Skip to main content

Um dos piores sentimentos é lidar com resfriados ou com os sintomas de uma gripe fraca. Ainda mais após a pandemia, é válido dizer que com qualquer um desses sentimentos pode vir uma sensação de medo ou angústia, temendo o pior. Por isso, existem os antigripais como o benegripe ou Benegrip. Não há como negar que esse remédio é um dos mais populares no Brasil, afinal, quem não conhece a resposta para famigerada pergunta “É gripe?”. Esse remédio está presente na ajuda da saúde de muitos brasileiros por anos, seja desde que eram crianças até sua idade adulta.

O benegrip se trata de um medicamento de uso oral, o que faz dele ótimo para crianças. Ele é indicado para o uso contra resfriados ou gripes fracas, podendo aliviar vários sintomas. Se você já tomou muito esse remédio em sua vida, porém não sabe para o que ele serve de forma exata, como tomar ele, sua história e composição, descubra hoje nesse artigo, além de poder conferir como comparar seu preço no mercado com a ajuda da plataforma Cliquefarma.

O que é um antigripal?

De forma literal, os antigripais são um remédio anti gripe ou anti resfriado. Eles funcionam contra os sintomas virais, sendo que médicos não devem recomendar antibióticos para esse tipo de doença, já que ela pode ser fraca demais e até mesmo ir embora por si só. Existem diversos tipos de antigripal no mercado, sendo um dos mais populares o benegrip, considerado um antigripal de combinação.

A categoria de antigripais de combinação é a mais popular, sendo que ela junta entre duas ou quatro substâncias em um só comprimido. Isso ajuda com que uma pessoa não tenha que tomar tantos comprimidos por dia, já que é contraindicado o uso constante de medicamentos como esses, podendo fazer um terrível efeito com a superdosagem.

É frequente ver que muitas pessoas não sabem sobre esse fato, pois tomam seus antigripais combinados de outros remédios que, muitas vezes, já estão presentes na fórmula do remédio antigripal. Um dos exemplos de substância presente nesses medicamentos é o paracetamol, sendo outro tipo de medicamento oral muito comum contra o sentimento da dor de cabeça, dor no corpo ou febre. O que muitos não sabem é que combinar seu uso junto de um antigripal pode ser perigoso.

No máximo, não é recomendado passar de 3.000 mg de paracetamol diários. Ao combinar os medicamentos, muitos pacientes acabam fazendo a superdosagem de paracetamol, já que muitos não entendem que ele já está presente em diversos antigripais.

Antes de fazer o uso de um antigripal como o benegrip, é recomendado sempre ler a lista de ingredientes ou bula presente no remédio, já que a superdosagem de vários medicamentos pode causar problemas no fígado ou pior. 

Para que serve o benegrip e qual sua fórmula?

Pode-se dizer que o benegrip é um remédio de uso oral, atuando como um analgésico poderoso e antitérmico. Em sua fórmula podemos encontrar três ingredientes principais que ajudam o remédio a tomar efeito no organismo: dipirona sódica, maleato de clorfeniramina e cafeína. Apesar de ser de uso oral, ele é um remédio indicado apenas para pessoas acima de 12 anos, sendo ótimo para evitar a febre, tosse, coriza e congestão nasal, além de poder ajudar com alergias leves, dores de cabeça e outros sintomas comuns de um resfriado.

Como se toma o remédio benegrip?

Não é indicado que seja tomado o benegrip mais que quatro vezes ao dia, nesse caso, é preciso recorrer por uma lavagem gástrica e também por um tratamento para repor os fluidos perdidos com seu consumo. Para tomar benegrip de forma eficiente e também correta, é preciso tomar um comprimido de seis em seis horas, sendo a quantidade máxima três ao dia. Seus comprimidos contém uma aparência específica dependendo do modelo de caixa escolhido. 

Existe o blister com seis comprimidos, sendo três verdes e três amarelos. Já a caixa com 20 comprimidos ao todo contém dez comprimidos verdes e dez comprimidos amarelos. Ao tomar o remédio, é possível que ele tome ação em apenas 30 ou 60 minutos. Ou seja, benegrip acaba sendo um dos melhores antigripais do mercado por conta de sua rápida ação.

Para tomar ele de forma melhor e mais fácil, é recomendado que um copo de água ou qualquer líquido que o consumidor preferir acompanhar o comprimido seja ingerido no momento do consumo ou depois do consumo, ajudando o comprimido a descer para o estômago do paciente.

Quem não pode tomar o benegrip?

Na realidade, esse antigripal não é um medicamento extremamente forte, sendo assim não se requer um acompanhamento médico obrigatório para que alguém faça o consumo do benegrip. Porém, principalmente em casos mais graves e para evitar a superdosagem, é válido lembrar que ele continua sendo um medicamento como qualquer outro que pode precisar, em certos casos ou momentos, de um acompanhamento médico ou prescrição médica. Mesmo sendo um medicamento não tão forte, também é válido notar que certas pessoas não devem fazer seu uso.

Crianças abaixo de 12 anos de idade, por exemplo, devem evitar o benegrip, já que pode ser um medicamento contraindicado para o organismo frágil e ainda em desenvolvimento que é o organismo infantil. Maiores de 12 anos de idade não devem se preocupar sobre seu consumo, com certas exceções. Portadores de doenças crônicas relacionadas à respiração ou asma, além de gestantes entre o primeiro trimestre ou durante as seis últimas semanas de gravidez. Mulheres que já estão amamentando devem evitar o uso do comprimido, porém podem vir a fazer o consumo através de prescrição médica e acompanhamento profissional.

Outra contraindicação mais séria é para pacientes que sofrem com a úlcera gastroduodenal, glaucoma de ângulo fechado (aumento da pressão dos olhos), nefrites crônicas (inflamação nos rins), discrasias sanguíneas (alterações nas células do sangue) e também quadros clínicos graves que colocam em risco a saúde cardiovascular do indivíduo.

Outro ponto a se notar é que utilizar benegrip juntamente do consumo de álcool ou de medicamentos contra dores fortes como a morfina, codeína e meperidina, não é indicado. Assim como não é recomendado fazer a mistura do benegrip com outros antigripais ou anti-inflamatórios. Ao arriscar seu uso com esses elementos, é possível que haja um efeito reverso ou até graves efeitos para saúde do paciente.

Por ser um medicamento considerado antigripal combinado, não é recomendado que uma pessoa com pressão alta faça o uso do benegrip. Medicamentos combinados podem aumentar a pressão arterial, sendo um risco para quem já sofre com o problema. O indicado é uma consulta profissional para decidir qual tipo de remédio pode ser usado no caso da pressão arterial alta.

Mitos e verdades sobre os antigripais

Apesar de serem medicamentos usados por quase todo mundo, ainda existem diversos mitos que muitos acreditam sobre esses remédios livres. Não há como negar que quanto mais livre o uso de um remédio, mais comum os mitos se tornam em relação aos efeitos e seu uso. Entenda algumas das principais dúvidas encontradas por pacientes que desejam aliviar seus sintomas de gripe e resfriado com o uso de um antigripal como benegrip.

Os antigripais são uma cura

Não há como afirmar que um antigripal cura completamente um resfriado, portanto essa afirmação é um mito. A verdade é que os antigripais não matam o vírus presente no organismo. A realidade é que eles apenas ajudam o vírus a sair do corpo mais rápido, porém é um processo natural que ocorre com resfriados e gripes fracas. Portanto, os antigripais podem auxiliar uma pessoa a retornar com sua vida normal, dormir melhor e até parar de fungar, porém seu vírus só vai embora entre uma semana ou mais após os primeiros sintomas. Esse tempo pode mudar dependendo do nível de imunidade da pessoa e do organismo de cada um.

Eles tratam de diversos sintomas

Esse fato é real, sendo que o antigripal pode tratar dos mais diversos sintomas relacionados ao vírus da gripe e do resfriado. Seja eliminado a coriza, descongestionamento do nariz, aliviando espirros, tratando de dores e febres, os antigripais funcionam para diversos sintomas de uma gripe comum. Portanto, tente ser seletiva ao selecionar um antigripal e pense no efeito mais forte para cada sintoma específico.

Menores de 12 anos não devem consumir antigripais

Esse fato é real. Por conta de sua fórmula contendo uma mistura de elementos, principalmente nos antigripais combinados, é preciso evitar o consumo desses remédios feito por crianças menores de 12 anos. Muitos efeitos negativos podem aparecer após seu consumo, seja o aumento da pressão arterial e batimentos cardíacos, perda de consciência e até morte. Portanto, experimente outros tipos de medicamentos indicados por pediatras, como colírios de soros fisiológicos, vaporizadores ou bombas de sucção de borracha no caso de nariz entupido para crianças menores de 12 anos.

Não é bom usar mais que preciso

Outro fato real: usar um antigripal mais que necessário pode levar a efeitos colaterais sérios no organismo humano. Portanto, nunca use mais que o recomendado diariamente. No caso do benegrip, três cápsulas é o necessário, porém dois comprimidos são o bastante diariamente para um corpo adulto. Tomar um antigripal em grandes quantidades em esperança de melhorar mais rápido ou com mais eficiência pode causar o efeito contrário no organismo. Ou seja, aumento de dores, dor na cabeça, na barriga, maior possibilidade de tosse, aumentando até mesmo a coriza. Por isso, evite tomar uma quantidade maior que a recomendada.

Quais os efeitos colaterais do benegrip?

Assim como todo antigripal ou remédio, o benegrip pode conter efeitos colaterais ao ser ingerido por pessoas que não podem fazer seu consumo ou ao ser superdosado. Porém, há como dizer que existem alguns efeitos colaterais menos sérios que podem afetar organismos que simplesmente não lidam bem com o medicamento. Algumas queixas comuns de consumidores são a dor de barriga, dor de cabeça, insônia, boca seca, tontura ou sonolência. No caso de um paciente que sente esses sintomas após o uso do benegrip, é preciso parar de consumir o antigripal e buscar prescrição médica para outro tipo de remédio ou antigripal que faça efeito em seu organismo.

Outras soluções contra gripes e resfriados

Muitos não gostam de fazer o uso de antigripais ou medicamentos recomendados contra gripes ou resfriados, ainda mais quando são vírus fracos que podem sair do corpo de forma natural. Existem, porém, muitas formas naturais de aliviar ou até solucionar a gripe de forma mais rápida. Muitos desses elementos naturais também estão presentes na fórmula de vários remédios antigripais.

Canja de galinha ou sopa

Um dos principais elementos naturais que podem ser usados contra gripes e resfriados são os líquidos quentes. Utilizados através de séculos pelo ser humano como forma de esquentar seu organismo e aliviar os sintomas da gripe e resfriado, a canja, sopa ou caldos são opções ótimas contra gripes. Eles podem ajudar o organismo a se manter hidratado e até mesmo livrar ele de muco, o que é extremamente necessário quando alguém está doente. Além disso, a canja de galinha em específico possui propriedades anti-inflamatórias.

Alho

Há mais de 5 mil anos, o alho é um antiviral, anti-inflamatório e até mesmo um antifúngico. Com razão, gerações através de gerações utilizam o alho como um remédio natural, além de ser um tempero e alimento versátil na cozinha.

Chá de gengibre

Assim como as sopas, caldos e canjas, o chá é extremamente recomendado por ser um líquido quente. Porém, o chá de gengibre em específico é o mais recomendado entre eles. Além de conter um sabor delicioso, o chá contribui para combater o sentimento de coriza, ajudando uma pessoa a expelir o catarro, além de evitar a tosse e as dores de cabeça. O gengibre ajuda a combater o resfriado de forma mais rápida e eficiente.

Vitamina C

A vitamina C não cura um resfriado ou gripe, porém pode evitar com que eles ocorram com frequência. Essa vitamina é responsável por fortalecer nosso sistema imunológico, ou seja, fazendo com que uma pessoa esteja menos apta a sofrer com vírus fracos como o da gripe comum. É possível obter a vitamina C através da dieta, sempre focando em alimentos mais frescos como as laranjas ou outras frutas. Evite o suco de frutas ou suplementos, já que esses podem auxiliar na quantidade de vitamina C, mas não tanto quanto o alimento fresco.

Pimenta preta

Utilizar a pimenta preta no tempero de suas sopas, caldos e canjas é uma das maneiras de potencializar seus efeitos ainda mais. A pimenta preta é muito utilizada na Ásia, especificamente na China, como forma de aliviar o catarro durante um resfriado. Portanto é ótimo adicionar ela em sopas e caldos, especialmente durante o clima frio.

Abacaxi

Além de saboroso, essa fruta pode conter diversos benefícios que muitos não reconhecem, se tornando um remédio caseiro natural eficaz contra a gripe e resfriado. Tomar suco de abacaxi ou comer ele juntamente ao mel pode auxiliar na cura da dor de garganta, febre ou tosse. Porém, é recomendado esquentar o líquido antes de fazer seu consumo.

Qual o preço do benegrip?

Para saber o preço justo do benegrip, a Cliquefarma é a melhor e mais recomendada plataforma onde você pode conferir a venda desse antigripal em diversas farmácias ao redor do Brasil. Em geral, seu preço gira em torno de R$2,37 e o maior preço R$4,23. Portanto, é preciso sempre fazer uma ótima pesquisa para decidir o preço que se torna melhor para seu bolso. A maioria das farmácias no Brasil contam com a presença desse antigripal, pois ele é número um em vendas no país.

Quais os tipos de benegrip a venda?

Existem três diferentes tipos de benegrip que qualquer um pode encontrar no mercado, confira quais são esses abaixo e qual seu uso específico.

Benegrip

Essa é a versão tradicional e mais conhecida desse antigripal. Ele usa sua fórmula poderosa com dois tipos de comprimidos (verde e amarelo) para combater as dores de cabeça, tosse, febre e outros sintomas da gripe comum.

Benegrip Multi

Para quem necessita de um antigripal para crianças a partir de 2 anos, o Benegrip Multi pode ser o mais recomendado. Ele é um antigripal líquido com uma fórmula feita a partir de paracetamol, contribuindo no combate das dores de cabeça e febre. Além disso, pode ser utilizado para descongestionar o nariz e até mesmo funcionar como antialérgico.

Benegrip Multi Dia e Multi Noite

Esse antigripal contém a mesma fórmula do Benegrip Multi, porém usa uma fórmula que contribui para o uso durante o dia e noite, podendo ser usado por crianças a partir de 2 anos de idade. O Multi Dia, por exemplo, evita o sono e o Multi Noite ajuda com os sintomas mais fortes do período noturno.

Benegrip: o melhor antigripal do Brasil

Seja para um resfriado qualquer ou uma gripe momentânea, o benegrip se tornou o antigripal favorito da população brasileira e com uma boa razão: seus efeitos são comprovados e o alívio contra a gripe comum é garantido com seu consumo feito corretamente. Portanto, se é gripe você pode contar com o benegrip e seus benefícios.

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<