Skip to main content

Todo mundo tem alguma marca de cicatriz não é mesmo?! Seja de quando era criança numa brincadeira, da adolescência, de alguma cirurgia ou até mesmo de algum tipo de acidente.

Lesões na pele são comuns e estão presentes no nosso dia a dia, como arranhões, ralados, picadas de insetos. Tudo isso pode criar uma ferida na pele. Existem muitos mitos e dúvidas que rodeiam o assunto cicatriz! Sem falar nos produtos milagrosos.

Fizemos alguns estudos sobre o assunto e vamos abordar de forma clara e objetiva para ajudar você a minimizar o surgimento de cicatrizes. Então já fica com a gente até o final desse artigo!

Como surge a cicatriz?

Com a pele machucada! Toda cicatriz é resultado de uma lesão, seja um corte, um arranhão ou uma queimadura. Houve a ruptura do tecido e deste ponto em diante inicia-se o processo de cicatrização.

O processo de cicatrização é complexo e delicado, mas de forma geral são diversos processos que acontecem igualmente em qualquer tipo de ferida.

Quais são os tipos de feridas?

É importante ressaltar que existem dois tipos de feridas. Nesse artigo vamos nos ater as feridas agudas, e ajudar você a melhor a cicatrização e evitar uma cicatriz visível na pele. Entenda:

  • Aguda: são aquelas feridas do dia a dia, geralmente cicatrizam sem grandes complicações e respondem bem a tratamento. Alguns exemplos: arranhões, cortes, queimaduras de primeiro grau, incisões cirúrgicas.
  • Crônica: São feridas geralmente mais complexas e profundas, não respondem ao tratamento e são de difícil cicatrização. Alguns exemplos: úlceras varicosas, escaras, pé diabético.

Como tratar da ferida para evitar uma cicatriz feia?

Existem diversas formas de cuidar de uma ferida, seja ela aguda ou crônica. Em todos os casos, precisamos seguir alguns passos:

  • Lavar com água e sabão
  • Secar com toalha limpa
  • Fazer o curativo adequado
  • Quando necessário, buscar atendimento médico

Como melhorar a cicatrização?

Provavelmente você já deve ter feito ou até mesmo falado —“Deixa secar para cicatrizar mais rápido”. Principalmente quando são aqueles cortes simples, às vezes no cantinho da unha ou um ralado no joelho. Mas é aí que você se engana! O ideal é seguir os passos dos primeiros cuidados listados acima e, em seguida, proporcionar um ambiente úmido para essa ferida.

Ao deixar a ferida aberta após a limpeza, tanto sujeiras quanto vírus e bactérias podem sujar novamente a ferida. Aquela casquinha, que muitos gostam de puxar, nada mais é do que que acumulo de tecido e pode até atrasar o processo de cicatrização. O ideal é após lavar o ferimento, usar uma pomada cicatrizante. Em seguida, é importante fechar a ferida com uma fita colante impermeável ou, até mesmo, com algodão.

Para acelerar a cicatrização e manter a qualidade da pele machucada, é essencial fazer uso de curativos adequados e também utilizar pomadas cicatrizantes. Saiba como escolher a pomada para cada caso.

No Cliquefarma, você compara os preços disponíveis de produtos em farmácias de todo o Brasil. É só pesquisar e escolher a melhor oferta para comprar nas farmácias online!

Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<