Skip to main content

Este artigo é para pessoas com degeneração macular relacionada à idade e para sua família e amigos. Oferece informações sobre degeneração macular relacionada à idade. Contem perguntas e respostas sobre as causas e sintomas desta doença ocular. E um diagnóstico e os diferentes tipos de tratamentos para a degeneração macular.

O Instituto Nacional do Olho realiza e apóia pesquisas que conduzem a tratamentos que protegem os olhos e desempenham um papel importante na redução da deficiência visual e da cegueira. O NEI faz parte dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Índice:

O que é degeneração macular relacionada à idade?

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença que afeta a visão central clara necessária para realizar as atividades nas quais você precisa olhar diretamente para frente, como leitura, costura e direção. A degeneração macular afeta a mácula, a parte do olho que permite que pequenos detalhes sejam vistos. A degeneração macular não causa dor.

degeneracaomuscular

Simulação de Degeneração Muscular

Em alguns casos, a degeneração macular relacionada à idade progride tão lentamente que as pessoas não percebem qualquer alteração em sua visão. Em outros casos, a doença progride mais rapidamente e pode causar perda de visão em ambos os olhos. A degeneração macular é uma das principais causas de perda de visão em americanos com mais de 60 anos de idade.

Onde está a mácula?

A mácula está localizada no centro da retina, o tecido sensível à luz na parte de trás do olho. A retina imediatamente converte luz ou uma imagem em impulsos elétricos e envia esses impulsos, ou sinais nervosos, para o cérebro.

Existem diferentes formas de degeneração macular relacionadas à idade?

Sim. Existem dois tipos de degeneração macular relacionados à idade: úmida e seca.

O que é degeneração macular úmida?

Degeneração macular úmida ocorre quando os vasos sanguíneos anormais atrás da retina começam a crescer abaixo da mácula. Esses novos vasos sangüíneos tendem a ser muito frágeis e freqüentemente vazam sangue e líquido. Sangue e fluido levantam a mácula de seu lugar normal na parte de trás do olho. Danos à mácula ocorrem rapidamente.

Com degeneração macular úmida, a perda da visão central pode ocorrer muito rapidamente. A degeneração macular úmida é considerada uma forma avançada de degeneração macular e é mais severa que a forma seca.
Um dos primeiros sinais de degeneração macular úmida é que as linhas retas parecem onduladas. Se notar esta ou outras alterações na sua visão, contacte imediatamente o seu oftalmologista. Você precisa de um exame oftalmológico completo com pupilas dilatadas.

O que é degeneração macular seca?

A degeneração macular seca ocorre quando as células da mácula sensível à luz se deterioram gradualmente, fazendo com que a visão central se turvore gradualmente no olho afetado. À medida que a degeneração macular seca piora, você pode notar um ponto embaçado no centro da visão. Com o tempo, pelo menos a mácula funciona, é possível perder progressivamente a visão central do olho afetado.

O sintoma mais comum da degeneração macular seca é a visão turva. Você pode ter problemas em reconhecer os rostos das pessoas. Você pode precisar de mais luz para ler e executar outras tarefas. A degeneração macular seca geralmente afeta ambos os olhos, mas o olho pode se perder em um olho, enquanto o outro olho não é afetado.
Um dos primeiros sinais mais comuns de degeneração macular seca é a drusa. Drusas são depósitos amarelos sob a retina. Eles são freqüentemente encontrados em pessoas com mais de 60 anos de idade. Seu oftalmologista pode detectar se você tem drusa durante um exame oftalmológico completo com pupilas dilatadas.

A degeneração macular seca tem três estágios, os quais podem ocorrer em um ou ambos os olhos:

  1. Degeneração macular precoce Pessoas com degeneração macular precoce têm várias drusas pequenas ou algumas drusas médias. Nesta fase, não há sintomas ou perda de visão.
  2. A degeneração macular intermediária. Pessoas com degeneração macular intermediária têm muitas drusas de tamanho médio, ou uma ou mais drusas grandes. Algumas pessoas vêem um borrão no centro de sua visão. Eles podem precisar de mais luz para ler e executar outras tarefas.
  3. Degeneração macular seca avançada. Além das drusas, pessoas com degeneração macular seca avançada têm uma deterioração das células sensíveis à luz e tecido de suporte na área central da retina. Essa deterioração pode causar um borrão no centro da sua visão. Com o tempo, o ponto borrado pode ficar maior e mais escuro, escurecendo ainda mais sua visão central. Você pode ter dificuldade em ler ou reconhecer pessoas até que elas estejam muito próximas.

Se por causa da degeneração macular seca você tem uma perda de visão em apenas um olho, você pode não notar qualquer alteração em sua visão geral. Enquanto o outro olho vê claramente, você ainda pode dirigir, ler e ver os pequenos detalhes. Você só notará mudanças em sua visão se a degeneração macular afetar ambos os olhos. Se você tiver visão turva, consulte um oftalmologista para um exame oftalmológico completo com pupilas dilatadas.
Visão normal & A mesma imagem vista por uma pessoa com degeneração macular relacionada à idade.

Visão normal

A mesma imagem vista por uma pessoa com degeneração macular relacionada à idade.

As drusas causam perda de visão na degeneração macular seca avançada?

Apenas os druidas geralmente não causam perda de visão. De fato, os cientistas não têm certeza sobre a conexão entre a drusa e a degeneração macular. O que eles sabem é que um aumento no tamanho ou no número de drusas aumenta o risco de uma pessoa desenvolver uma degeneração macular seca avançada ou a forma úmida. Essas alterações podem causar uma perda grave de visão. A forma seca tem estágios iniciais e intermediários.

A forma molhada tem estágios similares?

Não. A forma úmida é considerada degeneração macular avançada.

A degeneração macular avançada pode ser da forma seca ou da forma úmida?

Sim. Tanto a forma úmida quanto a forma seca avançada são consideradas degeneração macular avançada. A perda da visão pode ocorrer de uma das duas maneiras. Na maioria dos casos, apenas degeneração macular avançada pode causar perda de visão.

As pessoas que apresentam degeneração macular avançada em um olho têm maior risco de desenvolver a forma avançada no outro olho.

Qual é mais comum, a forma seca ou a forma molhada?

A forma seca é muito mais comum. Mais de 85% de todas as pessoas com degeneração macular intermediária ou avançada têm a forma seca.

No entanto, se apenas a degeneração macular avançada é considerada, cerca de dois terços dos pacientes têm a forma úmida. Como quase toda perda de visão resulta da forma avançada de degeneração macular, a forma úmida produz um número consideravelmente maior de perda de visão do que a forma seca.

A forma seca pode ficar molhada?

Sim. Todas as pessoas que têm a forma molhada tiveram a forma seca primeiro.
A forma seca pode progredir e causar perda de visão sem se molhar. A forma seca também pode de repente se tornar a forma úmida, mesmo no estágio inicial da degeneração macular. Não há como prever se a forma seca ficará molhada, nem quando será.

Quem está em risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade?

A degeneração macular relacionada à idade pode ocorrer em adultos de meia-idade. O risco aumenta com os anos. Outros fatores de risco incluem:

  • Fumar;
  • Obesidade A pesquisa sugere que há uma conexão entre a obesidade e o progresso do estágio inicial e intermediário da degeneração macular ao estágio avançado.
    Corrida Os brancos são muito mais propensos do que os afro-americanos a perder a visão por causa da degeneração macular;
  • História da família Pessoas com membros da família que tiveram degeneração macular têm um risco maior de desenvolver a doença;
  • Sexo As mulheres parecem estar mais em risco do que os homens.

Como a degeneração macular é relacionada à idade detectada?

A degeneração macular relacionada à idade é detectada por meio de um exame oftalmológico completo que inclui:

  • Teste de acuidade visual. Neste teste, um diagrama de olhos é usado para medir sua visão a diferentes distâncias.
  • Exame com dilatação das pupilas. Para dilatar ou ampliar as pupilas, o oculista põe algumas gotas nos olhos. O oftalmologista usa uma lente de aumento especial para examinar a retina e do nervo óptico para sinais de degeneração macular ou outros problemas oculares. Após o exame, sua visão de perto pode ficar embaçada por várias horas.
  • Tonometria Um instrumento é usado para medir a pressão dentro do olho. Para este teste, o oftalmologista pode colocar algumas gotas para anestesiar seus olhos.

Seu oftalmologista também pode fazer outros testes para aprender mais sobre a estrutura e a saúde de seus olhos.
Durante o exame oftalmológico, o oftalmologista também pode pedir que você olhe para uma grade de Amsler. O design da grade parece um tabuleiro de xadrez. Ele pedirá que você cubra um olho e fixe os olhos no ponto preto localizado no centro da grade. Enquanto você observa o ponto, você pode perceber que as linhas retas aparecem onduladas. Da mesma forma, pode parecer que algumas das linhas estão faltando. Estes podem ser sinais de degeneração macular relacionada à idade.

Como a degeneração macular é relacionada à idade detectada?

É assim que você vê uma grade de Amsler parece normalmente.

É assim que uma pessoa com degeneração macular relacionada à idade pode ver a grade de Amsler.
Se o seu oftalmologista suspeitar que você tem degeneração macular úmida, você pode sugerir um angiograma com fluoresceína. Para este teste, um corante especial é injetado em uma veia do seu braço. Fotografias são tiradas quando o corante passa pelos vasos sangüíneos da retina. Este teste permite que seu oftalmologista detecte se você tem um vaso sanguíneo que está vazando e pode recomendar qualquer tratamento.

Como é tratada a degeneração macular seca?

Uma vez que a degeneração macular seca atinge o estágio avançado, nenhum tipo de tratamento pode prevenir a perda da visão. No entanto, o tratamento pode atrasar e possivelmente prevenir a degeneração macular intermediária de progredir para o estágio avançado em que ocorre a perda da visão. Doenças estudo Age-Related (AREDS, por sua sigla em Inglês) Visão do National Eye Institute descobriram que, se uma formulação específica de altas doses de antioxidantes e zinco foi tomada, reduziu significativamente o risco de degeneração macular perda de visão avançada e associada. Ao retardar o progresso do estágio intermediário da degeneração macular relacionada à idade ao estágio avançado, pode salvar a visão de muitas pessoas.

Qual é a dose da formulação do estudo AREDS?

Valores diários específicos de antioxidantes e investigadores zinco estudar 500 miligramas de vitamina C, 400 UI de vitamina E, foram utilizados 15 mg de beta-caroteno (muitas vezes identificado como equivalentes de 25.000 unidades internacionais de vitamina A) 80 mg de zinco na forma de óxido de zinco e 2 miligramas de cobre na forma de óxido de cobre. O cobre adicionado à formulação AREDS contém zinco para prevenir a anemia por deficiência de cobre, uma doença que está associada ao consumo de altas doses de zinco.

Quem deve tomar a formulação de AREDS?

As pessoas que estão em alto risco de desenvolver degeneração macular avançada devem considerar tomar a formulação. Você tem um alto risco de desenvolver doença avançada se tiver:

  • O estágio intermediário da degeneração macular relacionada à idade em um ou ambos os olhos;
  • Degeneração macular avançada.

A formulação do AREDS não é uma cura para a degeneração macular relacionada à idade. Não irá restaurar a visão que já foi perdida pela doença. No entanto, pode atrasar o desenvolvimento do estágio avançado e ajudar a preservar a visão de pessoas com alto risco de desenvolver degeneração macular avançada.

As pessoas que estão nos estágios iniciais da degeneração macular podem tomar a formulação do AREDS para impedir a progressão da doença para o estágio intermediário?

Não há necessidade aparente de pessoas diagnosticadas com a fase inicial da degeneração macular relacionada à idade para tomar a formulação AREDS. O estudo não encontrou que a formulação oferecesse algum benefício àqueles no estágio inicial da doença. Se você tem degeneração macular na fase inicial, um exame oftalmológico anual completo com pupilas dilatadas pode ajudar a determinar se a doença está progredindo. Se a degeneração macular progride do estágio inicial para o intermediário, consulte seu oftalmologista se você deve tomar a formulação.

A dieta sozinha pode fornecer os mesmos altos níveis de antioxidantes e zinco que são obtidos com a formulação AREDS?

Não. É difícil obter altos níveis de vitaminas e minerais somente através da dieta. No entanto, estudos anteriores sugerem que as pessoas que têm dietas ricas em vegetais de folhas verdes têm menos risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade.

Um multivitamínico diário sozinho pode fornecer os mesmos altos níveis de antioxidantes e zinco que são obtidos na formulação do AREDS?

Não. Os níveis de antioxidante e zinco da formulação são bem maiores do que as quantidades encontradas em qualquer multivitamínico diário.

Se você já está tomando um multivitamínico diariamente e seu oftalmologista sugere que você tome a formulação de alta dosagem de AREDS, certifique-se de verificar com seu médico todos os suplementos vitamínicos que você toma antes de iniciar a formulação. Como as multivitaminas contêm muitas vitaminas importantes que não são encontradas na formulação do AREDS, você pode querer tomar um multivitamínico além da formulação do AREDS. Por exemplo, pessoas com osteoporose precisam estar particularmente preocupadas em tomar vitamina D, o que não é encontrado na formulação do AREDS.

Como a degeneração macular úmida é tratada?

A degeneração macular úmida pode ser tratada com cirurgia a laser, terapia fotodinâmica e injeções no olho. Nenhum desses tratamentos cura a degeneração macular úmida. A doença e a perda de visão podem progredir mesmo quando o tratamento é recebido.

Cirurgia a laser Este procedimento usa um feixe de laser para destruir os vasos sanguíneos frágeis que vazam. Um feixe de luz de alta intensidade é direcionado diretamente para os novos vasos sangüíneos destruindo-os, evitando assim a perda adicional da visão. O tratamento a laser, no entanto, também pode destruir parte do tecido saudável circundante e um pouco da sua visão. Apenas uma pequena porcentagem de pessoas com degeneração macular úmida pode ser tratada com cirurgia a laser. A cirurgia a laser é mais eficaz se os vasos sanguíneos defeituosos estiverem longe da fóvea, a parte central da mácula. (Veja diagrama de olho.) A cirurgia a laser é feita no consultório do oftalmologista ou em uma clínica oftalmológica.

O risco de novos vasos sanguíneos se desenvolverem novamente após o tratamento com laser é relativamente alto e tratamentos adicionais podem ser necessários. Em alguns casos, a perda de visão progride apesar dos tratamentos.
Terapia Fotodinâmica. Um medicamento chamado verteporfina é injetado no braço e viaja através do corpo para os novos vasos sanguíneos no olho. A droga tende a “grudar” na superfície de novos vasos sanguíneos. Depois, o olho é iluminado com uma luz por cerca de 90 segundos. A luz ativa a droga. A droga ativada destrói os novos vasos sanguíneos e resulta em deterioração visual mais lenta. Ao contrário da cirurgia a laser, esta droga não destrói o tecido circundante saudável. Como a droga é ativada pela luz, você deve evitar expor sua pele ou olhos diretamente à luz solar ou luzes artificiais fortes durante cinco dias após o tratamento. A terapia fotodinâmica é relativamente indolor. Demora cerca de 20 minutos e pode ser feito no consultório do médico.

A terapia fotodinâmica retarda a velocidade com que você perde a visão. Não impede a perda de visão nem restaura a visão em olhos já danificados pela degeneração macular avançada. Os resultados do tratamento são frequentemente temporários. Você pode precisar de tratamentos adicionais.
Injeções A degeneração macular úmida pode agora ser tratada com novos fármacos que são injetados no olho (terapia antagonista com VEGF). Altos níveis anormais de um fator de crescimento ocorrem em olhos com degeneração macular úmida e promovem o crescimento de novos vasos sanguíneos anormais. Esta terapia evita os efeitos do fator de crescimento.

Você precisará de várias injeções que podem ser administradas com a freqüência de uma vez ao mês. O olho é anestesiado antes de cada injeção. Após a injeção, você permanecerá no consultório médico por algum tempo para ter seu olho examinado. Este tratamento pode atrasar a perda da visão causada pela degeneração macular e, em alguns casos, pode melhorar a visão.

O que posso fazer se a degeneração macular relacionada à idade já perdeu parte da minha visão?

Se você perdeu parte de sua visão de degeneração macular relacionada à idade, não tenha medo de usar seus olhos para ler, assistir televisão e fazer outras atividades rotineiras. O uso normal dos seus olhos não causará danos adicionais à sua visão.

Se você perdeu parte de sua visão para esta doença, pergunte ao seu oftalmologista sobre serviços de visão subnormal e dispositivos que podem ajudá-lo a usar melhor sua visão restante. Peça-lhe para encaminhá-lo para um especialista em baixa visão. Muitas organizações e agências da comunidade podem oferecer informações sobre serviços de aconselhamento para baixa visão, treinamento e outros serviços especiais para pessoas com deficiência visual.

O que você deixou Peça-lhe para encaminhá-lo para um especialista em baixa visão. Muitas organizações e agências da comunidade podem oferecer informações sobre serviços de aconselhamento para baixa visão, treinamento e outros serviços especiais para pessoas com deficiência visual. Uma escola médica ou de optometria próxima pode fornecer serviços de baixa visão.

Que pesquisa está sendo feita?

O National Eye Institute está conduzindo e apoiando vários estudos para aprender mais sobre a degeneração macular relacionada à idade. Por exemplo, os cientistas são:

  • Estudar a possibilidade de transplantar células saudáveis ​​para a retina doente.
  • Avaliando famílias com história de degeneração macular relacionada à idade para entender os fatores genéticos e hereditários que podem causar a doença.
  • Observando certos tratamentos anti-inflamatórios para a forma úmida da doença.

Essas investigações podem fornecer melhores maneiras de detectar, tratar e prevenir a perda de visão em pessoas com degeneração macular.

O que posso fazer para proteger minha visão?

Forma seca. Se você tem a forma seca de degeneração macular, você deve ter um exame oftalmológico completo com pupilas dilatadas pelo menos uma vez por ano. Seu oftalmologista pode monitorar sua doença e ver se você tem alguma outra doença ocular. Da mesma forma, se você tem AMD intermediário em um ou ambos os olhos, ou AMD avançada em um olho, o médico pode sugerir que você tome a formulação AREDS contém altos níveis de antioxidantes e zinco.

Desde a forma seca da degeneração macular pode se tornar molhada a qualquer momento, você deve ter uma tela de Amsler do seu optometrista ou usar a grade disponível na página 18. Use a grade de todos os dias para avaliar a sua visão e ver se há sinais de degeneração macular úmida. Este teste rápido funciona melhor para pessoas que ainda têm boa visão central. Teste-se em cada olho separadamente. Cubra um olho e olhe para a grade. Em seguida, cubra o outro olho e olhe para a grade. Se você notar qualquer alteração na aparência desta grade ou em sua visão diária ao ler o jornal ou assistir televisão, faça um exame oftalmológico completo com pupilas dilatadas.

Forma molhada. Se tiver degeneração macular húmida e o seu médico aconselhar-lhe a receber tratamento, não espere. Após a cirurgia a laser ou terapia fotodinâmica, você precisará de exames oftalmológicos freqüentes para detectar se os vasos sanguíneos com vazamento se desenvolvem novamente. Estudos mostram que as pessoas que fumam correm maior risco de ter problemas novamente do que as que não fumam.
Além disso, a exibição em sua casa deve ser verificada usando a grade Amsler. Se você notar alguma alteração, marque uma consulta com seu oftalmologista imediatamente.

degeneracaomuscularll

O procedimento deve ser realizado em uma sala limpa, com condições de esterilidade periocular e intra-ocular

Meu estilo de vida pode fazer alguma diferença?

Seu estilo de vida pode desempenhar um papel na redução do risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade.

  • Faça uma dieta saudável com muitos vegetais e peixes de folhas verdes.
  • Não fume.
  • Mantenha sua pressão sanguínea normal.
  • Controle seu peso
  • Exercício

O que devo perguntar ao meu oftalmologista?

Você pode se proteger contra a perda de visão mantendo uma boa comunicação com seu oftalmologista. Faça perguntas e obtenha as informações necessárias para proteger você e sua família contra doenças oculares.

Quais são algumas das perguntas que devo fazer?

Sobre minha doença ocular ou outro problema relacionado …

  • Qual é o meu diagnóstico?
  • O que causou este problema?
  • Como esse problema pode ser tratado?
  • Como esse problema pode afetar minha visão agora e no futuro?
  • Devo estar ciente de um sintoma particular e avisá-lo se isso aconteceu?
  • Devo mudar alguma coisa no meu estilo de vida?

Sobre o meu tratamento …

  • Qual é o tratamento adequado?
  • Quando vou começar o meu tratamento e quanto tempo vai durar?
  • Quais são os benefícios deste tratamento e quanto sucesso você costuma ter?
  • Quais são os riscos e efeitos colaterais associados a este tratamento?
  • Existe algum alimento, medicamento ou atividade que eu deva evitar enquanto estou seguindo este tratamento?
  • Se o meu tratamento inclui tomar medicamentos, o que devo fazer se sentir falta de uma dose?
  • Existem outros tratamentos disponíveis?

Sobre meus exames …

  • Que tipo de exames eles vão fazer comigo?
  • Quais resultados devo esperar desses testes?
  • Quando os resultados vão me dar?
  • O que eu tenho que fazer, em particular, para me preparar para alguns desses testes?
  • Quais efeitos colaterais ou riscos esses testes têm?
  • Vou precisar de testes adicionais no futuro?

Outras sugestões

  • Se você não entender as respostas do seu oftalmologista, siga-o fazendo perguntas até que ele entenda tudo o que for necessário.
  • Tome notas ou peça a um membro da família ou amigo para fazê-lo. Você também pode trazer um gravador para ajudá-lo a lembrar o que você falou com o oftalmologista.
  • Peça ao seu oftalmologista para lhe dar instruções por escrito.
  • Peça ao seu oftalmologista para lhe dar um folheto informativo sobre sua doença.
  • Se você ainda não entendeu bem as respostas do seu oftalmologista, pergunte a ele onde ele pode obter mais informações em espanhol sobre sua doença.
  • Outros profissionais de saúde, como enfermeiros ou farmacêuticos, podem ser boas fontes de informação sobre sua doença. Fale com eles também.

Hoje, os pacientes desempenham um papel mais ativo em seus cuidados de saúde. Seja um paciente interessado em cuidar dos seus olhos.

degeneracaomuscularligadaaidade

 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

One Comment

Leave a Reply

<