma vez que essas outras medidas falhem.

Antes de tomar um laxante de venda livre, leia as instruções no rótulo do medicamento. Isto irá informá-lo sobre a quantidade de medicamento a tomar e com que frequência. Se você tiver alguma dúvida sobre a quantidade de medicamentos que deve tomar, ligue para o seu médico ou farmacêutico.

Mantenha um registro dos medicamentos que está usando e de quando os toma. Se você precisar ir ao médico, leve esta lista com você.

Siga estas dicas para se certificar de que está tomando a quantidade certa de um laxante de venda livre:

  • Tome apenas a quantidade recomendada no rótulo do medicamento. Não presuma que mais remédio funcionará melhor ou mais rápido. Tomar mais do que a quantidade recomendada pode ser perigoso.
  • Se você estiver tomando um medicamento com receita, pergunte ao seu médico se está tudo bem em tomar também um laxante de venda livre.

Quais os efeitos colaterais do laxante?

Existe uma crença infundada de que os laxantes podem ajudar a controlar o peso ou promover a perda de peso. Quando os laxantes são usados, a maioria dos alimentos e líquidos foram digeridos e processados ​​pelo corpo.

A maioria dos laxantes estimula artificialmente o intestino grosso a esvaziar, e uma evacuação induzida por laxantes causa uma perda de peso percebida. Normalmente, essa evacuação não contém comida, gordura ou calorias reais, mas, em vez disso, causa a perda de água, minerais e eletrólitos do cólon.

Assim que uma pessoa bebe ou come, o corpo se reidrata. Se uma pessoa usa laxantes cronicamente, o corpo pode correr o risco de desidratação, o que pode afetar os órgãos essenciais e pode levar à morte.

Existem muitas consequências físicas e médicas do abuso de laxantes. Uma é a desregulação de eletrólitos e minerais no corpo.

Sódio, potássio, magnésio e fósforo são eletrólitos e minerais presentes em níveis específicos para o funcionamento saudável dos nervos, músculos, cólon e coração. Quando esse equilíbrio está em desregulação, pode causar angústia e diminuição da função desses órgãos.

A desidratação no corpo pode causar fraqueza dos músculos, visão embaçada, danos aos rins, desmaios e tremores. Em alguns casos graves, pode causar a morte. A desidratação geralmente requer tratamento médico para reidratar o corpo de maneira adequada e segura.

A dependência de laxantes pode ocorrer quando uma pessoa abusa de laxantes por um longo período de tempo e o cólon para de reagir às doses recomendadas de laxantes. Um aumento contínuo de laxantes é normalmente necessário para produzir um movimento intestinal para aqueles que abusam de laxantes.

Danos aos órgãos internos podem criar um cólon esticado ou preguiçoso, o que pode levar a infecções do cólon, síndrome do intestino irritável e danos ao fígado. No abuso extremo de laxantes, o câncer de cólon pode se desenvolver devido ao uso indevido.

Na bulimia nervosa, a dependência de laxantes pode ocorrer, bem como danos ao trato gastrointestinal. O enfraquecimento e o amolecimento dos ossos também podem ocorrer com a dependência de laxantes, bem como com tumores intestinais graves e problemas renais.

Com a bulimia e o uso de laxantes, uma pessoa começa a ficar mais debilitada por causa de doenças comuns devido a uma diminuição ou paralisação do sistema imunológico.

Uma pessoa ficará mais suscetível a infecções. A desidratação grave pode ocorrer devido à perda de fluidos e à falta de hidratação das células e tecidos. Isso pode resultar em falência de órgãos ou morte.

Na anorexia nervosa, podem ocorrer complicações médicas continuadas e perda óssea devido à perda mineral com abuso de laxantes e pode resultar em osteoporose prematura e fraturas ósseas.

Os rins também são danificados não apenas pela contagem baixa de glóbulos brancos, mas também pela desidratação prolongada por falta de ingestão de líquidos e uso indevido de laxantes. Isso pode levar à insuficiência renal.

Como parar de usar laxantes de forma abusiva?

Trabalhar com seu médico ou com um médico especialista em transtornos alimentares é importante para uma pessoa que está tentando parar de usar laxantes. Ao ser monitorado, o médico pode promover suas necessidades médicas quanto a danos e reparos em órgãos, minerais e corpo.

Ao trabalhar com seu médico e reduzir os laxantes, você pode sentir ansiedade e uma sensação de angústia. Seja paciente com seu corpo enquanto ele se reajusta e aprenda a se autoregular e responder aos sinais naturais.

Lembre-se de comer alimentos ricos em fibras, como grãos inteiros, frutas e vegetais. Agendar uma consulta com um nutricionista pode ajudá-lo a incorporar lentamente os alimentos em seu plano de refeições para permitir a regulação natural.

Beber pelo menos 8 copos de água por dia também é normalmente recomendado por sua equipe médica para hidratação adequada e reparo de células e tecidos.

Alguns nutricionistas também recomendam caminhadas suaves em algum momento do dia para ajudar suavemente com os movimentos intestinais naturais. Yoga ou exercícios suaves não aeróbicos são usados ​​para ajudar neste processo.

Trabalhar com um terapeuta é útil para lidar com problemas de saúde mental que podem surgir do abuso de laxantes. Por causa da desidratação, a perda de minerais e nutrientes pode causar depressão, ansiedade ou outros problemas comórbidos.

Ser capaz de lidar com eles junto com os efeitos colaterais físicos do abuso de laxantes pode ser uma boa caixa de ressonância para muitas pessoas.

Saber quais são os efeitos colaterais físicos do abuso e do uso indevido de laxantes pode ajudá-lo a identificar se você está usando laxantes em excesso. Se você sentir que está tendo dificuldades em como parar, procure a equipe médica, a equipe terapêutica clínica e o apoio de um nutricionista.

Por meio desses recursos, você pode lidar com as consequências físicas, necessidades dietéticas para regular novamente seu corpo, bem como quaisquer problemas subjacentes e / ou ansiedade associados ao uso indevido de laxantes.

Com o uso desses sistemas de suporte, seu corpo pode reaprender a regular e normalmente não causa danos a longo prazo ao corpo de uma pessoa.

Saiba mais sobre alimentos laxantes

A primeira recomendação dos médicos para quem sofre com constipação ocasional ou crônica, é manter hábitos alimentares que promovam a evacuação saudável.

Na maioria dos casos de prisão de ventre, a dieta é um dos principais fatores que pode influenciar. Em primeiro lugar, porque muitos alimentos contêm água e, em segundo lugar, porque são uma fonte potencial de fibra alimentar. Em suma, eles contêm o que você precisa para superar a constipação.

É importante observar a alimentação para garantir um trânsito intestinal saudável. Todos os especialistas concordam! A hidratação suficiente e uma ingestão diária de fibra alimentar é a combinação perfeita para evacuações regulares. A preguiça intestinal geralmente é causada por uma dieta pobre em fibras solúveis e insolúveis.

A fibra retém água e a transporta para o cólon, o que amolece as fezes e facilita a eliminação.

Veja a seguir os principais alimentos que podem aliviar a constipação e te ajudar a ter evacuações regulares.

Maçãs

As maçãs são ricas em fibras e contêm cerca de mais de quatro gramas por porção. As fibras ajudam os alimentos a passar pelo intestino rapidamente para que você não se sinta preso.

Certifique-se de comer a casca da maçã para obter todos os benefícios, pois a casca contém pectina que atua como um laxante natural. Pegue uma para um lanche rápido ou leve ao forno para uma sobremesa saudável.

Ameixas

Este provavelmente não é nenhuma surpresa, ameixas são o tratamento preferido de sua avó para constipação, e por um bom motivo. Uma porção contém seis gramas de fibra para ajudar seu corpo a eliminar os alimentos rapidamente. Não é um fã de ameixas secas? Beber suco de ameixa também é eficaz.

Pão integral

O pão de trigo integral é carregado com fibras insolúveis que podem te ajudar a se sentir melhor imediatamente. Nossos intestinos não conseguem absorver fibras insolúveis, então as eliminam rapidamente.

Experimente começar o dia com torradas de pão integral ou saboreie um sanduíche com pão integral na hora do lanche!

Kiwi

Os kiwis são lindas frutas carregadas de benefícios para a nossa saúde. Um pequeno kiwi tem mais de dois gramas de fibra. Também foi demonstrado que os kiwis ajudam a estimular o movimento do intestino, ajudando a comida a passar rapidamente.

Brócolis

Sua mãe estava certa quando disse para você comer brócolis. Este superalimento verde contém um composto chamado sulforafano que pode ajudar a regular as bactérias em seu intestino e promover uma digestão saudável.

Feijões

Praticamente qualquer tipo de feijão, do feijão preto ao branco, irá ajudá-lo no departamento de constipação. Eles possuem uma quantidade considerável de fibras, sendo mais de sete gramas por porção. O feijão contém fibras solúveis e insolúveis, mantendo as coisas em movimento no trato digestivo.

Uvas

A maioria das frutas contém o maior teor de fibra em suas cascas, e é por isso que as uvas são uma superestrela das fibras. Comer um punhado de uvas lhe dará bastante fibra da casca, bem como líquido da fruta. Isso ajuda a tornar mais fácil sua ida ao banheiro.

Folhas verdes escuras

A couve é mais do que uma tendência alimentar, é também um dos melhores laxantes que podemos encontrar na natureza. Folhas verdes escuras como couve, acelga e espinafre contém magnésio, um mineral que ajuda a amolecer as fezes, tornando-as mais fáceis de passar.

Batata doce

A batata doce é um superalimento por uma razão. A batata doce contém uma variedade de nutrientes que atuam como laxantes naturais, como água, fibra, magnésio e vitamina B6. Eles também mantêm o sistema nervoso saudável, que desempenha um papel importante nos movimentos intestinais.

Abóbora

Este maravilhoso alimento com baixo teor de carboidratos e açúcar é repleta de fibras, essenciais para o alívio da constipação. Possui também potássio, mineral que atua como eletrólito para manter o trato digestivo equilibrado.

Café

Sua xícara de café da manhã estimula seu cérebro e seus intestinos. A cafeína faz as coisas andarem, mas muito café pode causar prisão de ventre, portanto, preste atenção ao quanto está bebendo.

Azeite

O azeite é uma estrela na dieta mediterrânea por seus benefícios para o coração, mas o azeite de oliva também pode ajudá-lo a ir ao banheiro com mais frequência. O azeite de oliva atua como um laxante natural no corpo e pode ajudar a promover uma digestão saudável. Experimente cozinhar vegetais em azeite fresco ou usá-lo para regar a salada.

Kefir

Quando se trata de prisão de ventre, os probióticos são essenciais. Os probióticos promovem as bactérias saudáveis ​​em seu intestino que são responsáveis ​​pela digestão e eliminação dos alimentos. Alimentos ricos em probióticos, como o kefir, podem ajudar a acelerar o seu trato digestivo e colocar as coisas de volta aos trilhos rapidamente.

Linhaça

As sementes de linhaça são um alimento minúsculo, mas que tem um grande impacto nutricional. Uma colher de sopa contém cerca de três gramas de fibra solúvel e insolúvel. Além de aliviar a constipação, seu conteúdo de fibra mantém você saciado e satisfeito após as refeições.

Peras

As peras são uma forma saborosa e suculenta de aliviar rapidamente a prisão de ventre. Além de serem ricas em fibras, são uma ótima fonte de sorbitol. Este composto é encontrado em certas frutas e atua como um laxante natural.

Laranjas

As laranjas são um lanche fácil e portátil perfeito para quem precisa de ajuda para colocar as coisas em movimento. Elas são ricas em fibras e vitamina C, o que ajuda a tornar as fezes mais fáceis de passar.

No entanto, certifique-se de consumir uma laranja inteira e pular o suco de laranja. Elas obtêm suas fibras de sua polpa, então descasque e coma.

Lentilhas

As lentilhas são uma fonte de fibra bem satisfatória e podem ajudar a reverter a constipação quase que instantaneamente. Meia xícara contém mais de oito gramas de fibra, bem como outros nutrientes para manter um cólon saudável.

Amêndoas

Um punhado de amêndoas pode ser o lanche perfeito. Elas são ricas em gorduras saudáveis, proteínas e fibras. Elas também são ricas em magnésio, o que ajuda a estimular o trato digestivo.

Onde encontrar medicamentos e suplementos laxantes

Se você sofre com constipação ocasional, usar um laxante de vez em quando pode te ajudar, caso uma mudança de hábito não proporcione o efeito desejado.

É importante lembrar que as informações apresentadas neste artigo não substituem o aconselhamento de um profissional de saúde. Diante disso, se a sua constipação for persistente, procure um médico, pois isso pode ser um sintoma de um problema mais grave.

Para encontrar laxantes de suplementos de fibras com os melhores preços, experimente usar o buscador de preços da Cliquefarma. Com ele você encontra tudo o que precisa de forma prática, segura e com preços que cabem no seu bolso!

Gostou do nosso artigo? Então curta, comente e compartilhe com outros!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<