Skip to main content

A miopia é o defeito refrativo mais frequente no mundo e é acometida por aproximadamente 25% da população adulta dos países ocidentais. Em alguns países asiáticos, a prevalência é maior do que a taxa de um em cada três adultos (há publicações que relatam até 80% dos pacientes com miopia em Taiwan).

Miopia é o estado de refração pelo qual as imagens distantes (que entram nos olhos na forma de raios) são focalizadas na frente da retina, e não sobre ela. Quanto mais longe da retina estiver essa imagem, maior o número de dioptrias de miopia e, portanto, maior será o desfoque no longe, que é o sintoma comum.

O termo miopia vem do grego myops formado por myein (squint) e ops (eye). É muito bem implementado desde o estrabismo ou estrabismo é uma característica regular de correção de miopia não usado desde assim, conseguem melhorar a sua visão (chamado efeito pinhole). A razão é que, se o diâmetro da pupila é reduzido, as aberrações ópticas diminuem e, no caso da miopia, é possível formar uma imagem da retina mais nítida ou menos embaçada.

Sobre as causas e tipos de miopia a classificação do ponto de vista de um optometrista, que consideramos não só a acuidade visual, mas o desempenho global do sistema visual. Existem outras classificações mais básicas, mas esta é a que eu considero mais completa.

Você quer saber que tipo de miopia você tem?

Tipos de miopia

1. miopia estrutural

Este tipo de miopia é devido a causas anatômicas nas estruturas oculares, fazendo com que o sistema óptico formado pelo olho focalize as imagens na frente da retina.

As causas da miopia estrutural são 3:

  • Comprimento excessivo dos olhos (da córnea para a retina)
  • Curvatura excessiva da córnea ou da lente
  • Índice de refração do olho significa maior que o normal. Se a densidade de qualquer uma das estruturas oculares mudar, a potência total do sistema óptico formado pelo olho varia. A causa mais freqüente é o aparecimento de uma catarata no olho que se torna míope.

miopia1

Tipos de miopia estrutural

Miopia congênita –  É uma miopia de nascimento que geralmente é alta e geralmente é causada por um comprimento de olho muito grande. As causas que a causam podem ser genéticas (alterações durante o desenvolvimento embrionário), por doenças durante a gravidez ou por nascimento prematuro. Normalmente são miopia muito alta e não evoluem muito mais tarde. É essencial detectar e corrigir isso cedo.

Miopia degenerativa (magna ou patológica) –  É o tipo mais grave de miopia que está associado à degeneração do fundo de vida das pessoas afetadas. É hereditário e tende a evoluir muito ao longo da vida, especialmente na fase da adolescência e pode atingir valores muito elevados de mais de 10-15 dioptrias. Sempre requer controle oftalmológico freqüente e o principal problema é que, devido ao dano degenerativo que causa nos olhos, a visão dessas pessoas pode ser muito baixa mesmo se estiverem corretas. Este tipo de miopia é considerado uma doença.

2. Miopia simples

  • É o mais frequente de todos.
  • Não está necessariamente associado a doenças oculares.
  • Aparece principalmente a partir dos 5 anos e aumenta principalmente durante o desenvolvimento, estabilizando-se normalmente a partir daí.
  • Dentro desse tipo de miopia, entraria na miopia ambiental ou funcional à qual dedicaria uma seção no final desta entrada.

3. Miopia Falsa

Miopia noite – Aparece em condições de baixa iluminação ambiente. Não é verdade miopia, mas produz um desfoque semelhante. Isso ocorre porque quando estamos na escuridão, a pupila fica maior, diminuindo a profundidade do foco e aumentando as aberrações, causando uma diminuição da acuidade visual. Em pessoas com alunos mais velhos, é mais perceptível. Um truque para que você possa ver o quanto você influenciar a visão diâmetro da pupila é que durante a condução ao longo de uma estrada sem iluminação (de cada vez para não vir os carros da frente), ligar a luz interior do carro e você verificar a visão melhorada a um Alguma distância (por exemplo, você pode olhar as luzes na parte de trás de um carro). Você pode fazer o mesmo em casa, desde que viva em uma área mal iluminada, caso contrário, você não notará o efeito.

miopia2

Visão de uma pessoa sem miopia e depois com 1, 2 e 3 graus de miopia respectivamente:

Miopia falsa devido ao espasmo acomodativo – Consiste em um bloqueio, às vezes transitório, do mecanismo de acomodação ocular chamado espasmo de acomodação ou miopia hipertônica, que não deve ser confundido com miopia, porque é temporário.

Miopia instrumental – Transtorno freqüente que ocorre em pessoas que trabalham constantemente com microscópios; Não é devido a um estímulo real, mas a uma sensação de proximidade dos objetos. O olho está acostumado ao tipo de visão oferecido por este instrumento, portanto, ao mudar de atividade, o distúrbio leva algum tempo para desaparecer.

Miopia funcional ou ambiental

Tanto para a classificação tradicional de miopia, mas este texto iria tomar, mas eu me refiro a fatores ambientais em minha opinião e que da maioria dos optometristas estão causando que cada vez há mais míope. Na edição genética há estudos conclusivos que constitui um fator de risco, mas em relação a fatores ambientais mais controvérsia embora na minha opinião, é claro que nos deparamos com um mundo onde cada vez haverá mais míope para o tipo de vida o que nós carregamos

É uma questão multifatorial onde as atividades estão intimamente um fator de risco de miopia evidente, mas certamente também influenciam muitas outras coisas como dieta e inatividade física. Há muito o que estudar sobre isso.

Nosso sistema visual se adapta às novas necessidades tornando-se mais míope?

O homem evoluiu e com ele seu sistema visual. Até há poucos anos as necessidades da maioria da população eram principalmente de longe (caçando fundamentalmente). Há um estudo muito interessante sobre como a mudança de hábitos afetou uma população de caçadores a uma vida moderna.

O estudo de Young de uma população de esquimós no Alasca

Para realizar este estudo, foram escolhidas populações de pessoas que adotaram recentemente um estilo de vida moderno. O estudo de Young et al (1970) focou-se em medir a incidência de miopia nos esquimós de Barrow, no Alasca. Esta população foi escolhido porque a maioria das famílias tinha movido aqui de comunidades isoladas durante e após a II Guerra Mundial, atraídos pela atividade econômica associada a um Laboratório de Pesquisa Naval, uma estação de radar e uma exploração de petróleo. Como a cidade de Barrow cresceu, um sistema escolar foi estabelecido. A maioria das crianças examinadas neste estudo examinou freqüentar escolas formais de estilo americano e praticou muita leitura. A maioria dos adultos com idade acima de 35 anos foi para escolas não-formais menos formais por um período máximo de 6 anos. Os dados de Young et al. da incidência de miopia em indivíduos mais jovens em comparação com os mais velhos foram espetaculares:

  • Entre os avós que haviam sido caçadores, o percentual míope era de 1%
  • Na 2ª geração (as crianças) a porcentagem aumentou para 3%
  • Na 3ª geração (netos) em idade escolar a porcentagem aumentou para cerca de 50%

Surpreendente, certo? Acredito que aqui mais coisas influenciadas pela mudança radical da vida, mas é evidente que a herança não foi a causa fundamental do aparecimento desses filhos míopes e se deveu mais a fatores ambientais.

Há estudos mais curiosas como um submarino americano chamado Polaris, onde imersão após 6 meses vivendo em apertado, significa miopia em fresco de marinheiros do submarino foi -0.75 dioptrias mais do que quando entraram.

O que observo no consultório em minha atividade profissional diária?

Pessoas com mais de 20 anos que aparecerão miopia e eles continua a aumentar por algum tempo e este caso é um exemplo claro de miopia funcional, porque não pode ser enquadrada em qualquer um dos subtipos acima.

Há explicações de optometria modernos sobre sendo estudada e pode justificar o aumento da miopia como um processo de adaptação ambiental e outros que se relacionam a borrar que ocorre na retina periférica usando lentes divergentes (tanto óculos ou lentes de contato).

miopia3

O processo de adaptação ambiental seria o seguinte:

  • Começaria com o aparecimento de desconforto associado a atividades contínuas de visão de perto,
  • O sistema visual se adapta a essas tarefas causando um excesso de convergência (alta endoforia)
  • O ponto de foco (ponto remoto) é reduzido, resultando em uma perda de acuidade visual à distância.
  • Os óculos de miopia produzem um aumento da convergência e uma desfocagem na retina periférica.

No caso da correção deve levar em conta todos os cristais de miopia que divergem produzir um efeito prismático causou uma maior convergência dos eixos visuais, de modo que a partir deste ponto de vista do uso óculos de miopia A correção total no fechamento não seria ideal em pessoas que normalmente já possuem uma convergência maior que a normal. Isso não é uma teoria, mas um fato que é mais pronunciado em altas potências, embora dependa da relação de acomodação-convergência de cada pessoa.

Atualmente também está a avaliar e estudar a influência da retina periférica no aumento da miopia, como com correções atuais com retina periférica no Cristais desenfoque divergente, que podem estimular o alongamento do olho míope ocorre. Este tópico será expandido na próxima entrada ao falar sobre ortoceratologia.

Existem muitas alternativas comprovadas para o tratamento e correção da miopia. Óculos, lentes de contato e cirurgia são os mais freqüentes

Embora as opções mais comuns se você são míopes são óculos de desgaste, lentes de contato ou cirurgia de miopia neste post vamos ir mais longe e falar sobre muito mais coisas que você não pode perder algumas dicas para as pessoas míopes e opções de tratamento para miopia menos freqüente.

A idéia que existiu até poucos anos atrás de uma pessoa míope com “óculos de garrafa” foi deixada para trás graças aos enormes avanços que surgiram nos últimos anos.

Existem várias opções de óculos para miopia com pequenas lentes orgânicas (que não quebram e pesam muito menos do que o vidro) lentes de materiais de contato descartáveis ​​e substituições para todos os gostos e operações de miopia a laser e lentes intra-oculares.

miopia4

Essas soluções para os olhos com miopia permitem que hoje essas pessoas possam desfrutar de uma sensação de liberdade, visão e conforto praticamente igual às pessoas que não têm nenhum defeito refrativo.

Correção ou opções de tratamento para miopia

Vimos na entrada para a semana antes da definição de miopia e classificando todos os sistemas de correção e tratamento da miopia procuram focalizar a imagem na retina usando lentes divergentes ou modificar as estruturas oculares para alcançar o mesmo efeito. Para isso existem diferentes alternativas:

Óculos  para miopia

Os óculos para miopia ainda são a primeira opção de correção e a mais utilizada, pois é um método simples, rápido e econômico que permite variar a graduação à medida que a miopia evolui.

Eles são um complemento fundamental em usuários de lentes de contato e também é possível graduar óculos de sol e óculos esportivos com miopia.

Sempre escolher jogar um óculos míopes deve ser lembrado que a graduação pode condicionar a estética do resultado final, porque não é o mesmo tendo 1 ou 2 dioptrias de miopia que têm mais de 4 ou mesmo 10 dioptrias.

Em baixas rankings você pode escolher para montar sem se preocupar com o tamanho, design ou tipo de óculos de proteção (massas, metal ou ar), mas rankings elevados sempre deve pensar nisso como será o óculos com lente montada e priorizar isso mais Monte que mais gostamos.

Dicas ao escolher óculos graduados para miopia

Existem algumas regras gerais importantes na escolha de óculos em graduações de miopia média ou alta (maior graduação mais importância):

  • É melhor escolher uma pasta de vidro do que metal ou ar para que a borda das lentes seja esteticamente melhor (mais fina) e reduza visualmente o efeito da sensação de argolas. Eles têm a vantagem de estarem um pouco mais próximos dos olhos do que os óculos que usam um suporte de prato, por isso a visão é um pouco melhor.
  • Quanto maiores os óculos escolhidos, maior a espessura e o peso das lentes, por isso, sempre que tiver miopia alta, é melhor procurar óculos que não sejam muito grandes. De pouco valor para pôr pequenos copos de miopia se se montar em uns copos grandes porque o que ganha redução por um lado perderá do outro.

Taxas de redução de lente:

Na graduação mais alta, uma lente menor é melhor.

As taxas de redução começam em 1,5 e aumentam à medida que a redução aumenta (1,6, 1,67, 1,7, 1,74). Índice de refração mais alto significa mais redução e menor graças ao fato de que o aumento da densidade das lentes aumenta a potência em espessura igual.

O menor vidro não é recomendado para todos os casos, já que a qualidade da visão pode ser um pouco menor e as lentes são mais delicadas e caras. É necessário seguir uma proporção na qual eles o aconselharão perfeitamente em sua visão de confiança.

O vidro anti-reflexo é, na minha opinião, um elemento essencial em graduações superiores a 2-3 dioptrias de miopia, uma vez que a qualidade da visão melhora muito e a estética também. Uma graduação mais alta é mais importante, mas como eu disse em outras entradas, o tratamento anti-reflexo não deve ser uma opção, mas algo sempre incluído em todas as lentes.

Os centros ópticos devem ser bem montados, de modo que a distância e a altura inter pupilares devem ser medidas corretamente durante o pedido dos óculos. (quanto maior o ranking, mais importante).

Os óculos de miopia têm a desvantagem de que a graduação produz um efeito decrescente do que vemos através deles (tanto pelo usuário quanto por quem nos vê). Isso é causado pela distância entre o olho e a lente dos óculos.

Dicas gerais para míope

Embora eu já estivesse dando conselhos específicos ao longo da entrada, tenho algumas recomendações finais.

  • Se você é míope ou não, é aconselhável realizar uma revisão anual de seu sistema visual pelo oftalmologista (graduação, habilidades visuais e verificação de saúde preventiva).
  • Se a miopia for maior que 4 dioptrias, é importante realizar exames oftalmológicos periódicos. Isso também deve ser aplicável para miopia baixa com córneas muito planas, pois indica que o comprimento do olho é maior que o normal e também pode estar sujeito a retinas importantes. De qualquer forma, a cada dois anos, no máximo, todos nós devemos fazer um exame oftalmológico indecentemente da graduação.
  • Mantenha seus óculos bem ajustados e atendidos para máxima visão e conforto.
  • Um olho operado em miopia permanece estruturalmente míope.
  • Se você é míope e sente uma sensação de flashes ou moscas súbitas, vá ao oftalmologista.
  • Em miopias de alta magnitude ou degenerativas é importante evitar atividades que aumentem os riscos (bungee jumping, paraquedismo, montanhas-russas, etc …),
  • Se você estiver grávida e tiver um alto grau de miopia, converse com seu médico se for aconselhável agendar uma cesariana para evitar riscos à retina durante o parto.
  • Para colocar maquiagem, se você usa óculos, uma boa opção é fazer uma linha marcada com o delineador para realçar os olhos e neutralizar o efeito de ver seus olhos menores.

miopiacap

 

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<