Skip to main content

Com o nascimento de um bebê, tudo muda: a rotina, os hábitos, os cuidados e a atenção passa a ser redobrada. Por isso, todos os itens infantis que serão usados devem ser comprados com antecedência e devem ser seguros o suficiente para garantir toda a segurança ao bebê. A banheira do bebê pode ser de vários tamanhos e modelos, algumas são dobráveis, outras infláveis, ou com suporte e principalmente liberado pela ANVISA, tudo para ajudar no dia a dia dos pais. 

A banheira do bebê é um desses objetos que toda família com um recém nascido precisa ter em casa, pois é nela que será dado o banho e, dessa forma, ela precisa ser feita com material resistente e confortável e na medida certa para comportar o bebê. Se você tem alguma dúvida sobre a banheira do bebê e o que levar em conta na hora de comprar, acompanhe esse texto! 

Espuma para banheira do bebê

A hora do banho do bebê, muitas vezes, pode ser um momentos de choro e impaciência, porque ele pode ficar assustado, já que não está acostumado com essa nova experiência e, por isso, os pais tentam de tudo para fazer com que o seu filho se distraia e comece a gostar desse momento. 

Desse modo, tudo que se possa fazer para deixá-lo mais divertido, é válido de tentar, assim como é com a espuma. A espuma é algo natural que se forma com a combinação de água e sabão, mas já tem a possibilidade de comprar produtos que facilitam esse processo, fazendo espuma maior, com diversos tamanhos e até colorida. 

Caso, você não veja necessidade em comprar produtos com essa finalidade, faça em casa mesma a sua  própria espuma colorida para deixar a hora do banho muito mais alegre, para fazer com que ela fique colorida é só misturar um pouco de corante de alimentos na água, com o sabonete líquido que já é usado para ensaboar a criança e um pouco de água e misturar em um mix, pronto! Só usar na hora do banho. 

Outra dica para usar no banho é fazer uma tinta relevo, mas, nesse caso, é melhor e mais indicado que a criança seja um pouco maior, porque ele já entende mais as coisas, acompanhe a receita para fazer essa tinta: 

Ingredientes:

  • 1 xícaras de sabonete infantil ralado
  • 1/2 colher de sopa de corante para alimentos
  • 3/4 xícara de água quente

Modo de preparo

  • Num processador ou liquidificador adicione os flocos de sabonete ralado e coloque um pouquinho da água quente.
  • Ligue o aparelho e vá adicionando o restante aos poucos.  A mistura tem que ficar com uma textura espessa e, ao mesmo tempo, macia.
  • Transfira a massa para um pote e coloque o corante. Misture bem com a ajuda de palitinhos de picolé ou uma colher. 
  • Feito isso, despeje o conteúdo num squeeze para molhos e deixe as crianças se divertirem na hora do banho.
  • Para limpar é muito fácil, basta molhar a pintura com a água do chuveiro e se precisar passar uma esponja. 

É interessante usar a criatividade para deixar esse momento mais legal para o seu filho, até porque, cores, texturas e formas o ajudam no desenvolvimento dos sentidos dele, muito importante para o crescimento do bebê. 

Rede para colocar na banheira do bebê

A ideia de dar banho em um bebê, principalmente nos primeiros meses, pode ser assustadora para os pais e as mães que estão fazendo isso pela primeira vez. Isso acontece porque o bebê ainda é muito pequeno e não tem firmeza no corpo, devendo ser dada atenção em dobro nesse momento. 

Com isso, surge a necessidade de se recorrer a acessórios e produtos que facilitem e ajudem nesse momento, como é o caso da rede para colocar na banheira do bebê, esse produto vai fazer com que o bebê fique mais bem posicionado e mais firme dentro da banheira para que os pais possam dar o banho com mais confiança. 

Esse produto é feito com um material resistente que aguenta o peso do bebê e já vem pronta para ser encaixada na banheira e, assim que colocar o bebê, ela se firma, sem risco de se soltar. Depois do banho, basta enxaguar a rede e deixá-la secar naturalmente e, no próximo banho, só repetir o processo. 

É importante lembrar que qualquer produto infantil deve ser bem higienizado antes do primeiro uso e, depois que você se acostumar a dar o banho no bebê, a rede para colocar na banheira não precisará mais ser usada. 

Esponja para colocar na banheira do bebê

Existem dois tipos de esponja, aquela que será colocada na banheira do bebê para que ele não escorregue, pois é antiderrapante e aquela que será usada para esfregar o bebê. A primeira é mais usada quando o bebê é um recém nascido e os pais ainda não tem muita prática com o banho e ficam com medo de ele escorregar. 

Quando o bebê ainda está com o cordão umbilical, os médicos pediatras recomenda o banho com esponja, para isso, antes de começar, pegue tudo o que você vai precisar para que, em hipótese alguma, deixe o bebê sozinho, depois disso, siga o passo a passo para dar banho de esponja no bebê: 

  • encha a banheira com água até a metade mais ou menos;
  • verifique, com a ajuda de um termômetro para a banheira, se a água está na temperatura correta, isto é, entre 36ºC e 37ºC;
  • Comece lavando os olhos do bebê, o rosto e a cabeça e, por fim, o resto do corpo;
  • Limpe o cordão umbilical com cuidado;
  • Seque o bebê com uma toalha e o enrole em outra com capuz;
  • Passe uma pomada anti assadura, coloque a fralda e vista o bebê;
  • Depois, volte ao banheiro, retire a água da banheira e a enxágue, assim como os outros utensílios que foram usados e deixe que sequem naturalmente.

Se você seguir esse passo a passo, não terá problemas com o banho de banheira do bebê, mas lembre-se de usar os produtos próprios para cada faixa etária , bem como uma esponja macia, tudo para que o banho seja um momento confortável para você e seu filho. 

Banheira de bebê que se encaixa na pia do banheiro

A banheira de bebê que se encaixa na pia do banheiro é mais usada para os primeiros banhos do bebê, já que ele ainda é bem pequeno e cabe nesse espaço. Esse modelo é prático e confortável, pois é menor e mais leve, mas, de qualquer forma, o ideal é que seja colocado em uma pia que tenha opção de torneira aquecida. 

Essa banheira é uma ótima alternativa para quem não tem muito espaço em casa e ainda não tem prática para dar banho no bebê, mas de qualquer modo, conforme ele cresça, será necessário comprar uma de tamanho maior, para que ele fique bem confortável dentro. Outro ponto importante, é nunca deixar o bebê sozinho dentro da banheira, sendo assim, antes de começar o banho, pegue todos os produtos e objetos necessários antes. 

Banheira de bebê dentro do box

A banheira é um produto infantil que existe em vários modelos, formas e tamanhos, tem aquela que pode ser colocada na pia do banheiro, aquela que pode ser usada dentro do quarto no bebê mesmo e aquela que dá para ser colocada dentro do box do banheiro, pois ela vem com um suporte de altura ajustável e permite que o enchimento seja feito com a água do chuveiro. 

Esse modelo é ideal para banheiros menores, pois ela não ocupa muito espaço e, depois do uso, pode ser dobrável para facilitar o armazenamento ou pode ficar encostada dentro do box mesmo. A banheira para dentro do box é um produto seguro e confortável, que oferece mais confiança aos pais na hora de dar o banho no filho.

Almofada para colocar na banheira do bebê

Às vezes, mesmo depois de muitas pesquisas e comparações, acabamos por comprar algo que seja desconfortável e quando se trata de um bebê, vai ser um bom motivo para que ele comece a chorar. 

Portanto, tudo o que você pode imaginar de objetos e acessórios para o bebê, para deixá-los mais confortáveis e facilitar o dia a dia, já existe no mercado para ser comercializado. Por isso, existem almofadas que ajudam o bebê a ficar mais confortável dentro da banheira na hora do banho. 

A almofada para colocar na banheira do bebê tem formato anatômico, permitindo o encaixe perfeito na banheira e deixando o bebe mais confortável e com a cabeça para fora da água. Além de fazer com que os pais se sintam mais seguros para fazer a higienização do bebê.

Depois do banho, é só enxaguar a almofada com água quente e deixá-la secar naturalmente, até que seja usada no próximo banho. Esse produto é seguro e confortável e facilita muito a hora de dar o banho, bem como deixa as mães e os pais com menos dor nas costas. 

A almofada para colocar na banheira do bebê na hora do banho é um produto que veio para facilitar o dia a dia dos pais, então, se você acha que compensa investir pelo custo benefício, vale a pena adquirir esse produto.

Boia para banheira do bebê

A boia é um acessório muito usado para colocar nas crianças pequenas e não sabem nadar quando elas estão em uma piscina ou no mar, entretanto, elas podem ser usadas também durante o banho, principalmente dos recém nascidos, servindo para dar mais segurança aos pais e para impedir que o bebê afunde. 

Ela pode ser colocada do braço ou no pescoço do bebê, mas é mais comum que seja em formato de uma almofada e quando o bebê se sentar ou deitar nela, ele não vai afundar nem escorregar, o que dará mais firmeza para as mães e/ou os pais darem o banho de banheira no bebê. 

Essa tipo de boia é seguro, resistente e deixa o bebê flutuando na água sem risco de cair e, depois do banho, basta enxaguar e deixar secar naturalmente, da mesma forma que a banheira e, quando o for a hora do próximo banho, já está pronta para o uso. 

Suporte para banheira do bebê

Com certeza você já ouviu falar que os pais sentem muita dor nas costas, ou você é um deles, por dar banho do bebê e ter que ficar agachado e inclinado de um jeito desconfortável. E foi pensando nisso que os fabricantes desses produtos criaram um suporte para banheira do bebê, permitindo que a banheira fique em uma altura adequada para que os pais consigam dar o banho no bebê sem ter que agachar. 

Esse suporte tem altura ajustável, ficando mais alto ou mais baixo conforme a necessidade, facilitando esse momento do dia. Esse suporte permite que a banheira seja transportada para dentro do box, oferecendo maior praticidade para os pais. A banheira do bebê pode já vir acompanhada desse acessório ou você pode comprá-lo de maneira separada. De qualquer forma, é seguro e confiável e surgiu para ajudar os pais. 

Brinquedos para banheira do bebê

O banho do bebê para uns é um momento legal e para outros, nem tanto assim. Isso acontece porque os bebês ainda não estão acostumados com essa nova experiência e podem ficar assustados e, também, porque quando os pais não são experientes, podem se sentir inseguros e transmitir essa sensação para o bebê. 

Desse modo, tudo o que puder ser usado na hora do banho é válido, inclusive os brinquedos para a banheira do bebê. Esses brinquedos são próprios para ficarem na água e deixar o banho mais divertido e descontraído. Para escolher os brinquedos, levem em consideração a faixa etária indicada do produto, bem como o selo de segurança e qualidade do Inmetro. 

Além disso, os brinquedos ajudam no desenvolvimento do bebê, principalmente por seus tamanhos, cores, texturas e sons, por isso, opte por escolher o mais colorido possível e que faça barulho para chamar ainda mais a atenção do bebê. O brinquedo para banheira mais comum é o patinho, mas você pode escolher qualquer formato. 

É interessante lembrar que os brinquedos devem ser muito bem higienizados, principalmente porque os bebês costumam colocá-los na boca e, também, que não sejam muito pequenos nem com peças removíveis, para que não corra o risco de elas se soltarem e o bebê acabar engolindo. 

Termômetro para banheira do bebê

Muitas coisas precisam ser bem observadas na hora de dar o banho no bebê e uma delas é a temperatura da água. Isso porque, ela deve estar entre 36ºC e 37ºC, ou seja, a água deve estar morna e pode variar de acordo com o clima frio ou calor. O jeito certo de chegar na temperatura correta é adicionar primeiro a água fria e depois ir adicionando a água quente. 

Para fazer essa medição, muitas vezes, a mãe e/ou o pai colocam a mão e braço na água, mas a forma correta é usar um termômetro de banheira. Esse aparelho tem vários formatos, tamanhos e cores e geralmente, acende uma luz ou faz algum barulho na hora que atinge a temperatura ideal e, o recomendado é deixá-lo na banheira durante o banho, dessa forma, se a temperatura diminuir muito, você ficará sabendo e poderá aquecer novamente. 

É um aparelho muito prático e que facilita muito o dia a dia dos papais e mamães, principalmente na hora do banho, até porque todo mundo sabe que a rotina com um bebê é muito corrida e tudo o que pode ajudar é muito bem vindo, né?

Por isso, na hora de escolher esse termômetro, escolha o que seja feito com material seguro e que dê um resultado preciso, até porque, se a água estiver muito quente, pode machucar a pele do bebê.

Banheira do bebê inflável

Esse produto foi pensado nos pais que viajam muito e precisam levar a banheira do bebê junto e, como as banheiras tradicionais não se dobram e ocupam um espaço considerável, foi criada a banheira inflável, que será enchida no momento desejado e depois volta para o seu tamanho normal, facilitando o transporte. 

Essa banheira é leve e pode ser enchida com uma bombinha feita para isso e é a melhor opção para as viagens de carro, ônibus ou avião, já que elas cabem perfeitamente na mala ou no porta-malas. Também é uma alternativa de se ter em casa ou apartamentos pequenos, pois quando não estão sendo usadas, podem acabar em qualquer lugar. 

Banheira do bebê dobrável

Da mesma forma que a banheira do bebê inflável, esse modelo é ideal para levar para viagens e para casas e apartamentos pequenos, porque, após o uso, elas podem ser dobradas e ficam num tamanho compacto, cabendo em qualquer lugar, além de serem leves, facilitando ainda mais a sua locomoção. 

Essa banheira, mesmo que pareça mais frágil por sua leveza, ela é muito segura e resistente, atendendo todas as necessidades dos pais e do bebê na hora do banho, bem como deixando-o confortável. Dessa maneira, se você precisar viajar, basta dobrar a banheira do seu bebê e colocá-la dentro do porta-malas. 

Banheira de ofurô

A banheira de ofurô é usada para dar um banho especial, cujo método utiliza a técnica de colocar a bebê na banheira que tem um formato diferente das tradicionais, ela se parece com um balde, fazendo com que se pareça com o ambiente intrauterino, já que ele fica na posição fetal. 

É bastante usado para dar banho nos recém nascidos para acalmá-los, já que eles não estão acostumados com o novo mundo e as novas experiências e, por sentirem muita cólica, esse banho vai ajudar o bebê a dormir melhor, a relaxar e a ficar mais calmo. 

 Quando os pais não sabem mais o que fazer com o bebe que está chorando muito, talvez seja uma boa ideia investir nesse banho de ofurô, que traz os seguintes benefícios: relaxa e acalma o bebê; melhor a qualidade de seu sono; ajuda a aliviar as cólicas; ajuda a estimular o sistema nervoso e a ativa a circulação sanguínea do bebê.  

Antes de dar o banho de ofurô, você deve escolher a banheira própria para isso e que deverá ser usada única e exclusivamente para esse momento. Também deve ficar atento na temperatura da água que deve estar entre 36ºC e 37ºC e deve cobrir até os ombros do bebê.  

A banheira de ofurô é segura, resistente e confortável, mas, em hipótese alguma, deixe o bebê sozinho, porque qualquer segundo de distração pode ser fatal, Desse modo, pegue tudo o que será usado antes de começar o banho. E, caso tenha qualquer dúvida sobre essa técnica, converse com o médico pediatra do bebê.

Perguntas e respostas

Onde colocar a banheira do bebê?

Uma das das muitas preocupações e dúvidas que os pais têm em relação ao bebê, é saber onde colocar a banheira do bebê, Isso porque, elas podem ser encontradas em diversos tamanhos e modelos e, antes de adquirir uma, deve ser pensado no tamanho que os cômodos da sua casa possui, principalmente o banheiro. 

Se for um espaço médio para grande, não precisa se preocupar tanto, podendo comprar uma e deixar montada para todos os banhos, mas se for um espaço pequeno, deve ser pensado em uma que seja dobrável, desmontável ou inflável, dessa forma, após o uso, ela pode ser guardada e não atrapalha. 

A banheira do bebê pode ser colocada no box do banheiro, na pia, em uma cômoda ou chão, isto é, se o lugar for seguro e der o apoio suficiente, basta. Ela pode ser usada como ou sem suporte de altura ajustável, ficando mais alta ou mais baixa de acordo com as necessidades de quem vai dar o banho. 

Como lavar a banheira do bebê?

Todos os produtos infantis precisam ser muito bem higienizados para não ser um veículo transmissor de vírus e bactérias para seu bebê, dessa forma, deve ser feita a limpeza correta para que fique 99.9% livres desses microorganismos. 

Como a banheira é usada no banho, ela já fica em contato direto com a água e o sabão, que por si só já evita que ela fique suja, mas é bom dar aquela limpeza mais profunda com frequência, usando uma bucha para esfregar toda a sua estrutura.

Entretanto, diariamente, logo após o banho, retire todos os resíduos que restarem, faça uma mistura de álcool em pouco de água, escorra todo o líquido e, com a ajuda de uma pano limpo, seque toda a banheira e deixe encostada para que ela acabe de secar naturalmente. 

Não é recomendado o uso de produtos muito fortes, porque eles podem ficar na banheira se não forem retirados completamente  e quando o bebê estiver tomando o banho, essas substâncias podem entrar em contato com a pele do bebê, que pode ser muito sensível, pode acabar tendo uma reação alérgica. 

Qual o melhor lugar para colocar a banheira do bebê?

Depende das necessidades dos pais, do bebê e do ambiente. O melhor lugar para colocar a banheira do bebê é aquele que for mais seguro para ele e para os pais, podendo ser no banheiro ou no quarto do bebê. Também vai variar de acordo com o espaço e tamanhos dos cômodos da sua casa, devendo sempre ser colocada naquele que for mais amplo para que não atrapalhe os movimentos e que caiba tudo o que for preciso usar na hora do banho. 

E, quando se tratar de cômodos pequenos, opte por uma banheira que seja leve e dobrável ou inflável, dessa forma, quando não estiver usando, ela pode ser guardada em qualquer lugar e não ocupará espaço. 

Quando trocar a banheira do bebê?

A banheira é um produto que se for bem cuidada dura bastante tempo, mas o que acontece é que o bebê cresce e a primeira banheira dele pode ficar pequena conforme ele vai ficando maior, por isso, para que ele se sinta confortável e caiba perfeitamente dentro dela, é necessário trocar a banheira de acordo com a faixa etária do bebê e com o seu peso, porque, se ultrapassar sua capacidade, ela pode rachar e quebrar. 

Portanto, para evitar esse tipo de risco, acompanhe exatamente as indicações de uso da banheira e para que fase do bebê ela é indicada, para que o banho seja um momento divertido, confortável e seguro. Por outro lado, mesmo que ainda seja do tamanho do seu filho, mas que, por algum motivo, apresente sinais de rachadura ou de perder a firmeza, chegou a hora de trocá-la. 

Como escolher uma banheira do bebê?

Para escolher uma boa banheira para o seu bebê, além do custo, você deve avaliar alguns requisitos, quais sejam: o tamanho dela deve ser compatível com a idade e peso do seu filho, bem como o espaço em que ela ficará, o material de é feita deve ser resistente e macio, deixando o bebê confortável, ela deve ter uma parte antiderrapante para que o bebê não escorregue, deve ter um espaço para colocar o sabonete e outros produtos, se ela vier com suporte, certifique-se de que ele seja firme e com trava de segurança e, atente-se ao fato de ela possuir o selo de qualidade e segurança do Inmetro. 

Quais produtos usar para dar banho de banheira no bebê?

O banho do bebê é um processo que requer atenção antes, durante e depois. Antes porque deve deixar tudo preparado e perto para não deixar o bebê sozinho, fato que não pode acontecer em hipótese alguma. 

Durante porque quem estiver dando o banho do bebê, deve fazer de tudo para que ele se acalme e não comece a chorar. E depois, porque ele deve ser secado e vestido rapidamente para que não sinta frio. 

Sabendo disso, é preciso adquirir os produtos certos e necessários para durante e depois do banho e alguns deles são: banheira, sabonete neutro, esponja macia, toalha com e sem capuz, termômetro de banheira, pomadas, cremes, loções, brinquedos para banheira, almofada, boia ou rede  para banheira, fralda e uma troca de roupa. 

Depois de ter deixado tudo isso separado, o banho será mais fácil e rápido. Nunca se esqueça de medir a temperatura da água antes de colocar o bebê e, sempre que possível, deixe a banheira em um lugar que seja calmo e com pouca corrente de ar. 

Onde comprar banheira de bebê?

No nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma, você pode encontrar diversos produtos para usar durante o banho do bebê, como a banheira, item imprescindível para esse momento. Com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor opção de entrega do seu produto. Acesse agora mesmo e adquira o seu! 

E, aí? Gostou do texto? Já sabe qual banheira do bebê adquirir? Não se esqueça de curtir e compartilhar com outras mães e com seus familiares! E, se restar alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<