Skip to main content

No verão ou em qualquer dia mais ensolarado, tomar sol nos horários corretos traz diversos benefícios para o corpo. Por outro lado, o descuido com o protetor solar no corpo todo, pode levar adultos e crianças a sofrer com a queimadura de sol e aquela sensação ruim das queimaduras que chegam a descamar a pele ou até causar manchas. 

Grande parte das pessoas só se preocupa em tomar os cuidados corretos quando a área irritada está muito incômoda e sempre há dúvidas sobre o que fazer para a pele queimada de sol voltar ao normal. Neste artigo, descubra os melhores horários para tomar sol, os principais sintomas de queimaduras de sol leves e graves, e também o que pode ser feito para aliviar a pele pós sol

Quais sintomas de uma queimadura solar?

Existem alguns horários aconselháveis para tomar sol. O recomendável é se expor antes das 10h ou depois das 16h, ainda assim, o uso de protetor solar com ou sem cor é fundamental, independente do horário. Estes períodos são os mais recomendados, pois a incidência do sol é menos prejudicial para a pele. 

Quando a exposição acontece fora desses horários, ou de forma exagerada e sem proteção correta, é comum aparecer as queimaduras. É possível identificá-las ao observar sintomas como edemas, dores locais, inchaço e vermelhidão
 
Afinal, por que acontecem as queimaduras? Resumidamente, a radiação solar causa uma desordem na composição da nossa pele, estimulando uma reação de autoproteção. Esse processo faz com que a pele produza mais melanina e os danos acontecem mesmo com todos os esforços para se proteger. 

Quando a queimadura de sol é preocupante?

Características como vermelhidão persistente, dor e desconforto ao toque já são considerados aspectos das queimaduras solares de primeiro grau. Ao identificar ardência recorrente, alta sensibilidade na região e vermelhidão excessiva acompanhada de dor na região, é importante procurar auxílio médico. Casos mais graves podem ser considerados queimaduras solares de segundo grau ou insolação e também exigem tratamentos médicos e, muitas vezes, uso de medicamentos. 

O tratamento pode ser feito de diversas formas, dependendo do grau e da sensibilidade da pele queimada. As formas de cuidado podem variar desde compressas frias para acalmar a pele até pomadas específicas e descritas por dermatologistas. 
 
O período de recuperação pode variar, mas estima-se que queimaduras de primeiro grau levem, em média, 3 a 4 a dias para a pele voltar a estar integra novamente. Para queimaduras mais graves, pode variar de 2 semanas ou mais para se reestabelecer. 

Leia também: Protetor solar para o rosto: as melhores opções

Produtos relacionados

Se você teve uma queimadura solar, é importante tomar medidas para ajudar a aliviar a dor e acelerar a cicatrização. A maioria dos produtos disponíveis no mercado são para queimaduras de primeiro grau. Já produtos para segundo grau, o médico pode avaliar as bolhas, caso houver, e prescrever pomadas e ou cremes hidrantes.  

É importante se atentar à variação de preços, pois produtos da mesma marca podem ser mais caros ou baratos de uma loja para a outra. Para comparar os valores, consulte o CliqueFarma e encontre o menor preço nas farmácias online! 

Exemplos que ajudam a a aliviar a queimadura na pele

Aloe vera

O gel de aloe vera é conhecido por suas propriedades calmantes e refrescantes, e pode ajudar a aliviar a dor e a vermelhidão da pele queimada. Você pode comprar um gel de aloe vera nas farmácias ou em uma loja de produtos naturais. 

Hidratante

A pele queimada pelo sol pode ficar ressecada e escamosa, por isso é importante hidratá-la com um creme hidratante suave. Além da loção, dá para escolher entre gel, aerossol ou spray hidratante. Escolha um produto que contenha ingredientes como glicerina, ureia ou ácido hialurônico. Compare os preços!

Compressas frias

Para aliviar a dor e a inflamação, aplique compressas frias na pele queimada. Você pode usar uma toalha molhada em água fria ou um saco de gelo envolto em uma toalha fina. 

Analgésicos

Se a queimadura solar estiver causando muita dor, você pode tomar um analgésico, como ibuprofeno ou paracetamol, para aliviar os sintomas. Compare os preços de medicamentos para dor

Evite produtos que possam irritar ainda mais a pele

O uso de sabonetes, esfoliantes ou loções que contenham álcool ou fragrâncias podem irritar ainda mais a pele queimada. Lembre-se de que é importante evitar novas exposições ao sol até que a pele queimada esteja completamente cicatrizada. Além disso, use protetor solar e roupas de proteção sempre que estiver ao ar livre, para evitar futuras queimaduras solares. Para que tem tatuagens, é importante seguir cuidados específicos para a pele tatuada.
 
Cuidar da pele é fundamental, especialmente para evitar surpresas como a vermelhidão ou a pele sensível ao toque após um dia de sol. A dica é manter uma hidratação regular e cuidados necessários pós-sol, incluindo o uso de produtos adequados para o seu tipo de pele. Lembre-se de que a prevenção é a chave para manter a pele saudável e bonita, por isso, faça da proteção solar uma prioridade na sua rotina diária.


Responsabilidade Editorial

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Leave a Reply

<