Fio Dental – Essencial para a saúde bucal

18/02/2021 0 Por cliquefarma

Ontem foi dia de falarmos do Enxaguante Bucal e hoje chegou a vez do Fio Dental. Você sabe a real importância dele para a boa manutenção da higiene da sua boca? Sabe quais as melhores marcas, como escolher e como utilizá-lo corretamente? Então confira o artigo que o Cliquefarma preparou para você na íntegra que a gente te explica tudo! 

Para que serve o fio dental?

Você já deve ter ouvido da importância do fio dental por aí, mas você sabe o porquê?

As pessoas costumam achar que essa parte da higiene bucal não é tão importante, mas o fio dental é fundamental para limpar os dentes com mais eficácia e remover as partículas de alimentos e bactérias.

Quando deixamos acumular essas partículas e bactérias, elas atingem a nossa gengiva e é aí que se forma a placa bacteriana e as inflamações. A falta do fio dental prejudica a nossa gengiva de modo que ocorrem sangramentos durante nossa escovação, dor, inchaço e avermelhamento, que são os sintomas da gengivite.

Quem nunca sentiu preguiça de usar fio dental? Quem nunca sentiu dificuldade em usar o fio dental? Talvez a grande parte das pessoas responda sim a essa pergunta. Provavelmente, você pensa ou já pensou que somente a escovação dos dentes é suficiente ou que usar o fio apenas uma vez ao dia é suficiente. Ou, pior ainda, que usar o fio apenas algumas vezes na semana traz o resultado esperado na saúde bucal. Entretanto, esses são pensamentos equivocados e é de fundamental importância que o fio dental seja utilizado após as principais refeições. Sim, após as principais refeições, ou seja, pelo menos 2 vezes ao dia.

É importante ainda saber que a escovação dos dentes é necessária também após as principais refeições e antes de dormir, já que a placa bacteriana (causadora da cárie e das doenças periodontais) é produzida constantemente na boca.

Muitas pessoas relatam dificuldade em manusear o fio dental e usá-lo de forma adequada. Além disso, muitos perguntam o porquê de se utilizar o fio dental. Então, vamos explicar como e porque utilizar essa importante ferramenta no combate à cárie e doenças periodontais.

A importância do fio dental

O fio dental tem a função de eliminar a placa bacteriana e os resíduos de alimentos que ficam retidos tanto no espaço entre um dente e outro, como no pequeno espaço que se forma entre a gengiva e o dente (sulco gengival). É muito comum as pessoas pensarem que a escova é capaz de limpar essas regiões. Entretanto, a escova não penetra o suficiente nesses pequenos espaços de forma que os contaminantes sejam removidos.

Pessoas que apresentam espaços maiores entre os dentes podem pensar que o uso do fio dental não é necessário. Cuidado! Mesmo tendo maior espaçamento entre os dentes, o uso do fio é fundamental para garantir a eliminação da placa bacteriana do sulco gengival.

O uso do fio ajuda a prevenir doenças como a cárie, gengivite (inflamação da gengiva), periodontite (inflamação da gengiva acompanhada de perda óssea ao redor dos dentes) e mau hálito (halitose). Esse efeito preventivo se deve à capacidade de limpeza da placa bacteriana e resíduos alimentares que somente o fio dental tem. Isso porque ele acessa regiões estreitas e mais profundas, que outros meios de limpeza não são capazes de acessar.

Não é só com os dentes que você deve se preocupar

Apesar do foco do nosso assunto ser a importância do uso do fio dental, é importante destacar alguns outros cuidados, que talvez as pessoas não saibam. Além de escovar os dentes e usar o fio, é importante também realizar a escovação das bochechas, língua e até do céu da boca. 

Isso porque essas regiões também são locais onde a placa bacteriana fica aderida e elas podem funcionar como fonte de contaminação para os dentes e gengivas.

É importante realizarmos esses procedimentos de higiene bucal para que as bactérias prejudiciais à saúde bucal não proliferem a ponto de começar a causar doenças.

Sem esses procedimentos de higiene, não teremos saúde bucal.

Quais tipos de fio dental existem?

Existem fios dentais mais estreitos e mais largos (fita dental). Esses fios podem ou não ser encerados, podem ou não ter sabor e cores diferentes. E ainda existem fios especiais, que combinam uma parte mais fina e outra mais grossa, junto com uma parte mais firme e ao mesmo tempo flexível, para uso em aparelhos ortodônticos e em próteses dentárias.

A indicação do uso do fio dental se baseia na adaptação de cada paciente. No entanto, se a pessoa apresenta dentes mais espaçados, ela pode usar um fio mais largo, por exemplo. Já se o espaçamento entre os dentes é pequeno, um fio mais fino e encerado facilita o uso. 

Pacientes que usam aparelhos ortodônticos ou possuem próteses dentais necessitam de fios especiais. O dentista pode auxiliar o paciente a escolher o fio dental ideal para suas características após o exame oral adequado.

Alguns pacientes relatam dificuldade no uso do fio, seja por conta de uma abertura de boca limitada ou por dificuldade de manuseá-lo. Diante disso, o dentista pode sugerir alternativas ou mesmo, treinar o paciente a usar o fio por meio de demonstração e detecção dessas dificuldades.

Preparando o fio dental

Alguns cuidados básicos devem ser tomados com o fio dental. Sempre guarde em locais fechados, protegidos de sol, água e contaminantes. É fundamental que você o mantenha dentro da caixa protetora e jamais transporte-o fora dela, evitando assim contaminação do mesmo e, consequentemente, da sua boca.

É importante observar a data de validade de seu fio dental, já que eles contêm produtos químicos, como flúor ou substâncias para melhorar o sabor, que podem sofrer alterações após o vencimento.

Na hora de passar o fio dental, certifique-se que suas mãos estejam limpas, e não o deixe sobre a pia, pois isso pode contaminar o produto. Retire da caixinha somente o necessário para a utilização, e guarde novamente em local adequado.

Tamanho do fio dental

E qual o tamanho do fio que devemos usar? O tamanho vai variar entre uma pessoa e outra. É importante apenas que em cada espaço interdentário (entre os dentes), uma porção limpa do fio seja usada, evitando assim que a placa bacteriana seja espalhada pela boca.

Como devemos segurar o fio? Você pode enrolar no dedo indicador de cada mão ou no dedo indicador de uma mão e no dedo médio da outra, por exemplo. Isso vai depender da opção de cada um e pode variar entre os indivíduos. O importante é que cada um esteja confortável e que consiga usar o fio de forma eficaz e segura, evitando machucar a gengiva.

Uma vez posicionado nas mãos, o fio deve começar a ser usado na extremidade de um dos arcos dentários (parte de cima ou parte de baixo) e a partir daí, deve-se seguir a sequência dos dentes, de forma que nenhum espaço interdentário seja esquecido. Após a limpeza de um arco, passamos ao arco oposto.

O fio deve ser colocado, de forma delicada, dentro do sulco gengival, para que todos os contaminantes (placa bacteriana e resíduos alimentares) sejam removidos. Após o fio ser inserido no sulco gengival, deve-se deslizá-lo contra o dente, trazendo-o da gengiva para o dente até que o fio saia do espaço interdental.

Sangramento da gengiva com uso do fio: devo parar de usá-lo?

Muitas pessoas se assustam com o sangramento da gengiva observado durante o uso do fio dental e deixam de usá-lo achando que a gengiva foi machucada pelo mesmo. Contudo, o sangramento, na maioria das vezes, é consequência da inflamação gengival e deixar de usá-lo vai apenas contribuir para o aumento da inflamação. 

Claro que se pode observar sangramento como consequência de algum trauma no momento do uso do fio dental. Mas quando isso acontece, logo percebemos que nos machucamos com o fio dental e isso é muito diferente do sangramento resultante da gengivite ou da periodontite, que frequentemente, acontece em mais de um local.

Devo passar o fio dental antes ou depois da escovação?

Essa é uma dúvida muito frequente! Uma pesquisa recente mostra que o fio deve ser usado antes da escovação, pois essa sequência favorece a retenção de flúor nos espaços entre os dentes.

Resultado da higienização

A escovação proporciona a manutenção da limpeza bucal, evitando proliferação de bactérias nocivas à saúde da sua boca. Após escovar e usar o fio dental, os dentes devem estar limpos. Um bom parâmetro a ser analisado por cada um de nós é a lisura do dente. O dente limpo fica liso, enquanto o dente contaminado por placa bacteriana fica áspero, rugoso.

O espelho pode ser um bom auxiliar na observação de resíduos maiores e se for observado algo diferente ou estranho, procure seu dentista para tirar qualquer dúvida.

Vale dizer que a higiene bucal diária é muito importante e imprescindível. Porém, existem regiões da boca de difícil acesso, que muitas vezes não conseguimos higienizar adequadamente. Por esse motivo, recomendamos que todas as pessoas façam avaliações periódicas, além de fazer limpezas profissionais frequentes. O tempo de intervalo entre as limpezas varia entre os indivíduos, sendo que o intervalo máximo deve ser de 6 meses.

Estatísticas sobre o uso do fio dental 

Como pudemos entender até o momento, uma boa limpeza dos dentes não pode ser feita apenas com a escova. Os enxaguantes e o fio dental são aliados essenciais, cada qual com a sua função. Porém, pesquisas feitas pelo Datafolha mostram que apenas 57% dos brasileiros utilizam o fio.

A utilização do fio dental, por ser um processo que exige mais tempo, acaba sendo esquecida por muitas pessoas, sem perceber as consequências que isso pode causar, como as cáries – que são geradas pela junção de restos de alimentos e bactérias existentes na boca. O Ministério da Saúde aponta que 60% das crianças já tiveram cárie com até 5 anos de idade. Muita coisa, não é? E parte desse número poderia ser evitada com o uso correto do fio dental.

Outro benefício do fio dental é reduzir a inflamação na gengiva, chamada de gengivite. Pesquisas, através de experimentos, mostram que pessoas que o utilizam regularmente possuem menos sangramento na gengiva do que quem apenas utiliza a escova de dente.

Em relação ao momento ideal para passar o fio dental, antes ou depois da escovação, o mais importante é UTILIZÁ-LO. No entanto, é mais recomendável usá-lo ANTES da escovação. Primeiramente, isso garante que você não se esqueça de utilizá-lo e assegura a eficiência da higiene bucal. Além disso, todos os restos de alimentos removidos e deslocados pelo fio, em seguida, serão totalmente eliminados com o uso da escova de dentes.

Como escolher o melhor fio dental

Na hora de escolher o melhor fio dental considere se você usa ou não aparelho ortodôntico e se tem implante. Existem tipos específicos com formatos, texturas e tamanhos diferentes. E a escolha certa vai deixar seus dentes mais saudáveis!

Escolha o tipo ideal para o seu sorriso

Sabemos que existem vários tipos de fio dental no mercado, alguns para quem usa aparelho ortodôntico e outros para quem não usa. O fio dental não pode interferir no aparelho e precisa passar nas frestas mais apertadas entre os dentes. Conheça alguns a seguir.

Comum: Decida entre filamentos únicos, múltiplos ou com haste

A maioria dos fios dentais são indicados para quem não usa aparelho ortodôntico e não tem implantes. Eles podem ser divididos entre filamentos únicos ou múltiplos. O primeiro, também conhecido como fita dental, é achatado e resistente, sendo ideal para quem tem dentes mais espaçados.

Já o tipo com multifilamentos é o mais comum do mercado e é indicado para pessoas com pouco espaço entre os dentes ou que apresentam dificuldade em deslizar o fio. Esse tipo de fio dental é feito com várias fibras de nylon e, por isso, consegue limpar uma grande área de uma vez.

Para quem busca um tipo mais cômodo e prático, prefira aqueles com haste. Ele possui uma haste de plástico ou borracha para segurar e tem fio dental pronto para ser usado. Verifique se a haste é ergonômica para segurar com conforto e se o fio é macio e fino para passar com facilidade. 

Ortodôntico: Super Floss e Soft Pick facilitam o uso

Para quem usa aparelho ortodôntico o ideal é optar por um fio dental que não prejudique a estrutura. Uma ótima opção é o soft pick que parece uma escova só que bem fina e macia. Prefira ele se seus dentes tiverem frestas mais largas para limpar com conforto. 

Já o super floss consegue alcançar os cantos mais difíceis. Possui 3 partes: uma rede de fibras esponjosas que limpa superfícies interproximais, o fio para limpar entre os dentes e gengiva, e uma parte rígida que facilita a inserção sob o aparelho. É indicado também para quem tem coroas, pontes ou implantes.

Escolha entre fio dental com ou sem sabor

Existem no mercado fios dentais neutros, ou seja, que não têm sabor, e outros que podem vir com um sabor diferente. Entre os sabores disponíveis no mercado, o de menta é o mais comum, proporcionando um toque refrescante parecido com a pasta de dente.

Esse sabor pode trazer uma sensação de limpeza e leveza mais prolongada ao usuário, sendo ótimo para quem gosta de uma sensação refrescante. Agora, se você se sente incomodado com os sabores, não deixe de verificar na embalagem para garantir o produto ideal.

Fio dental encerado desliza com mais facilidade

Para que o fio dental deslize facilmente entre os dentes, o ideal é que seja encerado. Com essa substância que parece uma cera você vai conseguir passar sem dificuldade. Assim, também não vai precisar colocar muita força e sem querer acabar machucando a gengiva.

Esse tipo de fio dental é ideal principalmente para quem tem dentes bem juntinhos, pois como a fresta é estreita você pode acabar colocando muita pressão e incomodar a gengiva. Se esse é o seu caso, escolha um fio com essa função e não vai precisar mais se preocupar!

Confira o tamanho ou a quantidade conforme a frequência de uso

De acordo com especialistas, o ideal é cortar 40 cm de fio a cada vez que você utilizar o fio dental. Com esse comprimento você consegue passar entre todos os dentes. Os tipos mais comuns são medidos por metros de comprimento, que podem variar de 25 até mais de 70 m.

Para quem usa várias vezes no mesmo dia, o ideal é escolher por um fio dental acima de 50 m. Já para quem utiliza com pouca frequência, pode optar por um fio dental de 25 m. Lembrando que quanto maior for o comprimento mais alto pode ser o preço. Por isso, considere também o quanto está disposto a pagar. 

Alguns tipos, como os fios com haste, super floss e soft pick, podem marcar por unidade. Escolha um pacote que venha com pelo menos 30 unidades, assim você vai garantir pelo menos 1 mês de uso. A quantidade pode passar de 50 unidades, pense conforme a sua necessidade.

Confira as melhores marcas de fios dentais comuns e para quem utiliza aparelho ortodôntico

Listamos abaixo os melhores fios dentais tanto para quem não usa aparelho ortodôntico, nem tem implante ou coroa quanto para os que têm. Eles vão te ajudar a fazer uma ótima limpeza. Confira!

Fio fino e formato anatômico

Esse é um fio dental com haste prático para usar, pois possui formato anatômico. Tem o fio com espessura bem fina, por isso, é ideal para quem tem dentes bem juntinhos! Com ele você vai conseguir limpar até os cantos e frestas mais difíceis. 

Tem uma ponta arredondada macia que também pode ser usada para remover sujeira dos dentes. Além disso, ajuda no combate a placa e gengivite. É um fio dental com haste versátil e de alta qualidade. Vem em um pacote com 36 unidades, ideal para quem usa todos os dias.

Tipo Com haste
Sabor
Tamanho / Quantidade 36 unidades
Encerado

Cor diferenciada e comprimento longo

Com 70 m de comprimento você vai conseguir utilizar este fio dental aproximadamente 200 vezes! É todo na cor laranja que chama atenção e se diferencia da maioria dos produtos. A embalagem é levemente transparente, o que é ótimo para ver quanto produto ainda tem!

Como é encerado, vai deslizar sem dificuldade pelas frestas e cantos dos dentes. E por ser multifilamentos, ou seja, contém várias fibras, vai alcançar uma boa área de uma vez! Assim, a limpeza vai ser mais precisa e completa. 

Tipo Multifilamentos
Sabor
Tamanho / Quantidade 70 m
Encerado Sim

Resistente e de fácil manuseio

Com 34 fios de nylon este fio dental é resistente e vai ser difícil romper ou desfiar! Por ser banhado com cera, desliza suavemente entre os dentes e oferece mais conforto para as gengivas. Tem um sabor de menta que deixa o hálito mais refrescante!

Tem alto poder na remoção da placa bacteriana e mesmo quando estiver molhado é fácil de ser manuseado. Pode ser usado tanto para frestas grandes entre os dentes quanto frestas médias, pois tem vários fios e expande um pouco. 

Tipo Multifilamentos
Sabor Menta
Tamanho / Quantidade 25 m
Encerado Sim

Haste ergonômica e resistente

Esse fio dental da Gum possui haste ergonômica que facilita para segurar e fazer a limpeza. Além disso, ele consegue manter o fio dental com a tensão certa! Isso ajuda muito para tornar a limpeza mais rápida sem incomodar a gengiva. 

O destaque desse fio dental é a presença de vitamina E e flúor que ajudam a promover a limpeza entre os dentes de modo eficaz, além de contribuírem para a saúde dos dentes e gengiva. Tem também um acabamento acetinado macio e resistente a quebra! Uma ótima opção, não é mesmo?

Tipo Com haste
Sabor Menta
Tamanho / Quantidade 40 unidades
Encerado

Vários benefícios e cuidados

Para quem procura um fio dental que ofereça vários benefícios e cuidados, este fio dental é uma ótima opção! Ele ajuda a prevenir gengivite removendo a placa na gengiva e tem uma tecnologia que o torna mais resistente ao desgaste.

Como é do tipo fita consegue deslizar facilmente entre as frestas bem apertadas entre os dentes. Possui ainda uma textura macia e tem um sabor de menta que deixa uma sensação refrescante na boca! 

Tipo Fita
Sabor Menta
Tamanho / Quantidade 25 m
Encerado Sim

Eficaz contra placa e muito fino

Proteja seus dentes contra a placa com este fio dental flexível e macio! Para quem precisa ter um cuidado extra contra placa, esta pode ser uma ótima opção. Tem tecnologia que expande a fita entre os dentes e, assim, remove até 40% a mais da placa bacteriana.

Esse fio, inclusive, carrega a qualidade da marca Johnson & Johnson, muito conhecida no mercado brasileiro. Ele é indicado para quem tem dentes bem próximos, pois ele é extra fino. Escolha este fio dental para limpar com eficácia até as frestas mais apertadas entre os dentes!

Tipo Multifilamentos
Sabor
Tamanho / Quantidade 50 m
Encerado Sim

Confira também uma relação com os melhores fios dentais para quem usa aparelho ortodôntico, possui coroa, ponte ou implante:

Mais conforto e cuidado

Evite o sangramento e a gengivite com este fio dental tipo soft pick! O destaque é que ele tem cerdas de borracha sintética flexíveis que se ajustam mais facilmente entre os dentes. Oferecem, assim, mais conforto e menos sensibilidade! 

Além disso, tem uma tecnologia da marca que é clinicamente comprovada para remover a placa bacteriana. Usando por seis semanas, reduz a gengivite em 33%! Impressionante, não é mesmo? Ótimo para quem usa aparelho ou tem implante e busca um produto confortável!

Tipo Soft Pick
Sabor Menta
Tamanho / Quantidade 40 unidades
Encerado

Macio e muito suave

Limpe com facilidade até os espaços mais estreitos entre os dentes e o aparelho! Este fio dental vem com pontas rígidas nas extremidades que ajudam na inserção. É um dos poucos produtos do mercado que dispensam o uso de um passador!

Como é do tipo super soft floss, tem fio esponjoso revestido de filamentos macios e suaves. Por isso, oferece bastante conforto na gengiva e evita incômodo. Limpa com eficácia, retirando a placa bacteriana também em pessoas com coroas, pontes ou implantes.

Tipo Super Floss
Sabor
Tamanho / Quantidade 50 unidades
Encerado

Para uma Limpeza Completa

Com 3 partes diferentes, esse fio dental tipo super floss garante uma ótima limpeza e cuidado! Tem extremidade rígida que facilita na hora de inserir entre o aparelho, rede de fibras esponjosas que limpam a superfície e fio dental regular para frestas e gengiva.

Vem com 50 unidades, que é uma quantidade boa para durar 1 mês ou mais dependendo da frequência de uso. Além disso, possui a qualidade da marca Oral-B, bastante conhecida no mercado. Escolha este fio dental para ter uma limpeza muito mais completa!

Tipo Super Floss
Sabor
Tamanho / Quantidade 50 unidades
Encerado

Muito prático e sem desperdícios

O diferencial deste fio dental é que ele expande e alcança uma área maior entre as frestas dos dentes e gengivas. Assim, garante uma ótima limpeza mesmo com aparelho ortodôntico e cantos difíceis, sendo versátil e eficaz. 

Esse fio dental da Gum vem em um dispensador que ajuda a evitar emaranhados e desperdícios. E por ser levemente transparente, permite que você visualize quanto ainda tem de fio no rolo. Se você quer algo prático, considere este fio!

Tipo Super Floss
Sabor
Tamanho / Quantidade 50 m
Encerado

O que podemos concluir?

Depois de ler todas as nossas dicas sobre fio dental não perca mais tempo e escolha o que mais encaixa no que você precisa! Considere se você usa aparelho ortodôntico ou tem implante para ver o melhor tipo. Veja também se ele é encerado e oferece mais conforto durante a limpeza!

Confira também se o fio dental possui proteção contra placas e gengivite para manter a saúde dos dentes! Esperamos que consiga escolher o melhor dentre eles e que seja prático, confortável e proporcione uma ótima sensação de limpeza!

Onde comprar?

Você pode encontrar várias marcas de fio dental no nosso buscador e comparador de preços Cliquefarma. Aqui, com apenas um clique, você encontra o melhor preço e a melhor condição de entrega do seu medicamento ou produto dependendo da região em que mora. Acesse agora mesmo e adquira o seu!

Comente no box abaixo qual a sua marca favorita de fio dental e se ainda restou alguma dúvida depois de ler nosso artigo. Sua opinião é importante para nós!